Foi muito divertido preparar esse material e recordar, com a Ana Luiza e a Sofia, as minhas festas de infância. E para ficar bem divertido fizemos uma festinha aqui em casa.
Contei para elas que as festas eram em casa e para isso nós arrumávamos a casa toda. Os salgadinhos, bolos e docinhos também eram preparados em casa e eu participava dessa preparação.
Lembrei de como eu gostava de rechear e fechar (apertando com o garfo) os pastéis e lembrei também do charutinho de queijo e presunto. Me toquei que, nessa onda de alimentação saudável com o mínimo de frituras possível, nunca fiz pastéis nem charutinho aqui em casa. Então esse foi o cardápio dos salgados da nossa Mini Festa das Antigas.
Pastéis de queijo e presunto - usamos a massa pronta e a Sofia adorou fechar os pastéis apertando com o garfo.
Charutinho de queijo e presunto - enrolamos a massa de pastel com queijo e presunto dentro, passamos na clara de ovo batida e depois no queijo parmesão ralado.
Não consegui me libertar totalmente da "neura" por evitar gordura e usamos queijo light, presunto light, e queijo parmesão light. Assim a consciência pesou menos.
Para o bolo fizemos um bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro e granulado, pois os bolos na minha época eram assim: simples, caseiros e do jeitinho que criança gosta. Os docinhos foram os tradicionais brigadeiros e não pôde faltar as balas enroladas em papel colorido (pena que não achei as balas de coco).
Arrumamos a mesa com chapeuzinhos, língua de sogra e as balas e docinhos espalhados.
Fizemos a decoração como era na época, muitos balões coloridos e somente isso. Nada de tema específico. A Sofia quis dar uma incrementada e desenhou umas carinhas nos balões.
Achei engraçado que quando eu contei que as crianças brincavam sozinhas, sem nenhum adulto para organizar a brincadeira, que brincavam utilizando apenas o espaço disponível. A Sofia me perguntou:
- Não tinha nenhum escorrega? Nem pupa-pula?
- Não, a gente brincava de pique, de correr, de pular, de palmas, essas coisas.
- E era bom assim?
- Era, era bom demais. Voltávamos para casa exaustos e felizes.
E assim nos divertimos na nossa Minifesta das Antigas, graças ao convite das Mamatracas, que nos proporcionaram esse maravilhoso momento Recordar é Viver.
Passem lá no Mamatraca para ver os demais vídeos e as outras Colchas de Retalho. Vale muito a pena. O link está AQUI
Adorei o vídeo. Super bacana!!!
ResponderExcluirAs minhas festas de aniversário foram todas assim. Até hoje são de alguma forma. Os parentes mais próximos e amigos vão lá pra casa e como a minha mãe trabalhou muitos anos como doceira, ela faz questão de prepararmos todas as coisas.
Nas minhas festas de criança, as "crianças" tinha de meses a 15, 16 anos. Os primos mais velhos brincavam junto, jogavam bola e administravam os mais novos.
Decoração também não tinha. Tenho várias fotos cheias de papagaios... rsrsrs.
Adorei poder lembrar dessas coisas.
Semana que vem é meu aniversário e estou organizando umas festinhas desse tipo, íntimas e com gostinho de casa.
Bjus
Gente, as balas da coco, oooo delicia, aqueles baleiros enormes!
ResponderExcluirOs bolos lá em casa variavam, tinha bolo gelado, as vezes a tal cesta de frutas (bolo redondo,coberto com glace branco, a cerquinha na lateal era de bolacha maria, no centro varias frutas e a alça era de papelão decoradinho!)e as vezes o velho e bom bolão cheio de glace colorido porque a tia tava empolgada e queria testar o novo kit de confeiteiro hahaha.
Tempo bom, eu amei todas as minhas festas de aniversário, que não bastando ser em casa, eu ainda comemorava com a minha avó, o meu aniversario é dia 6 de outubro e vovó dia 10, era festa pras minhas amigas e também a familia delas, já que muitas tinham as avós que conheciam a minha hahaha.
Adorei o video.
Beijocas
Chris, adorei o post e a sua participação lá no Mamatraca! Foi tudo realmente muito especial e feito com o maior carinho do mundo, obrigada mesmo, de coração!
ResponderExcluirBjos,
Camila
www.mamaetaocupada.com.br
www.mamatraca.com.br
Huuummm, vou fazer isso la em casa !! Que vontade de comer pastel com o Be !! Adorei ! Beijos!!
ResponderExcluirAdorei!!!!!!
ResponderExcluirEram mesmo muito boas e divertidas!!! Super inocentes e criativas! Esse pastel heim??? Divino!!!!
O chapeuzinho coitado, foi quase abolido hoje em dia né? Era divertido!
Beijao!!!!!
Obrigada linda
ResponderExcluirAdorei a viagem foi muito legal mesmo.
Gramado é linda, e ficar com o maridinho então,maravilha rsrs
bjos
Sandra
Quer coisa maisgostosa e acolhedora que isso? Era uma delícia mesmo, Chris! esse ano fiz uma festa em casa para o Gá e ele amou. As crianças brincaram muito!
ResponderExcluirAdorei recordar com vc...rs
Bjs
Querida, fala sério, isso sim que era festa boa de aniversário! Sinto tanta saudade, adorava! Então, as festinhas da minha filha são sempre assim, em casa, não que eu faça todos os salgadinhos e nem sempre consigo tempo para fazer o bolo, mas os docinhos sempre são feitos por mim e a decor também, com a ajuda da Laura, que adora enrolar os brigadeiros e passar no granulado e decidir onde vai ficar cada coisinha da decoração. Sábado é a festinha dela aqui em casa, esse ano ela escolheu Barbie (era arco-íris mas ela mudou), então, ficou mais fácil, afinal, que menina não tem Barbie em casa para ajudar na decoração?
ResponderExcluirDepois vou colocar as fotos e te convido a ir lá curtir a festinha conosco!
Beijocas!
Amiga, que festinha bacana. É tão bom relembrar esses tempos né?
ResponderExcluirAs festas de antigamente era apenas balões coloridos e criança correndo pra lá e pra cá não é? Ai que saudade que tenho.
Beijinhos
De uma certa forma as festas do Felipe ainda são bem estilo anos 90. Nunca faltou bala de coco. Eu mesma sempre fiz a decoração e as lembrancinhas.
ResponderExcluirAcho que são vantagens do interior. Ainda conservamos muitos costumes antigos. Eu nunca fiz mas já levei ele em inúmeros aniversários em que tinha aquele cone com maionese dentro, lembram??
bjoss
http://amaequeeuseiser.blogspot.com/
HUmmmm Manda um pastelzinho desses pra mim? Fiquei salivando aqui! :)
ResponderExcluirEu também desenhava em balões, adorava fazer isso, pois a textura é diferente a a caneta desliza...
Amei esse post, principalmente por relembrar as festas da minha infância que também eram iguais a suas, nada de tema de decoração, nada de lembrancinhas e até mesmo os convites eram bem simples comprados na papelaria. Sem contar os comes e bebes, eram tortas feitas em casa, canudinhos, bolos e muita gasosa de framboesa, ai que saudade!
ResponderExcluirAmei relembrar tudo isso!
Bjs!
Oi Chris!!!!!
ResponderExcluirAdorei!!! Como é bom relembrar essas coisas né? E como era bom tudo isso era tão simples, mas tão bacana na nossa época :)
um beijo querida
Chris!!! Sabia que até hoje, eu só comemoro aniversário aqui em casa à moda antiga? Não consegui me atualizar, hehehe. E nem precisa, porque, como você disse, as crianças adoram!!! Eu costumo montar uma brinquedoteca, que sempre faz o maior sucesso. Se o espaço permite, eu também alugo cama elástica. E os pais sempre comentam:"Esse foi realmente um aniversário pensando nas crianças!". E as crianças dizem : "Adorei esse aniversário!".
ResponderExcluirE é tudo tão simplesinho...
Besitos
P.S. Ah, a minha filha já está em casa agora, graças a Deus. Ela teve kawasaki, uma doença rara que só dá em crianças, normalmente crianças asiáticas. Parece dengue, só que é mais grave, pois pode atacar o coração. Mas os exames deram tudo OK. Ela está se recuperando muito bem. Obrigada pelas orações, amiguinha.
Opa! Acabei de ver o vídeo. No meu tempo de criança, as festas eram assim mesmo como você descreveu! E eu lembro que a gente desembrulhava logo os presentes, e já ia brincando com eles. Era demais. Acho Buffet infantil muito impessoal.
ResponderExcluirParabéns pelo vídeo.
(Fátima Bernardes, te cuida!)
Que festinha fofa, te conto viu esses pasteis me deixaram com agua na boca....
ResponderExcluirBeijinhos de Glitter
www.ohlouka.blogspot.com
Oi Chris!!!
ResponderExcluirObrigada pela força e carinho!!
Tbm falei hoje um pouquinho de festa...está em sintonia com esse post ''festa das antigas''!!
adoooro ver sua farra com suas filhas!!eu tbm estou fazendo isto aqui em casa com minha filhota,seu blog me inspira d+!! bjao
ahh Chris..só vc, só vc!!
ResponderExcluirFicou linda de mais a festa do Mamatraca que tanto adoro!!
Muitas saudades das minhas festinhas de criança!! Lingua de sogra....acho que a geração "brigadeiro de colher", nem sabe o que é!!!
bjos
Marina
bjos
Oi, Chris!
ResponderExcluirÉ uma pena, mas eu nunca consigo ver os vídeos do Mamatraca...a internet daqui é leeenta!
Adorei ler e ver as fotos! E relembrar com voc~es também! Aqui no sul sempre tínhamos uma "pizza" de atum, que mais parecia um bolo, torta fria e sanduiche aberto! Uma delícia!
Beijos,
Nine
Oi Chris!
ResponderExcluirPuxa adorei agora reviver assistindo o vídeo teu contando como eram as festinhas nas antigas..rs*
Me lembrei de tanta coisa boa...ah!Como era tão mais simples as festinhas no nosso tempo,né?!
Eu já sou do tempo que tinha uma coisinha e outra decorada,mas não era nada comparado ao que se é hoje.
Nos nossos aniversários(meu e do meu mano gêmeo comigo)eram sempre dois temas...daí o bolo era meio a meio...metade rosa e a outra metade azul.
Era tão bom receber os amiguinhos na nossa casa e fazer aquela bagunça.
A hora de brincar com os balões era com certeza a mais esperada.
E como fomos criados no condominio,quando acabava a festa meu pai descia com um prato cheio de doces e a gente oferecia para as outras crianças na rua.
Ah...que delicia!
Nós aniversários bolinhos do Matheus algumas vezes usamos chapeuzinhos...eu acho um charme!
Pode deixar que depois vou postar momento papai e mamãe..hahaha...
beijãooo
Chris, me convida para suas festas????
ResponderExcluirAmei, pena que nunca consigo ver o mamatraca direito...
Bjs
Ju
Chris, gostei muito de te ver no vídeo. Essas festinhas eram bem simples e muito divertidas. Como falaram ai nos comentários, a geração de brigadeiro de colher nem conhece a lígua de sogra. E como era divertido!
ResponderExcluirkisses
Chris, seu vídeo fez sucesso internacional... aqui em casa, no meu Fb, todo mundo quer um pedaço desse bolo delicioso! Beijos e obrigada!!
ResponderExcluirAii, deu tanta saudade das festinhas que participei na minha infância. Realmente eram assim! E que privilégio das suas filhas ter uma dessas só de brincadeira! hahaha E esse pastelzinho? Huuumm comia mtos! :)
ResponderExcluirbeijosss
Taty
Muitoooo boaaa!!! Festas assim eram as melhores!!!
ResponderExcluirNo aniversario da Lara eu que vou preparar tudo tb. Como antigamente, rs.
bjooo
Chris . Que legal ver você descrevendo suas festas que me lembraram as minhas também. Era tudo de bom... Que saudade!
ResponderExcluirUm abraço.
Chris tem coisa melhor do que essas festas caseiras? Uma delícia preparar ao lado das crianças. Tenho belas recordações da minha infância, no qual ajudava minha mãe enrolar brigadeiro, decorar o bolo. Isso deixa uma marca para sempre!
ResponderExcluirE esses pastéis? Minha mãe sempre fazia, adorava apertar com o garfo. Agora, estou com saudades!
Adorei o vídeo no Mamatraca. beijos
Qndo vi o vídeo no mamatraca já imaginei que vc tinha aproveitado pra fazer uma festinha com as meninas!
ResponderExcluirAchei o vídeo muito legal! E a decoração super!
Beijos
Amei o vídeo. Tento fazer as fastas da minha filhotinha o mais simples possível mas não tem como fugir das modernidades, não é?
ResponderExcluirChris, quando vi seu vídeo já tinha achado o máximo, mas com esse post de "bastidores" você se superou! PArabéns pelo capricho na produção e um super obrigada à suas produtoras Ana Luiza e Sofia!
ResponderExcluirBeijos
Pri
Kita, as festas eram muito bos mesmo. A gente se divertia prá valer. Eu me lembro bem desses charutinhos de massa de pastel.
ResponderExcluirGostei muito te ver no vídeo.
beijinhos
Que máximo, Chris! Adorei. Ainda não pude ver o vídeo, mas verei.
ResponderExcluirA festinha que fiz em casa para a Clara com os amiguinhos, apesar de muitos itens diferentes pela época, ainda assim me fez lembrar e muito das festas antigas. Porque não aluguei brinquedos, aproveitei os dela, fiz absolutamente tudo, até a comida, teve chapeuzinho e, mesmo na festa com a família que foi maior e teve brinquedo alugado, as crianças brincaram muito de esconde-esconde, entre outras brincadeiras antigas e tradicionais. Foi tão gostoso ver isso! As mães elogiaram muito, acharam criativo por ser mais simples, mas não menos divertido. A pequena, então, nem preciso dizer o quanto curtiu.
Beijo grande!
Chris, essa festinha foi bem divertida mesmo e as guloseimas que vocÊs prepararam estavam bem gostosas. Eu comi o bolo e os doinhos. Quando fizer os patéis e os charutinhos novamente, guarda uns para mim.
ResponderExcluirE a Ana Luiza filmou direitinho.
beijinho
Adorei, Chris !
ResponderExcluirTudo muito bacana... E era desse jeitinho mesmo... lendo o seu post, tb lembrei muito da minha infância... Beijinhos e um ´´otimo finde pra vcs
Video muito bacano :D
ResponderExcluirE coisas apetitosas rs
beijo
O Mamatraca deu RT no post:
ResponderExcluirMamatraca @mamatraca retweetado para 414 seguidores:
kitaferreira Chris Ferreira
Contei como foi a participação no Colcha de Retalhos do @mamatraca tinyurl.com/3ngo3qw
Mamatraca pelo Twitter:
ResponderExcluirMamatraca @mamatraca te respondeu:
mamatraca Mamatraca
@kitaferreira obrigada mesmo! Além da sua super participação, o post ficou bem legal! Somos fãs!!
Oct 27, 10:36 AM via web
Recebi pelo FB
ResponderExcluirAdriana De Carvalho Matielo As da Beca tem sido assim e tem feito sucesso entre as crianças da familia. :D
há 13 minutos · Curtir
recebi pelo FB
ResponderExcluirRoberta Nascimento Seu blog é mto especial p/ mim Chris Ferreira! Tenho aprendido mto, como por exemplo, deixar Gabi me ajudar a fazer pastéizinhos...hehehe!!! Bjs!
Já falei mas repito agora nesse post delicioso: você arrasou!!! Mas não poderia vir de outra pessoa esse capricho todo, né, só podia ser invenção sua com as suas duas especiais e lindas ajudantes.
ResponderExcluirBeijos, querida, e super obrigada por sua PRIMEIRA participação no Mamatraca!!
Nossa Crhis que lindo!
ResponderExcluirPosso falar?
Ao ver a mesa deu uma saudade do nosso tempo! Vc conseguiu recordar com maestria as festinhas de antigamente.
Bjks
Q delícia Chris, minha mente foi lá no meu níver de 6 anos, adorei viajar com meus filhotes através dessa postagem. Bjos e mais uma vez obrigada...
ResponderExcluirLili
www.jeppimentinha.blogspot.com
Chris você me fez lembrar de tantas coisas. Me lembro da minha festa de 12 anos que a minha avó encomendou um bolo de mil folhas de doce de leite que estava uma delícia. Me lembro também quando tinha uns oito ou nove anos minha mãe fazia o bolo passava doce de leite feito em casa em volta e colocava chocolate granulado e eu colocava jujuba em cima. Nas festas em casa tinha pipoca, amendoim torrado, brigadeiro, doce de leite, pastel com massa comprada na feira e quando meu pai ainda andava ela fazia salgadinhos de salsinha, queijo e outros. A decoração era uma bolas também sem enfeites nem nada. Tinha sempre as balas de coco embrulhadas no papel de bala uma coisa que procuro fazer de lembranca para as crianças. Teve um ano que eu enchi uma bola com balinhas para estourar no final da festa como aqueles bolão. Meus aniversários e do meu irmão sempre foram assim com um bolo feito por minha mãe, pastel, pipoca, refrigerante e docinhos e agente se divertia a beça. Agora a festa dos amiguinhos eram parecidas as vezes tinha brinquedinhos, bolão cheio de guloseimas e brinquedinhos e as vezes era só bolo, docinhos, salgadinhos, gelatina e etc.
ResponderExcluirBjsssssssssssss, Dani.
Irmã.
ResponderExcluirAmei!
Beijos
Manu
Chris, voce arrasou no video, la no Mamatraca. Assiste e cliquei no gostei, claro!
ResponderExcluirQuanto carinho, quanto capricho seu e das meninas. E sua desenvoltura... mulher faz mais video aqui para o blog, nos vamos adorar (eu vou!).
Sem dizer que voce me fez lembrar minhas festinhas de aniver (apesar de que so lembro bem de 1) e me deixou com vontade de pastelzinho... aqui e' tao dificil achar massa de pastel.
O melhor de tudo isso e' poder refletir o quanto tudo antes era tao simples e tao bom e hoje... as vezes acho que e' tudo "too much".
Para pensar e refletir.
Abracos
Gra
* e reforco voce arrasou! Parabens, amiga!
Essa festinha foi um arraso mesmo. Os paséis ficaram muito gostosos e o charutinho também. A Sofia fez direitinho e gostou de molhar a massa com a ponta do dedinho para depois poder fechar. Como ela se divertiu com a novidade. E a Ana Luiza filmou direitinho.
ResponderExcluirbeijo
Chris foi muito bom recordar as fetas da minha infância através do seu vídeo e do seu post. Passear pelo seu blog me remete a emoções que estavam guardadas.
ResponderExcluirInfelizmente não peguei essa época :( acho que fica muito mais divertido, e menos artificial! Adoro coisas antigas, minha vó vive fazendo bala de coco, salgadinhos, etc. Nem sempre em festa, mass adorei o post, muito legal!!
ResponderExcluir