quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fala Cebolinha de filha - Mãe com língua do Kiss

Contei AQUI da nossa saga para definir qual o melhor caminho a seguir em relação a Sofia ainda trocar o R pelo L. Resolvemos não cortar os freios, fazer o processo da fono com calma, sem pressa e sem pressão.
É impressionante como a tranquilidade de uma decisão tomada faz tudo ser mais simples. Até o processo chato de exercícios ficou mais suave e divertido.
Encaixamos na nossa rotina diária a série de exercícios e estamos buscando meios para que não fiquem tão chatos.

Nessa primeira semana utilizamos o Danoninho para tornar a atividade mais interessante.

Os exercícios para elasticidade do freio que temos feito são:

1º - Passar a ponta da língua no palato, no sentido postero-anterior, com a boca bem aberta. 20x

Passei um pouquinho de Danoninho no céu da boca e a Sofia tem que limpar o céu.


2º - Passar a língua nos lábios, com a boca aberta, no sentido horário fazendo movimentos rotativos. 20x
Passei um pouquinho de Danoninho como se fosse um batom e a Sofia tem que passar o pano na porta e limpar toda a lambança.


3º - pregar a língua no palato por 10 segundos e depois soltar com um grande estalo.

Mais uma vez recorremos ao Danoninho que serve de cola.



4º - Colocar a língua para fora com a boca aberta, tentando manter a língua fina. Segurar o movimento por 10 minutos.

Nesse eu coloco um pinguinho de Danoninho na colher e mantenho afastada. A Sofia tem que esticar a língua e alcançar o Danoninho. Enquanto se esforça nem percebe que se passaram os 10 segundos.


Esses são alguns dos exercícios dessa ginástica lingual, ainda tem outros. E assim seguimos, brincando, criando histórias e alongando o freio da língua.

O problema é que a Sofia quer que eu faça os alongamentos também. Desse jeito vou ficar com a língua do Gene Simmons do Kiss. Será? No final do tratamento eu coloco uma foto minha fazendo careta para ver como a minha língua ficou.

Depois dessa semana de exercícios, no final da consulta, a fono disse que percebeu que fizemos os exercícios em casa, pois já deu para notar alguma diferença. Falou também que a Sofia contou que fazer os exercícios com a mãe é bem mais divertido. Então está valendo a pena.

Quero seguir sem pressa, mas confesso que estou ansiosa para ver a reação da Sofia quando ela conseguir "tlemer" a língua.

Um brinquedo supersimples de fazer e que divertiu muito as meninas. Foi indicado pela fono para fortalecer o lábio superior.

- 1 copo descartável;
- bolinhas de isopor;
- um pedaço de filó;
- fita crepe.

Colocar no copo uma porção de bolinhas de isopor, cobrir a abertura do copo com o filó e selar com a fita crepe:


A brincadeira consiste em assoprar no copo e levantar todas as bolinhas. As crianças vibram ao ver as bolinhas saltitando no copo.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

25 comentários:

  1. Olá Chris!!!!Tb sinto saudades do meu cantinho!As vezes fico muito tentada a reativar pra contar as artes de Malá...mas esse mundo tá mto louco, e sem contar que tô com mil metas a serem seguidas!!!rsrsrs!
    VC vê meus comentarios no Face?!Como??Que máximo!!Pelo menos eu não estou esquecida!rsrsrsr
    Quanto a Sophia e sua linguinha, é impressionante como o Danoninho faz parte da vida de vcs!!!rsrsrs seja pra inventar ou ajudar!!rsrsrs
    bjo enormeee!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Crhis é incrível como vc consegue tornar TUDO divertido!! Suas filhas devem ter muito orgulho de vc!! e já vou pegando suas dicas pq acho que tb passaremos por isso aqui em casa... bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Muito bom esses exercícios de ginástica lingual... E esse brinquedinho ai é super criativo, irei fazer aqui em casa para as Florzinhas...
    Beijokasss

    ✿Hanan Mustafa e as Florzinhas✿
    www.trakinandocommamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Aqui no consultório tb usamos umas comidinhas pra fazer os exercícios, senão fica muito cansativo e chato. Vc está de parabéns!! Já pode virar fono!! Ah! Insiste na terapia de fono pq vai dar resultado com certeza! bjos

    ResponderExcluir
  5. Esta dica do copo com bolinhas de isopor é demais!! Adorei.
    E fazer exercícios com algum estímulo gostoso (no caso do danoninho), fica muito mais fácil né, Sofia?? rsrsrs
    Beijos, Chris

    ResponderExcluir
  6. Que legal, Chris! Tu sempre consegue deixar divertido qualquer coisa que se tem que fazer, sou sua fã :)
    Bjs, boa sorte e diversão nos exercícios!

    ResponderExcluir
  7. obrigado pelo comentário chris agradeço mto a vc e a sua familia q desde o começo me apoiou no meu blog sucesso pra vc tb

    ResponderExcluir
  8. Gente!
    Que interessante!
    Nunca imaginei que esses exercícios fossem assim tão simples... vou mandar esse seu post para uma tia minha, já que minha priminha de 6 anos, que está no fono, tem essa dificuldade até hoje...

    ResponderExcluir
  9. Caramba Chris. Me empresta um pouco da sua criatividade? Tô precisando. Rs
    Tava aqui pensando, será que soprar bolinhas de sabão funciona como o copo tb?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amei as diccas,Chris ,amei...olha,n sei se ja tinha comentado..o Enzo troca algumas letras,e a mais notoria é o V pelo D ,e n consegue pronunciar o F quando vem seguido do R(ex: frança,francisco,etc)..A escola disse que n era casa de fono,e a pediatra idem...porem a psicologa disse q sim..estou muito confusa e culpada nisso td..cada dia que vejo ele melhorar( as vezes escapa as palavras corretas) vejo que n tem sentido levar a uma fono,outras me sinto com uma culpa terrivel em estar prejudicando ele..sinceramente n sei que rumo tomar e me sinto impotente em relação a isso..
    ;-(
    cada um que d eum pitaco nisso,sabe..eu fico angustiada e n resolvo nada...

    ResponderExcluir
  11. Chris!! Só conheci seu blog hj e já encantei!
    Vou voltar sempre!
    Parabéns!!
    Beijos

    Fabiana
    http://2-ao-quadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. bem interessante.....e ela é disciplinada? tadinha, por ser criança tem que ser algo divertido mesmo como vc faz né? e o post de Sampa, tô esperando...rsss...bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris!!!!

    Que legal essa idéia que vc teve com o Danoninho! Além de ficar mais divertido, certamente ficou bem mais delicioso fazer os exercícios!

    E vc tem muita razão mesmo em dizer que depois que tomamos uma decisão, tudo fica mais fácil! Que bom neh?! O que muitas vezes nos trava é a indecisão!

    Boa sorte no tratamento!!!!
    Beijocas para a Sofia! Está muito disciplinada!

    Ah, adorei a dica da brincadeira. Acho que para o Lucas tb vai ser uma boa já que é de assoprar. Vou tentar fazer quando chegarmos em casa :)

    Bjos
    Ju

    ResponderExcluir
  14. Chris, você é incrível !
    adoro suas idéias.
    beijão

    ResponderExcluir
  15. Que bacana, ein; Chris? Agora é ter paciência para ver os resultados... Vou deixar o copinho pronto pra Heloísa; tenho certeza que quando ela começar a assoprar, esse copo vai ser a vida dela! Aviso pra ti quando chegar o grande dia; mega beijos, Cleide e Heloísa.

    http://www.closetdahelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Chris!!!

    Adorei os seus recadinhos no meu blog :)

    Parabéns pela criatividade, até com os exercícios da Sofia!!!

    Bjinhos

    Carol

    ResponderExcluir
  17. Oi Chrisss...
    Ahammm...olha a amiga sumida aquiiiiii!!!Saudades de vcs,do blog... :)Fico muito feliz em saber que vc sente a nossa falta e que a Sofia está se saindo bem nos exercicios da fono.Logo logo vc vai ver que ela em vez de Cebolinha irá virar a Mônica...kkkkk...(brincadeirinha).Amiga os minutos que tenho(sem ter que cuidar da casa,quando consigo fazer algo...e sem brincar com o Matheus porque ele já dormiu,tenho ficado com o marido,porque ele tambem precisa de uma atençãozinha.Aproveitei que o marido tem ensaio e vim aqui dar uma espiadinha na blogesfera.Logo estarei de novo aqui...saudades saudades!Um grande beijo e obrigada pela tua amizade.beijosss Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  18. Cris, obrigada pela visita. O projeto "Pequeno Cidadão" faz show para caramba aqui em SP, uma pena que o pessoal das outras cidades não tem a oportunidade de curtir pq é bem legal mesmo, ainda mais para os maiorzinhos como os nossos!!!
    E quanto a fono, olha, é meio chatinho mesmo,mas confesso que fazia os exercícios de fala no trânsito,rs, em casa eu nunca PAREI para fazer como vc faz com sua filhota!! Eu acho que se vc continuar assim, vai ser super rápido.
    beijo

    ResponderExcluir
  19. Você é uma mãe INCRIVEL, quando crescer quero ser igual à você!!! Te admiro tanto...amei sua criatividade, seu carinho, as fotos da Sofia linda e o brinquedo!!! Beijo, beijo, beijo! Re

    ResponderExcluir
  20. Adorei o brinquedo, além da criatividade dos exercícios com a ajuda do danoninho. Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Chris
    Admiro imenso a maneira como vc faz todas as obrigações se tranformarem em coisas divertidas...Parabéns e bom dia !

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela filhota linda! Já vi que tem aqui óptimas sugestões para as crianças! Vou segui-la! Gostei!Bjs

    ResponderExcluir
  23. ahahaha... posso contar? com essa história toda de fono, lá em casa, marido já poe até a lingua na ponta do nariz.. cuidado hein!!!

    ah, lembrei de um exercício que o gugui fazi para estimular a língua no céu da boca.. leite em pó: coloca um pouquinho de leite em pó na colher e plac,aplica no céu da boca, é uma delícia e eles fazm um tremendo esforço para tirar, o duro é escovar od dentes desta molecada depois de tanta coisa...rs

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do seu blog,transmite muito amor,carinho.Parabéns!!
    Gostaria de convidar vc. para conhecer um blog que está sendo construido com muito carinho Kriativas-artesanato.blogspot.com.
    Vamos trocar link?Já estou seguindo o seu blog
    Beijos
    Helen

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo