segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Miojo com glamour

Nos dias em que eu fiquei sozinha em casa porque as filhas e o marido viajaram de férias eu experimentei algumas variações de Miojo. Sabe como é... sozinha em casa bate aquela preguiça de cozinhar só para mim. A alternativa era comer fora ou fazer miojo. Mas o miojo pode ser incrementado, né? Mesmo comendo sozinha não resisti a dar um toque especial aos meus miojos. E essas foram as receitas que saíram durante os 10 dias.


Miojo com molho de tomate e nozes pecan.

Dando um toque especial no miojo



O que utilizamos:

- 1 pacote de miojo light;
- 1 pitada de sal;
- 1 xícara de chá de molho de tomate;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 10 nozes pecan;
- queijo parmesão.

Como fizemos:

Torramos as nozes em forno médio para ficarem durinhas e reservamos. Cozinhamos o miojo em água e sal até ficar al dente. Retiramos o miojo da água, temperamos com a margarina, colocamos o molho de tomate, polvilhamos o queijo parmesão ralado e salpicamos as nozes.


Miojo com figo, presunto de parma e nozes pecan.

Dando um toque especial no miojo

O que utilizamos:

- 1 pacote de miojo light;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 1 fatia grande de presunto de parma;
- 2 figos;
- 10 nozes pecan;
- 1/2 cebola picada;
- 1 dente de alho;
- azeite.


Como fizemos:

Cortamos a fatia de presunto de parma em pedaços e levamos para assar no forno médio junto com as nozes. Fatiamos um figo e reservamos para a decoração do prato. Picamos o outro figo para o tempero. Refogamos a cebola e o alho no azeite até dourar levemente e acrescentamos o figo picado. Cozinhamos o miojo em água e sal até ficar al dente. Retiramos o miojo da água, temperamos com a margarina, adicionamos molho de figo, decoramos com o presunto, o figo fatiado e as nozes.

PS: essa receita eu vi em alguma revista que não me lembro. Também não lembro se era exatamente assim. Sei que adaptei a receita fazendo como eu me lembrava e ficou bem saboroso.


Miojo colorido.

Dando um toque especial no miojo



O que utilizamos:

- 1 pacote de miojo light;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 1 colher de sopa de milho verde;
- 1 colher de sopa de ervilhas;
- 5 tomatinhos cereja;
- 1 cenoura pequena;
- salsa, cebolinha e sálvia;
- queijo parmesão.

Como fizemos:

Picamos a cenoura e cozinhamos na água e sal em forno médio e reservamos. Cortamos os tomatinhos em fatias e reservamos. Picamos a cebolinha, a salsa e a sálvia e reservamos.
Cozinhamos o miojo em água e sal até ficar al dente. Retiramos o miojo da água, temperamos com a margarina, a salsa, a cebolinha e a sálvia. Espalhamos o milho, as ervilhas, a cenoura e o tomate e polvilhamos o queijo parmesão ralado e salpicamos as nozes.


Miojo com mascarpone e damasco.


A nutricionista permite uma refeição com miojo por semana, mas precisa ser o miojo light cozido na água e sal. Como molho a sugestão é utilizar uma colher de sopa de requeijão light (Danúbio da tampa rosa). Mas eu estava sozinha e quis incrementar essa receita.

O que utilizamos:

- 1 pacote de miojo light;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 2 colheres de sopa de mascarpone;
- 5 damascos secos picados;
- 1 tomatinho cereja para a decoração;
- 1 cenoura pequena;
- salsa, cebolinha e sálvia;
- queijo parmesão.

Como fizemos:

Picamos a cebolinha, a salsa e a sálvia. Em uma panela derretemos a colher de margarina, acrescentamos os temperos verdes e o damasco picado e reservamos.
Cozinhamos o miojo em água e sal até ficar al dente. Retiramos o miojo da água, temperamos com a margarina, a salsa, a cebolinha, sálvia e o damasco picado. Adicionamos o mascarpone e misturamos.
Para a decoração utilizamos dois damascos secos, duas folhas de sálvia e um tomatinho cereja.

Todos muito gostosos!
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

21 comentários:

  1. Chris não sou muito fã de miojo hoje em dia, ja comi muito na minha época de Republica.mas, vou tenta fazer uma receita dessas.

    ResponderExcluir
  2. hahahah..adorei!
    Muito glamour no miojo nosso de cada dia,,o máximo que cheguei com eles..foi ter colocar queijo mussarela e requeijão, salpicado de queijo parmesão..altamente calórico..
    Delicinha suas receitas.
    Linda semana.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Chris, cada um melhor do que o outro! Boas ideias para fazer com miojo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. hunnn ai sim eu encaro um miojooo!! adoreii

    Bjãooo

    ResponderExcluir
  5. ai, amiga, nem ouro em pós salva macarrão frito e mole. gosto duro, beeem duro: grano duro al dente. beijoooo

    ResponderExcluir
  6. Muuuito chique!!!
    Aqui também sempre estamos a inventar com essa comidinha rápida e que se soubermos fazê-la fica uma delícia...
    Adorei suas sugestões.
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Quando eu trabalhava fora só tinha 15 minutinhos de almoço, e a única coisa que dava tempo de fazer em 3 minutos era miojo, então enjoei pq era todo dia, mas o seu está um luxo, todo elaborado, não é um simples miojinho aguado do jeito que eu comia. Acho que vou ter que fazer, fiquei com vontade. Beijinhos Chris.
    Monalisa melo...*

    ResponderExcluir
  8. adorei as inspirações, principalmente porque sou SUPER adepta do miojo! é tão pratico de fazer, e uma coisinha a mais que você adiciona, já deixa ele melhor que muito prato cheio de frescura haha ;x eu gosto de por requeijão, molho de pimenta, molho shoyo e misturar, fica DELICIOSO e muito cremoso!

    Beijos.
    www.babybelchior.com

    ResponderExcluir
  9. Amei as sugestões, Chris, acho prático demais o miojo e sim dá para fazer além do básico com glamour como você fez, ou então o básico mesmo só que um pouco incrementado... ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre gostei de fazer o miojo mais encrementado e essas dicas estão de dar agua na boca

    ResponderExcluir
  11. Chris sugestões que transformam o básico em algo especial com você faz com o sei quotidiano.

    ResponderExcluir
  12. Chris, eu simplesmente AMO miojo, se pudesse só viveria dele! hahaha! Desse jeito então, aiiiiiii que vontade!

    ResponderExcluir
  13. Que legal queria a criatividade com o miojo eu gosto muito rsrs...ganhei um livro do blog Simples Assim com várias receitinhas de miojo...a criançada ama hehe...boa semana linda...beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
  14. Que máximo! Eu sempre comia miojo quando ficava sozinha e nunca pensei nestas ideias maravilhosas.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Cris essas dicas de receitas pra variar o velho e bom miojo foram super!
    kisses

    ResponderExcluir
  16. Nossa, ficaram chics esses seus miojos!
    Amo passar aqui no seu blog!
    Boa terça-feira!
    Beijinhos...

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  17. Que delícia! Aqui eu gosto, mas comemos pouco, o enry não gosta, talvez assim mais historinha ele coma né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Chris amei a receitas aqui em casa faço quando estou muito atolada, mas procuro não fazer sempre. Daniel gosta dele molhadinho no caldo de feijão, mas não coloco tempero.

    Bjssssssssssssssssssss, Dani Cardão

    ResponderExcluir
  19. Você sempre inventando delícias de darem água na boca da gente. Esses miojos ficaram de encher os olhos. beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Esses miojos ficaram muito bonitos e devem ter ficado bem gostosos também. Quer dizer que se eu não tou aí você só clme miojo?

    ResponderExcluir
  21. Amiga eu adorei as receitas. Só você com a sua criatividade pra dar esse toque espcial em uma prato tão básico. bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo