quarta-feira, 25 de março de 2015

Casa Daros - Exposição Made in Brasil

Quando a Ana Luiza (aos 16) me pede para sair com uma amiga pra ver uma exposição de fotos no IMS, eu confesso que fico muito feliz e me sinto orgulhosa. E isso é resultado de a gente inserir visitas a museus e centros culturais na nossa programação com frequência, desde que ela era bem pequena.

E continuamos nesse mesmo espírito com a Sofia.

Neste final de semana fomos ver a primeira exposição totalmente voltada para a arte brasileira na Casa Daros, local que nós gostamos muito e que representa a arte ea  cultura latino-americana.




Made in Brasil foi concebida como uma homenagem ao cenário artístico brasileiro em seu país de origem. E traz obras de grandes nomes, como Waldérico Caldas, Antonio Dias, Milton Machado, Cildo Meireles, José Damasceno, Ernesto Neto, Miguel Rio Branco e Vik Muniz.



Poder fotografar a exposição é um ótimo incentivo e atrativo para as crianças, além de despertar o interesse em observar a obra por diversos ângulos. 

A Sofia se encantou com as caveiras na obra "A Simétrico" de Waldérico Caldas.


"O Pequeno Príncipe"



Já a obra "estudos sobre a vontade" nos deu vontade de participar


e experimentar.


Uma das obras mais impactantes dessa exposição foi "Missão/Missões (Como construir catedrais)" de Cildo Meireles.



No chão foram usadas 600 mil moedas para compô-la.


A curiosidade em "O Agregado" de José Damasceno. Como as estantes estão encaixadas e equilibradas?


Ao nos depararmos com "Can You Hear Me?", também de José Damasceno, a pergunta foi "Can I see Me?" "Can You See Me". A Sofia gostou de se ver refletida nos trompetes. Como eles estão ligados ela queria enxergar através deles.


Passamos por todas as 60 obras do acervo despertando curiosidade, estranheza, e diversas outras sensações. Finalizamos na sala com fotografias de Vick Muniz que usou o chocolate para desenhar o retrato de Sigmund Freud. (aqui a Sofia achou um grande desperdício. Como assim, não comer todo aquele chocolate?)




Os diamantes reluzentes usados para criar a imagem de Marilyn Monroe (2004) impressionaram pelo brilho e pela riqueza.



A exposição está muito interessante e o fato de algumas obras serem interativas com o público, atrai as crianças! Foi um ótimo programa que eu recomendo para toda a família. Eu acho que vale a pena, antes de fazer a visita, entrar no site da Casa Daros e visitar o microsite feito exclusivamente para a exposição (AQUI). É legal ir para a exposição já com um entendimento do que vamos encontrar por lá. 

A mostra fica em exibição até 9 de agosto e depois terão novas edições com outros artistas que representam o Brasil.

Entrada: Exposição principal R$14,00. Entrada gratuita às quartas-feiras e criança não paga.
Horário: Quarta-feira a sábado de 11h as 17h e domingo de 11h as 18h
Endereço: Rua General Severiano, 159, Botafogo. Rio de Janeiro

PS: eu fui no domingo cedo e estava vazio. Quando saímos por volta das 14h30 já tinha fila (pequena) para entrar nas salas.

Outras exposições que já vimos na Casa Daros:

- Le Parc Lumière;
- Luiz Zerbini, Fabian Marcaccio e Carlos Cruz-Diez;
- Didática e dialética da cor;
- Ilusões;


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Olá!
    Que passeio legal!!!! Adoro!!!!
    Isso é ótimo para crianças!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  2. Gostei... Valeu pela dica :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://www.decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir
  3. Chris esse inventivo ao gosto e hábito de freqüentar espaços culturais é muito importante. Seria bom se nós tivéssemos mais essa pratica de lazer na vida do nosso povo. A cultura faz uma enorme diferença na construção de um país. E você possibilitar e estimular a Sofia a explorar o ambiente e observar as peça por vários ângulos.

    ResponderExcluir
  4. As fotos estão muito legais e a Sofia é bem curiosa. Esse é um programa bem legal pra fazer em todas as idades.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ir nessa casa que vocês vão sempre.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ir nessa Casa Daros. Eu sempre gosto das exposições que vocês vão lá.

    ResponderExcluir
  7. Demais, Chris! Preciso me apressar!
    Bjsss,
    Karla

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo