quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Minifesta das Antigas

Na semana passada recebi o convite da mulherada do Mamatraca para participar do Colcha e Retalhos contando, em vídeo, como eram as festas infantis na minha época. E exatamente há uma semana, na sexta-feira, o Mamatraca colocou no ar essa deliciosa Concha de Retalhos:"Quais são as melhores lembranças da sua infância?" e eu estava lá com o vídeo que enviei.

Foi muito divertido preparar esse material e recordar, com a Ana Luiza e a Sofia, as minhas festas de infância. E para ficar bem divertido fizemos uma festinha aqui em casa.

Contei para elas que as festas eram em casa e para isso nós arrumávamos a casa toda. Os salgadinhos, bolos e docinhos também eram preparados em casa e eu participava dessa preparação.
Lembrei de como eu gostava de rechear e fechar (apertando com o garfo) os pastéis e lembrei também do charutinho de queijo e presunto. Me toquei que, nessa onda de alimentação saudável com o mínimo de frituras possível, nunca fiz pastéis nem charutinho aqui em casa. Então esse foi o cardápio dos salgados da nossa Mini Festa das Antigas.

Pastéis de queijo e presunto - usamos a massa pronta e a Sofia adorou fechar os pastéis apertando com o garfo.


Charutinho de queijo e presunto - enrolamos a massa de pastel com queijo e presunto dentro, passamos na clara de ovo batida e depois no queijo parmesão ralado.


Não consegui me libertar totalmente da "neura" por evitar gordura e usamos queijo light, presunto light, e queijo parmesão light. Assim a consciência pesou menos.

Para o bolo fizemos um bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro e granulado, pois os bolos na minha época eram assim: simples, caseiros e do jeitinho que criança gosta. Os docinhos foram os tradicionais brigadeiros e não pôde faltar as balas enroladas em papel colorido (pena que não achei as balas de coco).

Arrumamos a mesa com chapeuzinhos, língua de sogra e as balas e docinhos espalhados.


Fizemos a decoração como era na época, muitos balões coloridos e somente isso. Nada de tema específico.  A Sofia quis dar uma incrementada e desenhou umas carinhas nos balões.




Achei engraçado que quando eu contei que as crianças brincavam sozinhas, sem nenhum adulto para organizar a brincadeira, que brincavam utilizando apenas o espaço disponível. A Sofia me perguntou:

- Não tinha nenhum escorrega? Nem pupa-pula?
- Não, a gente brincava de pique, de correr, de pular, de palmas, essas coisas.
- E era bom assim?
- Era, era bom demais. Voltávamos para casa exaustos e felizes.

E assim nos divertimos na nossa Minifesta das Antigas, graças ao convite das Mamatracas, que nos proporcionaram esse maravilhoso momento Recordar é Viver.



Passem lá no Mamatraca para ver os demais vídeos e as outras Colchas de Retalho. Vale muito a pena. O link está AQUI
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

48 comentários:

  1. Adorei o vídeo. Super bacana!!!

    As minhas festas de aniversário foram todas assim. Até hoje são de alguma forma. Os parentes mais próximos e amigos vão lá pra casa e como a minha mãe trabalhou muitos anos como doceira, ela faz questão de prepararmos todas as coisas.

    Nas minhas festas de criança, as "crianças" tinha de meses a 15, 16 anos. Os primos mais velhos brincavam junto, jogavam bola e administravam os mais novos.

    Decoração também não tinha. Tenho várias fotos cheias de papagaios... rsrsrs.

    Adorei poder lembrar dessas coisas.

    Semana que vem é meu aniversário e estou organizando umas festinhas desse tipo, íntimas e com gostinho de casa.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Gente, as balas da coco, oooo delicia, aqueles baleiros enormes!
    Os bolos lá em casa variavam, tinha bolo gelado, as vezes a tal cesta de frutas (bolo redondo,coberto com glace branco, a cerquinha na lateal era de bolacha maria, no centro varias frutas e a alça era de papelão decoradinho!)e as vezes o velho e bom bolão cheio de glace colorido porque a tia tava empolgada e queria testar o novo kit de confeiteiro hahaha.

    Tempo bom, eu amei todas as minhas festas de aniversário, que não bastando ser em casa, eu ainda comemorava com a minha avó, o meu aniversario é dia 6 de outubro e vovó dia 10, era festa pras minhas amigas e também a familia delas, já que muitas tinham as avós que conheciam a minha hahaha.

    Adorei o video.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Chris, adorei o post e a sua participação lá no Mamatraca! Foi tudo realmente muito especial e feito com o maior carinho do mundo, obrigada mesmo, de coração!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.com.br
    www.mamatraca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Huuummm, vou fazer isso la em casa !! Que vontade de comer pastel com o Be !! Adorei ! Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!!!!
    Eram mesmo muito boas e divertidas!!! Super inocentes e criativas! Esse pastel heim??? Divino!!!!
    O chapeuzinho coitado, foi quase abolido hoje em dia né? Era divertido!

    Beijao!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada linda
    Adorei a viagem foi muito legal mesmo.
    Gramado é linda, e ficar com o maridinho então,maravilha rsrs
    bjos
    Sandra

    ResponderExcluir
  7. Quer coisa maisgostosa e acolhedora que isso? Era uma delícia mesmo, Chris! esse ano fiz uma festa em casa para o Gá e ele amou. As crianças brincaram muito!
    Adorei recordar com vc...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Querida, fala sério, isso sim que era festa boa de aniversário! Sinto tanta saudade, adorava! Então, as festinhas da minha filha são sempre assim, em casa, não que eu faça todos os salgadinhos e nem sempre consigo tempo para fazer o bolo, mas os docinhos sempre são feitos por mim e a decor também, com a ajuda da Laura, que adora enrolar os brigadeiros e passar no granulado e decidir onde vai ficar cada coisinha da decoração. Sábado é a festinha dela aqui em casa, esse ano ela escolheu Barbie (era arco-íris mas ela mudou), então, ficou mais fácil, afinal, que menina não tem Barbie em casa para ajudar na decoração?
    Depois vou colocar as fotos e te convido a ir lá curtir a festinha conosco!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Amiga, que festinha bacana. É tão bom relembrar esses tempos né?
    As festas de antigamente era apenas balões coloridos e criança correndo pra lá e pra cá não é? Ai que saudade que tenho.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. De uma certa forma as festas do Felipe ainda são bem estilo anos 90. Nunca faltou bala de coco. Eu mesma sempre fiz a decoração e as lembrancinhas.
    Acho que são vantagens do interior. Ainda conservamos muitos costumes antigos. Eu nunca fiz mas já levei ele em inúmeros aniversários em que tinha aquele cone com maionese dentro, lembram??
    bjoss

    http://amaequeeuseiser.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. HUmmmm Manda um pastelzinho desses pra mim? Fiquei salivando aqui! :)
    Eu também desenhava em balões, adorava fazer isso, pois a textura é diferente a a caneta desliza...

    ResponderExcluir
  12. Amei esse post, principalmente por relembrar as festas da minha infância que também eram iguais a suas, nada de tema de decoração, nada de lembrancinhas e até mesmo os convites eram bem simples comprados na papelaria. Sem contar os comes e bebes, eram tortas feitas em casa, canudinhos, bolos e muita gasosa de framboesa, ai que saudade!
    Amei relembrar tudo isso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris!!!!!
    Adorei!!! Como é bom relembrar essas coisas né? E como era bom tudo isso era tão simples, mas tão bacana na nossa época :)
    um beijo querida

    ResponderExcluir
  14. Chris!!! Sabia que até hoje, eu só comemoro aniversário aqui em casa à moda antiga? Não consegui me atualizar, hehehe. E nem precisa, porque, como você disse, as crianças adoram!!! Eu costumo montar uma brinquedoteca, que sempre faz o maior sucesso. Se o espaço permite, eu também alugo cama elástica. E os pais sempre comentam:"Esse foi realmente um aniversário pensando nas crianças!". E as crianças dizem : "Adorei esse aniversário!".
    E é tudo tão simplesinho...

    Besitos

    P.S. Ah, a minha filha já está em casa agora, graças a Deus. Ela teve kawasaki, uma doença rara que só dá em crianças, normalmente crianças asiáticas. Parece dengue, só que é mais grave, pois pode atacar o coração. Mas os exames deram tudo OK. Ela está se recuperando muito bem. Obrigada pelas orações, amiguinha.

    ResponderExcluir
  15. Opa! Acabei de ver o vídeo. No meu tempo de criança, as festas eram assim mesmo como você descreveu! E eu lembro que a gente desembrulhava logo os presentes, e já ia brincando com eles. Era demais. Acho Buffet infantil muito impessoal.

    Parabéns pelo vídeo.
    (Fátima Bernardes, te cuida!)

    ResponderExcluir
  16. Que festinha fofa, te conto viu esses pasteis me deixaram com agua na boca....

    Beijinhos de Glitter

    www.ohlouka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Chris!!!
    Obrigada pela força e carinho!!
    Tbm falei hoje um pouquinho de festa...está em sintonia com esse post ''festa das antigas''!!
    adoooro ver sua farra com suas filhas!!eu tbm estou fazendo isto aqui em casa com minha filhota,seu blog me inspira d+!! bjao

    ResponderExcluir
  18. ahh Chris..só vc, só vc!!
    Ficou linda de mais a festa do Mamatraca que tanto adoro!!
    Muitas saudades das minhas festinhas de criança!! Lingua de sogra....acho que a geração "brigadeiro de colher", nem sabe o que é!!!

    bjos

    Marina

    bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Chris!
    É uma pena, mas eu nunca consigo ver os vídeos do Mamatraca...a internet daqui é leeenta!
    Adorei ler e ver as fotos! E relembrar com voc~es também! Aqui no sul sempre tínhamos uma "pizza" de atum, que mais parecia um bolo, torta fria e sanduiche aberto! Uma delícia!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  20. Oi Chris!
    Puxa adorei agora reviver assistindo o vídeo teu contando como eram as festinhas nas antigas..rs*
    Me lembrei de tanta coisa boa...ah!Como era tão mais simples as festinhas no nosso tempo,né?!
    Eu já sou do tempo que tinha uma coisinha e outra decorada,mas não era nada comparado ao que se é hoje.
    Nos nossos aniversários(meu e do meu mano gêmeo comigo)eram sempre dois temas...daí o bolo era meio a meio...metade rosa e a outra metade azul.
    Era tão bom receber os amiguinhos na nossa casa e fazer aquela bagunça.
    A hora de brincar com os balões era com certeza a mais esperada.
    E como fomos criados no condominio,quando acabava a festa meu pai descia com um prato cheio de doces e a gente oferecia para as outras crianças na rua.
    Ah...que delicia!
    Nós aniversários bolinhos do Matheus algumas vezes usamos chapeuzinhos...eu acho um charme!
    Pode deixar que depois vou postar momento papai e mamãe..hahaha...
    beijãooo

    ResponderExcluir
  21. Chris, me convida para suas festas????
    Amei, pena que nunca consigo ver o mamatraca direito...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  22. Chris, gostei muito de te ver no vídeo. Essas festinhas eram bem simples e muito divertidas. Como falaram ai nos comentários, a geração de brigadeiro de colher nem conhece a lígua de sogra. E como era divertido!

    kisses

    ResponderExcluir
  23. Chris, seu vídeo fez sucesso internacional... aqui em casa, no meu Fb, todo mundo quer um pedaço desse bolo delicioso! Beijos e obrigada!!

    ResponderExcluir
  24. Aii, deu tanta saudade das festinhas que participei na minha infância. Realmente eram assim! E que privilégio das suas filhas ter uma dessas só de brincadeira! hahaha E esse pastelzinho? Huuumm comia mtos! :)

    beijosss
    Taty

    ResponderExcluir
  25. Muitoooo boaaa!!! Festas assim eram as melhores!!!
    No aniversario da Lara eu que vou preparar tudo tb. Como antigamente, rs.

    bjooo

    ResponderExcluir
  26. Chris . Que legal ver você descrevendo suas festas que me lembraram as minhas também. Era tudo de bom... Que saudade!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  27. Chris tem coisa melhor do que essas festas caseiras? Uma delícia preparar ao lado das crianças. Tenho belas recordações da minha infância, no qual ajudava minha mãe enrolar brigadeiro, decorar o bolo. Isso deixa uma marca para sempre!
    E esses pastéis? Minha mãe sempre fazia, adorava apertar com o garfo. Agora, estou com saudades!
    Adorei o vídeo no Mamatraca. beijos

    ResponderExcluir
  28. Qndo vi o vídeo no mamatraca já imaginei que vc tinha aproveitado pra fazer uma festinha com as meninas!
    Achei o vídeo muito legal! E a decoração super!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Amei o vídeo. Tento fazer as fastas da minha filhotinha o mais simples possível mas não tem como fugir das modernidades, não é?

    ResponderExcluir
  30. Chris, quando vi seu vídeo já tinha achado o máximo, mas com esse post de "bastidores" você se superou! PArabéns pelo capricho na produção e um super obrigada à suas produtoras Ana Luiza e Sofia!
    Beijos
    Pri

    ResponderExcluir
  31. Kita, as festas eram muito bos mesmo. A gente se divertia prá valer. Eu me lembro bem desses charutinhos de massa de pastel.
    Gostei muito te ver no vídeo.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  32. Que máximo, Chris! Adorei. Ainda não pude ver o vídeo, mas verei.
    A festinha que fiz em casa para a Clara com os amiguinhos, apesar de muitos itens diferentes pela época, ainda assim me fez lembrar e muito das festas antigas. Porque não aluguei brinquedos, aproveitei os dela, fiz absolutamente tudo, até a comida, teve chapeuzinho e, mesmo na festa com a família que foi maior e teve brinquedo alugado, as crianças brincaram muito de esconde-esconde, entre outras brincadeiras antigas e tradicionais. Foi tão gostoso ver isso! As mães elogiaram muito, acharam criativo por ser mais simples, mas não menos divertido. A pequena, então, nem preciso dizer o quanto curtiu.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  33. Chris, essa festinha foi bem divertida mesmo e as guloseimas que vocÊs prepararam estavam bem gostosas. Eu comi o bolo e os doinhos. Quando fizer os patéis e os charutinhos novamente, guarda uns para mim.
    E a Ana Luiza filmou direitinho.

    beijinho

    ResponderExcluir
  34. Adorei, Chris !
    Tudo muito bacana... E era desse jeitinho mesmo... lendo o seu post, tb lembrei muito da minha infância... Beijinhos e um ´´otimo finde pra vcs

    ResponderExcluir
  35. Video muito bacano :D
    E coisas apetitosas rs

    beijo

    ResponderExcluir
  36. O Mamatraca deu RT no post:

    Mamatraca @mamatraca retweetado para 414 seguidores:


    kitaferreira Chris Ferreira
    Contei como foi a participação no Colcha de Retalhos do @mamatraca tinyurl.com/3ngo3qw

    ResponderExcluir
  37. Mamatraca pelo Twitter:

    Mamatraca @mamatraca te respondeu:


    mamatraca Mamatraca
    @kitaferreira obrigada mesmo! Além da sua super participação, o post ficou bem legal! Somos fãs!!
    Oct 27, 10:36 AM via web

    ResponderExcluir
  38. Recebi pelo FB

    Adriana De Carvalho Matielo As da Beca tem sido assim e tem feito sucesso entre as crianças da familia. :D
    há 13 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  39. recebi pelo FB

    Roberta Nascimento Seu blog é mto especial p/ mim Chris Ferreira! Tenho aprendido mto, como por exemplo, deixar Gabi me ajudar a fazer pastéizinhos...hehehe!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  40. Já falei mas repito agora nesse post delicioso: você arrasou!!! Mas não poderia vir de outra pessoa esse capricho todo, né, só podia ser invenção sua com as suas duas especiais e lindas ajudantes.
    Beijos, querida, e super obrigada por sua PRIMEIRA participação no Mamatraca!!

    ResponderExcluir
  41. Nossa Crhis que lindo!
    Posso falar?
    Ao ver a mesa deu uma saudade do nosso tempo! Vc conseguiu recordar com maestria as festinhas de antigamente.

    Bjks

    ResponderExcluir
  42. Q delícia Chris, minha mente foi lá no meu níver de 6 anos, adorei viajar com meus filhotes através dessa postagem. Bjos e mais uma vez obrigada...
    Lili
    www.jeppimentinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Chris você me fez lembrar de tantas coisas. Me lembro da minha festa de 12 anos que a minha avó encomendou um bolo de mil folhas de doce de leite que estava uma delícia. Me lembro também quando tinha uns oito ou nove anos minha mãe fazia o bolo passava doce de leite feito em casa em volta e colocava chocolate granulado e eu colocava jujuba em cima. Nas festas em casa tinha pipoca, amendoim torrado, brigadeiro, doce de leite, pastel com massa comprada na feira e quando meu pai ainda andava ela fazia salgadinhos de salsinha, queijo e outros. A decoração era uma bolas também sem enfeites nem nada. Tinha sempre as balas de coco embrulhadas no papel de bala uma coisa que procuro fazer de lembranca para as crianças. Teve um ano que eu enchi uma bola com balinhas para estourar no final da festa como aqueles bolão. Meus aniversários e do meu irmão sempre foram assim com um bolo feito por minha mãe, pastel, pipoca, refrigerante e docinhos e agente se divertia a beça. Agora a festa dos amiguinhos eram parecidas as vezes tinha brinquedinhos, bolão cheio de guloseimas e brinquedinhos e as vezes era só bolo, docinhos, salgadinhos, gelatina e etc.

    Bjsssssssssssss, Dani.

    ResponderExcluir
  44. Chris, voce arrasou no video, la no Mamatraca. Assiste e cliquei no gostei, claro!
    Quanto carinho, quanto capricho seu e das meninas. E sua desenvoltura... mulher faz mais video aqui para o blog, nos vamos adorar (eu vou!).
    Sem dizer que voce me fez lembrar minhas festinhas de aniver (apesar de que so lembro bem de 1) e me deixou com vontade de pastelzinho... aqui e' tao dificil achar massa de pastel.
    O melhor de tudo isso e' poder refletir o quanto tudo antes era tao simples e tao bom e hoje... as vezes acho que e' tudo "too much".
    Para pensar e refletir.
    Abracos
    Gra
    * e reforco voce arrasou! Parabens, amiga!

    ResponderExcluir
  45. Essa festinha foi um arraso mesmo. Os paséis ficaram muito gostosos e o charutinho também. A Sofia fez direitinho e gostou de molhar a massa com a ponta do dedinho para depois poder fechar. Como ela se divertiu com a novidade. E a Ana Luiza filmou direitinho.

    beijo

    ResponderExcluir
  46. Chris foi muito bom recordar as fetas da minha infância através do seu vídeo e do seu post. Passear pelo seu blog me remete a emoções que estavam guardadas.

    ResponderExcluir
  47. Infelizmente não peguei essa época :( acho que fica muito mais divertido, e menos artificial! Adoro coisas antigas, minha vó vive fazendo bala de coco, salgadinhos, etc. Nem sempre em festa, mass adorei o post, muito legal!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo