sexta-feira, 29 de abril de 2016

Feira de São Cristóvão - O Nordeste no Rio

Eu já falei aqui da pitoresca Feira de São Cristóvão, um pedaço do Nordeste em plena Cidade Maravilhosa. Um programa divertido, interessante e saboroso para toda a família. Neste mês me bateu aquela saudade arretada do Nordeste e eu fui dar uma ‘turistada’ no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. O Rei do Baião empresta seu nome ao loca e já entrada, uma estátua de bronze avisa que Luiz Gonzaga estará nos acompanhando no passeio.

Desta vez eu vi um grupo escolar com crianças por volta de 10 anos desfrutando das variedades que essa “opção carioca arretada” de lazer oferece e pensei o quanto esse passeio é rico e divertido. Por isso eu resolvi mostrar um pouco mais da "Feira dos Paraíbas", como também é conhecida.

Eu nem sei dizer o que o Nordeste tem de melhor. Se são as praias, a música, as paisagens, sei lá. Mas sei que a comida está no topo da lista. No post “Uma Volta na Feira de São Cristóvão” eu falei bastante dos restaurantes. Neste vou focar em outras coisinhas que podemos encontrar por lá.

São mais de 700 barracas que oferecem as riquezas da região. Assim, cada ida ao Pavilhão tem a sua particularidade.

As pimentas dão um show de colorido exibidas em garrafas de vários tamanhos e formas.

Dessa vez eu fiquei encantada com a variedade de favas que vi. São muitas, de vários tamanhos e cores. Eu fiquei com vontade de levar para casa e experimentar algumas. Vou até procurar algumas receitas por aí.

Nas barracas de artesanato encontramos de tudo, fofurices mil. O carro chefe são as redes. EU mesma já fui com a Sofia para escolhermos juntas a nossa.

Por lá encontramos ideias legais de decoração. Eu, por exemplo, amei essas caixas de feira com flores dentro. Vou decorar algumas para servirem de suporte para a minha horta na varanda.

Neste último rolé pela Feira de São Cristóvão visitamos o Museu Luiz Gonzaga. Acredita que eu já fui lá algumas vezes e nunca tinha me tocado da existência desse cantinho? Também é tanta coisa para ver... precisamos de algumas idas para vermos tudo.

O museu é bem pequeno, mas tem peças bem divertida e coloridas.

que refletem bem o estilo nordestino.

E a diversidade cultural da região.

A Sanfona do Rei do Baião está lá como protagonista,

Esse caminhão de pau-de-arara com os Cordéis pendurados me lembrou a minha viagem à Jericoacoara. Cheguei lá em um caminhão desses.

Bonito de ver no detalhe.

As esculturas de barro também estão presentes no pequeno acervo do museu.

Neste momento a pintura utilizada para fazer a abertura da novela "Velho Chico" está exposta lá.

O museu ainda conta com peças de uso pessoal do Padre Cícero.

Vale a pena o passeio. E como vale.

Serviço:

endereço: Campo de São Cristóvão, s/n, São Cristóvão,
telefone: 2580-5335.
Horário de funcionamento: terças, quartas e quintas das 10h às 18h (somente alguns restaurantes e barracas). Entrada gratuita.
Sextas, sábados e domingos das 10h de sexta até às 20h de domingo.
Preço de entrada: R$ 2,00.
Mais informações no site www.feiradesaocristovao.org