segunda-feira, 18 de junho de 2012

Na onda da Rio +20

O Rio está bombando com eventos da Rio +20. Uma loucura! Dá vontade de conferir todos, saber tudo o que está rolando, mas não temos tempo suficiente para isso. Então resta escolhermos alguns e fazer bom proveito.

O primeiro evento relacionado a Rio +20 que nós conferimos foi o Green Nation Fest. Um evento paralelo que aconteceu na Quinta da Boa Vista. A escola levou a turma da Ana Luiza e como ela perdeu o passeio porque estava viajando, eu a levei.

O Green Nation Fest tratou de questões ambientais como: queimadas, degelos e enchentes, de maneira descontraída, usando vídeos e encenação para abordar o assunto. Dentro das tendas tivemos a oportunidade de perceber, com mais proximidade, esses fenômenos, as causas e os efeitos para a vida no nosso planeta.


Neste final de semana fomos ver o "Projeto Paisagem", do artista plástico brasileiro Vik Muniz, que transforma lixo em arte. Desta vez Vik Muniz conta com a ajuda do público para montar o painel que recria a Baía de Guanabara. Como isso é possível? Através de uma foto da Baía de Guanabara, a partir do Mirante Dona Marta, feito pelo prórprio Vik Muniz. Essa imagem é projetada no chão e o público participante, aquele que leva material reciclado, coloca o seu material na imagem projetada no chão. O público visitante, aquele que não leva o material reciclado, contempla a imagem a partir de uma passarela.


Até a nossa visita o painel está assim. Vale a pena conferir, levar o lixo para transformar em arte e assinar esse painel em parceria com Vik Muniz.


Em seguida fomos para o MAM onde passamos por duas exposições ligadas à Rio +20:

- "Eu sou Nós" - "Somente agindo e pensando juntos, quando o EU for substituído pelo NÓS, vamos conseguir construir um futuro melhor".


Nós deixamos os nossos desejos para o "Futuro que Queremos". Na roleta sorteamos o tema e conforme o assunto recebemos uma lâmpada de uma cor correspondente para escrevermos a nossa mensagem. Nem preciso dizer que entramos na fila várias vezes.


Para o tema alimentos o desejo do futuro que a Sofia quer é: alimentos para todos, alimentos para comer, alimentos para viver.


Quando o assunto sorteado foi oceanos o desejo foi: golfinhos muitos, peixes muitos. Ninguém matar os animais para ter muitos bichos no mar.


Muitas crianças estavam deixando os seus desejos em palavras e/ou em desenhos. 
Outro momento bem interessante dessa exposição e que as meninas gostaram de observar foram os painéis que mostravam desenhos de crianças japonesas e brasileiras representando o que elas querem para o futuro. Crianças de países tão distantes e culturas tão diferentes com desejos tão semelhantes.


- "Brasil Cerrado" - Videoinstalação Siron Franco. Iniciamos o percurso pelo "Túnel da Água", um corredor onde podemos ter a sensação de estarmos atrás de uma grande queda d'água através de som, imagem e fragrância. Seguimos para a "Sala da Bioluminescência", sala escura onde fomos impactadas pelas esculturas em formato de cupinzeiro, iluminados com LED, sons e fragrância. Passamos para a "Sala dos Rupestres, Fauna e Flora" onde pudemos nos encantar com as imagens projetadas em quatro telões e o som. A Sofia ficou enlouquecida e tirou muitas fotos das belíssimas imagens.


Após essas obras cheias de vida e cor entramos no "Túnel do Fogo", um corredor com projeção de imagem de incêndio, som e cheiro de queimado. Finalmente chegamos ao "Muro", uma parede de 50m com a imagem do solo seco, rachado, sem vida e nichos contendo silhuetas de animais em extinção. Os nichos eram feitos em espelhos, moldurados por imagem do fogo. Assim, ao ver a nossa imagem projetada no espelho, era um bom momento para nos colocarmos no lugar daqueles animais que sofrem com as queimadas.


Valeu a pena conferir essas exposições, viver um pouco do que é a Rio +20, e eu ainda revivi a Rio Eco 92 (eu estava lá nos eventos no Aterro do Flamengo, só que sem filhos).
São exposições gratuitas e para todas as idades. Por incrível que pareça, mesmo sendo domingo, os eventos não estavam lotados. Deu para ver tudo com calma, sem tumulto e sem filas exageradas.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

41 comentários:

  1. Adorei todos os lugares que vocês foram.
    BOm dia.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Muiot legal!!! Como o Rio é rico culturalmente e em todos os sentidos! :)
    Bjos, gi

    ResponderExcluir
  3. Chris, muito bacanas esses eventos !
    Nos fomos ontem no PopCiencia no Armazem 4 do Cais, evento tb ligado a Rio+20.
    Vale super a pena, mais tarde vou colocar as fotos e o post no blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Atrações não faltam!Que bom! Que resultados venha,...beijos,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  5. Chris, quanta coisa bacana!!! Amei tudinho!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. estou tentando acopnhar pela tv. até pq imagino q será temas para concursos, inclusive o ENEM.
    BJOKAS!

    ResponderExcluir
  7. Muito boas essas dicas....
    Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Meu sonho era ter ido a essas exposições e plenárias da Rio+20. Estou acompanhando pela internete, assistindo as palestras também, mas nada substitui vc estar ao vivo e a cores nelas todas. Parabéns por ter levado a sua filhota, tem que começar por eles a conscientização do meio ambiente sustentável.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  9. Cris obrigada pela visita no blog! ameii seu cantinho ja estou te seguindo beijinhos! tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Foi emocionante , vale mil vezes participar !

    ResponderExcluir
  11. Minhas netas estão conscientizadas da importãncia da preservação do nosso planeta e isso me deixa muito feliz porque sei que saberão passar isso para seu filhos .

    ResponderExcluir
  12. Agora a Pepenha de vocês está mais ocupada tratando do Pipi ,mas logo que eu acerte tudo vou aí ,ver vocês .muita saudade , beijos da Penha

    ResponderExcluir
  13. Quanta coisa legal por la,Chris!! ;)
    To com saudades do Rio,doida pra voltar de novo..hahahaha...
    to impressionada nas fotos como a Sofia cresceu desde a ultima vez que a vi..ta enorme e linda!! beijos em vcs todas,otima semana! :)

    ResponderExcluir
  14. Eu vi esse painel hoje na tv, achei super bacana. Muita coisa legal.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  15. Estava só esperando seu post sobre esse super acontecimento aí no Rio! Toda vez que via na TV eu pensava: garanto que a Chris vai postar alguma coisa e que elas devem estar aproveitando bte!!! E não é que era verdade? Aqui estão vcs, cheias de novidades da Rio+20!

    Coisa boa é morar num lugar onde acontecem muitíssimas coisas bacanas!
    E melhor ainda, é saber aproveitar!

    Beijo grande
    Ju

    ResponderExcluir
  16. E pelo jeito vocês estão aproveitando o RIO+20 né?
    Quanta coisa legal, deu vontade de conhecer tudo

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu acho muito importante essas ações Chris. Mais importante ainda qdo envolvem as pessoas. De qq idade. Porque precisamos ter consciência de que estamos acabando com o planeta.
    As mudanças devem ocorrer de dentro para fora.
    Se isso não ocorrer, onde vamos parar?
    Legal a ideia de refazer a baia de Guanabara com produtos reciclados!
    bjos

    ResponderExcluir
  18. VIK Muniz é bárbaro.l...que bom que vocês aproveitaram......bjus

    ResponderExcluir
  19. Cris esses eventos foram muito maneiros. Tem tanta coisa rolando q a gente precisa selecionar bem. Eu gostei dessa do Vik Munniz. Ai, vou tirar a maoir onda de parceira dele.
    kisses

    ResponderExcluir
  20. Fascinante Chris,
    Fiquei contente ao poder "conhecer" um pouquinho de tantos eventos bacanas, mesmo que de longe.
    Nossa que vontade que dá "ouvindo" seu relato, de estar ai.
    bju e boa semana
    http://verdadesdemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei o passeio.
    Muito importante divulgar.
    bjokas.

    ResponderExcluir
  22. Legal vc postar isso, pois muita de nós blogueiras não temos esta oportunidade.


    Beijos...

    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
  23. Gentee tudo de boom heim!!! Várias programações legais, é por isso que curto cidade grande, pelo menos sempre tem um eventozinho cultural ou não para levarmos nossas crias e principalmente esse que tem toda a questão ambiental envolvida, gosto muito!!!

    beijoo Cris

    ruivicesdeumaelisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Que bacana esse projeto paisagem hein? E queria morar mais perto para participar de alguma forma da Rio+20, meu passado bióloga clama rs! beijo Chris!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  25. Chris, ouvi falar algumas coisas, na verdade eu não acompanhei direito para saber a fundo sobre toda programação, agora consegui entender melhor e olha, adorei você ter mostrado um pouco do que acontece por ai esses dias. Excelente post, e creio que muitas puderam conhecer um pouco mais sobre a Rio +20.
    Beijos
    Cléo

    ResponderExcluir
  26. Que legal Chris! Tb estamos na onda! Fomos no Planetário domingo! Muito, muiot legal mesmo! Stella amou e chegou na escola cheia de coisas pra contar!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  27. vou confessar que estou morrendo de tristeza de não estar no RJ nesse período #mimimimimi
    que passeio gostoso, imagino que tua filha adorou e vc também, além claro de aprender muito sobre o que está ocorrendo no nosso planeta.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  28. Ai q delicia de passeio!!
    Bem q eu queria ir ao Rio só pra poder ver tudo de pertinho tb!!

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  29. Muito legal mesmo esse passeio Chris!!!! Pena que estou tão longe rsrsrs

    Ah não acredito que vc não achou passagem, que pena!! Ainda mais que essa é minha última semana em Aracaju... pois é , estamos nos mudando de cidade!! Agora pra gente se encontrar ou eu vou ter que ir no Rio, ou vcs vão ter que ir visitar a gente no Rancho!!! Ainda vou conhecer vc e suas meninas hehhe!!! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  30. Nossa e que legal que vcs podem conferir aí coisas tão legais... Aproveitem. Cris

    ResponderExcluir
  31. Muito massa os passeios! Gostaria de poder participar do Rio+20, mas com um bb de 1 ano e 8 meses no colo e outro na barriga fica meio complicado...rs bjs

    ResponderExcluir
  32. Que legal, tenho vontade de de ir la tbm,mas estou mtu longe.O Rio tem mtu coisa bacana!
    Olha só parabéns amei teu blog.
    Passa la no meu qndo quiser!
    Bjs

    http://detudo1pouku.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Adoro como vc é antenada e disposta!!
    Quero ser assim com a Emilly!!
    Fico louca para participar...
    Moro no cerrado, e é mesmo muito lindo!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  34. Que bom poder ter acesso a tudo isso...
    Queria participar também mais estou longe.
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijos

    Michelle Imilio
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  35. Que bom que a Dona Regina aproveitou com vocês. Ela é muito divertidas e as meninas adoram estar com ela.

    ResponderExcluir
  36. Olha,as vezes questiono a capacidade de fazermos eventos que envolvam os visitantes. Mas pela tua descrição isso acontece em muitos momentos. O túnel de fogo faz doer o coração, né? Que os desejos dos pequenos, somados aos nossos virem realidade. Bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    ResponderExcluir
  37. Ai, que vontade imeeeensaaaaa de ir!!!!!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  38. Que delícia Chris! É passeio para a semana toda hein? Agora fiquei com invejinha de vcs do Rio!

    ResponderExcluir
  39. Nossa deve realmente ter sido muito lwgal mesmo...p/ as crianças então nem se fal,quem sabe essas crianças conseguem fazer algo pelo planeta não é mesmo.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  40. Que legal o painel!! Estou começando a reaproveitar mais as coisas que tenho em casa. Tudo é questão de aprendizado e costume.

    Beijos,
    @maebivolt/@mnklazauskas
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  41. Olha só que bom o Rio+20 servir para algo de verdade!!!
    Ótimos passeios e a criançada adora e aprende, muito legal!

    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Topo