Eu resolvi fazer uma pasta de Museus que visitamos no Pinterest e foi aí que percebi que deixei de falar de muitas viagens, passeios e museus. Um deles foi o gracioso Museu Casa de Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores brasileiros.
Inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde Guimarães Rosa nasceu e passou sua infância em Cordisburgo, cidade bem interiorana de Minas Gerais.
Foto obtida na página do Museu Casa Guimarães Rosa
Olhando pela fachada a gente não tem ideia que lá atrás tem um jardim espaçoso e bem cuidado.
O interior do museu casa se mantém no estilo original e está dividido em sala, quartos, varanda lateral e a cozinha. Um encanto essa cozinha, né?
Outro cômodo cheio de charme é o quarto da avó de Guimarães Rosa.
Nos cômodos, além do acervo literário que contempla cerca de 700 documentos textuais, entre eles registros pessoais, como discursos, correspondências, originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de Tutaméia, última obra publicada.
Encontramos também objetos de uso pessoal de Guimarães Rosa que também era médico e diplomata.
Mas ficou reconhecido mesmo pelos seus contos e romances chegando a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Em um dos cômodos da casa foi utilizado para representar a "venda do Seu Fulô", comércio de Floduardo Pinto Rosa, pai de Joãozito que cresceu por ali ouvindo histórias contadas pelos frequentadores do lugar.
E de histórias também. Dizem que era neste quarto sem janelas que Guimarães Rosa ficava de castigo quando era criança e aprontava das suas. As crianças estão ali se imaginando naquela época e tendo que ficar de castigo.
A cidade de Cordisburgo, que é um ponto turístico de Minas Gerais, mantém-se bem rústica e graciosa com a Capela do Patriarca São José construída e inaugurada em 1884, liderada pelo Padre João, fundador da cidade. Infelizmente não está aberta para visitação, apenas para missas em dias específicos da semana. E linha férrea.
Os principais pontos turísticos de Cordisburgo estão ligados ao morador ilustre que é o principal nome da cidade. Além do Museu Casa de Guimarães Rosa foi criado o Portal Grande Sertão que fica na Praça Minguilim.
Na verdade nos fomos parar em Cordisbugo, que também faz parte da rota das grutas de Minas Gerais, porque é ali que fica a famosa Gruta de Maquiné, monumento natural milenar.
Estando em Cordisburgo com crianças vale a pena passar no Zoológico de Pedra Peter Lund. Uma exposição a céu aberto de esculturas de animais gigantescos do período Pleistoceno (entre 10.000 e 2.000.000 de anos atrás) que encanta a criançada. Os animais expostos são reproduções dos fósseis encontrados por Peter Lund, cientista dinamarquês que é considerado o pai da Paleontologia brasileira.
Essa foto de Zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund é cortesia do TripAdvisor
As esculturas foram construídas pelo escultor Stamar Azevedo, mesmo criador da inusitada “Casa Elefante”, outro ponto turístico de Cordisburgo. Dizem que no alto da casa, nas costas do elefante, dá para ter uma vista panorâmica da cidade. Nós não fomos, então não sei afirmar.
Tem foto da Casa Elefante no post "Passeio à Gruta de Maquiné em Cordisburgo, a Terra de Guimarães Rosa", no blog "Tem Que Ir".
Serviço:
Museu Casa Guimarães Rosa
Rosa Rua Padre João, 744 Cordisburgo
Tel.: (31) 3715-1425
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Zoológico de Pedras Peter Lund
Praça Octacílio Negrão de Lima
Rua Governador Valadares, alguns metros a frente da linha férrea.
Zoológico de Pedras Peter Lund
Praça Octacílio Negrão de Lima
Rua Governador Valadares, alguns metros a frente da linha férrea.
PS: A nossa viagem foi em 2013, mas informações continuam atuais.
Poxa Chris que legal, as meninas estão lindas. Guimarães Rosa é fileh amiga, quero ler mais obras dele em breve. bjs Monalise
ResponderExcluirwww.dividindoexperiencias.com e www.lembrancaslet.blogspot.com.br
Tá vendo como a gente sempre pode encontrar programas bacanas mesmo nas menores cidades?! Um encanto esse museu!
ResponderExcluirQue charmoso esse museu. Tem tanta coisa escondida por esse Brasilzão que dá gosto de ver.
ResponderExcluir