quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Amigos da Natureza limpam a praia da Urca


No domingo nós fomos contribuir com o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Um evento mundial de voluntários que é coordenado pela ONG The Ocean Conservance.

Quando soube do evento, que conta com o apoio da Coca-Cola e assim garante que este alcance locais diferentes e distantes, quis logo participar. Não iríamos perder a oportunidade de fazer a nossa contribuição, né? Afinal, a gente adora desfrutar do contato com a natureza, gosta de um mergulho na praia e um banho de rio. E claro que a gente quer ter a possibilidade de frequentar locais limpos, saudáveis e cheios de vida.


International Coastal Clean Up


Então lá fomos nós com todo o nosso espírito colaborativo e prontas para muita diversão. A minha amiga Simone, que é bióloga por formação, nos acompanhou nesse domingo supergostoso!

As crianças tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a fauna marinha da praia da Urca. Foi incrível saber que ali tem tantos animais diferentes. Aprenderam a diferenciar siri de caranguejo, a identificar um siri fêmea e um siri macho. Viram baiacus, estrelas-do-mar, ouriços, caranguejo palhaço e corais.

Limpeza da Praia da Urca no Rio de Janeiro

Conheceram também esse feioso aí. Descobriram que ele é o pepino-do-mar e tem uma função muito importante na limpeza das praias. Ele absorve a areia com organismos, se alimenta desses organismos e expele a areia limpinha. Legal, né? Então, nada de preconceitos! O bichinho é feio, mas é muito importante como todos os outros.


Viram que apesar de muita vida essa praia tem bastante lixo. Este, além de deixar as praias mais feias e desagradáveis de ser frequentada (afinal ninguém gosta de entrar em um mar cheio de plástico, papéis, vidros e coisas do gênero. Bate aquele nojinho!), prejudica muito a vida marinha. Por exemplo, os micro-organismos aproveitam as garrafas PET que se depositam no fundo do mar e constroem colônias ali. Diversos seres vivos passam a viver nessas nessas colônias. Acontece que quando a maré enche as embalagens PET, que são leves, são levadas para a areia com toda aquela vida que acaba morrendo. Triste, né?


Seria muito mais fácil se esse lixo todo tivesse um destino mais adequado, como a reciclagem e o reaproveitamento. Afinal, tem tanta coisa que se pode fazer com esse material é muito mais do que lixo, é material reaproveitável. E como exemplo de reaproveitamento viram uma competição de stand up paddle com pranchas feitas de garrafas PET.


satnd up paddle de garrafa pet

Depois de tanta informação foi a hora de colocar a mão na massa, dar a nossa contribuição e limpar um pouco essa praia que merece ser bem-cuidada como todas as outras.


Entre mergulhos e brincadeiras a garotada, e alguns adultos também, encheram um saco de lixo. O que mais impressionou foi a quantidade de vidro que encontraram por lá.


Foi um domingo ótimo que nos deixou felizes pelo lazer, pela alegria de estar praticando a cidadania e por encontrar os amigos. Eu tive a oportunidade de estar com a família da Tiffany Stica, “Blog da Ti”, e da SamA Vida Como a Vida Quer”.



Também foi muito recompensador ouvir o Gustavo e a Sofia dizerem que estavam se sentindo felizes porque ajudaram a praia ficar mais limpa. 

Deu para ter uma ideia da abrangência do evento quando vi amigas contando que participaram da mesma atividade em Niterói e também ao ver as fotos da amiga Kellen Bittencourt que estava lá em Americana fazendo a limpeza do Rio dos Namorados.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

16 comentários:

  1. Que projeto legal!!! Adorei!!
    E é ótimo poder contribuir com uma ação tão nobre, ainda mais junto com nossos filhos.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O pepino do mar é bem esquisito hein! rs
    Muito bom o post de hoje!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana esse evento Chris! Nossa, se tiver algo parecido aqui perto quero participar com certeza! Muito legal as crianças poderem aprender biologia marinha e reforçar a importância de manter o mar limpo! E nao lembrava como é feio o pepino do mar kkkk beijo querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe que tem muitas ações em rios tb, querida?
      no próximo ano a gente podia bolar algo no Vale, que tal?

      Excluir
  4. Chris amei esse projeto, muito bacana e será uma experiencia importante na vida das crianças. Parabens a todos, inclusive a coca - cola. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Chris, bom dia!!!
    Projetos assim fazem a diferença.
    E que legal vocês terem participado.
    Afinal o Meio Ambiente agradece.
    Deus nos abençoe sempre!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  6. que ótima iniciativa....


    bjks


    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  7. muito bom Chris, aqui em Americana ficamos felizes por que o lixo na praia dos namorados diminuiu, porém a alegria durou pouco, depois soubemos que a prefeitura quando soube do evento mandou limpar a área antes do dia, para que a sujeira não fosse atribuída a falta de conservação da prefeitura, fiquei chocada! Bjooos

    ResponderExcluir
  8. Chris,que iniciativa mais legal essa sua!E um passeio muito instrutivo!Parabéns!As fotos ficaram ótimas!bjs,

    ResponderExcluir
  9. Achei fantásticos a iniciativa, o projeto e seu post! Tão completo e cheio de ilustração interessante, adorei! Quanto a esse bicho feio aí, o pepino-do-mar, no Google até encontrei uns bem bonitinhos na cor coral, mas esse é muito feio mesmo.... kkkkkk parece coco. :P
    Beijo, beijooooo
    She

    ResponderExcluir
  10. Cris parabéns pela iniciativa, pelo lindo post, por está nos mostrando que cada um tem que fazer sua parte.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amiga, que lega! Bem que eu podia ter ido com as meninas e encontrado você lá. Não esquece de mim!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. OI Chris eu fico emocionada ao ver crianças engajadas em ações como essa. Muito bom ver que alguns pais incentivam esse tipo de comportamento. Isso voce faz muito bem. Parabéns por estar sempre atenta.

    ResponderExcluir
  13. Cris muito legal vc levar a Sofia pra se divertir fazendo algo totalmente do bem. Ter as praias limpas é um sonho! kisses

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo