segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Nossos Momentos: Pista Cláudio Coutinho na Urca

Chega final de semana e eu fico louca para fazer programas ao ar livre. Aproveitar que a nossa cidade nos oferece, diariamente, paraísos nos quais podemos descarregar o estresse e nos recarregar com energia positiva. Além do mais, nada melhor do que esses cenários deslumbrantes para colocar o corpo em movimento, ficar longe do sedentarismo e gastar algumas calorias.

Por isso estou sempre estimulando e convidando a minha família para fazer esses programas. Confesso que está cada dia mais difícil fazer a minha adolescente, Ana Luiza, nos acompanhar. Com um pouco de insistência e uma dose de chantagem emocional, às vezes, eu consigo animá-la.

Neste final de semana fomos fazer uma caminhada pela pista Cláudio Coutinho. Apesar da pista estar aos pés do Morro da Urca, de seguir beirando o mar e o paredão rochoso do Pão de Açúcar e de ter uma vista privilegiadíssima da Praia Vermelha, ela é pouco conhecida dos turistas e não fica muito cheia, mesmo aos domingos.

Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

A entrada da pista fica no canto esquerdo da Praia Vermelha.

Praia Vermelha na Urca

Já no início do caminho somos brindados com a tranquilidade da mata, o som dos passarinhos e das ondas do mar, além do visual da praia.

Praia Vermelha na Urca

Praia Vermelha na Urca

Uma paradinha básica para saber um pouco da história dos morros: Pão de Açúcar e Morro da Urca. E da pista Cláudio Coutinho que é parte integrante do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, também é conhecida como Caminho do Bem-te-vi e Estrada do Costão. Foi batizada com o nome do militar do Exército, ex-treinador da seleção brasileira de futebol, apaixonado por esportes e introdutor do método Cooper de condicionamento físico no Brasil.

Pista Cláudio Coutinho

Já sabendo de tudo, ou quase tudo, sobre o nosso caminho seguimos em frente. Os paredões rochosos são os primeiros a encantar as crianças que se aventuram na escalada com a vista do Pão de Açúcar ao fundo.

Praia Vermelha na Urca

Depois de muito sobe e desce seguimos curtindo o visual do mar e vendo a Praia Vermelha se distanciar.

Pista Cláudio Coutinho


A floresta também convida a criançada para uma brincadeira. Que tal balançar em um cipó? E se sentir como Tarzan e Jane?

Praia Vermelha na Urca

Praia Vermelha na Urca

Mais um paredão e mais aventura. E dessa vez até a mãe resolve dar uma de camaleoa.

Praia Vermelha na Urca

A fauna e a flora local também encantam. Vários mirantes com banquinhos estão disponíveis no percurso para descanso e para desfrutar da vista, da tranquilidade e do convívio com a natureza.

Praia Vermelha na Urca

Os micos estão presentes com tanta frequência que já nem despertam tanto interesse. Já esse tiê-sangue e algumas borboletas enormes fizeram a nossa alegria.

Praia Vermelha na Urca

Na pista Cláudio Coutinho também tem diversas trilhas. Uma que dá acesso por escalada ao Pão de Açúcar eu já fiz quando ainda não tinha as minhas filhas. Outra que dá acesso ao Morro da Urca será a nossa próxima aventura.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Nossos Momentos proposta pelo blog "Recanto das Mamães Blogueiras" que tem como objetivo incentivar momentos de convívio familiar. As blogagens acontecem quinzenalmente às segundas.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

33 comentários:

  1. Oi Chris! As paisagens do Rio são deslumbrantes. Adorei o passeio ecológico. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de passeio.. Deu inveja daqui, rs...
    Sou de Alagoas e não tenho tantas opções para uma boa caminhada.. só mesmo na Orla da praia, porém não moro tão perto assim!! MASSS, outubro estarei me casando e consequentemente me mudando...aí vai ficar pertinho da praia, da orla, do mar... enfim, vai ser gostoso caminhar tb!
    Adorei o post! Queria ir visitar o Rio!!!!! E um dia eu vou \o/
    Beijãão.

    ritacolatino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cada pedaço do Rio um momento..... adoro! Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  4. UAU! Que delícia de lugar hein?
    Realmente precisamos aproveitar essa natureza linda!
    beijos
    Lele
    #amigacomenta
    www.eueleeascriancas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris, que delícia hein menina!
    Inejinha branca aqui!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    esse final de semana eu praticamente morri pro mundo, n coloquei um pé fora de casa! Tão cansada!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo, Chris! Seus passeios sempre me fazer querem cada vez mais visitar o Rio de verdade (só conheci um andar do MAM, lembra rs?) beijo querida e boa semana

    ResponderExcluir
  7. AI CHRISTIANA A SOFIA TÁ LINDA DEMAIS HOJE QUANDO VOCÊ TELEFONOU FIQUEI COM MUITAS SAUDADES DE VOCÊS E QUE GAROTINHO LINDO COM A SOFIA QUE PASSEIO LINDO BEIJOS DA PENHA

    ResponderExcluir
  8. HEHEHEHE AGORA DESCOBRI ONDE ESTAVAM QUANDO LIGUEI ......A PISTA CLÁUDIO COUTINHO É MARAVILHOSA , AGRDÁVEL E COM UMA VISTA ESPLÊNDIDA .<3 <3

    ResponderExcluir
  9. LOUCA POR UM PASSEIO DESSES COM OS AMORES DA MINHA VIDA ............. <3 <3

    ResponderExcluir
  10. Que delícia os momentos em família nessa cidade maravilhosa!
    Beijos, tenha uma excelente semana!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela Bc
    que lindo esse lugar
    me apaixonei

    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa cada dia mais encantada com as lindezas do Rio, louca para conhecer. Encho os olhos só de ver suas lindas fotos de lugares perfeitos. Bjs
    Vivi e Isaac
    Tenham uma linda semana :)

    ResponderExcluir
  13. Oooooh "diliiiicia", rs. Se em um dia nublado me encantei tanto por sua cidade, quando eu voltar com a minha turminha em um dia de sol então, não vou querer voltar mais para SP kkkkkkkk...
    Que delicia de passeio hein?
    Bjinhs

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris,
    que maravilha de passeio, essa cidade é MARAVILHOSA, o dia que tiver que voltar, volto sorrindo. Por aqui também curtimos bastante passeios assim, ao ar livre.
    Aproveitamos muito cada pedacinho das belezas do Rio quando estávamos aí, e dá uma saudade!!!

    Belas fotos, adoreiii!!!

    ResponderExcluir
  15. O Rio é mesmo lindo! Queria ter aproveitado mais quando estive ai!! Beijo

    ResponderExcluir
  16. Como é lindo o Rio de Janeiro.
    Lindos momentos vividos e um passeio maravilhoso.
    Obrigada por compartilhar com as Mamães do Recanto.
    Bjks
    Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  17. Oi Chris, é a Vi, estar no meio da natureza é tudo de bom, essa é uma caminhada que vale a pena fazer.
    Amei conhecer um pouco do Rio.
    Boa semana, beijos,Vi

    ResponderExcluir
  18. Ahhh... tenho tantas saudades desse lugar!!
    Passei momentos tão gostosos aí, quero tanto voltar e levar meus filhos para conhecer.
    Momentos maravilhosos os de vocês.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  19. Que delicia de passeio, adoro os ao ar livre, dá uma revigorada e a garotada ama né?

    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  20. Que passeio gostoso!
    Deve ser ótimo...o lugar parece lindo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Essa cidade é mesmo maravilhosa!
    Que passeio delícia!
    Bjs
    Fabi - Mulher & Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  22. Chris, com certeza no dia que for para o Rio irei te contratar que guia, pois você conhece muito lugar legal!!! ADOREI!!

    Obrigada por participar da BC Nossos Momentos, em meu nome e em nome do Recanto das Mamães Blogueiras

    Beijos, Má
    Te espero no Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  23. Kita, essa cidade é muito linda! Que bo que vocês a aproveitam bastante.

    ResponderExcluir
  24. Chris, muito bom você conseguir aliar lazer em famíia, aventura e aprendizado. E ainda mostrar esse lugar lindo do Rio pra gente.
    Muito obrigada por compartilhar momentos especiais em família com a gente.
    Com carinho
    Equipe Recanto
    Recanto das Mamães Blogueiras

    ResponderExcluir
  25. Chris quando fui ao RJ eu fiz esse passeio e fiquei encantada! Nossa nem lembrava tuas fotos ficaram lindas!

    Tenho medo quando chegar minha época em que meus filhos serão adolescentes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Que passeio gostoso, que privilégio morar nessa cidade linda.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Coisa maneira, todo mundo subindo na pedra! Preciso levar o Ramon aí para fazer umas escaladas.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Eu tbm gosto de sair da rotina, já o meu marido não é muito chegado, ele é o meu adolescente... hehehehe. tenho ficar insistindo p/ que ele tope um passeio. No dia eu for ao Rio vai faltar tempo p/ fazer passeios, vc da cada dica legal.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  29. Amiga, eu já fiz a trilha até o Morro da Urca e fiquei com dois metros de língua pra fora. Esse lugar é muito lindo. Quando você for com as meninas novamente me chama, tá? Não esquece de mim não.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Eu gosto de passeio assim ao ar livre. Da próxima vez eu vou com vocês.

    ResponderExcluir
  31. Passeio em família é tudo de bom, preciso fazer isso lá em casa.
    #amigacomenta
    #MaeaoCubo

    ResponderExcluir
  32. Vou muito no Pão de Açucar, até o Nanni já é apaixonado pelo RJ, e não conhecia esse caminho.
    Mais uma dica anotada para nossa proxima visita ao Rj!!
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo