sexta-feira, 30 de abril de 2021

Villa Aymoré, na Ladeira da Glória - Arquitetura, História e Arte

 

Olhando essa primeira foto linda (eu achei linda) da Villa Aymoré, me bateu um arrependimento de não estar ali no alto da escada com o meu vestidinho rosa indefectível (tudo bem, tem outras fotos com o tal vestido na Vill, nesse post).


Villa Aymoré, na Ladeira da Glória

Para dar um up no meu cotidiano enclausurado, buscando um pouco de sanidade, eu me permiti visitar a exposição "Faturação" que está em cartaz na Galeria Aymoré que, por enquanto, ainda ocupa uma das casas desse conjunto arquitetônico construído entre 1908 e 1910.



Villa Aymoré, na Ladeira da Glória


A área tem história e babado. Ali no caminho para o Outeiro da Glória fica a alameda Aymoré. Falam por aí que lá morou a Baronesa de Sorocaba, irmã da Marquesa de Santos, que assim como a Marquesa, também era amante de D. Pedro I.

Villa Aymoré, na Ladeira da Glória

D. Pedro I dizia que ia ali no Outero da Glória dar aquela rezadinha básica e fazia o percurso pelo caminho de pedras da Alameda Aymoré. E claro aproveitava pra encontrar com a Baronesa sem levantar suspeitas. "Néra" mole não esse "Dão" Pedro!


Villa Aymoré, na Ladeira da Glória

Bom, eu aproveitei a exposição para também visitar a Villa Aymoré, com suas casas com nome indígenas, já que o espaço foi comprado pela ESPM e será transformado em um campus universitário.


Villa Aymoré, na Ladeira da Glória

A exposição estava vazia, sem riscos para o meu distanciamento. 

Villa Aymoré, na Ladeira da Glória

A caminhada pela vila é toda em espaço aberto. Ótimo para contemplar o estilo eclético de linhas finas e elegantes das construções tão típicas da Europa no século XIX e tão descoladas com suas galerias de arte e escritórios de co-working.

Villa Aymoré, na Ladeira da Glória

O nome da alameda e da vila remete ao de indígenas tupinambás que foram os primeiros a ocuparem o atual Morro da Glória, antigo Morro do Leripe, onde Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro, foi mortalmente ferido por uma flecha.


Villa Aymoré, na Ladeira da Glória

Ar livre, arte, beleza arquitetônica e história da cidade, tudo para dar um toque de extraordinário ao cotidiano. 


A máscara foi retirada para foto porque não tinha absolutamente ninguém ao alcance dos olhos. Simples assim (não, não tão simples assim. Nada simples, na verdade.)

Esse é o 9º post do projeto #100EM1 de 2021 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.


Esse post faz parte do projeto/desafio BEDA 2021:

Também estão participando do BEDA 2021:
Clau, do Mãe Literatura.



Beda Abril 2021
Você pode me encontrar também



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

52 comentários:

  1. não conhecia. que lindo. lindo vestido tb. ótimas fotos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, muito obrigada. Eu também gostei desse vestido.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Adoro como descobres sempre novos e lindos cantinhos! Feliz MAIO! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. A sua presença lindíssima deu cor às magnificas fotos. A conjugação Perfeita.
    .
    Um Sábado feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Que linda essa arquitetura. Adoro ver esses detalhes nas cidades. Achei lindo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MOnique eu também gosto muito e tenho ficado cada vez mais atenta a esses detalhes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Riqueza de publicação!! :))
    ~~
    Coisas de uma Vida
    ~
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Thank you for taking us to this beautiful place. You look lovely.
    Happy 1st of May!

    ResponderExcluir
  7. Lindos edifícios e a alameda parece de conto de fadas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Nossa Chris, que passeio gostoso! Fiquei com vontade de ir, você acha que é tranquilo levar uma criança pequena? Meu filho tem 2 aninhos... Cansada de ficar enclausurada por aqui também, morro de pena de não fazer esses passeios gostosos com ele. Um beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, eu sou do tipo que acho que dá para criança ir em quase todos os lugares. Acho que elas podem ser ótimas companhias mesmo em locais que não apresentam atrativos específicos para elas.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Que espaço incrível, dedicado à cultura... e fantástico, para respirar um pouco, nesta fase!...
    Grata por partilhar! Adorei as fotos, Chris... e poder vê-la com seu vestido rosa, pois claro! :-))
    Beijinhos! Bom domingo!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ana, que bom que você gostou. Eu gosto de mostrar esses cantos do Rio. É uma oportunidade para quem não conhece a cidade e para quem é daqui descobrir outros locais.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Gostei muito das fotos. Gosto sempre de conhecer assim lugares: sejam de natureza, seja de edifícios, é sempre qualquer coisa que se fica a conhecer um pouco.
    Beijinhos e boa semana.
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  11. Olá, Chris!

    Deve ter sido um passeio bem gostoso, tão bom poder sair um pouco e distrair a mente e encantar o olhar.
    Estamos todos precisados de novos ares.

    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir
  12. Uau, que lugar mais lindo. Parece que saiu de um filme de época. Amei suas fotos! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Que lugar mais fofo, encantada nos seus sapatos assumo rsrsrs

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Estou apaixonada pelos cantinhos que está conseguindo visitar no projeto eu espero ansiosa para que ano que vem eu também possa voltar com o projeto. Achei esse cantinho encantador e nunca tinha escutado falar dele, amei demais e quero conhecer em breve.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que lugar mais interessante Cris, eu amei conhecer através de você.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, que bom que você gostou. Eu gosto de trazer essas oportunidades para quem vem aqui me visitar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  16. Oi, Chris!
    Não tinha visto a Villa depois de restaurada. Ficou mais que bom!! A arquitetura é muito bonita. Adoro o Rio Antigo e gostei de saber que a revitalização está encaminhada.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  17. Menina, que lugar lindo! E, melhor ainda, que vazio, perfeito! kkk
    As fotos ficaram incríveis e eu não sabia que Dom Pedro tinha caso com as duas irmãs (aliás, só sei dessa outra baronesa agora, rs).
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  18. That house look very beautiful. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/05/chanel-n5.html

    ResponderExcluir
  19. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Laís Beatriz

    ResponderExcluir
  20. Muito maravilhoso que é esse lugar, fotografias bem bonitas, gostei imenso desta tua publicação!! Desejo-te um feliz mês de Maio, tudo de bom para ti, muita saúde, beijinhos e fica bem!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Chris,
    Realmente, o lugar é lindo e tenho certeza que foi ótimo ter saído um pouco da rotina de enclausuramento. Gostei de toda a parte histórica também, fofocas sobre Dom Pedro I e suas amantes ainda rendem pano pra manga, haha. Ahh e o vestido que você usou no passeio é realmente um amor.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  22. I love that staircase and the outside yellow makes this place a happy one.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  23. Que lindas fotos, Chris, espero que o lugar seja preservado ao máximo, parece mágico!
    Bom poder curtir um cadinho de ar puro e ver essa bela arquitetura.
    Abração, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Mais um lugar lindíssimo que estou conhecendo por aqui.
    Ficaram lindas as fotos e seu look tb.
    Espero que venham mais lugares incríveis para você aproveitar ainda mais o desafio. Eu não teria ideia nenhuma. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nana, que venham mais lugares. Com a impossibilidade de viajar e de lazer em locais fechados, tenho explorado mais a cidade e descobertos cenários bem interessantes que passavam despercebidos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  25. Essa história do D. Pedro com a Baronesa é o auge xD. Gostei de saber mais sobre essa villa, sem dúvidas é uma aula de história magnífica.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, essa história é uma babado!
      Eu gostei dela.
      beijos
      CHris

      Excluir
  26. Passando a deixar um beijinho e votos de uma feliz semana, estimando que tudo esteja bem, aí desse lado!
    Ana

    ResponderExcluir
  27. Chris, se eu não me engano já fiz um curso nesse espaço co-working, mas posso tá enganada hahaha. E que babado essa história da Baronesa com o D. Pedro, né? E é tão bom sair da rotina presa em casa. Fez muito bem, Chris. Aos poucos e com todo cuidado, fazer esses passeios ajuda muito na nossa saúde mental. E eu amei as fotos e acho que você deve voltar lá só para tirar outra foto na primeira imagem desse post. ♥ Ah! Feliz Dia das Mães atrasado. ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      esse espaço é bem legal. Tem uma área de co-working bem interessante.
      Muito babado, né?
      Temos que fazer com cuidado.
      beijos
      CHris

      Excluir
  28. Que ligares legais e bonitos para se visitar! Gostei das fotos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, muito obrigada. Tenho explorado mais alguns lugares da cidade.
      beijos
      Chris

      Excluir
  29. Such a beautiful house. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/05/dior-rouge-458-paris-988-rialto.html

    ResponderExcluir

  30. Olá! Vim saber como você está?
    Saudades de você.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Respostas
    1. Muito obrigada. Eu também achei interessante pela arquitetura e pela história.
      beijos
      Chris

      Excluir
  32. Olá, passei aqui para morrer de inveja do seu passeio. Quase um ano depois (perdi o aniversário por alguns dias) do passeio maravilhoso num dia de sol de fazer as cores brilharem, acompanhada de um vestido que parece uma goiaba madura, fazem das fotos um convite para experimentar esse roteiro no Rio de Janeiro. Valeu a dica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo