quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Importância do Brincar - 4º Seminário da Revista Crescer

Nessa semana dois fatos me fizeram lembrar do 4º Seminário da Revista Crescer - Família Contemporânea que nesse ano teve como tema único: A Importância do Brincar. Um assunto que eu gosto muito, pois para mim, assim como para a revista Crescer, brincar é coisa séria.


No momento em que cheguei ao evento estava em andamento a palestra de Kathleen Alfano, especialista em desenvolvimento e educação infantil, responsável pelo Play Lab, laboratório de apoio à criação de brinquedos Fisher-Price, e ela citava a frase de Platão:


"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de 

brincadeira do que em um ano de conversa."


Além de reafirmar todos os benefícios do simples ato de brincar como o desenvolvimento cognitivo, físico e social, também ficou claro os aprendizados embutidos em cada brincadeira e que quanto mais variadas estas forem mais possibilidades de aprendizado as crianças terão, a pesquisadora afirmou que as crianças brincam da mesma forma em qualquer lugar do mundo e isso não mudou com o passar dos anos. Na verdade o que mudou foram as expectativas dos pais.

Outro ponto foi a questão dos brinquedos: criança brinca com qualquer coisa. Para esses pequenos tudo é brincadeira. Portanto não precisamos de brinquedos caros e cheios de tecnologia e, sim, de objetos usados para brincar que sejam interessantes, seguros, adequados para a criança na faixa etária específica.

Já fui impactada assim que cheguei com a primeira palestra, e no decorrer do seminário, que teve como mestre de cerimônia a jornalista e apresentadora Rosana Jatobá, mãe dos gêmeos Benjamim e Lara, não foi diferente. 



O seminário foi dividido em dois painéis, ambos mediados pela roteirista, escritora e apresentadora Fernanda Young:

1- A importância do brincar para crianças de 0 a 3 anos:




Esse primeiro painel contou com a participação da ex-jogadora de vôlei Virna, do pediatra Luiz Guilherme Araújo Florence e da coordenadora Alessandra Françóia da ONG Criança Segura (o ator Ricardo Pereira infelizmente não pôde comparecer).

Durante o bate-papo mais informações importantes foram debatidas e levantadas como:

- é importante a criança brincar sozinha;
- não existe jeito certo de brincar, cada um tem o seu jeito e isso possibilita a troca;
- os pais devem ter atenção e cuidado com o excesso de estímulo;
- a angústia da criança é a angústia do meio. É importante fazer a prevenção de acidentes para se ter uma qualidade de vida, porém de forma leve, sem "neuras" e sem gerar medo nas crianças;
- criança também brinca para aliviar as angústias;
- a brincadeira além de desenvolver é uma forma da criança se expressar e se comunicar.

Estes foram apenas alguns itens que eu me lembro e que me chamaram mais a atenção. Mas já dá para confirmar, afirmar e reafirmar que brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável e feliz da criança.

2 - A Importância do brincar para crianças de 4 a 8 anos:




Já o segundo painel, onde estava o meu foco de interesse maior, teve como  debatedores a cantora da banda Patu Fu, Fernanda Takai; o apresentador Marcelo Tas, a doutora em psicanálise Silvana Rabelo da PUC - SP e a coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC - SP, Maria Angela.

Os pontos abordados nesse painel que me chamaram a atenção foram:

- Rosa e Azul: imposição da indústria ou necessidade de mercado? Aqui ficou claro, conforme reforçado pelas especialistas, que não é um preconceito das crianças e sim dos pais. Brincar é o momento onde tudo se revela e não é a cor do objeto que o menino está brincando que indica algo e sim o papel que ele está desempenhando na brincadeira.  

- Escola um lugar para estudar ou para brincar? Segundo as especialistas, hoje em dia, o lugar para brincar junto, exercitar o coletivo, é a escola. É importante a escola inserir o tempo de brincar nas suas atividades. A escola, em geral, está muito séria, muito chata e muito antiga. 

- Vídeogames, iPad, iPhone: negar ou liberar? Na opinião das especialistas não devemos negar, pois estamos na era da tecnologia e temos que tirar proveito dos benefícios desses meios. Apenas observar e oferecer outras formas de brincar.

Além de contar com toda a excelente organização, de receber muita informação importante, ter a oportunidade de ouvir outros pontos de vista, compartilhar das vivências e experiências dos debatedores, foi maravilhoso encontrar e conversar com muitas mães blogueiras, amigas virtuais como: Vivi - Mãe Digital, Keka - MamiHardRock, Tathy - Entre Fraldas e Livros, Paola - Mãe Dipa, Loreta - Bagagem de Mãe, Carol Bagio - Nina Ensina, Thais - Sem Firulas, Michele - Meu dia-dia de mãe e a Fabi - Conversa de Mãe e muitas outras mães que eu vi por lá mas não consegui falar pessoalmente. Pena que não tirei foto com todas.

Vivi - Mãe Digital, eu e Rose Misceno - M@aejestade


Eu, Loreta - Bagagem de Mãe e Vivi - Mãe Digital



 Fernanda Young e Eu



Agora quais foram os fatos que me lembraram desse evento inesquecível?

1 - A Sofia chegou da escola dizendo:

- Mãe, a aula hoje foi "a maior legal" e a minha professora é "a maior legal". A gente aprendeu estruturas geométricas brincando de massinha. Vamos brincar? Eu vou te ensinar como a Andréa me ensinou.

Ficamos um bom tempo sentadas no chão brincando de fazer estruturas geométricas com massinha de modelar e palitos de picolé, repetindo como foi feita a brincadeira na escola.


Eu fico muito feliz em confirmar que a escola das minhas filhas entende a importância do brincar possibilitando um aprendizado divertido. Fico feliz das minhas filhas gostarem da escola e não a terem como um lugar chato conforme foi ressaltado durante o seminário.

2 - A Sofia chegou da escola com os braços e mãos todos desenhados. Durante o segundo painel foi debatido sobre a criança desenhar o corpo como se fosse tatuagem. Houve um exemplo em que a professora brigou com a criança. Foi explicado pelas especialistas que o fato da criança desenhar o corpo é uma forma de fazer arte, apenas um desenho em um local diferente do papel e que isso é muito saudável.


Mais um ponto em que eu e a escola das minhas filhas estamos alinhadas: esse tipo de expressão é totalmente permitido. 

Foi tão bom que eu já estou com saudades e torcendo para chegar logo o próximo seminário da Revista Crescer



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

31 comentários:

  1. Eu estava lá tbm.... podiamos ter nos conhecido, né? BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal!
    Realmente brincar é muito bom! Brinco com meu filho como se eu fosse criança.

    ResponderExcluir
  3. Chris, que post legal! Brincar é muito legal né? Sabe, eu desenhava relógio no braço da Luana! ^^ Tinha gente que me chamava de retardada... kkkkkkkkkkk.
    Chris, ando lendo o blog pelo reader, por isso ando sumida sem comentar. Meu novo trabalho é muito mais dinâmico que o outro, e realmente só tem dado para ler. Mas ando por aqui sempre, viu? Sumi não!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fantástico poder participar de uma iniciativa assim com temas tão importantes, que proporcionam tantas reflexões, como as cores que desde bebês as crianças já são conduzidas a usar e não usar azul p meninos e rosa p meninas, Gostei da temática, deve ter sodo ótimo mesmo! E a brincadeira com massinhas arrasou! Parabéns a professora "Maior legal" rsr bjoosssss

    ResponderExcluir
  5. Que legal esse seminário! Eu li sobre ele e vi que iria acontecer, mas infelizmente p/ não deu, afinal, moro longe e tô quase parindo...rs Mas foi ótimo vir aqui e ver que vc compartilhou da experiência com a gente! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  6. Que evento maravilhoso! Encontrar - ou conhecer - amigas blogueiras virtuais e discutir sobre um tema que sabemos que aqui no "Inventando com a Mamãe" tem de sobra: BRINCADEIRAS!

    Parabéns Chris!

    Beijos,
    Família Recanto
    www.recantodasmamaesblogueiras.com

    ResponderExcluir
  7. Chris aqui no seu blog sempre tem idéias muito criativas ressaltando a importância do brincar... estou sempre me inspirando, mas nem sempre dá para comentar.
    Amei o texto e as estruturas com massinha. Vou fazer com a Aninha ;)
    Beijos*

    ResponderExcluir
  8. Cris bricar é tudo pras crianças e felizes são os adultos q continuam brincandobcomo vc.
    Kisses

    ResponderExcluir
  9. Adorei!! Que delicia de seminario, imagino que vc tenha aprendido e se divertido muito.. e o mais legal constatou tudo em casa com a filhota ;) bjs.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal!!! Concordo com tudo!! Muito importante esses seminários para divulgar a importância do brincar! Bjão, gisele e kids
    www.kidsindoors.com

    ResponderExcluir
  11. Ai que dili!!! Queria tanto ir também, mas tô tão tão longe. Que bom que tenho você e estas outras mamães blogueiras pra dividir tudo! Gostei demais! Um beijo

    #amigacomenta
    www.manumamae.blogspot.com.br
    @emanoellew

    Manu

    ResponderExcluir
  12. Chris também adorei desvirtualizar a amizade contigo!
    Adorei a dica de brincadeira com massinha! Vou fazer aqui com o Italo!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Que legal Chris!! Eu ia amar participar de algo assim!! Deve ter sido mesmo maravilhoso!! E adorei essa brincadeira com massinha e palito de picolé!!! Vc sabe que adoro tudo por aqui!! Bjãoo!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa deve ter sido uma experiência ótima esse seminário, queria muito ter ido também, onde encontro informações sobre próximos eventos assim...achei muito interessante todos os pontos sitados e concordo com vc em todos...parabéns...bjos Luana
    www.segunda-viagem.blogspot.com.br
    http://www.internetdinheiro.com.br/107858

    ResponderExcluir
  15. Oi Chris,

    Deve ter sido maravilhoso mesmo, também valorizo muito o brincar do meu filho e sei o quanto é importante!
    Também amei a dica de massinha e palitinhos de picolé, as crianças amam coisas diferentes!!!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  16. Aiii que tudooo! Vou entar em depressão vendo vocês nessa farra toda e eu aqui tão longe sem poder participár também. Sacanagem! kkkk Adorei. Vou passar para minha mãe (educadora/pedagoga), várias coisas que você disse aqui. Beijooos!!!

    ResponderExcluir
  17. Chris,

    Adorei te encontrar no seminário e na P&G!!! Tomara que de pra gente se encontrar seeeempreee!! rsrsrs
    Tão bom qdo a escola é uma aliada né? Dá uma tranquilidade!!
    Eu to com um problema sério com a escola das crianças....

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  18. Chris! eu acompanhei o seminario pela internet! adorei! Sempre tive essa concepção: "Criança aprende brincando"! Livre, para colocar o que mais sabe em pratica: a criatividade. Parabéns pelos projetos e pelas tatoos! por em pratica o que se aprendeu na escola além de ajudar a memorizar e ajuda na conexão pais/filhos.Bjsss
    Tamy #amigacomenta
    tbucchino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti um pouco pela internet,adoraria ter participado também.Afinal aprender nunca é demais. Com certeza a escola ser uma aliada é maravilhoso, ainda não passei por isso, mais irei adorar tb. Bjs
    http://isaacparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Chris esses seminários são muito importantes mesmo. Que legal que a escola da Sofia consegue ensinar e brincar ao mesmo tempo e ainda falar sobre um tema muito importante a tatuagem de um jeito bem legal e divertido.

    Bjssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  21. Amei as figuras geométricas e amei conhecê-la pessoalmente.
    É bom demais desvirtualizar!!!
    Bjs grandes
    Fabi
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  22. Sou sua fã e adoro te encontrar!!
    Vamos inventar mais encontros, né?
    Eu também adorei seminário, o papo e o clima do lugar. Estou torcendo pra chegar logo o do ano que vem!!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  23. Eu adorei te encontrar mais uma vez!!! Tomara que a gente consiga se ver mais vezes!

    E sabia que estou com um post sobre tatuagens feitas pelas crianças, mas nunca consigo escrever e postar? kkkkk

    Beijos
    Tati
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  24. Ahhh, Chris, que delícia de evento, né?
    Adorei seu post sobre o que rolou, você fez um ótimo apanhado.
    Sobre os desenhos no corpo, comprei canetinhas laváveis pra Nina, agora ela rabisca o quanto quer e sai super facinho!!! :)

    E o melhor do evento: encontrar amigas que a gente "vê" virtualmente na vida real!!!
    Adorei te conhecer!!!!
    um beijo grande

    Carol
    @ninaensina
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  25. Que post incrível, Chris! Sucinto e ao mesmo tempo completo. Felizes das crianças que brincam!
    Um beijo,
    Marusia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  26. Excelente a iniciativa da revista Crescer de promover esse Seminário ,que pelo o que foi descrito por minha filha extrmamente útil. Palestras inteligentes feitas por profissionais competentes e que também são mães .Acho que o que aconteceu lá precisaria de mais divulgação .Quantas mães não têm a oportunidade desses esclarecimentos ? Porque essa revista tão importante não é mais acolhida em programas de TV? Ajudaria as que não têm acesso a revista a até cobrar das escolas mais atenção e sensibilidade ao momento Crescer de todos .Parabéns a Revista pela inciativa , aos palestrantes ,as mães que estiveram lá .E torço por uma maior divulgação .

    ResponderExcluir
  27. Fico penalizada pelas crianças que por falta de condições de bons colégios, mães e professores sem o preparo para ajudar um ser humano a Crescer ficam sem essa oportunidade .Falo porque eu mesma não tive e não soube passar para as minhas filhas essa forma suave e ao mesmo tempo segura de enfrentar o crescimento .Os "excelentes" colégios que estudei teriam muito o que aprender com a revista que proporcionou o seminário .Mias divulgação de idéias como as que foram apresentadas é o que seria ideal

    ResponderExcluir
  28. Como mais tarde diante dos desafios da vida ,das entrevistas de empregos os menos afortunados por nfalta de bons colégios ou por equivocos na educação em família irão competir com os que tudo estão recebendo .Os meios de comunicação com seu programas como o da linda e simpática Chris Flores ,devem acolher em seus programas masi matérias sobre a revista que proporcionou esse evento .Sabemos que a TV entra na casa de todos .Fica a dica e minha torcida por isso .

    ResponderExcluir
  29. Não se faz um país só com seres privilegiados pela sorte ,nem com esmolas .Se faz um país com educação de boa qualidade para todos .Com metodologia de ensino como minha neta teve e está nessa página .Isso a televisão pode ajudar muito preenchendo os lares com matérias educativas para professores e pais .E que essa revista que promoveu essa maravilha de seminário ajude numa verdadeira Criança Crecendo Com Esperança .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo