terça-feira, 12 de abril de 2016

Gastronomia de Rua Carioca


Uma das carioquices bem cariocas é a comida de rua que tem espalhada pela cidade. 
Em cada bairro a gente tem aquele ambulante favorito que encanta não só pela delícia que serve, mas muito mais por sua simpatia e jeitinho carioca de conquistar o cliente. 
Muitos são figuras carimbadas, que de tão conhecidas são quase celebridades cariocas. Celebridades do tipo que vira e mexe aparecem na TV dando entrevistas. Alguns deles participam de eventos descolados mostrando o estilo carioca de ser e outros até fazem palestras, como é o caso do vendedor de amendoim do viaduto da Praia de Botafogo que ministra palestra com o tema "Pequeno empresário com mente milionária".

E os cariocas vão sendo conquistados por seus ambulantes e sempre tendo um pra chamar de seu. As crianças que têm o seu pipoqueiro favorito na época de escola, quando vão para a facul não ficam órfãs de seus ambulantes. Quem vai para a PUC, por exemplo, encontra o Xina.

E essa relação do povo carioca com seus ambulantes preferidos começa cedo, bem cedo. Até os bebês já podem ter o seu, como foi o caso da Ana Luiza com o Albany do Baixo Bebê Lagoa.

Eu, por exemplo, já tive a minha baiana do acarajé de São Conrado e sempre que batia aquela saudade da Bahia eu corria lá no calçadão. O meu amigo do melhor cuscuz de coco do Rio de Janeiro que fica lá em São Cristóvão. O cara do coco da Cidade Nova que me chama de querida e se despede com beijos.  O pastel da feira. O baiano da praia do Leme. A esfiha do árabe na praia. 
Aliás, se tem um lugar onde esses ambulantes são abundantes e se destacam é nas praias. Afinal é lá que a gente toma o mate de galão. E cada posto fideliza o seu vendedor do coração. É o caso do Marcelo, que é unanimidade no posto 9, lá no Coqueirão.
Sabendo dessa relação dos cariocas com suas comidas de ruas e seus ambulantes preferidos, imagina como foi o evento Celebra Gastronomia de Rua que rolou no final de semana nos pilotis do MAM.

Tocha Olímpica

Quando eu chamei a Ana Luiza para ir comigo ela não teve dúvidas, topou na hora. Ainda mais quando soube que o Claudinho estaria lá com seu sucolé. É a Ana Luiza já tem o ambulante dela.


Gastronomia de Rua no MAM

Os nossos ambulantes, figurinhas cariocas carimbadas, estavam lá cheios de sorriso, vendendo e tirando fotos com a sua freguesia. 
Pra gente foi muito legal encontrar os nossos já conhecidos:
- Sucolé do Claudinho lá do Posto 9 em Ipanema. Aquele que faz a gente sair do posto 8 andando até o posto 9 só para tomar um de seus sucolés refrescantes e deliciosos.
-  A esfiha do Paulinho, o árabe do Pepê, que vende as esfihas em um camelo de rodas. 

Árabe do Pepê

- O pastel do Bigode lá da feira da GG. Já até falei dessa feira que é um evento de sábado e que vale a pena dar um rolé por lá para entender melhor o jeito carioca de ser.  Tá neste post AQUI.
Foi ótimo conhecer outros ambulantes queridos da nossa cidade.
Gente, o que é essa empada do Paulinho?
Empada do Paulinho

E os brigadeiros do Atelier Brigadeiro Carioca? Eles ficam na Lapa, no Museu do Amanhã e na Rio Branco. Mas tivemos a boa notícia de que vão se espalhar por outros bairros.
Atelier Brigadeiro Carioca


O evento, que foi o primeiro do ano da agenda cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (eu já estou ansiosa para saber dos próximos), reuniu 20 quitutes cariocas, famosos na cidade, de ambulantes que são referência.
Tinha muita variedade de todos os cantos da cidade. Além dos que eu e a Ana Luiza experimentamos e eu já citei aqui, estavam lá também: 
  • Bolinho de Bacalhau do Mazzaropi (Laranjeiras)
  • Cocada da Cris (Laranjeiras)
  • Caipirinha do Luizinho (Flamengo)
  • Papito do Xina (Gávea) - aquele da PUC
Papito do Xina da PUC

  • Acarajé Nega Teresa (Santa Teresa)
  • Angú da Lucinha (Saúde)
  • Salgadinhos Família Marques (Lapa)
  • Caldos da Nega (Rio Comprido)
  • Churrasquinho da Jô (Vila Isabel)
  • Yakisoba do Kayo (Benfica)
  • Oriental do Barcellos (Ilha do Governador)
  • Tacacá da Rose (Ilha do Governador)
  • Pão de Queijo do Carlinhos (Bangu)

Mas não foi só comida que rolou por lá. A agenda cultural estava bem diversificada com música, teatro, poesia e outras manifestações culturais. 
A minha amiga Simone foi no sábado à noite e me mandou um vídeo da quadrilha que estava rolando solta e animada por lá. 
O MAM estava todo decorado com painéis assinados pelo desenhista e artista Geléia da Rocinha.
Geleia da Rocinha

Como era um evento dos Jogos Rio 2016 os mascotes fofuchos, Tom e Vinícius, e a Tocha Olímpica também deram pinta por lá.
Tocha Olímpico Rio 2016

Ah, um detalhe que eu achei super na organização do evento: tinha uma pessoa para dar álcool gel para quem saísse do banheiro passar nas mãos.
Sucolé do Claudinho

Que venham os próximos eventos da agenda cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

12 comentários:

  1. Ai que delícia!!! Essa postagem me deu água na boca!!! E o pior é que eu estou muito longe do Rio rsrs... Mas tudo bem, vou anotar tudinho pra quando eu for aí!
    Beijoss
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir
  2. Que dicas boas! Quero lembrar delas quando for pro RJ novamente! ;)

    ResponderExcluir
  3. Hummm, quando for ao RJ quero experimentar algumas...

    ResponderExcluir
  4. Nossa Chris que demais, não fiquei sabendo deste evento, mas adorei saber de todos os ambulantes neste post, quando estiver por perto dos lugares de onde eles ficam, vou fazer questão de conhecer e experimentar as delícias que eles vendem!

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
  5. Esses passeios que você compartilha aqui são demais!!! Quero ir para o Rio!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu to amando a quantidade (e qualidade) dos Food Trucks por aqui tb!
    Delícia!
    bjs
    Lele
    www.eueleeascriancas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Chris querida! Na correria faz tempo que não comentava aqui, adoro seu blog! Eu sou doida por uma comida de rua e sempre me encanto com a forma que você mostra o Rio pras pessoas! Meu cunhado se mudou recentemente para o Rio e sinto que vou passear mais vezes por aí agora, sempre atenta as suas dicas culturais e gastronomicas! beijo

    ResponderExcluir
  8. Bah, tenho muita vontade de conhecer o Rio, e lendo seus posts essa vontade só aumenta, se Deus quiser em breve vamos.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que legal, adoro passeios assim Chris

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  10. Que legal o seu texto... eu sou do Atelier Brigadeiro Carioca, posso compartilhar o seu texto?

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris, que bacana esse evento, amo comida de rua, ainda mais em um ambiente tão organizado! Morro de vontade de conhecer o Rio, espero conseguir em breve!

    ResponderExcluir
  12. Que legal esse evento, Chris! Adorei!
    Adoraria ter ido! rs
    Beijos,
    Karla

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo