quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Boulevard Olímpico - Um passieo completo


Eu fiz o trajeto da Orla Conde um pouco antes do início dos Jogos Olímpicos Rio2016 e contei AQUI. Com o início do Rio2016 a Orla Conde e o Porto Maravilha (eu preciso fazer esse roteiro novamente) foram vestidos de Boulevard Olímpico com diversas atrações para o público curtir de montão aquela área que um dia foi completamente horrorosa.

Imagem do site Visit.Rio

Dessa vez fizemos, eu e a Ana Luiza, o percurso inverso do passeio anterior. Começamos pelo Porto.
Fomos de metrô até a estação Uruguaiana, caminhamos pela Rua Acre até a Praça Mauá. De lá pegaríamos o VLT, direção Praia Formosa (ou Rodoviária) até a estação Utopia AquaRio. Mas preferimos fazer esse trecho caminhando e voltar parando nos pontos de nosso interesse.

O AquaRio ainda não está em funcionamento, mas o prédio está pronto e bem bonito. Viemos então caminhando devagar em direção a Praça Mauá, observando os detalhes e selecionando onde entraríamos.

 NBA House, um parque temático sobre basquete americano, que está montada no Armazém da Utopia, atrai a atenção de muita gente, mas não era o nosso foco. Tínhamos muita coisa para ver, então era preciso escolher. Assim a NBA House foi vista só pelo lado de fora.

Um ponto que chamou a minha atenção foi o prédio do Moinhos Fluminense, uma das fábricas mais conhecidas do Rio de Janeiro que funciona na Região do Porto desde 1887. Sabe que o alvará de funcionamento foi dado pela Princesa Isabel?! Este moinho, que produz a farinha que abastece praticamente todas padarias cariocas, tem uma construção lindíssima, mas que estava pouco preservada. Agora foi revitalizado e está de tirar o chapéu.

É bem ali, em frente ao Armazém 6, que está o Espaço Rio de Janeiro, um espaço do Sesc, Senac e Fecomércio, com o objetivo de mostrar os esportes mais famosos no Rio. O espaço totalmente interativo é ótimo para crianças. Tem totó humano, simulador de natação que tem que fazer as braçadas, simulador de passeio de bicicleta pela orla em que pedalamos de verdade, judô onde as crianças verificam a potência da própria pegada, tem muro de escalada e um simulador de corrida.

Aberto de 3 a 21 de agosto das 10h às 19h e a entrada é gratuita.



Saindo do Espaço Rio de Janeiro fomos tirar fotos e admirar a grande galeria a céu aberto de Street Art que está colorindo, enfeitando e dando charme ao Boulevard Olímpico. As obras fazem parte da ação #Instawalkrio, reúne artistas conhecidos, como Vick Muniz, Luiz Zerbine, Rita Weiner, e outros. Vale a pena entrar no Instagram @instawalkrio.

Além do famoso painel "Etnias" (falei dele no post "Orla Conde"), têm muitos outros para observarmos.

O painel do Wark da Rocinha está na lateral do prédio em que começa o painel "Etnias" em uma parte que está com as obras sendo finalizadas. Eu sou apaixonada por esses anjos que vemos espalhados pela cidade.



O preferido da Ana Luiza foi a obra de Rita Weiner.



Ficamos, as duas, encantadas com a arte de Pamela Castro. 


Os grafites estão tão lindos que dá vontade de colocar fotos de todos aqui no post. Mas não precisa, a gente pode ver no Instagram @instawalkrio.

Aliás, tá vendo ali ao lado aquele prédio com fotos em preto e branco? É obra do fotógrafo francês JR. E o legal é que o público pode participar do painel. É só ir à cabine que está montada em um minicaminhão, bem em frente ao prédio, do outro lado da calçada, e fazer a sua foto. Depois, ela é impressa em tamanho gigante (94 cm por 1,5 m) e colada na fachada do prédio ou no chão, para completar o grande mosaico. Deve ser muito show ter a nossa carinha estampando uma obra de arte, né? Mas a Ana Luiza não quis! Pra quem se interessar o estúdio fotográfico ficará parado no local até domingo (14).

Os Food Trucks estão espalhados ao longo do caminho com comidinhas de todos os tipos, para todos os gostos. Têm hambúrgueres, pizzas, pipocas, alguns com pegadas mais naturais.

A Ana Luzia experimentou o cone de batatas fritas para matar a saudade de Amsterdam.



E eu não resisti ao nosso tradicional brigadeiro.


Com a barriguinha forrada seguimos o nosso caminho. A próxima parada seria a Parada Coca-Cola, mas estava muito cheia. Apesar de ter atrativos muito legais, como ver as moedas e poder tirar foto 360º com a tocha, tínhamos muita coisa para ver e decidimos não encarar a fila. Quem sabe a gente volta para fazer o que faltou?

A Parada Coca-Cola vai ficar aberta até 21 de agosto das 11h às 18h com entrada franca para a exposição.




Seguimos então para a Casa Brasil. Esta está imperdível! Tipo parada obrigatória mesmo.
Ocupando os Armazéns 1 e 2, o espaço está mostrando o melhor da nossa cultura, do nosso turismo, da nossa tecnologia, da nossa diversidade e do nosso país. 
Tem exposição de arte e cultura, exposição de fotos de atrações de diversos estados, simulador de voo sobre a orla do Rio, exposição exibindo projetos tecnológicos inteiramente brasileiros, exposição com cenários esportivos feitos de pães, massas e biscoitos (fiquei louquinha nessa parte), área da torcida brasileira onde podemos experimentar alguns esportes, inclusive esportes paralímpicos, como futebol de deficientes visuais, cadeira de rodas, bicicletas pedaladas com os braços. 
Chegamos por volta das 11h30 e estava completamente sem fila.

Vale a pena aproveitar as instalações da Casa Brasil. O funcionamento será:
- de 4 a 21 de agosto das 10h às 22h
- de 22 de agosto a 6 de setembro das 14h às 22h
- de 7 a 18 de setembro das 10h às 22h 
sempre com entrada franca.


Felizes da vida, saímos da Casa Brasil com o objetivo de ira à Casa de Portugal que fica em um barco, na Ilha das Cobras. Para chegar até lá passamos pela Praça Mauá que está uma loucura de boa!

Lá está o Palco Encontros que já manda ver na programação desde cedo. Além do telão que transmite algumas competições, vai rolar muita música por ali, inclusive com nome conhecidos, como Paralamas do Sucesso e Fernanda Abreu. Vale a pena fica de olho na programação.


Ali também encontramos o mapa com tudo o que podemos encontrar no Boulevard Olímpico.


Bom a Praça Mauá tem o Museu do Amanhã (neste período os ingressos precisam ser adquiridos pela internet e com hora marcada) e o MAR (está com exposição especial em homenagem aos Jogos Olímpicos, onde a estrela é o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral) que são belíssimos, vale a pena a visita sempre, mas não era o nosso foco no momento. Já falei da Praça Mauá neste post AQUI.

Passamos pelo Museu do Amanhã seguimos a orla até a área da Marinha. Lá, do outro lado, na Ilha das Cobras estão ancorados os navios Sagres, onde fica a Casa de Portugal, e o Cisne Branco.


A fila estava enorme e até bateu aquela vontade de desistir. Mas seria agora ou nunca, então resolvemos encarar. Apesar de gigantesca, a fila está superorganizada e anda bem rápido. Em uma hora atravessamos a ponte, caminhamos na Ilha das Cobras (de lá tivemos uma ótima panorâmica da Praça da Candelária) e fizemos a visitação.


A visita em si foi abaixo das minhas expectativas. Apenas vimos a embarcação. Não teve nada da cultura portuguesa exposto. Mas fizemos umas fotos legais juntas.


E pudemos ver de outro ângulo a agitação da Praça da Candelária e da Praça XV, com o balão da Skol sendo uma das grandes atrações. Ele faz voos panorâmicos, mas depende das condições de tempo.

O veleiro Sagres está na Ilha das Cobras das 10h às 12h e das 15h às 17h com entrada grátis.


A Praça da Candelária está novinha em folha e foi inaugurada para receber a Pira Olímpica, que é a grande estrela da área. Gente, quase não dá para tirar foto de tanto movimento por lá.




Pira vista e fotografada, o outro ponto que queríamos entrar era a maquete do Rio toda feita em Lego, entre a Candelária e a Praça XV. A fila estava pequena e vale a pena. A entrada é gratuita e o funcionamento é diário das 10h às 23h.


Chegamos à Praça XV por volta das 14h e já com fome. Sentamos em um dos muitos Food Trucks que estão por ali. Enquanto comíamos ficamos na expectativa de uma menina que tentou o bungee jump da Nissan. Depois de muita torcida, ela desistiu.

No prédio da Bolsa de Valores está a Casa da Austrália que funcionará até o dia 12 de agosto das 11h às 19h. Pelas informações que eu recebi esta casa não tem tantos atrativos, então ficou fora da nossa prioridade.

No Museu do Paço, outro ponto imperdível do Rio Antigo, está a casa Culture '&' Tokyo in Rio que estará aberta até 17 de setembro das 12h às 19h, ficando fechada apenas às segundas-feiras. Como teremos tempo para ver esta casa, deixamos para a próxima.

Seguimos no nosso rumo em direção ao Museu Histórico Nacional e a nossa próxima parada seria a Casa da Colombia, já na Praça Marechal Câmara. No meio do caminho tinha a Feira Carioquíssima. Ótima surpresa!

A Casa da Colômbia está no Centro Cultural do Ministério da Saúde, em frente ao Museu Histórico Nacional. Lá podemos ver um pouco do artesanato colombiano, do potencial turístico, da diversidade cultural, ouvir música, tomar café e comer La Oblea, esse doce típico.



A Casa da Colômbia é pequena, mas muito interessante e acolhedora, e estava sem fila. Aliás, a fila que pode ser vista na foto era para tomar o cafezinho colombiano que parece ser dos melhores.

Está em funcionamento:
- de 4 a 21 de agosto e de 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h




Chegamos ao nosso último ponto do dia fechando toda a Orla Conde, o Museu Histórico Nacional. A Casa do México vale a pena pela visita ao museu que é sensacional e pela exposição "Frida e Eu". A parte da casa do México que fica na área externa do museu é bem pequena. Tem um pouco, mas muito pouco mesmo, do artesanato mexicano e um único Food Truck com comida típica, mas que estava fechado. 

A Casa do México ocupa o Museu Histórico Nacional até o dia 15 de setembro das 10h às 17h30.



Foi bom de ver a nossa cidade tão cheia de eventos, de opções culturais e de lazer gratuito. Dá para aproveitar muito esse período de Jogos Olímpicos e Paralímpcos.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Passeio nota 10 ! Fiz hoje a noite mas não tão completo como o seu. Tenho que voltar de dia. Adorei !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo