Eu fiz esse post no Recanto das Mamães Blogueiras , em 16 de agosto de 2012, falando do meu vício de roer as unhas, como eu consegui finalmente parar e do vício da Ana Luiza e das tentativas frustradas, ate o momento, para ela parar com esse hábito.
Eu tinha o vício de roer as unhas desde criança. Nunca as roí a ponto de me machucar, de ter infecções bacterianas na área das cutículas, nem dos dedos e nem do contorno da boca. A minha onicofagia também não prejudicou a minha arcada dentária. E na verdade ela não me incomodava muito. Incomodava, sim, a minha mãe que vivia reclamando, dizendo que eu ficaria com dedo de cabeça de cobra, com verminose, etc...
Diante de tantas reclamações eu fiz diversas tentativas para deixar as unhas crescerem:
- estar com elas sempre esmaltadas;
- passar base com sabor amargo;
- substituir o hábito de roer as unhas por chiclete;
- estar sempre com uma lixa na bolsa pronta para acertar qualquer pontinha.
Eu consegui ter as unhas decentes por diversas vezes, mas assim que surgia alguma situação de angústia, de nervosismo ou apreensão, eu retornava ao velho hábito.
Quando a Ana Luiza, minha filha mais velha, estava com dois anos ela começou a roer as unhas. Eu corri na psicóloga que, para meu desespero, me informou que naquela idade a criança não tem sentimentos como ansiedade, angústia, insegurança, timidez ou baixa autoestima associados ao ato de roer as unhas. Muito provavelmente a Ana Luiza estava roendo as unhas como um gesto de imitação. Nessa hora quase que eu sentei em cima das minhas mãos.
Bom, fui para casa decidida a parar de roer as unhas. E assim eu fiz por mais de um ano. Por amor aos filhos mãe consegue fazer qualquer coisa, né? Porém, o meu esforço não trouxe resultados para a Ana Luiza que continuou roendo as unhas e eu acabei voltando com esse péssimo hábito. Sempre parando durante um tempo e depois retornando.
Agora, há um ano, a dentista da Ana Luiza nos informou que o hábito de roer as unhas está afetando a arcada dentária dela. Tá aí um motivo forte para conseguirmos vencer esse vício. Começamos juntas todas as tentativas:
- fazer as unhas frequentemente. Não adiantou, a Ana Luiza come o esmalte e as unhas.
- passar base com sabor amargo. Não adiantou, a Ana Luiza se acostumou com o sabor.
- eu ficar atenta e sempre falar para ela tirar a mão da boca. Não adianta porque ela não está o tempo inteiro comigo.
Juro que cheguei ao cúmulo de enrolar os dedos dela com esparadrapo enquanto ela está em casa. Não adiantou, o tempo em que está na escola é suficiente para comer todas as unhas.
Então eu resolvi participar da Blogagem Coletiva de Esmaltes, promovida pela Fernanda Reali, como um estímulo para pararmos juntas de roer as unhas. Para mim a blogagem foi um sucesso. Desde o meu primeiro post nessa blogagem eu nunca mais roí nem um pedacinho de unha. E nem tenho vontade.
Unhas na primeira participação na Blogagem Coletiva de Esmaltes.
Agora eu só penso em fazer as unhas, experimentar novos esmaltes, conhecer as cores dos lançamentos, etc. Meu vício agora são os esmaltes.
Unhas hoje com quase um ano de participação na Blogagem Coletiva de Esmaltes.
A Ana Luiza participou na nossa primeira blogagem, mas não deu continuidade e continuou com a onicofagia.
Aqui, em 16 de agosto de 2012, eu disse que a minha próxima tentativa para alcançar o objetivo de fazer a Ana Luiza parar de comer as unhas seria colocar umas unhas postiças bem pequenas, adequadas ao tamanho e idade dela.
E fizemos exatamente isso nesse final de semana. Aplicamos unhas de acrigel, bem pequenas, nada exagerado.
A mãozinha da minha adolescente ficou mais linda ainda.
Assim espero que as unhas da Ana Luiza cresçam, que ela se sinta estimulada a mantê-las bonitas, deixe de lado esse hábito que está prejudicando os dentes dela e, quem sabe, participe das Blogagens Coletivas de Esmaltes com mais frequência.
eu também tenho o hábito de roer as unhas minhas unhas estão um fracasso!
ResponderExcluirjá tentei de tudo e tem um tempo que penso em colocar unhas de acrigel, se der certo com a Ana LUiza, me avisa que vou tentar, tentei tanta coisa mas não consigo parar de roer.
as suas estão lindas.
uma vez coloquei umas unhas que eu sentia meus dedos pesados tirei tudo rapidinho para poder roer as minhas unhas!
beijos
Oii Chris, tomara que ela consiga agora vendo as unhas assim mais bonitas, tadinha, deve ser sofrido p ela querer parar e não conseguir, que bom que vc conseguiu, tenho certeza que ela irá conseguir tbém! Abraçossss
ResponderExcluirOi Lindona
ResponderExcluirEsta luta nao é facil, mas nao desanimem!
Lelê tbe ainda roi as vezes e eu roia muito quando era mais nova.
Tbe adoro estas BC e tbe sinto falta.
Varias vezes tiro as fotos e nao consigo posta-las, acredita?!
Obrigada pelo carinho de sempre
Adoro vcs e estou na torcida aqui tbe!
Tentei todas as outras alternativas, a não ser o esparadrapo. a o acrigel pode ser uma boa pedida, mas a Ana é vaidosa né?! Stella tem 0 vaidade, sem contar que treina volei 2hs 3x/semana. Será que atrapalha!? Vou ver se ela se interessa, quem sabe!
ResponderExcluirBoa dica para as meninas e meninas mães em geral Chris!
Eu roís unha na infância e confesso que hj tenho até nojo! Eca!
Bjos Chris, sempre com ótimas dicas!
Eu amo esses depoimentos, porque são vida real e são possíveis de qualquer pessoa fazer em casa.
ResponderExcluirAdriane Bertoncello, minha amiga há mais de 30 anos, rói unhas há mais de 30 anos também. Eu a encontrei dias atrás e as unhas estavam lindas. Ela me disse que eram de porcela, pois sempre que tirava, roía de novo. Estavam perfeitas e saudáveis por baixo, e ela tinha optado por isso para que o esmalte ficasse intacto por vários dias. Nossa amiga Elis também faz isso.
beijoooo, vou compartilhar
Que linda!!!!
ResponderExcluirTambém tenho esse vício e preciso mudar, sonho em ter unhas compridas e com esmaltes chamativos!
Beijinhos
Olá Chris,tudo bem querida???
ResponderExcluirNosa me indentifiquei muito com seu post de hj,
pois a exatos um anos eu parei de roer as unhas,
q era extamento como vc mostra na primeira foto,
desde q eu me entendo por gente q roia as unhas,
e do nada falei q não roeria mais,pois minha filha via e tava começando a roer
as dela tbm,confesso q no começo foi muito dificil,pois hj estão enormes e não sinto vontade nenhuma de roer,e quando vejo alguem roendo,ou com as unhas cotoquinhos,fico falando nossa como q eu tinah coragem de deixar minahs unhas assim...kkkk
adoreii o post;)
bjinhos...
Tenha uma linda quarta-feira!!!
Mundo da Mony
Oi Chris, estou orgulhosa por você, mas com dó da sua filha. Eu roía unha quando adolescente e só parei quando falei: "Não quero mais!" Acho que ela deveria pensar assim de agora em diante. As unhas postiças serão grandes aliadas para que ela tenha força de vontade.
ResponderExcluirBeijos, adorei o post.
Gabi.
www.eueumesmagabrielle.com
Nossa, nem fala! Sempre acabo roendo! Tenho visto alguns vídeos de art nail no youtube =D Isso ajuda muito!
ResponderExcluirParabéns por essa vitória Chris, deixar um hábito é algo muito difícil, suas unhas estão lindas! Bjs
ResponderExcluirOi Chris
ResponderExcluirParabéns pela persistência...
Tenho certeza que ela não irá roer mais as unhas...
Ficaram tão lindas as mãozinhas dela, tão delicadas!
bjos
Eu também tenho uma coisa que morro de medo da minha filha adquirir: cacoetes. São uma coisa psicológica e sem um diagnóstico preciso, mas que me atordoa desde a infância também...
ResponderExcluirMas que bom que vocês conseguiram driblar tudo, parabéns!!
Ah, tô seguindo seu blog, muito lindo! :)
Beijos
Chris que tudo a mão da Ana Luiza com unhas e, veja só, já ousou no esmalte né!?
ResponderExcluirTomara que ela aprenda e consiga parar de roer as unhas ... ficaram tão lindas as mãozinhas dela com unhas e coloridas!
Beijos, Má
www.monmaternite.com
A unha dela ta muito lindaaaa
ResponderExcluirAmeiii!!!!!
E a sua nem se fala hein?
Ai que linda!! Desse assunto eu entendo, mas aqui eu fiz a Ingrid parar mostrando para ela o desenho do verme no meu livro de biologia. Mas ela roía demais (já tinha até ficado internada com verme na barriga)
ResponderExcluirAh amiga fiquei muito feliz em saber que veio a Terê, espero que tenha curtido muito minha cidade, rs. Na próxima marca direitinho e agente se conhece
Beijos
acho que vou colocar essas unhas no meu marido que só falta comer os dedos
ResponderExcluirrsrsrrs
Bjsss
Caramba, tomara que ela pare de roer as unhas por que ficou lindo *.* eu tambem tenho esse habito e quero me livrar dele, é ruim demais, outro habito é morder os labios e tirar pele dele T.T
ResponderExcluirOi Chris, a minha mais velha também teve essa fase, mas no caso dela, foi ansiedade, quando foi p/ jardim e junto o nascimento da irmazinha. Consegui fazer com que parasse na base da troca, ela ama pintar a unha, daí falava que se ela nao roesse eu fazia a unha dela, com o tempo deu certo.
ResponderExcluirOi Cris as suas unhas estão muitobonita e nem parece que um dia você já foi uma roedora. As unhas da Ana Luiza tb ficaram show! Tô aqui torcendo pra dar certo.
ResponderExcluirkisses
Ola gostei do Post, eu e minha esposa Tais...
ResponderExcluirEstamos gravidos e consumindo de tudo que remente ao ambiente de ser Mamãe e Papai, tudo rsrsr
colocamos o seu blog na nossa lista lá no nosso blog, ta na coluna "Estamos Gravidos"
http://newfamilybelles.blogspot.com.br/
aproveita e curta nossa pag no face tambem rsrsrs
https://www.facebook.com/newfamilybelles
Chris, se vc quiser que eu faça aquela brincadeira do photoshop me manda por email (larissaeveryday@gmail.com) farei com o maior prazer. Beijos
ResponderExcluirquerida Chris: levei teu link para a amiga Elaine, que fez um post bacanérrimo sobre os motivos que levam as mulheres a pintarem as unhas, ou azzzunha: http://www.elainegaspareto.com/2014/01/por-que-as-mulheres-pintam-as-unhas.html beijossss
ResponderExcluirola boa tarde eu estou com o mesmo problema do meu filho roer as unhas ,com meninas torna-se mais facil,o meu caso é um menino!! como fazer? alguém me pode ajudar???
ResponderExcluir