quarta-feira, 3 de agosto de 2016

IndignAÇÃO



Já fazia algum tempo que eu não contava os meus “causos” vistos por aí lá no Facebook. Não que não tenha tido histórias, mas tem faltado é tempo mesmo para digitá-las.

Nesta semana eu contei por lá um fato que aconteceu em um passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas.

O fim de tarde na Lagoa estava superlindo, cheio de pessoas passeando e se divertindo.




Uma família de quatro pessoas (pai, mãe e duas crianças pequenas) estava em um deque, todos deitados brincando. Cena linda de família. Aí o pai acabou de beber água e tchum... jogou a garrafa na água. Que feio!

Três senhoras ao meu lado se mostraram indignadas com a cena, questionaram a presença dos guardas para aplicarem multa, ficaram olhando para o camarada pai de família.

A Sofia e as amigas também ficaram indignadas, incrédulas e comentando sobre o fato.

Eu caminhei até a beira da Lagoa, perto da família linda, porém não muito educada, e fiquei olhando pensativa a tal garrafa boiando. A Sofia de longe me perguntou o que eu estava fazendo ali. Respondi alto para que ela ouvisse (na verdade eu queria mesmo é que os pais sem educação notassem) que estava verificando se tinha algum jeito de pegar a garrafa que alguém havia jogado na Lagoa. Note bem, eu falei alguém. Nem disse que foi algum mal-educado, porcalhão e sem noção. Neste momento a mãe da família se indignou e me deu um fora. Algo do tipo o meu lixo eu cato, não preciso de ajuda. Mas tudo bem, a errada sou eu né? Correto é jogar a garrafa na água? Sei lá, eu não entendo assim. Mas tudo bem, eu simplesmente continuei olhando a garrafa como se não tivesse ouvido, apesar da enorme vontade de perguntar se ela iria buscar a garrafa a nado.


A Sofia e a amiga tiveram então a ideia de andarmos de pedalinho para assim retirarmos a garrafa da Lagoa. Espertas elas, não? Arrumaram uma causa nobre ao que já queriam fazer e assim me convenceram. Mesmo já tendo andado o dia todo, minhas pernas aguentavam algumas pedaladas. Anda mais com essa motivação.


Pegamos um pedalinho para quatro e começamos a pedalar em direção à garrafa. Quando começamos a nos aproximar um outro pedalinho com um pai e um filho também ia na direção da garrafa. Será que eles iam passar por cima? Pedalamos mais rápido, mas eles se aproximavam mais rápido ainda. Chegamos a comentar: “eles vão passar por cima da garrafa”, “pedala porque eles vão conseguir afundar a garrafa”, “não é possível que eles vão conseguir o mais difícil que é passar bem por cima da garrafa”. Pedala, pedala, mas eles estavam mais próximos e tivemos que começar a pedalar para trás para evitarmos a colisão (afinal aquilo é um pedalinho e não um carrinho de bate-bate). Infelizmente não conseguimos retirar a garrafa da Lagoa... Não retiramos porque eles o fizeram. E nós, dentro do nosso pedalinho, com aquele visual lindo do fim de tarde aplaudimos o pai e o filho que ficaram rindo em retribuição.

Valeram as pedaladas, valeu o passeio de pedalinho com uma vista linda, valeram as risadas, e acima de tudo valeu a indignAÇÃO.


Se para cada um que sujar tiverem seis (neste caso era eu, a Sofia, duas amigas, o pai e o filho) para limpar eu acho que chegamos lá.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Emocionante. É assim que sempre devia ser. Uma pena ainda ter gente que fica indignado com tanta coisa, mas qdo chega a vez dele fazer algo de bom e dar o bom exemplo pros filhos, deixa a oportunidade passar. Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Desde pequena voce trazia seu lixinho fa praia para jogar fora em casa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo