quarta-feira, 17 de agosto de 2016

5 Países do Leme ao Leblon - Casa dos Países Rio2016



A orla do Leme ao Leblon é naturalmente uma área de lazer que o carioca aproveita muito bem. Durante os Jogos Rio2016 esse trecho está uma verdadeira viagem por vários países. Em apenas 8 quilômetros podemos viajar por cinco países (Coréia, Rússia, Itália, Dinamarca e Alemanha).

A Coréia desembarcou no Leme e lá montou a sua casa temática, a Casa PyeongChang.

O stand com vista para a praia, montado na areia, bem colado ao calçadão, tem uma maquete enorme com esportes que estarão presentes nos jogos de inverno de PyeongChang de 2018.

Casa PyeongChang Rio2016

As atrações estão fazendo sucesso. Imagina experimentar esportes de inverno em plena praia carioca. Pois é, lá dá para sair das areias diretamente para a neve. Através de óculos de realiadade virtual podemos experimentar três opções de esportes de inverno.

Casa PyeongChang Rio2016


Gente, o esqui nas montanhas cheias de neve chega a dar um frio na barriga. 


Outras atividades também rolam soltas por lá, como a oficina de flor de lótus feita com copo descartável e papel, e a oficina de desenho da escrita chinesa.
 
Casas dos Países - Casa da Coréia

Tem culinária coreana, taekwondo, performances, música, e coreanas típicas para tirar foto. E no final se a gente ficar cansada dá até para dar uma relaxada fazendo uma massagem ou simplesmente curtir o colorido do artesanato do país.

Casa da Coréia



Casa da Coréia
Endereço: Quiosque QL03/QL04 - Avenida Atlântica - Praia do Leme
Funcionamento: de 4 até 21 de agosto/2016 e de 7 até 18 de setembro/2016


No lado oposto, já no posto 6, lá no Forte Copacabana, está a Casa da Rússia. Logo na entrada nos deparamos com seis matrioskas gigantes. 



Outra atração disponível é um protótipo de um avião desenvolvido especialmente para atletas profissionais. 

Mas não é só isso. Podemos tirar fotos com imagens de atletas russos e ver de perto alguns de seus equipamentos esportivos. 

No pátio, além de um palco com telão, estão disponíveis jogos de tabuleiro russos, raquetes e petecas para as crianças jogarem badminton, bolas, etc.  


Enquanto as crianças brincam, os adultos podem relaxar bebendo cerveja russa.

Cerveja Russa

Outra atividade bem legal é a customização de camisetas com as cores da bandeira russa. 


Enquanto estávamos lá ex-atletas russos estiveram na casa, apresentaram-se e mandaram mensagens de incentivos ao esporte. Isso tudo em russo, é claro. O pessoal por lá fala russo e inglês. E o legal é que a gente se entende. 

Saindo de Copacabana e seguindo para Ipanema, vale fazer uma parada no Arpoador. Além da vista linda, a Casa da Itália, que fica em São Conrado, montou na areia, atividades de surf, stand up e beach tennis.
São 12 pranchas de surf e 12 pranchas de stand up que depois dos Jogos Olímpicos serão doadas à escola comunitária de surf da Rocinha.

Casa da Italia no Arpoador


E tem a janela interativa Ciaolá (a união dos cumprimentos italiano, ciao, e brasileiro, olá) que faz a ligação Rio, Arpoador, e Roma, Piazza del Popolo. Através dessa janela fazemos double selfie em que a gente tira uma foto aqui e simultaneamente outro alguém tira uma foto em Roma. Uma única foto, duas pessoas, dois cenários, duas línguas, duas culturas. Depois podemos ver as nossas fotos no site Ciaola.it/double-selfie. Podemos também fazer um vídeo mandando uma mensagem para os italianos e vice-versa. Os vídeos podem ser vistos no site Ciaola.it/cultural-pills.


Ciaolá - casa da itália



Casa da Itália
Endereço: Praia do Arpoador
Funcionamento: de 7 a 21 de agosto, das 10 às 16h.

A próxima parada do nosso roteiro pela orla é na Dinamarca, na Praia de Ipanema.

Tem muita brincadeira para as crianças, já que a Casa Lego está lá. Um dos jogos preferidos da Sofia foi a roleta que após ser girada ela para em uma atividade, como: abraçar alguém, gritar eu amo a minha vida, alimentar alguém, etc. 



A forma como a casa se apresenta já é supersimpática.


Eu adorei a proposta da casa que mostra projetos de reciclagem e reaproveitamento do lixo.


E consumo consciente.


Uma atração que faz sucesso são as bicicletas que carregam baterias de celulares através das pedaladas. Temos que suar bem a camisa para dar uma boa carga. Mas vale a pena a diversão.


Além disso, casa nacional dinamarquesa tem uma agenda esportiva bem agitada com aulas de ioga, grupos de corrida e empréstimos de smart bikes. A balada também rola por lá a partir das 17h, com os DJs dinamarqueses agitando a galera. 

Casa da Dinamarca
Endereço: Praia de Ipanema, Posto 10 (próximo ao Praia Ipanema Hotel)
Funcionamento: 2 a 21 de agosto, das 11h às 22h.

Logo ali ao lado, já no Leblon, tem a Casa da Alemanha. Nessa, nós ainda não fomos. Na verdade a Ana Luiza tentou ir, mas estava fechada. Ela não se ligou que a casa só abre de quinta a domingo.
Como ela irá ocupar as areias do Posto 11 até 18 de setembro ainda dá tempo de irmos lá conferir a programação que promete campeonato de totó, frescobol, tênis de mesa, basquete e slackline e comidinhas e cervejas alemãs.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Que demais amiga!! Passeio maravilhosos em nosso Rio lindo!
    Anotando suas dicas para ir conferir tb, bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo