sexta-feira, 2 de outubro de 2015

8 Filmes para quem gosta de cozinhar


Duas atividades que nós, por aqui, gostamos muito de fazer juntos: cozinhar e assistir filmes. Daí é claro que os filmes que envolvem a temática da culinária despertam o nosso interesse e algumas vezes o nosso apetite. Nesse ano já assistimos alguns que gostamos bastante e eu resolvi juntá-los em um único post.



"A 100 passos de um sonho" – Baseado no romance “A Viagem de Cem Passos”, do escritor Richard Morais, o filme narra a história de Hassan, um cozinheiro indiano, que chega à França com a sua família. Após sofrer um ataque em Mumbai, onde a família tinha um restaurante, eles abandonam seu país rumo a uma nova vida. Na França, meca da gastronomia, eles resolvem dar a volta por cima e abrir um novo restaurante indiano. Mas surge um problema bem ali do outro lado da rua. É que bem em frente ao restaurante indiano recém-inaugurado, existe um famoso e tradicional restaurante francês com uma clientela fiel, com a cozinha comandada pela arrogante Madame Mallory que não quer concorrência por perto. Aí surge a guerra entre o novo e o tradicional, o simples e o sofisticado, o festivo e o sóbrio.

Um filme pra lembrar que leveza também é entretenimento. A história que se passa em um cenário lindo e bucólico da França mistura romance e gastronomia. Quando o filme terminou eu estava com água nos olhos e na boca. O que aconteceu? Corri pra cozinha.

Ótimo para ver com crianças a partir de 10 anos e adolescentes.

Fez parte da minha semana 55.




"Chef" – Carl Casper, um conceituado chef de um restaurante em Los Angeles, se vê sem saída após receber uma crítica negativa de Ramsey Michel, um crítico gastronômico superconceituado. Mais devastadora do que a crítica em si foi a repercussão que sua briga teve nas redes sociais. Sem oportunidade de trabalhar em outros restaurantes, o Chef resolve recomeçar em um Food Truck. Além de lições como determinação e confiança, o filme nos ensina muito sobre marketing e o poder das redes sociais.

Eu vi no cinema com a Ana Luiza em 2014 e revi em casa com a família. Uma comédia literalmente gostosa de se ver. Saí do cinema com desejo de comer um sanduíche cubano. Ou melhor, saí querendo ter um trailler-lanchonete e viajar por aí.

Ótimo para ver com crianças a partir de 10 anos e adolescentes.

Fez parte de minha semana 28.




"Canela" – o filme mexicano conta a história de María (Isabel Yudice) que vive com a sua avó, Dona Tere (Ana Martín). As duas compartilham a paixão pela culinária. Dona Tere é dona de um tradicional restaurante tradicional mexicano, mas por questões financeiras precisou deixar o local ser explorado pela chef Rosi Suárez (Norma Angelica), adepta da culinária moderna com toque de gastronomia francesa. María não se conforma com a situação e decide que está na hora de a avó voltar a cozinhar. E ela não fica parada, corre atrás do seu sonho. Aí surge o confronto entre o tradicional, o caseiro. com os modismos da culinária moderna, e a ditadura do light.

Eu encontrei “Canela” na Netflix, na sessão kids, mas é filme para ver com toda a família. A história é linda, literalmente deliciosa, encantadora, calma e relaxante.

Ótimo para ver com crianças a partir de 10 anos e adolescentes.

Fez parte do meu findi 39 de 2015.





"Julie e Julia" - É um romance autobiográfico de Julie Powell. Uma mulher prestes a completar 30 anos e passando por mais uma crise existencial que estava sentindo a necessidade de dar uma sacudida na vida. Para isso resolveu encarar um desafio de fazer, em 365 dias, todas as 524 receitas do livro “Mastering the Art of French Cooking”, de Julia Child. O marido de Julie deu a ideia dela escrever um blog para contar e registrar as experiências vividas durante o desafio.

O filme faz um paralelo da história das duas mulheres, Julie e Julia. Mesmo as duas nunca tendo se conhecido, suas vidas se cruzam.

O assunto escrever um blog foi o que me despertou o interesse para ver o filme pela primeira vez. Agora rever o filme foi mais uma inspiração culinária. Deu até vontade de me propor um desafio desse. Mas no momento não estou podendo, não.

Dá para ver com crianças a partir de 10 anos, mas é mais atrativo para os adolescentes.
 





"Como água pra chocolate" - Mais um filme mexicano com apelo culinário. Este, além de ser cheio de sabor, é recheado de paixão. O filme de Alfonso Arau, baseado no romance homônimo de Laura Esquível narra a história de Tita, que nasceu na cozinha da família enquanto sua mãe cortava cebolas. A vida de Tita pautada por um amor reprimido é contada pelas palavras da sua neta. Tita é a caçula da família e se apaixona por Pedro, porém a tradição local determina que a filha mais nova não pode se casar, pois tem a tarefa de mãe até sua morte. A grande maioria das cenas se desenrola na cozinha entre panelas, temperos e emoções.

Eu assisti “Como água para chocolate” quando era mais nova e o filme ficou na minha memória. 

Foi ótimo rever com a minha filha adolescente. Não é um filme para ver com crianças.

Fez parte do meu findi 37 de 2015.






"Sob o Sol da Toscana" - Frances (Diane Lane) é uma escritora americana de sucesso que após um divórcio traumático e inesperado tem a sua vida revirada de pernas para o ar! Para animá-la e tirá-la do estado de tristeza e desilusão que se encontra, um casal de amigas a presenteia com um pacote turístico pela Itália. Lá a escritora resolve comprar e reformar uma casa antiga na região de Cartona. A história se passa entre a belíssima paisagem da Toscana e a deliciosa comida italiana sempre servida com um bom vinho.

Não sei dizer se o filme me desperta mais a vontade de comer uma boa pasta ou pegar um avião rumo à Itália. Acho que o melhor seria unir os dois, né? Cozinhar uma bela massa em um casarão antigo na Toscana.

Foi ótimo rever esse filme com a Ana Luiza que, além de se interessar pela história, gostou de encontrar as atrizes Sandra Oh e Kate Walsh da série Grey’s Anatomy.

Ótimo para ver com crianças a partir de 10 anos e adolescentes.

Também fez parte do meu findi 37 de 2015.




"Sem Reservas" - No filme, que é um remake do alemão “Simplesmente Marta”, tem Catherine Zeta-Jones é uma obstinada chef de um restaurante em Manhattan que se dedica totalmente a profissão deixando a vida pessoal em segundo plano. Porém, sua vida começa a mudar quando sua sobrinha Zoe, com apenas nove anos, vem morar com ela. Para tornar a nova vida de Kate mais tumultuada, ela se vê obrigada a dividir também a cozinha onde trabalha com o descontraído subchefe Nick.

O filme é leve, descontraído e divertido, além de ter várias cenas na cozinha e pratos apetitosos.

Ótimo para ver com crianças a partir de 10 anos e adolescentes.




"Receita para a confusão" - Uma família vai inaugurar um novo restaurante. Até aí nada demais. O problema é que os donos do restaurante ao lado não querem concorrência por perto e fazem de tudo para tornar a inauguração um desastre. Mas para deixar seus pais orgulhosos, Rebecca e seus dois irmãos, além de cozinharem e inventarem novas receitas, enfrentam mil e um desastres e imprevistos a fim de e impedirem que a inauguração do restaurante da família seja realmente desastrosa.

A Sofia encontrou o filme na Netflix e gostou. É bem no estilo de “Esqueceram de Mim”.

Bom para ver com crianças.

Existem outros muitos filmes legais para assistir com crianças e adolescentes que abordam a culinária, como "Ratatouille", cujo mote é "todo mundo pode cozinhar", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "Cartas para Julieta", "Casamento Grego", etc. Mas coloquei aqui como dica apenas os que vimos ou revimos neste ano de 2015.


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

6 comentários:

  1. Já vi metade desses filmes e adorei Julie e Julia, é a minha cara! Deixo a dica de mais um, Chocolate. Além dos bombons que são apresentados, a paisagem francesa dá um charme especial!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro filmes com essa temática e vou deixar mais uma dica, Comme un chef, é um filme francês muito legal! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que já vi todos!!! E tem vários que eu gosto!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu só vi o Julie e Julia e amei, vou procurar os outros...
    Obrigada pelas dicas...

    www.reinomae.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Alguns já vi e adorei! Vou deixar uma dica, já deves ter visto, O Tempero da Vida, adorável também. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo