Se duas pessoas que estão andando por uma rua com uma maçã na mão se encontram e trocam as suas maçãs, como essas pessoas seguem os seus caminhos? Do mesmo jeito que estavam no início, cada uma com uma maçã.
Se duas pessoas que estão andando por uma rua com uma ideia na cabeça se encontram e trocam as suas ideias, como essas pessoas seguem os seus caminhos? Com no mínimo duas ideias novas cada uma. Pois tiveram a oportunidade de imprimir a sua experiência, a sua característica pessoal na ideia recebida.
Agora se uma dessas pessoas simplesmente pega a ideia recebida e a copia, a toma como de autoria própria sem nenhuma adaptação a sua realidade, aos seus valores, as suas crenças, isso não é troca. Isso é plágio ou roubo.
Trocar ideias é gratificante. Plagiar ideias é irritante.
Trocar ideias acrescenta. Plagiar ideias reduz.
Trocar ideias reforça amizades. Plagiar ideias afasta amigos.
Trocar ideias traz sentimento de satisfação. Plagiar ideias traz sentimento de incapacidade.
Por isso apoio a utilização plena dos blogs, das amizades aqui feitas com o objetivo de TROCAREM IDEIAS com ÉTICA e RESPEITO com quem contribuiu com você, com quem te trouxe algo novo, com quem compartilhou suas experiências com você, com quem se colocou à disposição para ser seu amigo. E claro que vamos sempre lembrar e referenciar esse amigo que te deu a oportunidade de ter esse Insight.
Chris, como sempre vc nos presenteando com seus excelentes posts e ótimas palavras! Adorei a sua participação nessa campanha!
ResponderExcluirBjos,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com
Adorei o texto, Chris! Você, como sempre, é dez.
ResponderExcluirBeijo grande.
É isso Chris. Tô nessa!
ResponderExcluirBjocas
Cris!Rodei muito na blogagem coletiva mas o seu texto realmente nos toca!!tenho certeza que deixou os plagiadores com vergonha!!!rsrsrs
ResponderExcluirbj bj bj
Só as mães são felizes!
http://www.coisa-de-mae.blogspot.com
Adorei seu texto Chris! Muito legal como tantos blogs estão participando dessa blogagem coletiva!! Vamos mostrar aos plagiadores que somos unidas pela ética e pelo respeito!
ResponderExcluirbjo!
Olá Chris,
ResponderExcluirQue ótimo texto, parabéns viu!!!
Realmente não existe nada pior do que ser copiada, tem muita gente sem noção por aí. Espero que essa mobilização na blogosfera conscientize muita gente que fica copiando tudo sem dá os devidos créditos!!
Beijinhos...
Concordo plenamente com você!
ResponderExcluirParabéns pela participação maravilhosa e verdadeira!beijos,chica
ResponderExcluirMinha flor,
ResponderExcluirTe confesso que falei taaaanto sobre isso, troquei idéias com tanta gente e fomentei tanto a postagem coletiva que tive receio de acabar sendo repetitiva. Por isso, preferi dizer a verdade: tem gente falando superbem, tudo aquilo que eu gostaria de ter dito. E admitir que as pessoas fazem bem a escrita do texto, saber olhar, admirar e aplaudir a criatividade e o talento seja de um amigo, seja de alguém estranho... é muito bom pra alma.
Adorei teu post justamente por isso: em poucas palavras disseste tudo! E sensibilizaste muita gente!!!
Beijão, boa semana!
Ingrid
amiga excelente postagem!
ResponderExcluirAdorei.
Sem duvida o assunto é importantíssimo, temos q falar, debater e espalhar essa ideia por todos os cantos!
Beijão
E vc, não quer concorrer, não? rsrsr
Passa lá no meu cantinho depois!
Bju bju
Muito bomo texto e os exemplos que vc citou!!
ResponderExcluiré isso ai!!! e juntas vamos acabar com esses "sem criatividade"...
beijos,otima semana!!
;-)
Oi Chris,
ResponderExcluirEstamos juntos nessa!! Abraçamos esta causa...depois te contato para divulgar lá no blog também...
Beijos,
Cris João.
Muito bem escrito, Chris! De post em post a gente vai conscientizando todo mundo, né?
ResponderExcluirUm grande abraço,
Lu
Já aderi à campanha porque concordo plenamente com a causa!
ResponderExcluirBeijão!
Excelente campanha, minha cara: sempre bem-vinda nesse mundo virtual sem donos... Abração!
ResponderExcluirNão existe nada melhor do que trocar idéias e, se puder fazer isso com muitas pessoas através de um blog é uma maravilha!
ResponderExcluirObrigada pela explicação dos selinhos e pela visita no blog. Volte sempre, é muito bem-vinda!
Bj
Adri
Querida, voltei !
ResponderExcluirJá passamos por isto muitas vezes e realmente é muito desagradável - 1º dependendo- do seu estado de espírito naquele momento- dá uma revolta danada, ou...um desânimo profundo ! Depois você ou se desencanta e acaba não tendo mais vontade de postar nada...ou supera esta atitude sub-humana de quem só copia e não cria, e segue em frente "apesar de...." Não sei se isto tem "jeito", pois caráter não se compra na farmácia... ele vem com a pessoa e é "lapidado" pela família, principalmente. Vivemos uma época difícil e isto é apenas "a ponta do iceberg" de uma problema muito maior e mais profundo e que "pelo andar da carruagem" a coisa tende a piorar, se nada for feito. Acontece que as famílias estão delegando o seu papel de formador, educador, orientador, acompanhador dos filhos para a escola, os cursos avulsos, e as empregadas ( fixas ou diaristas), porteiros, etc.
E como não tem tempo para se dedicar às crianças e jovens, pois estão se dedicando a si mesmos apenas ( carreira, companheiro/a, amigos/conhecidos, academias, viagens,cursos os mais variados,e outras "coisas muito mais interessantes" que preenchem o seu "precioso" tempo) nem percebem que as crianças crescem muito rápido e o tempo de "tecer laços de confiança, amor, cumplicidade" é AGORA. Pior é quando resolvem "compensar" economicamente e "passar a mão por cima das cabeças", acatando , aceitando, incentivando e defendendo as atitudes "anti - humanas" dos seus pimpolhos que mais tarde irão "queimar índios em pontos de ônibus", espancar domésticas pois "acharam que era uma prostituta" e se divertem com estas barbaridades,ou - praticam o "bullying" espalhando sua "treva" por onde passam como verdadeiros vândalos.
Por isso parabenizo pesoas como você e outras mães que conheci aqui na blogosfera que - trabalhando ou não - descobriram que é possível assumir seu papel de pai/mãe sem anular o eu lado mãe/pai, profissional, amiga/o, etc...
Estes "desvios de caráter" se manifestam nestas atitudes e em outras no dia-a-dia...e vão atrapalhando e atropelando tudo e todos. Talvez o que tenhamos que fazer é nos unr e nos rebelar contra isto. Já colpiei o selinho e vamos espalhar nos blogs ( nosso, parceiros e...)
Bjs, desculpe-me o desabafo.
Mammy
É isso mesmo sou nova como blogueira mas ja percebi muito isso.
ResponderExcluirme segue:
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
hahahaha adorei!
ResponderExcluirBeijo, beijo!
She
Olá, Chris querida
ResponderExcluirQue bela iniciativa!!!
Eu gosto de interagir e vc tem toda razão...
Sempre criando a gente ganha mais ideias...
Aproveito para:
propor-lhe algo no meu post de hoje...
Conto com sua participação amiga.
Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
Abraços fraternos
Chris, lindona! Adorei seu post! Eu não estava/estou inspirada hj, faz parte, né? Óh, desafio pra vc no blog (entra depos da meia noite, hehe).
ResponderExcluirBjs
Adorei!
ResponderExcluirOi Chris, é isso mesmo. Adorei seu texto e seu blog... vou voltar mais vezes para ver suas dicas!
ResponderExcluirBjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com
Isso mesmo filhota ,adorei sua postura diante desse fato.É muita cara de pau!
ResponderExcluirChris espero que toda essa historia de copia se amenize ou termine de vez (dificil, mas nao e´impossivel sonhar ne?).
ResponderExcluirAdorei seu texto e sua analogia do começo, e e´isso ai mesmo, juntas acredito que podemos fazer muitas coisas boas - principalmente.
Abracos
Gra
Olá Chris !! Parabéns pelo Blog!!
ResponderExcluire parabéns pelas palavras!!
Meu nome é Vanessa e sofri por plágio por estes dias e gostaria de estar usando suas palavras em meu flickr para desabafar . Coloquei um trecho do seu texto no qual suas palavras me fizeram justiça pois estou tão atormentada que não consigo nem me expressar. Grata antecipadamente!! www.flickr.com/photos/madame_butterfly/