terça-feira, 26 de outubro de 2010

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Você conhece o Outubro Rosa? É uma iniciativa que começou nos Estados Unidos há alguns anos, desde que o mês tornou-se oficialmente o período nacional de prevenção do câncer de mama naquele país.

Aqui no Brasil, para celebrar a data, a Philips ilumina de maneira muito especial o prédio do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP) com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo: o câncer de mama.

O prédio ficará “iluminado” de rosa durante o mês de outubro – mesma cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. Além disso, a Philips, em parceria com o ICESP e o INRAD, promove um mutirão de mamografia entre os dias 18 e 29 de outubro.

Durante todo o mês diversos eventos vão colorir de cor de rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos

Este ano, com o slogan “Sem investimento, o câncer de mama não tem tratamento”, a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) quer chamar a atenção para a demora no início do tratamento contra o câncer de mama. Várias atividades de divulgação da causa foram realizadas com a participação de voluntárias das Associadas FEMAMA que prestaram orientações e distribuíram materiais impressos sobre os cuidados com a saúde da mama.

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer, INCA, o câncer de mama deverá atingir mais de 49 mil mulheres no Brasil neste ano. Por isso, é muito importante que as mulheres se conscientizem sobre a doença para que possam se prevenir adequadamente.

Durante muito tempo as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram.
O autoexame continua sendo importante, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas. "

Esse texto foi montado com informações recebidas da Ketchum Digital e do site Mulher Consciente.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Que legal, né...
    Eu vi o prédio.
    Embora seja um assunto tào falado, ainda tantas mulher sofrem pela falta de informação e ajuda.
    Post de muuuita utilidade pública, Chris.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto mexe muito comigo porque tive câncer de mama.Acho a campanha super importante porque descoberto cedo.tem tratamento.Divulguem e conscientizem as mulheres a fezerem sempre o auto exame.

    ResponderExcluir
  3. Mulheres vocês podem detectar e se curarem com o auto exame.Se toquem e qualquer anormalidade procurem o mastologista.

    ResponderExcluir
  4. Se vocês têm avós, mães,tias ,irmãs que tiveram cancer de mama o cuidado deve ser redobrado,cuidem-se.

    ResponderExcluir
  5. Todo ano no Sus eu faço meus exames e sempre depois da menstruação examino as mamas.Maria da Penha

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso o artigo, Chris. Parabéns!!!!

    Beijoooss

    ResponderExcluir
  7. Chris com certeza um assunto extremamente importante e que, sim, devemos divulgar, participar. Inclusive li um artigo em que as redes sociais estão mobilizadas tmb com o objetivo de divulgar a iniciativa.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post... Pois esse assunto é muito importante,nos tempos de hoje em que a mulher não tem tempo pra quase nada... e acaba deixando de lado a sua própria saúde pra cuidar da família. Então mulheres de plantão, vamos nos consultar! Bjokas

    ResponderExcluir
  9. estou super engajada em divulgar as ações das Amigas do Peito aqui na city.

    ótimo post!

    bjocas

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo Chris, temos que divulgar bastante para que mais e mais mulheres se cuidem e não morram deste mal. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo