quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Amigo-secreto do desapego


Lá "nos antigamente", mas nem tão antigamente assim, nesta época de Natal era um tal de todos darem presentes para todos. Coisa muito boa! Eu me lembro de sair dos Natais na casa da minha avó carregada de presentes.

Aí as coisas apertaram para todo mundo, essa coisa de presentear geral começou a ficar muito pesada, e veio a criatividade da galera e a brincadeira do amigo-secreto dominou o pedaço.

O prazer de ganhar muitos presentes foi substituído com louvor pela alegria da brincadeira. Começa com o sorteio, o mistério de quem tirou quem, bate aquele espírito detetive na galera e coisa e tal.

O amigo-secreto foi ganhando outras versões, como rouba-rouba, inimigo-secreto, de R$ 1,99,  de um determinado presente (DVD, chocolate, doce. Eu já participei até de uma amigo-oculto de Havaianas e amei).

Por aqui eu senti que neste ano em que as coisas apertaram mais ainda, que o povo tá muito no sufoco, até as brincadeiras do amigo-secreto reduziram.

Mas é na crise que vem a criatividade, né? Na festa de fim de ano da minha aula de pintura, para não ficarmos sem a diversão do tal amigo-secreto, foi adotado o amigo-secreto do desapego. E o que foi isso:

- proibido comprar presente. Não é para gastar dinheiro;
- cada uma escolhe uma coisa que queira desapegar para levar para uma amiga;
- quando o presente fosse aberto, a pessoa que o levou deveria contar a história dele;
- como são mulheres com variação muito grande de idade, optou-se por ser um objeto de casa;
- além de ser do desapego, seria de rouba-rouba (pra ficar mais divertido).

Cada uma escolheu um desapego, embrulhou e deixou em cima de uma mesa. Sorteamos a ordem de escolha do presente. A pessoa da vez poderia retirar um presente da mesa ou roubar um já aberto. Cada objeto só podia ser roubado uma vez.

A princípio eu achei difícil escolher um objeto aqui de casa para desapegar porque já tinha feito uma limpeza geral. Contei com a ajuda da Sofia que escolheu um quadrinho com dizeres e um porta-retrato do quarto dela. E lá fui para a nossa "festiva" de final de ano meio sem saber no que daria essa brincadeira.



Agora vou dizer que amei! Amei a ideia, amei as risadas com as amigas que desapegaram de várias coisas. Mas amei principalmente as histórias.

Teve a amiga que estava dando uma guinada na vida, mudando de profissão e resolveu desapegar de coisas relacionadas à fase que ficou para trás.

Teve amiga que ganhou um presente da sogra e este ficou escondido por 25 anos até o marido esquecer do tal objeto para que ele pudesse finalmente sair de trás do porta-retrato gigante e ser desapegado.

Teve presente de casamento da mãe que já tinha passado para a irmã, que já tinha despachado para outra irmã, que já tinha desovado na casa da outra irmã que aproveitou a oportunidade para desapegar.

Depois de tantas histórias de desapego eu saí da festa feliz, leve e muito mais apegada as minhas amigas de pintura.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

9 comentários:

  1. Que legal Chris, adorei a ideia .. tbm lembro de sair da casa dos avós cheio de presente, na minha família um tempo já estamos fazendo amigo secreto, já fizemos uma vez amigo chocolate só para não passar em branco e ter a graça da brincadeira

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  2. Que ideia mais linda, coisa bem boa isso! Parabéns!

    Clau

    ResponderExcluir
  3. Que idéia legal! Adorei esse amigo secreto do desapego. Boa sugestao para o proximo ano. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que demais! Este do desapego pra mim é novidade e eu super amei, porque são objetos com história, que você vai doar um pouco de si para outra pessoa. Muito linda a proposta

    ResponderExcluir
  5. Que bacana! Nunca havia pensado nisso!!!
    Adorei a ideia!

    ResponderExcluir
  6. Adorei ideia, ainda mais para fazer assim entre amigas!
    Muito show!
    bjs,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br

    ResponderExcluir
  7. Chris querida
    Que idéia mais bacana, adorei!
    Acho que o mais legal é o simbolismo destes momentos, ne?
    Adoraria participar de uma amigo secreto assim :)
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  8. Adorei Chris! Essa época é realmente maravilhosa e amigo secreto é o que mais me remete ao Natal!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo