quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Aprendendo a dar Laço

A Sofia chegou da escola com um material para aprender a dar laço e me pediu para ajudá-la.
Mostrei uma vez como fazia o laço e ela já falou:
- Agora me dá. Amanhã eu vou chegar na escola e fazer o laço para minha professora ver.

Sentou ao meu lado e ficou tentando até que conseguiu. Gente a carinha de satisfação dela era indescritível.

Pegou alguns pares de tênis e ficou treinando e vibrando a cada laço feito. Ela fez uns trinta laços pelo menos. Essa foi a diversão da noite.


Depois sentou no meu colo, me deu um abraço e um beijo e falou:
- Obligada porque você me ensinou a dar laço.

Fiquei supefeliz e emocionada com a gratidão dela. Mas na verdade ela aprendeu praticamente sozinha.

Para mim o grande barato da maternidade é esse:
orientar da melhor forma e dar liberdade para caminharem, observar e acompanhar o crescimento, mostrar o mundo e respeitar as opiniões, oferecer coisas legais, mostrar valores e entender para onde os filhos estão se direcionando. Dar um empurrãozinho e elas seguirem em frente, seguras, sabendo que estou ali para apoiá-las.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

31 comentários:

  1. Chris, já te disse isso: admiro mto o seu jeito de exercer a maternidade e esse post é mais um exemplo disso. Qdo eu era professora, uma vez estava passando pelo pátio e uma menina de uns 5,6 anos me pediu ajuda para amarrar o tênis. Eu ajudei e tentei ensiná-la, como vc fez. Alguns meses depois, ela me encontrou, lembrou do acontecido e me agradeceu por tê-la ensinado a amarrar o tênis. Será q aprender a dar laço é uma etapa super importante para as mocinhas?? Acho q sim, né?!
    Bjos,
    Camila
    http://mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Chris, ainda lembro o dia em que aprendi a dar laço no sapato, realmente é uma emoção indescritível... e são essas emoções que marcam nossa infância, nossa vida. Aproveite muito esses momentos, pois são eles que nos impulsionam e nos motivam a caminhar felizes... bjsss

    ResponderExcluir
  3. E que bom quando aprendem,né?rss...beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. O primeiro laço a gente nunca esquece!rs
    Me lembro até hj qdo meu irmão me ensinou. E um dia desses encontrei uma amiga de pré ela mese lembrou de qdo a ensinei a dar laço! Muito legal esse post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Isso pra ela deve ter sido muito emocionante. Daqui um tempo serei eu a ensinar.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai que linda!! E que demais essa atitude dela, agradecendo você! Com essas atitudes vemos que você está criando meninas que, com certeza, serão adultas maravilhosas.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. quando eu crescer quero ser como vc!!!! rsss..bjs

    ResponderExcluir
  8. aiiii!!!me inspiro tanto em vc!!!Sua maneira de dedicar a vida a suas meninas, o seu tempo e o jeito com que "ensina a pescar"...um barato!!!
    bj bj bj


    Só as mães são felizes!
    http://www.coisa-de-mae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris, que barato isso do laço... Incrível como eles curtem aprender isso.
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Parabéns para sua florzinha viu, pelas fotos dá para vê a alegria dela. Concordo com vc em seu post sobre a importância de orientá-los, que bom que temos este previlégio.

    bjão,

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    estou fazendo projeto acadêmico e preciso entrar em contato com mamães com você.

    Se tiver enteresse de ajudar, mande um email para
    victor.araujo008@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Assino em baixo do comment da Lua.
    Aiiiiiiiii q delícia q é ver o relacionamento de vcs!
    Adoro vc, adoro o Inventando. Tem dica boa de verdade e coisas pro nosso dia a dia, que e como sempre digo, pra laáááá de úlil, Chris!

    Bjo bjo
    Ah Theo e Sofia devoraram os livrinhos rs!

    ResponderExcluir
  13. Cada passo uma alegria, uma comemoração, uma vitória!!

    Vamos marcar para ir na Fortleza com nossos pimpolhos, será diversão garantida e chamamos a Tati tb!!! beijos

    ResponderExcluir
  14. Mãe é isso mesmo minha linda mostrar o caminho certo, mesmo que nele encotre muitos laços pra fazer e desfazer, a gente orienta o caminho, ai o resto é com a pessoinha. Que por sinal adorou a idéia de dar laços, não?! Determinada e animada, igual a mãe. Bjs

    ResponderExcluir
  15. oi, Chris, parece que tudo que vc faz com suas filhas é com essa suavidade e carinho. não é a toa que elas retribuam com gratidão e mais carinho. Eu nao dizia para a Alana dizer obrigado e por favor, e francamente achava que ela tnha aprendido com o Barney, mas um dia eu a vi agradecendo uma amiga minha do mesmo jeito que eu faço e vi como eles nos copiam. Por isso eu luto pra ter essa suavidade que vc espelha, pq nao sou assim, sou meia arisca. qto aos laços acho que ainda demora um pouco mas já mostra interesse por fechos (ou feichos, feixos, sei lá). sobre o teu comentário no blog, esse negocio de bronca nao funciona mesmo, tem que ser no amor, firme, mas no amor. bjs

    ResponderExcluir
  16. ai amiga.....que linda! ate eu me emocionei, ainda mais no dia de hoje...... super beijo pra voces!!!!

    lunaolargachupeta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, Chris, ela entendeu direitinho o recado e está retribuindo. Você é uma mãe especial. Tenho enoooorme admiração!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Muito gostoso mesmo ver essa satisfação no rostinho das crianças quando elas aprendem algo novo!!!


    E, muito bom isso que vc disse a respeito da gente orientar e deixar que as crianças aprendam as coisas no tempo delas e do jeito delas, através das descobertas!

    Parabéns pra Sofia pela conquista de aprender a dar laço! =D

    ResponderExcluir
  19. Olá Chris,

    Parabéns por ser essa mãe tão presente da vida das suas filhas e por entender o seu real valor diante delas!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  20. Acho muito lindo sua dedicação com suas filhas! A vida tem q ser assim, inventada a cada dia... Que lindo ensinar a criar laços... Lembrei-me do livro Pequeno principe que fala sobre isso... Não o laço propriamente dito! Mas criar laços de amizade... rsrs... tem nada haver o que falei, mas enfim... Quando li seu post me lembrei dessa passagem no livro que por sinal eu amo...

    Abraços querida... A Sofia é linda!

    ResponderExcluir
  21. Uma graça, ajudar nessas pequenas descobertas deve ser uma delícia né?

    Muito linda!!

    ResponderExcluir
  22. Chris q lindo! Vc. está semeando no futuro das suas filhas, parabéns! Vc. é minha fonte de inspiração.

    ResponderExcluir
  23. Sem dúvida a parte do abraço e a do obrigada foram muito especiais!!! Nesses momentos é que temos a certeza de que a sementinha foi bem semeada, tah dando frutos tão esperados e queridos!

    Parabéns, Chris!
    Vc é uma mãezona que eu admiro muito!

    E a Sofia, hein! Parabéns pra ela tb, cheia de determinação, garra e força de vontade pra aprender! (Pq cá pra nós, é bem difícil aprender a dar o laço neh!!)

    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Isso que vc. falou da maternidade é a pura verdade, e últimamente tenho pensado muito nisso, em encontrarmos o chamado ponto de "equilibrio", não podemos "superproteger" demais e muito menos ser "relapsas", mas para criarmos nossas crianças seguras e capazes de serem adultos que caminhem com suas proprias pernas.
    Qto. aos laços me lembrei de qdo. Helô aprendeu a fazê-lo, foi num ursão grande onde guardavamos os brinquedos, ela tb. praticamente aprendeu sozinha....oh saudade!

    ResponderExcluir
  25. É Sofia dar laço para as criancinhas é difícil,parabéns da Pepenha!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns neta linda pela tenacidade! Vó te ama muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Aprendeu Sofia,parabéns!VÔ Gelson o bonitão!

    ResponderExcluir
  28. Quando eu estive aí ensinei um pouquinho como dar o laço.........estou orgulhosa de saber que está fera...............

    ResponderExcluir
  29. Ahhhhhhh que lindo! Acabei me emocionando, acredita?! (rsrs)
    Lembrei tb de qdo eu aprendi a dar laço e, principalmente, qdo o meu irmão aprendeu e mais ainda qdo o meu sobrinho aprendeu... muito bom!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  30. Chris,

    Fala Sério, não tem coisa melhor que isso, não é?! O meu guri ficou tão feliz que virou vídeo no blog. Me emociono cada vez que vejo. Adorei o carinho dela com você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

    Você é uma delas uma pessoa incomparável !!!
    Escrevo de coração, pode ter certeza...
    Bjs.
    Aninha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo