sexta-feira, 3 de novembro de 2017

4 Filmes para falar da Segunda Guerra com Crianças




Neste feriado eu assisti ao filme "A Viagem de Fanny" com a Sofia e vi alguém na minha timeline perguntando se "O Menino do Pijama Listrado" era adequado para criança de oito anos. Então, resolvi fazer este post com dicas de quatro filmes sobre s Segunda Guerra Mundial na ótica das crianças.

Os dois primeiros, "A Viagem de Fanny" e "Os Meninos Que Enganavam Nazistas" têm em comum o espírito da aventura e, em vez dos campos de concentração, mostram cenários bonitos do interior da França com campos, pequenas vilas, plantações, rios e florestas. Isso traz mais leveza ao tema que envolve todo o sofrimento dos horrores da guerra.

Outro ponto em comum é que ambos são histórias verídicas contadas pelos sobreviventes e mantendo a ótica infantil. Mostra o olhar infantil, que, apesar dos desafios, precisam enfrentar ao se encontrarem sozinhos lutando pela sobrevivência, enfrentando o medo, a fome e a dor, conseguem manter a inocência, a alegria, a esperança, a amizade, o companheirismo. Conseguem rir e brincar em alguns momentos.

Crianças se identificam vendo outras crianças, principalmente quando estas têm a mesma idade. 



"A Viagem de Fanny"



Sinopse: "Durante a 2ª Guerra Mundial, a corajosa Fanny não só cuidou de suas irmãs mais novas, como liderou um grupo de 8 crianças que fugiu da França ocupada. Juntos aprenderam o valor da solidariedade e da amizade.".


"Os Meninos Que Enganavam Nazistas"




Sinopse: "Durante um período de ocupação nazista na França, os jovens irmãos judeus Maurice e Joseph embarcam em uma aventura para escapar dos nazistas. Em meio a invasão e a perseguição, eles se monstram espertos, corajosos e inteligentes em sua escapada.".


Pela  leveza dos cenários e pelo espírito de aventura que amenizam a tristeza do tema, acredito que estes dois primeiros já sejam indicados para crianças a partir de oito anos. Ambos têm crianças com 5 e 6 anos como personagens.


As duas dicas seguintes - "A Menina Que Roubava Livros" e "O Menino do Pijama Listrado" - são mais tristes e que fazem lágrimas correrem dos olhos. Por isso acho que o ideal seja para crianças a partir de 10 anos.


"A Menina Que Roubava Livros"

A história é triste, arranca lágrimas, mas também algumas risadas. Mostra como as crianças têm o poder de se reinventarem, de usarem a fantasia para amenizar as dores e a esperança como força para sobreviver. 

Além do mais mostra como a leitura tem o poder de mudar a vida das pessoas.



Sinopse: "Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.".


O "Menino Do Pijama Listrado" é narrado pela visão inocente de Bruno, um menino de oito anos, e fala muito sobre amizade.

Este filme, em comparação aos outros três, mostra mais a questão dos campos de concentração e por isso fica um pouco mais pesado.

Eu confesso que quando a Sofia chegou da escola, na época com nove anos, me contando que assistiu ao filme "O Menino do Pijama Listrado", que era um filme muito bom e que queria ver novamente e comigo, me surpreendi.

Depois disso, pedindo dicas de filmes para assistir com as crianças para uma amiga, ela citou o filme "O Menino do Pijama Listrado" como o preferido do filho dela que na época tinha 10 anos. Realmente crianças se identificam com histórias contadas por crianças e com crianças em cena.

Neste ano estive na exposição "Holocausto: Trevas e Luz" e nela tinha uma sessão com trabalhos feitos por crianças de escolas públicas sobre o tema e baseados no filme, que apesar de ser um drama, é fabuloso e fala sobre a amizade entre duas crianças de mundo opostos.

"O Menino do Pijama Listrado"






Sinopse: "Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.".





Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Amei a menina que roubava livros. Alguns da sua lista fiquei curiosa para ver.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, adorei as dicas.
    Eu tenho aqui o filme "O Menino do Pijama Listrado" e nunca assisti, fiquei com vontade de assistir.
    Não sabia que o livro "A Menina Que Roubava Livros" já tinha filme, que bacana, quero assistir...
    Muito bacana as dicas, adorei...
    Vou procurar pelas outras duas opções porque fiquei muito interessada.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Amo muito essos filmes, o elenco faz um ótimo trabalho. Amo esse género e sempre fui fã do trabalho de Christopher Nolan , é um profissional e em cada uma das suas obras me deixa hipnotizada com o seu grande talento de narrar à história e Dunkirk não é a exceção. Ancho que é umo dos mehores filmes sobre guerra O ritmo do filme foi muito ameno, acho que é um filme que agradara a todo o público.

    ResponderExcluir
  4. Por favor alguem sabe a censura desses filmes ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo