quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festa Junina: 4 receitas de comidas típicas

Nós aqui gostamos muito de festejar e as Festas Juninas não ficam de fora das nossas comemorações.
Para animar essa época já fizemos algumas festas juninas no nosso play. Junto com outros moradores fazemos a decoração, alguns quitutes e muitas brincadeiras para as crianças. Vou deixar aqui algumas dicas dos quitutes que fazemos e que são sucesso.

Cocada

receitas de Festa Junina.


O que utilizamos:

- 1 litro de leite;
-1/2 Kg de açúcar;
- 200 Gr de coco ralado;
- 1/2 lata de leite condensado.

Como fizemos:

- Colocamos o litro de leite para ferver. Após atingir a fervura nós abaixamos o fogo e deixamos evaporar um pouco. Acrescentamos o açúcar, o coco ralado, e o leite condensado. Mexemos e deixamos no fogo, mexendo eventualmente até atingir o ponto. Assim que fica moreninho, nós retiramos do fogo a porção que queremos de cocada para comer de colher.


4 receitas de comidas típicas de festa junina


Quando queremos uma cocada em pedaços temos que esperar desgrudar do fundo da panela. Aí despejamos a massa no mármore da pia e esperamos esfriar para poder cortar os pedaços.
Arrumamos em potinhos e pratos bem coloridos. Fica de comer sem parar!

Receita de cocada


Cupcake de Fubá com Goiabada

Receita de bolo de fubá com goiabada



O que utilizamos:

- 4 ovos;
- 200 Gr de margarina;
- 2 xícaras de açúcar;
- 2 xícaras de fubá;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml);
- 1/2 xícara de leite;
- 1 colher de sopa de fermento;
- pedaços de goiabada.

Como fizemos:

Na batedeira batemos os ovos, o açúcar e a margarina até formar um creme homogêneo. Acrescentamos o fubá e a farinha de trigo e continuamos a bater. Adicionamos o leite de coco e o leite, sempre batendo. Por último colocamos o fermento e mexemos levemente.

Arrumamos em forminhas coloridas, recheamos com os pedaços de goiabada (um para cada cupcake) e levamos ao forno pré-aquecido a 180º por 40 minutos.

Receita de bolo de fubá com goiabada


Rende 12 cupcakes grandes e mais dois minibolos em formato de coração e estrela, simplesmente maravilhosos!

Receita de bolo de fubá com goiabada


Canjica

Receita de canjica para festa junina


O que utilizamos:

- 1/2 Kg de milho de canjica; 
- 1 litro de leite; 
- 2 latas de leite condensado;
- 1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml); 
- 2 unidades de cravo (a receita pede, mas nós não usamos); 
- 2 unidades de canela em pau (a receita pede, mas nós não utilizamos);

Como fizemos: 

Catamos a canjica para retirar os possíveis grãos estragados. Lavamos em uma peneira e colocamos de molho em uma tigela com água, deixando que todos os grãos fiquem cobertos, para amolecer.
Após os grãos estarem amolecidos, escorremos a água, lavamos a canjica e colocamos na panela de pressão com água (ultrapassar dois dedos da altura dos grãos), cozinhando por aproximadamente 30 minutos ou até que estiver cozida. Após o cozimento, acrescentamos o leite, o leite condensado, o leite de coco, canela e o cravo (para quem for utilizar esses dois ingredientes. Aqui em casa as meninas não gostam). Misturamos tudo e deixamos ferver em fogo baixo, mexendo eventualmente para não grudar no fundo da panela, até ficar um caldo consistente. 
Colocamos a canela na hora de servir e para quem gosta. Fica uma delícia! 




Doce de Abóbora com Coco

Receita de doce de abóbora


O que utilizamos:
- 1 Kg de abóbora;
- 1/2 Kg de açúcar;
- 1 punhado de cravo-da-índia (aqui não utilizamos);
- 1 punhado de canela em pau (aqui em casa não utilizamos);
- 100 Gr de coco ralado.

Como fazemos:
Descascamos e cortamos a abóbora em pedaços. Colocamos em uma panela a abóbora com o açúcar, o cravo-da-índia e a canela em pau e em fogo baixo deixe apurar. Acrescentamos o coco ralado e deixamos apurar até dar o ponto. Depois arrumamos em copinhos coloridos e nos deliciamos.

Com essas receitas a nossa festa junina ficou mais saborosa.

Veja também outras ideias de receitas para Festa Junina:

- Cupcake de Paçoca;
- Queijadinha de milho verde;
- Brigadeiro de milho verde;

Este post participa da blogagem coletiva receitas de Festa Junina.





Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

46 comentários:

  1. Que idéias maravilhosas, adoro festa junina, me inspirou suas receitinhas!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que ótimas.Adorei a cocada e que coisa mais querida os baldinhos coloridos!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Quanta receita boa!!!! adoro essa epoca do ano!!!!! HUMMMMMMMMM
    bj

    ResponderExcluir
  4. MEU DEUS

    receitas maravilhosas
    não sei qual gostei mais

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Nossa quanta receita boa demais!!! Vou ter que fazer esse cup de fuba e goiabada!!!
    Bjos
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Quantass delíciasss!uma receita mais gostosa que a outra! beijinhos!tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
  7. Quanta gostosura, adorei! Estou participando com a receita de bolo de "MIU"
    bjus,

    ResponderExcluir
  8. Adoro!!! nham-nham-nham.... Vou pedir pro papai da Lara fazer, porquê eu, vixi, meu miojo dá errado!!!! Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. mimata chris!!!
    quase mordi o monitor.

    bjo

    ResponderExcluir
  10. hum...delícia! deu água na boca e me inspirou! vou fazer bolo de fubá para são joão! este ano foi o primeiro em que decorei a casa. a ísi amou e o ambiente ficou bem alegre! beijos!

    ResponderExcluir
  11. Cris eu tô q nem a Carol só q eu tô lambendo o monitor.
    kisses

    ResponderExcluir
  12. Nham, nham... adoro tudoooooo!!
    Que delícia... eu tb amo festas juninas, especialmente pelas guloseimas!!
    Bjns
    ;D

    ResponderExcluir
  13. Delícias! A minha preferida é a canjica! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Gentch... quanta coisa gostosa! Essa época do ano é uma delícia, né... ainda mais com esses quitutes! bjo

    ResponderExcluir
  15. Chris
    Festa junina é tudo de bom, ainda mais para uma nordestina como eu... POara completar esse menu pra lá de apetitoso, faltou só um bolinho de milho. bjinho

    ResponderExcluir
  16. Fico com o doce de abóbora com coco para levar para festinha, aqui em casa fiz a canjica. Adoro!
    Bjs,bjs,bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi querida !!!

    Eu sempre passo por aqui, mais quase nunca deixo recadinhos por ainda estar meio sem tempo ... porém depois deste post recheado de tentações ... tive que parar e dizer que estou com vontade de comer tudo !!!! rs.... (e isto inclui esta cocada divina que está me deixando com água na boca !!!).

    Beijinhos enormes !!!!!

    ResponderExcluir
  18. EU GOSTEI DE VER ESSAS RECEITAS POR AQUI. sÃO TODAS MUITO GOSTOSAS.

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente gosto de todos. Mas a cocada, vou fazer hoje, depois que vi aqui ,me deu água na boca.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  20. Ai que delícias !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estou com água na boca !

    ResponderExcluir
  21. Tudo o que vocês postam eu faço e sai muito gostoso , são muito criativas e caprichosas .Sugiro um livrinho de receitas ou uma lanchonete voltada para a garotada .Acho que vai dar muito certo .

    ResponderExcluir
  22. Só coisas boas desta época junina...adorei o doce cocada...preferido de meu pai!
    Tudo muito bem feito...parabéns!
    Bjs e um ótimo dia com coragem, paz e sabedoria!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  23. Amiga, quanta coisa boa, adorei, BC é tudo de bom, estou adorando e assim vamos ganhando mais amigas não??

    Beijos
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiee Chirs, Nossa quanta coisa gostosa! Adoro o doce de abóbora e a cocada! Mas tu caprichaste hein? Amei deu até vontade de "encarar" a cozinha kkkkk. beijão! Karina http://kcamaeartesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ainn..faz assim comigo não Chris!
    É do inicio ao fim do post só coisa boa..assim é pra matar né?!
    E eu sem nenhuma festinha junina pra ir...ah!brochei!
    A festa da escola do Matheus será só no mês que vem.Vou esperar até lá para comer essas delicias!Nhammm...
    Uma canjica nesse friozinho cai redondo hein?kkkkkk
    Um beijo querida e boa tarde para vcs!
    #amigacomenta
    Danny e Matheus

    ResponderExcluir
  26. Humm quanta coisa boa!
    Já estamos quase no final do mes e eu ainda não fui em nenhuma festinha, então imagine a vontade né rs

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  27. Vc e suas meninas são muito prendadas! Quero ser assim qdo crescer hehehe bjos e obrigada pelas visitas e comentários queridos no dani13sophia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Chris, eu definitivamente não poderia estar lendo seu post!! Eu sou apaixonada por quitutes de festa junina eu sempre vou as de rua só pra comer, rsrs.
    Adorei as receitas, está tudo anotado

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Adorei a receita da cocada de colher e da canjica. Fiz canjica aqui esses dias mas não deu muito certo não, ficou meio dura. Quanto tempo deixa de molho na água?

    ResponderExcluir
  30. Oi Chris!
    Q post delicioso... eu adoro festa junina... meu sonho é ter uma vizinhança q goste tbm para fazermos festa na rua daquelas das antigas, sabe?
    Um dia chego lá... rsrsrs...
    Bjks
    Mirna
    http://coisasdoreiarthur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oie!!!

    Passei pra te mandar uma bjoka e bjinhos pras meninas !!!!
    O blog tah lindoooooooooooo !!!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi tbm estou adorando a blogagem!!
    E adorei seu blog suas receitinhas estão divins!!
    estou te seguindo

    ResponderExcluir
  33. Verdade,amiga!
    Meu dia foi ótimo com meu pimpolho!
    Sempre q passamos o dia com eles é bom,né?!
    adorei a receita,vou fazer!
    beijinho!

    ResponderExcluir
  34. Chris
    Eu estava precisando de uma receita de cocada!
    Pronto, encontrei! Delícia!
    Parabéns pelas outras guloseimas juninas

    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  35. Chris, deu água na boca.
    Receitas anotadas. =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Hummm, quanta coisa gostosa.
    Vou já anotar a receita da cocada. Adoro!
    Bjus
    T

    ResponderExcluir
  37. Oi Chris,retribuindo a visita,adorei suas receitas, o seu blog é um charme!Quanta coisa gostosa, São João é uma delícia de festa e as crianças adoram.

    Beijinhos

    www.mundodosabor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Como é difícil a gente ficar passando vontade dessas coisas...
    Difícil demais, menina....

    Beijos e ótima quinta!

    ResponderExcluir
  39. Estou usando todas as idéias de festa junina pra festinha aqui de casa.Estou adorando!

    ResponderExcluir
  40. Oi, Chris adorei as receitas me deixou com água na boca.

    Bjssssssssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  41. Cris, só gostosura! Essas festas juninas no play de vocês deve arrebentar. Eu quero ir a uma.
    kisses

    ResponderExcluir
  42. Chris as receitas da comidas típicas estão muito boas e bem ilustradas. Eu apreciei muito o que vi nesse post.

    ResponderExcluir
  43. Esses quitutes são muto gostosos. Eu já experimentei todos nas festas juninas do play. Eles fazem muito sucesso e não dá pra comer um só. Tem que repetir muitas vezes.
    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo