terça-feira, 25 de julho de 2017

Um passeio pelo Morro da Conceição


Bem ali na região da Praça Mauá, escondido atrás dos prédios altos, está o Morro da Conceição. Olha aí a "dona do morro". Na verdade, a padroeira dessa verdadeira joia de valor histórico e cultural da nossa cidade, mas ainda pouco conhecida, visitada e explorada pelos moradores e turistas.

O que fazer no Rio

Eu mesma já tinha ido às proximidades do Morro da Conceição algumas vezes, mas nunca tinha subido efetivamente. Vejam só, eu colaborei com o projeto de revestimento da escadaria do morro fazendo uma parte do mosaico (contei no post "Escadaria do Morro da Conceição de Cara Nova") e não fiz o passeio completo.

Escadaria do Morro da Conceição

Mas desta vez aproveitei que o Flávio do "Por Onde Andei - Passeios Históricos" guiou um grupo e me juntei. O passeio foi ótimo! Começamos com uma visita ao Mosteiro do São Bento para assistir uma parte da missa com cantos gregorianos, seguimos para o Morro da Conceição e terminamos no MAR visitando as exposições. Ou melhor, eu terminei no MAR. Eles ainda foram almoçar no Albamar e eu me arrependi de não ter ido também. Mas vou focar o post no Morro da Conceição.

O nome Morro não tem nada a ver com favela.  É a formação geográfica mesmo. A história da ocupação do Morro da Conceição se entrelaça à Invasão Francesa do século XVIII. Era do alto dos morros que o exército português protegia a cidade e tinha vista privilegiada da nossa Baía. Foi no alto deste morro que os portugueses instalaram a Fortaleza da Conceição, que atualmente funciona como Museu Cartográfico do Exercito, para defender as terras cariocas da ousadia dos corsários franceses, em especial a René Duguay-Trouin.

O nosso passeio fez o seguinte percurso marcado em vermelho no mapa.

Passeios diferentes no Rio de Janeiro

O Morro da Conceição tem vários acessos. Pode ser pela Pedra do Sal, pelo Jardim Suspenso do Valongo (já fiz esse passeio, mas não cheguei a subir no morro na época). Pode ser pela Igreja de São Francisco da Prainha que tem um acesso bem bonito ao morro (mostrei no post "Um passeio pelo Largo de São Francisco").

Mesmo com tantos acessos, o Morro da Conceição ainda é um desses lugares escondidos da cidade do Rio de Janeiro que quando conhecemos nos surpreendemos. E uma das opções mais fáceis e recomendáveis é o passeio a pé a partir da Ladeira João Homem. Ou seja, pela escadaria em mosaico, aquela que eu colaborei.

Na entrada, a placa já avisa que o Morro da Conceição é um oásis carioca! E é mesmo. É desses lugares que fazem a gente viajar no tempo. Não tem jeito, andando pelas ladeiras e ruelas, inevitavelmente nos sentimos em outros tempos.

O que ver no Morro da Conceição no Rio de Janeiro

Assim que subimos a escada colorida nos deparamos com a charmosa Nave Cosmonauta Mosaicos que foi responsável pelo projeto de colorir a escadaria. 

O que fazer no Morro da Conceição no Rio de Janeiro

No caminho, encontramos iniciativas sustentáveis como a parede de mudas e o incentivo à coleta de lixo reciclado. 

Passeios imperdíveis no Rio de Janeiro

Alguns passos morro acima encontramos o Bar Imaculada. Um lugar gostoso, com decoração legal, ambiente descontraído e comida muito boa. O bolinho de arroz, feijão e carnes de feijoada é maravilhoso. A geleia de pimenta dá um toque todo especial. Sempre tem fila na hora do almoço.


Seguimos subindo com calma e observando a riqueza arquitetônica.


Aliada à criatividade. Tá vendo a turista fotografando o pé de laranja carregado de frutinhas? Pois é, a vontade de comer fruta do pé foi tão grande que o morador pendurou as laranjas com fio de nylon na árvore.

Curiosidades sobre o Morro da Conceição

Os detalhes estão em todos os lugares. Nos vasos de plantas em frente às casas.

Passeio no Morro da Conceição no Rio de Janeiro

Nas portas.

Passeio no Morro da Conceição no Rio de Janeiro

Nas janelas.


Nas fachadas.


Nos orelhões. Sim, tem orelhões por lá. Afinal, estamos voltando no tempo.



Nas calçadas.


Nos telhados.


Enfim, uma descoberta a cada passo. Um encantamento a cada olhar. 

E assim, sem sentir a subida, chegamos ao final da Ladeira João Homem e nos deparamos com a Praça Major Valô, também conhecida como Praça da Conceição.

Praça Major Valô

Praça ampla, linda, sem bancos, com a imponente imagem de Nossa Senhora da Conceição ao centro e ao fundo a Fortaleza da Conceição que foi construída no século XVIII. Atualmente tombada pelo Iphan, desde 1938. Objetivo era instalar canhões num local alto o suficiente para proteger o trecho que se estende do Valongo a Praça Mauá e com o alcance para a defesa da Ilha das Enxadas. A visita é gratuita, de segunda à sexta, mas é preciso agendá-la. Como o nosso passeio foi no domingo, não pudemos fazer a visita.

Seguimos à esquerda para observar a fachada do antigo Palácio Episcopal da cidade. Lindo! 

Antigo Palácio Episcopal do Rio de Janeiro

Retornamos ainda nos encantando com surpresas no caminho, como este relógio de sol.

Morro da Conceição no Rio de Janeiro


Seguimos, desta vez, pela direita da Fortaleza, para a Rua Jogo da Bola, onde se localiza a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Uma pequena igreja datada de 1895 que é dedicada à padroeira do lugar. 

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Uma coisa que eu achei interessante neste trecho da rua é que a grande maioria das casas tem uma imagem religiosa na fachada.



Seguindo um pouco mais à frente chegamos ao ponto 9 do mapa, a Praça Leopoldo Martins. Um reduto de tranquilidade. Tão próximo ao burburinho e agitação da Praça Mauá e ao mesmo tempo tão distante no estilo de vida. 


Dali, virando à esquerda pode-se optar por descer o morro pelos Jardins Suspensos do Valongo, antigo oásis da cidade (passeio que eu fiz em 2013 e quero voltar. Mostrei no post "Rio dos Escravos"), mas nós optamos por retornar pelo mesmo caminho. 

Um passeio apaixonante (por isso tantas fotos). Vale a pena!



Esse passeio show de bola eu fiz guiada pelo Flávio do Por onde Andei - Passeios Históricos. Para quem quiser conhecer mais do Rio de Janeiro, vale a pena entrar na página Por Onde Andei e ficar de olho nos passeios.

Outros posts da região do Morro da Conceição:

- Rio dos Escravos X Porto Maravilha.


Você pode me encontrar também


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

5 comentários:

  1. Ah! Que legal! Adoro passear contigo, Chris! O dia estava perfeito, hen?

    ResponderExcluir
  2. Que passeio gostoso! Adorei a escadaria e as plaquinhas do lugar, tudo muito fofo. Beijos, Fabi

    ResponderExcluir
  3. Chris, você sempre trazendo dica de passeio bacana. Uma coisa que admiro em vc é a sua disposição em sempre conhecer lugares novos. É inspirador!

    ResponderExcluir
  4. Achei o lugar um charme e nem sabia que existia. Já anotei para explorar esse cantinho tambem. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Chris eu amo seus passeios e vou junto!
    Adorei as fotos, que lugar mais bonito e colorido.
    Bjks mil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo