quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Isso é Química ou é brincadeira?

Por que estudar química? Pra que estudar química se não vou usar isso depois? Essas foram perguntas que me fiz durante os anos do meu segundo grau. Apesar de não odiar Química como o Legião Urbana, eu não via muito sentido em estudar tudo aquilo, mas fazia a minha parte. Já que não tinha jeito eu encarava e até me dava bem.

Hoje a Ana Luiza teve a sua primeira aula de Química e chegou em casa dizendo que não entendeu absolutamente nada e me pediu que explicasse o que era massa, volume e densidade.

Taí uma razão para aquele meu esforço lá atrás não ficar em vão nesta vida. Que bom que eu estudei essa parada meio louca e até me lembrava dela! Expliquei, usei vários exemplos e fizemos cálculos, mas a parte mais gostosa foi quando experimentamos. Para aplicar os conceitos na prática eu recorri ao livro "Pequenos Cientistas na Cozinha" e fizemos algumas experiências.

Estudando Química com os filhos

Estudando química com os filhos



Depois disso a Ana Luiza disse que agora estava claro e que tinha ficado fácil. Nada como uma boa brincadeira para tornar o aprendizado mais fácil.
E eu que achava que não ia usar o meu estudo de química (e muitos outros) pra nada. Taí mais uma resposta que veio com a maternidade: estudar química pra quê? Para poder ajudar as filhas na escola. 

Já utilizamos a coleção "Pequenos Cientistas" em outras brincadeiras. Quem quiser ver é só clicar nos links:


PS: Deixa eu ir avisar ao marido que gastei todo o óleo da cozinha pra ele não achar que foi a mossa ajudante de afogou a comida na gordura.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

12 comentários:

  1. Que bom se pudéssemos brincar com tudo!!!! Adorei a dica. Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cris, realmente é encantadora, adorei as dicas dos livros.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia ensinar assim Chris! Eu confesso que sou péssima em química!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc ainda se lembra p explicar, quimica e Fisica p mim são um pesadelo, não posso ajudar em nada minha filha, o pai é que ajuda nessas horas rsr Bjooooss

    ResponderExcluir
  5. Pronto, descobriu para que estudar quimica! Um dia ela foi útil a sua vida! Tá vendo como não foi de todo ruim! Eu gostava de quimica sim! Mas fico calada pois eu amava matemática, passava as minhas férias fazendo os exercicios do livro que o professor não fazia... #aloka
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Brincar e aprender junto!Lindo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. muito legal mesmo adorei
    olá visitem meu blog www.pequenotravesso.bebeblog.com.br e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Chris com esse jeitinho lúdico de ensinar as suas filhas devem desfrutar muito e aprender com alegria. Parabéns!
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  9. Cris se eu tivesse aprendido Química dessa maneira eu até iria gostar da matéria. Sorte das suas filhas!
    kisses

    ResponderExcluir
  10. Amiga, vai lá em casa estudar com as suas sobrinhas, vai?
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde
    Sou leitora diária desse cantinho mas sou do tipo calada, quase não comento. Mas hj não resisti, afinal, como química industrial fiquei mega feliz de ver seu incentivo às novas descobertas de sua filha. Ah...avisa para ela que se for sem preconceito química pode ser até divertida (eu tbm não gosto das partes de contas,rs).
    Bjos e continuo por aqui.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo