quinta-feira, 28 de julho de 2016

Jogo de bolinha de gude - criança grande também brinca


As crianças vão crescendo e os interesses vão mudando, os brinquedos são deixados de lado, mas isso não significa que a vontade de brincar tenha sido esquecida. Tá certo que as brincadeiras também mudam, mas espírito brincalhão ainda pode estar ali dentro daquela criança que está se tornando adolescente.

Eu mesma andava pecando nesse sentido. Vendo a Ana Luiza já adolescente pensando em ENEM, em carreira, e outros assuntos mais, e a Sofia já da minha altura, eu estava deixando as brincadeiras meio que de lado.  Estava focando apenas em atividades mais voltadas para a nova fase, como: cozinhar juntas, assistir séries, ver filmes, fazer artesanato, passear, ir ao cinema, andar de patins, etc.

Algumas vezes eu me lembrava de alguma brincadeira e até me batia saudade de ter filhas pequenas para brincar. Vi outra brincadeira ali e achava que era muito infantil pra elas, que aquilo a gente já tinha feito de uma forma ou de outra, etc.

Vou dizer que me surpreendi na semana passada quando mostrei uns vídeos de brincadeiras de colorir para a Sofia, achando que eram bobinhos para a idade, mas ela ficou toda empolgada para fazermos juntas. Passamos horas bem agradáveis juntas. Nos divertimos muito. Eu contei dessas "brincadeiras sem brinquedo" neste post AQUI.

O momento brincadeira foi tão bom que nesta semana eu repeti a dose. Encontrei aqui em casa as bandejas do aniversário da Sofia e resolvi aproveitar para fazer um jogo muito simples.


O que eu usei:

- 1 bandeja de papelão;
- 1 folha de papel colorida;
- fita adesiva;
- canetinha;
- 1 bola de gude.

Cortei quatro tiras na folha de papel, marquei os postos em cada uma (5, 10, 15, 20), colei com fita adesiva fazendo uma alça de forma que a bolinha de gude passasse por dentro com facilidade. Simples assim.

O objetivo é controlar a bolinha, passá-la pelas alças somando os pontos sem deixar cair da bandeja. Quem somar mais pontos até a bolinha cair, ganha.






Simples assim. Mais uma vez me surpreendi. A Sofia adorou a brincadeira e, em vez de perder o interesse logo pela brincadeira como eu esperava, ela quis criar mais obstáculos e fazer o jogo ficar mais difícil. 

Foi cortando papel e colando, fazendo barreiras e caminhos, e testando.



Conforme aquela etapa ficava fácil, ela fazia novos desafios, mais caminhos, mais labirintos, aumentando a dificuldade.



A brincadeira simples, aparentemente sem graça e muito infantil para a idade e tamanho dela, tornou-se interessante, estimulante e divertida.




O apelo dos jogos de vídeo onipresentes de hoje é muito intenso, os jogos são divertidos, a ação é rápida, os desafios são convidativos. E isso pode nos levar a achar que brincadeiras simples não irão despertar o interesse e apresentar atrativos. Mas, ao contrário, podemos nos surpreender. Muitas vezes uma brincadeira simples é suficiente para atrair a atenção e fazer com que as crianças deixem os jogos eletrônicos elaboradíssimos de lado. Uma brincadeira simples pode ajudar a criança a encontrar o equilíbrio entre o tempo gasto utilizando os dispositivos eletrônicos cheios de apelo e o tempo gasto em atividade independente, criativa e desconecta (nem tanto porque a mãe estava lá querendo fotografar e filmar tudo, né?).
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. O melhor brinquedo é aquele criado pelas próprias crianças, pois há outro significado e criatividade. Amei a dica e estou acompanhando tudo pelo seu instagram. bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse brinquedo! Coisa boa é ver a criatividade sendo incentivada! Isso é muito bom para as crianças.
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Brincadeiras caseiras são muito valiosas e enriquecedoras. Guardo com ternuras as recordações da minha infância.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Chris, ótimo jogo para concentração, né?

    ResponderExcluir
  5. Sofia é uma linda!
    que bom que ela curtiu!
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  6. Que demais, assim a criança se diverte duas vezes, montando e depois brincando com o brinquedo que construiu!

    Beijos
    Gleysa
    demamaeursa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei Cris, vocês sempre inventando coisas bacanas! A Emilly ainda não consegue fazer um desse!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo