quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Minha filha não gosta de ler. Seria Insuficiência de Convergência?

Eu estimulo e incentivo muito a leitura aqui em casa e entre os meus amigos. Usei com a Sofia e a Ana Luiza os mesmos recursos. A Ana Luiza sempre adorou ler, está constantemente com um livro embaixo do braço, se está estressada vai ler para relaxar, coisas assim. Já a Sofia amava as histórias que eu contava, se interessou por ler enquanto os livros eram pequenos com letras grandes e imagens maiores ainda.

Com a evolução da leitura, a Sofia começou a achar cansativo ler, reclamava de ficar cansada, de não conseguir se concentrar por muito tempo em um mesmo livro, e coisa e tal.

Eu deixei rolar, afinal temos livros disponíveis em casa, tem os livros de quando a Ana Luiza tinha a idade dela, vamos sempre às livrarias e se ela se interessa por um ou outro trazemos para casa. Teve a fase que ela se empolgou com o "Diário do Minecraft", depois com os livros do Harry Potter, e quando eu achava que a Sofia ia engrenar na paixão pela leitura, ela abandonava os livros de lado e dizia que ler cansa.

Então né, vamos respeitar o gosto dela, deixar o tempo dela, afinal a Sofia é mesmo muito agitada, é bem mais de atividades físicas e agitadas do que intelectuais e calmas. Ela prefere andar de patins na Lagoa a ir ao cinema, prefere pular corda no play a ler um livro. De qualquer forma os livros estão aqui presentes e ela tem o exemplo da mãe, do pai e da irmã que leem bastante. Relaxei.

Esse ano com o aumento do volume de conteúdo para estudar, a Sofia começou a reclamar que tinha muita matéria para ler e que ela ficava cansada. No princípio falei que era treino e com o tempo se acostumaria. Mas com o tempo a reclamação passou a ser de dores de cabeça, na testa, acima dos olhos sempre que lia muito.

As duas, a Ana Luiza e a Sofia, fazem revisão com o oftalmologista uma vez por ano, já tinham feito nesse ano e estava tudo bem. Mas diante das reclamações levamos novamente. E aí foi identificada a causa desse cansaço todo para ler: insuficiência de convergência.


  • Mas o quê que é isso ou what porra is this?


É simples, é a dificuldade de ambos os olhos em acompanhar um objeto próximo dirigindo-se a raiz do seu nariz, sendo que um ou ambos, podem desviar em direção oposta. Ou seja, sabe aquela brincadeira de ficar vesgo? Aquela de olhar para a ponta do dedo e ir aproximando-o da ponta do nariz até ficar vesgo? Aquela que diziam que se batesse um vento a gente ficaria vesgo para sempre? Então, a pessoa com dificuldade de convergência não curte muito essa brincadeira porque não consegue ficar vesgo dos dois olhos ao mesmo tempo. O engraçado é que às vezes consegue o mais difícil: ficar vesgo de um olho só.

  • Quais são os sintomas?

Muitos, como:

- Dificuldade de concentração;
- Ficar cansado ao ler;
- Ter sonolência; 
- Sensação de que as palavras se movem.

No caso da Sofia, esses acima me confundiram com a falta de gosto pela leitura e na verdade eles é que causavam o desinteresse.

- Pular linha na leitura e por isso fazer uso do dedo quando lê;
- Olhos pesados;
- Cerrar ou esfregar os olhos;
- Fechar de um dos olhos para ler;
- Enjoos;
- Dores de cabeça.

Somente quando a Sofia apresentou os sintomas mais físicos, digamos assim, como dor de cabeça, enjoo e esfregação dos olhos é que nos atentamos para a possibilidade de "não gostar de ler" poder ser uma questão de problema nos olhos. 

  • Qual foi o tratamento?
Aqui em casa a recomendação foi de exercícios de terapia visual feitos em casa. Muito simples, mas que precisam de disciplina. A Sofia fez direitinho e o resultado foi muito rápido.


O primeiro foi esse com os pontos vermelhos. A parte do X fica na boca e deve fixar os olhos nos três pontos vermelhos começando do mais distante da boca para o mais próximo. Repetir o movimento durante cinco minutos duas vezes por dia.

Ao fazer o exercício o que vemos em cada ponto é mais ou menos assim.



Após dois meses fazendo este primeiro exercício, a Sofia teve uma consulta de revisão e já tinha evoluído bastante. O exercício então foi alterado para o da linha preta com as três bolinhas. O processo é praticamente o mesmo, porém dessa vez o exercício deve ser executado durante um mês, parar por 15 dias, fazer mais um mês, parar por 15 dias e fazer a revisão. O que deve ser visto ao executar o exercício é o que está explicado em preto.


Normalmente quando a criança vai ser alfabetizada a escola pede o exame de vista. As minhas duas filhas fizeram nesta época e:
- a Ana Luiza apresentou dificuldade de convergência. A recomendação inicial foi avisar na escola que se ela precisasse usar o dedo para acompanhar a leitura era para deixar, e acompanhar. Ela não precisou do dedo, não teve problemas para ler e não apresentou nenhum sintoma.
- a Sofia não apresentou dificuldade de convergência. Os sintomas apareceram, mas inicialmente não percebemos. Somente quando vieram as dores de cabeça é que nos demos conta.

Fica o post como dica, caso esteja passando por alguns dos sintomas apontados. O legal é procurar o oculista e se tiver que fazer o tratamento, é tranquilo.  
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

14 comentários:

  1. Nossa nunca saberia que isso existe se não fosse seu post! Informações excelentes!

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Já compartilhei. Aqui tbm um lê muito mais do que o outro, ambos v=fazem exames periódicos, e o que lê menos tem problemas de visão. Na próxima consulta, vou mostrar o teu post pra oftalmo e pedir que ela nos ensine. bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o seu post! Não sabia que isso existe, com certeza vai ajudar outras famílias com crianças que apresentam dificuldade de leitura ou aprendizado. Às vezes a gente nem imagina que a queixa de uma criança pode ser algo importante a ser cuidado. Beijos, Fabi Fontainha

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito interessante o seu post. Não sabia que isso existia. Certamente vai ajudar outras famílias.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Chirs, eu não conhecia isso! Adorei as informações, com certeza será de muita ajuda.
    Bjs Tania

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post Kita. Ricas informações. Vou compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Chris, nunca tinha ouvido falar em insuficiência de convergência.
    Muito esclarecedor. E que bom o tratamento é tranquilo.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Chris. Não sabia sobre isso. Olha quantas crianças devem ter e os pais nem desconfiam. Post ótimo e muito informativo

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gostei muito do seu post! Sou professora de inglês e esta é uma dica muito legal para ficar de olho nos meus alunos também! :-)

    ResponderExcluir
  10. Uau, jamais saberia disso se não tivesse vindo aqui no seu blog ler! Super anotado as dicas e ficarei de olho no meu pequeno!

    ResponderExcluir
  11. Chris!!!
    Não conhecia isso! Obrigada pelo alerta e bj na Sophie linda
    Bjao
    Lele

    ResponderExcluir
  12. Bom saber que o resultado obtido foi positivo.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, nem imaginava que existia esse tipo de problema. Que bom que vcs diagnosticaram, não deve ser simples tb.

    bjs,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa quanta informação importantíssima. Obrigada pelas contribuições.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo