sexta-feira, 6 de março de 2015

Duas horas de terapia no centro do Rio: Exposição, gastronomia e igreja


Eu me permiti duas horas de terapia no Centro Histórico do Rio. Ou melhor, eu me presenteei com essas horinhas.
Estava me sentindo angustiada com alguns probleminhas corriqueiros e cotidianos, dessas coisas da vida que acontecem com todos nós e a todo momento.

Acontece que nesse dia eu não estava com estrutura suficiente pra encará-los tão de boa assim. E uma coisa que eu venho aprendendo é respeitar os meus limites. Não me cobre ser forte o tempo inteiro, a conseguir resolver tudo sempre, e estar sorrindo e de alto astral constantemente. É claro  que eu prefiro segurar a onda, ou melhor, as ondas. Que eu me sinto bem encarando a vida numa boa e encontrado caminhos para as encruzilhadas que surgem.  E assim eu aprendi que me permitir um tempo, que chutar o pau da barraca vez ou outra, é um caminho para eu me sentir melhor e me estruturar.

Foi assim que eu saí para almoçar sem destino, sem pressa e sem me preocupar com a hora de retornar.

A primeira parada não planejada foi no CCBB para ver a exposição “Kandinsky – Tudo começa num ponto”.




Wassily Kandinsky é um dos mais renomados mestres da pintura moderna e também pioneiro e fundador do abstracionismo.



A exposição, além de obras de Kandisky, traz também trabalhos de seus contemporâneos e de artistas que o influenciaram. O acervo exposto tem como base a coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, além de obras de oitos museus do interior da Rússia.



Durante o meu passeio pela exposição eu me senti em uma viagem para a Rússia conhecendoum pouco dos seus costumes, histórias e lendas. E viajar é um ótima maneira de abastecer o corpo e alma com ótimas lembranças e emoções positivas.



A convicção de Kandisky de que, tanto na vida quanto na arte, a arte e o espiritual devem prevalecer sobre o material refletida em suas obras, refletiu em mim ao observá-las.

São Jorge pintado por Kandinsky


Como disse a Fernanda Reali neste post AQUI:  "Para contrabalançar a visão dura que adquirimos no cotidiano, temos a arte que nos atiça a sensibilidade, nos suaviza".

Improvisação 209

Inspirado pela prática xamânica, Kandisky procurou na alma dos objetos as manifestações espontâneas de seus sons interiores.


Improvisação

Observar as telas e ouvir as minhas emoções, meus sentimentos e minhas necessidades naquele momento me fiz  mais presente e me relaxou. 



Saindo da exposição fui almoçar no restaurante Cais do Oriente que tem um ambiente agradável, amplo e superbem decorado, além da comida ser saborosa e ter uma apresentação que enche os olhos. Em todas as mesas tinha um vasinho com flores e justamente a minha estava sem. Pedi ao garçon que trouxesse um flor bem bonita para a minha mesa porque eu merecia. O resultado foi Leitura, flor, comida gostosa, beleza,e eu sendo ótima companhia pra mim mesma. Algumas vezes, esse tempo pra mim, essa conversa boa comigo mesma, esse desligamento são fundamentais. A sensação de se bastar por uma horinha foi renovadora.

Continuando a caminhada parei na loja da Granado para uns minutos de aromaterapia e para levar um presente pra Ana Luiza. Presentear com carinho é um ato de amor, é uma maneira de demonstrar que pensei nela e uma forma de cuidar.


Pra finalizar mais um pouco de beleza por que o belo faz bem ao espírito. Não é a toa que os templos religiosos são tão bonitos.


Me perdi no centro histórico do Rio, esbarrando com arte, boa comida, beleza e refúgio até me encontrar. Foi uma pausa pra seguir com calma e com alma.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Parece que hoje foi dia de reflexão. Me peguei sentada na cozinha amamentando Francisco e olhando o horizonte da minha janela. Por ela vaza minha hortinha com vida verde brotando. Um momento pitoresco e até corriqueiro. Mas pra mim, foi um momento pra ver e perceber o quanto sou feliz. Vou lá ver a exposição e almoçar no Cais do Oriente também. Hoje quero ficar só com a minha janela. Bj grande e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Fez bem ler seu post. Preciso aprender a me cobrar menos e dimensionar mais minha força e, principalmente, minhas fraquezas.
    Algumas coisas já estão em processo de mudança, mas esse dar um tem´pra mim, vou começar a priorizar. Ando precisando muito. Obrigada por me fazer refletir.

    ResponderExcluir
  3. BOM ISSO DE TIRAR MOMENTOS SÓ PARA VOCÊ .... CURTIR O BELO E APRECIAR A SUA COMPANHIA ... <3 <3

    ResponderExcluir
  4. BOM ISSO DE TIRAR MOMENTOS SÓ PARA VOCÊ .... CURTIR O BELO E APRECIAR A SUA COMPANHIA ... <3 <3

    ResponderExcluir
  5. OI FILHA , QUE BOM SABER QUE TIROU UM TEMPINHO PARA VOCÊ E SE SENTIU TÃO BEM NA SUA COMPANHIA .... PASSEIO LINDO E ENERGIZANTE ,BJSSSSSS

    ResponderExcluir
  6. Ai que vontade de fazer algo semelhante...

    ResponderExcluir
  7. Que legal....tive a sensação de ter ido junto com vc...rsrsrs.....eu também tiro um tempo para mim...sem pressa. sem rumo...indo só indo....vejo as coisas de outro angulo....degusto um café bem quente....vendo o ir e vir das pessoas...sem nem ao menos se olharem...sem se importarem uns com os outros....um desfilar de cores aos meus olhos....como se fossem borboletas voando...as vezes um cachorrinho faz parte da paisagem....sinto o sol....o vento...por fim me dou um presente....( um perfume....uma flor ) e volto para minha realidade com a alma leve...coração feliz....e meu ser se inclina e me diz....muito obrigado....

    ResponderExcluir
  8. Cris, esse passeio q vc fez no Centro foi muito maneiro. Vc conseguiu fazer de tudo um pouco. As pessoas anadam pelo centro tão apressadas q nem observam q lá tem tanta coisa boa pra fazer.

    ResponderExcluir
  9. Cris esse passeio foi completo e perfeito. A exposição parace maravilhosa e o melhor é que é gratuito. Muito bom você incentivar o consumo de cultura.

    ResponderExcluir
  10. Que dia gostoso! Linda exposição, ótima comida, presentinhos e momento de encontro contigo mesma. Gostei do que escreveu no início do post. Muitas vezes não nos damos o direito de não estar bem, de precisar de ajuda, mesmo que a ajuda seja somente um "esfriar a cabeça" para depois retomar a luta. Eu tenho me dado esse direito também, e tem sido muito bom!
    beijinhos!
    http://www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo