sábado, 8 de setembro de 2012

Blogagem Coletiva: Esmalte + História do Brasil

A blogagem coletiva de esmaltes, da Fernanda Reali, dessa semana está uma verdadeira aula de história com o tema Esmaltes e História do Brasil.

Tema bem propício, já que ontem nós comemoramos os 190 anos de uma data importantíssima, pois marcou o início da história do Brasil como uma nação independente.

Mesmo assim eu escolhi outro fato marcante da nossa história que foi a chegada da família real aqui no Brasil. Mais propriamente aqui no Rio.

Em 2008 nós comemoramos os 200 anos da chegada da família real ao Brasil e nessa época eu pude explorar bem esse fato histórico com a Ana Luiza.

Fomos tomar um chá com a Família Real na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. O local é lindo, elegante e o chá muito bem servido. Isso já valia o passeio. E para ficar mais interessante, totalmente dentro do contexto que o Rio estava vivendo em 2008, durante o delicioso chá foi apresentada uma encenação divertida da presença dessa ilustre família aqui no Rio. Foi uma ótima oportunidade para fazer um programa cultural, familiar e estudar história do Brasil de forma descontraída.



Fomos ao Forte de Copacabana para ver a réplica de uma das Naus da Corte Real navegando pela praia de Copacabana, simulando a chegada da família Real, como já falei AQUI.


Visitamos a exposição "Um Mundo Novo, Um Novo Império" no Museu Histórico Nacional.


Passeamos pelo Centro Histórico do Rio visitando o legado que D. João VI deixou para nós cariocas como: o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural dos Correios, andamos pelas ruas com a pavimentação feita na época, a Biblioteca Nacional, A Igreja Nossa Senhora do Monte de Carmo (antiga Sé) que na época foi designada por D. João VI como a nova Capela Real Portuguesa e, pouco mais tarde, também como Catedral do Rio de Janeiro.


D. João VI também nos deixou o lindíssimo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um local que nós amamos passear e já curtimos ótimos momentos em família.

Visitamos o Museu Nacional que foi residência de D. João tendo como jardim a Quinta da Boa Vista. E que moradia! E que jardim!

Don João se instalou tão bem na cidade, gostou tanto do Brasil que por aqui foi ficando, mais parecendo um "João Carioca" como lemos no livro "D. João Carioca A corte portuguesa no Brasil (1808 - 1821)".



Aprendemos mais um pouco sobre essa fase da história do nosso país e da nossa cidade nessa divertida história em quadrinhos.

Enquanto a Ana Luiza lia 1808, de Gilson Barreto, na versão infantil, eu lia o meu 1808, de Laurentino Gomes, a versão.



A chegada da família real aqui no Rio foi a parte da história do Brasil que eu vivi mais de perto com as minhas filhas, no caso a Ana Luiza. 

Para essa blogagem coletiva, a princípio, eu escolhi o esmalte magnético Cherimoya, na cor Solar Eclipse, com design de ondulações.


O esmalte é bem grosso com uma ótima cobertura, porém a aplicação do desenho é difícil. Achei que ficou parecendo mais manchado do que com um design específico. Além do mais o gosto de ferro é muito forte. Sendo assim eu fiquei receosa e troquei.

Dessa vez escolhi o Princesa em Fuga, um azul que eu achei lindíssimo, da nova coleção da Avon: Contos de Fadas ao Avesso.



Estimulada pelo tema dessa Blogagem Coletiva estou lendo 1822, a continuação de 1808, também de Laurentino Gomes.



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

18 comentários:

  1. Que passeio delicioso! Tua filha deve ter aprendido muito! Achei incrível!

    Comprei esse princesa em fuga mês passado, mas estava em falta... acho que nessa campanha ele vem!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de passeio e blogagem coletiva.
    Lindo esmalte

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Chris! Foi lindo relembrar com vocês as comemorações da vinda da família Real ao Rio de Janeiro. A obra de Laurentino Gomes aponta para uma história leve e deliciosa de se ler. A cor dos esmaltes, adorei também! Beijocas mil!

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    O Rio de Janeiro é história do Brasil em todos os locais! Vocês vivenciam a história no dia a dia. É uma delicia os locais todos que vc mostrou aqui. E lindo esse azul!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris!
    Linda as fotos,gostei muito dos tons de esmalte que você mostrou e o anel muito lindo.
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Cris, muuuito legal a postagem e as cores de esmalte escolhidas.
    Você sempre com as unhas impecávies hein amiga?
    Queria eu fazer isso...rsrs.
    Beijinhos da Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  7. Amei esse seu post, sempre que fico sabendo do tema da semana da coletiva de esmaltes da Fê já fico curiosa por seus posts que sempre arrasam em criatividade e informação. Amei os esmaltes, mas também sou fã de suas unhas e mãos, então é impossível algum esmalte ficar feio em você, Chris! ;)
    Morei ao ladinho da Juieta de Serpa e nunca que fui lá, acredita?! Afffff preciso aprender contigo a valorizar mais a nossa cultura local!
    Beijo, beijo e parabéns pelo post!
    She

    ResponderExcluir
  8. não li esses livros mas estao na minha lista de desejo de leitura! bjo bjo

    ResponderExcluir
  9. Como ficou linda essa blogagem ..... Me lembro do chá ,foi muito interessante e como eu estava magrinha ............. Dieta já kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. D. Regina sempre tão bonita ,agora está com um cabelão ,mas tá linda demais .falaprá mim que tá gordinha ,mas tá mais bonita ainda .Os esmaltes são lindos Christiana e eu estou com muitas saudades , beijos .

    ResponderExcluir
  11. Chris ... aonde você encontra esses esmaltes tão lindos e diferentes?!? Eu já fui em váááárias lojas de cosméticos daqui de Curitiba e nada!

    Aliás, quanta energia de passeios lindos ... se bem que morando no Rio eu também teria energia! Adorei a aula de história!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  12. Cris eu nem sabia q existia esse esmalte magnético. Gostei muito desse azul. Aqui no Rio a gente pôde curtir muito os 200 anos da chega da Família Real.
    kisses

    ResponderExcluir
  13. Que interessante esse esmalte cobre... achei lindo! Gostei mais dele do que do azul.... mas... os dois ficaram lindos nas suas unhas.

    Essa nau antiga devia ser interessante também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. que delícia de passeio, tenho certeza que ela nunca mais vai esquecer a história né?
    Te deixei um post no face perguntando desse magnético, mas pelo visto vc não gostou né??
    bjs
    Ah e qd quiser alguma pulseira pra vc ou sua filha mando pelos correios....

    ResponderExcluir
  15. Oi, Chris adorei esse passeio deve ter sido ótimo e especial.

    Obs: Amei os esmaltes.

    Bjssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  16. Que passeio legal ....
    ótima postagem e adorei as cores dos esmaltes!

    beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Chris eu gostei das sugestôes de leitura, dos passeios e dos esmaltes. Achei bem interessante a abordagem e o enfoque dado ao tema.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo