sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Aletria, o macarrão doce




Aletria Doce é um doce de Natal presente nas mesas de praticamente todas as regiões de Portugal. O engraçado é que apesar de toda a nossa proximidade com a cultura portuguesa, ele é pouco conhecido e usado aqui no Brasil. Por aqui quem aparentemente agradou mais aos paladares foi o arroz doce.

Bom, pelo menos, eu desconhecia esse negócio de fazer macarrão doce até ver a minha sogra fazendo. Juro que achei esquisitíssimo. 

E ela é a única pessoa que eu conheço que gosta de aletria e costumava fazê-la como sobremesa. Não vejo a tal aletria doce em cardápios de restaurantes, nem em festas típicas. E não me lembro de ver ninguém nas minhas redes sociais postando fotos e receitas desse docinho. 

Mas nesta semana, eu resolvi fazer um agrado para a minha sogra e me arrisquei a preparar esta receita cheia de memória afetiva que ela tanto gosta e lhe traz lembranças de sua terra, a aletria.


Aletria, um doce de Natal


Eu não conhecia a receita, mas me lembrava de vê-la preparando com tanto cuidado e carinho. Então fiz a receita meio de olho.

O que utilizei:

- 150 g de aletria (cabelo de anjo) - três ninhos de cabelinhos de anjo;
- 3 colheres de sopa de mel;
- 1 pitada de canela em pó; 
- 750 ml de leite;
- 3 gemas;
- 1 litro de água.

Como fiz:

Fervi um litro de água e cozinhei a aletria (macarrão cabelinho de anjo) por cinco minutos. Soltei bem a massa enquanto estava no fogo. Retirei do fogo e escorri.
Em paralelo deixei o leite ferver.
Acrescentei a massa de aletria ao leite fervido e mexi para ficar bem solta. Adicionei o mel e a canela em pó sempre mexendo. 




Assim que o leite começou a engrossar, misturei três colheres dele, uma a uma, nas gemas. Fiz isso para que as gemas recebessem o calor aos poucos e não ficassem empelotadas.
Adicionei as gemas e misturei até engrossar mais um pouco.

Coloquei em pratinhos e polvilhei a canela em pó.

E não é que deu certo? Ficou muito saboroso! Um doce simples e bem rápido de fazer.

Eu fiquei curiosa e fui buscar algumas informações sobre a aletria e descobri que a receita é de origem árabe e era feita com leite de amêndoas e mel. Vou experimentar assim da próxima vez. 




Você pode me encontrar também



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Querida Chris
    Obrigada, pois gosto muito de ver as nossas receitas publicadas no seu blog!
    Bom apetite para a nova receita.
    E já agora saiba que também pode colocar por cima do doce 3 claras batidas com 2 colheres de açúcar.Isso ´so se faz meia hora antes de servir. Depois, pode guarnecer com cerejas cristalizadas, morangos frescos ou pedacinhos de compota de frutas.
    Na aletria também fica bem misturar cidrão picado, uvas passas de Corinto e pedacinhos de nozes.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, muito obrigada pelas dicas para varia a Aletria e deixá-la mais gostosa.
      beijos

      Excluir
  2. Hummm... eu mesma não conhecia e pareceu-me bem fácil de preparar. A cara do série está ótima!!!

    ResponderExcluir
  3. Chris, nunca tinha visto isso! E parece bem fácil. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genis, é bem fácil sim. E gostosinho também. Lembra muito o arroz doce. Acho até que dá para dar uma abrasileirada na receita e colocar leite condensado. kkk

      Excluir
  4. Nossa que legal, não conhecia esse prato ainda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Melissa, é pouco conhecido aqui no Brasil apesar da semelhança com o arroz doce e de ser um prato adotado pelos portugueses.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo