terça-feira, 18 de setembro de 2012

Depois do susto, a meleca de chocolate


Eu estive na palestra do Mães em Ação na prevenção de acidentes e, claro, ouvimos muito sobre como prevenir os acidentes. E conversamos também sobre a importância de saber agir quando acontece algum imprevisto. A dica número um foi unanimidade: manter a calma.

Passei por uma situação que me mostrou bem a diferença entre manter a calma e entrar em pânico.

Sintam o drama da situação!

Estávamos nos encaminhando para embarcar para Aracaju, faltando apenas 30 minutos para o avião decolar, quando passamos em frente a uma loja de chocolate e a Sofia me pediu um Chumbinho que ela adora.

Comprei o chocolate para a minha filhota já pensando que este renderia um bom tempo de distração durante o voo.




Já estávamos na fila para embarcar, a Sofia abre a caixa do famigerado chocolate, enche a mão com as bolinhas deliciosas e...


Leva a mão à boca.


Olha pra mim e diz:

- Mãe entrou um chumbinho no meu nariz, está doendo e eu não consigo respirar.
- Calma, filha. Puxa o ar pela boca e solta pelo nariz com força. Não puxa o ar pelo nariz.

O perigo era a maldita bolinha entrar, ir para o pulmão, a criança engasgar e coisa e tal.  Nessa hora o pai fica nervoso e fala:

- Não vamos mais poder viajar! Vamos para o hospital! Não posso embarcar com a criança com uma bola no nariz! Qual o pronto socorro que tem otorrino?! E blá, blá, blá.

A Sofia fica mais nervosa, começa a chorar porque quer viajar, quer respirar e quer parar de sentir dor.

- Sofia, por favor, não chora, a gente vai resolver e vai viajar. E se chorar não funga, por favor!

A Ana Luiza com toda a impaciência e intolerância provinda dos hormônios da adolescência fica irritada e começa:

- Agora eu não vou poder viajar porque essa pirralha fez besteira! E as minas roupas? E a minha mala que já está no avião? Não posso sair do aeroporto e deixar as minhas roupas! Que saco!

Gente, vocês não têm noção! Um tumulto geral que aconteceu em fração de segundos! Aqui eu estou escrevendo cada diálogo de uma vez, mas lá eram todos falando junto e ao mesmo tempo e ainda misturado com choro.

Eu pensei: a bolinha é de chocolate e vai derreter com o calor do corpo. Só não pode e ser inalada antes disso! Chamei a Sofia para um canto com o objetivo de afastá-la da tensão.

- Sofia, vamos ali embaixo da luz para eu ver essa bolinha.

Nessa hora o "paizinho querido do meu coração" falou:

- Não adianta ir embaixo da luz, a bola é escura, o nariz é escuro, você não vai ver nada e dá para ver a bola por fora. Não tá vendo o caroço enorme que está ali.

 Claro que esse comentário não ajudou em nada e só deixou a Sofia mais apavorada.
Saí dali, cheguei embaixo da tal luz, com os polegares eu tampei os ouvidos da Sofia, pedi para ela abrir a boca e com um dos meus dedos indicadores eu tampei a narina que estava sem a bolinha e falei:

- Sofia levanta um pouco a cabeça para eu ver dentro do seu nariz!

Bem rapidamente eu encaixei a minha boca na da Sofia e dei uma soprada bem forte. Com isso a tal bolinha de chocolate voou longe junto com todo o ar que eu coloquei pra dentro da criança. Nós retornamos para a fila de embarque, felizes e faceiras, mostrando a  prova do crime e voamos para Aracaju

No final ficou tudo bem, só uma história pra contar e motivos para risadas. Mas só consegui isso porque mantive a calma e não entrei na pilha do estresse familiar.

No dia seguinte a Sofia fala:

- Ih, a minha meleca está com gosto de chocolate!

Ecaaaaa! Não acredito! Agora eu vou estressar!


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

45 comentários:

  1. nossa que susto, estou precisando fazer este curso!!!
    passamos por um sufoco estes dias com a Clara engasgada com bala!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiiiii Chris!!!!! Seria cômico se não fosse trágico! Já pode rir!? rs...

    Dia desses, acho que na última semana, Pedro enfiou um treco no nariz, mas tão fundo que eu nem conseguia ver ao menos a cor! Dei uma bronca, e corri pra me arrumar pra ir pro PS (eram quase 21h da noite, estávamos indo dormir), e então Stella sabe-se lá como conseguiu tirar, o negócio voou longe! Era uma pétala daqueles anéis de plástico de margarida que vem de brinde em festa infantil. Affffão!

    Depois de "velhos", eles nos dão esses sustos néannnn?! Mas essa da meleca com gosto de chocolate foi a melhor! kkkkkkkkkkk...

    Bjo, bjo!!! Saudadona (real!) de vc! =))

    ResponderExcluir
  3. Nossa que susto hein, ainda bem que conseguiu manter a calma!
    Não sei se conseguiria.

    Credo caca com gosto de chocolate!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijinhos
    http://www.yasmin-vitoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Minha nossa!! Fico aqui só imaginando o drama nesse aeroporto! Que susto! MAs que bom que vc manteve a calma. Se fosse eu já tinha chamado tanta atenção que todos do aeroporto já tinham tomado conhecimento do acontecido! Mas que bom que ficou só a meleca com gosto de chocolate...rsrs...
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que susto.
    Eu não sei se eu conseguiria ficar calma... Acho pouco provável...
    kkkkkkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu até ficaria calma, mas acho que jamais teria essa ideia.
    Que bom que correu tudo bem. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Affffff! Mas COM CERTEZA a sua calma fez toda a diferença. Graças a Deus que acabou tudo bem e a Sofia ainda fechou a história com chave de ouro... kkkkk :P
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  8. hahahahaha, eu sei que foi tenso, mas foi engraçado tb, a meleca, a crise adolescente, o pai neuras... Só uma mãe preparada pra enfrentar sem enlouquecer. Que bom que deu tudo certo, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Desculpe, mas achei engraçado. Fiquei imaginando a cena...
    Ainda bem que não passou de um susto e todos viajaram felizes.
    Eu não sei se conseguiria manter a calma.
    O lado calmo lá de casa é o do marido ;)

    Beijos*

    ResponderExcluir
  10. Cris depois do susto q perigou ñ viajar essa da meleca foi a maior comédia

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu nunca ia pensar em fazer esse procedimento, acho que ficaria igual seu marido kkkkk vou lembrar p sempre desse exemplo...rs bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa Chris, que situação! Nestas horas não sei o que é pior estar sozinha ou cheia de gente nervosa na volta. Quando a Isabela engoliu o brinco dela, fiquei apavorada pq estava sozinha, liguei pra minha mãe e pro meu marido mas ninguém atendeu, aí quem me socorreu foi a sogra. Consegui ficar tranquila, acho que eu até consigo reagir em situações assim. Achei esta tua dica de primeiro socorros, bárbara, vou lembrar sempre disso. bjs

    ResponderExcluir
  13. Guria, que loucura!! Ainda bem que você manteve a calma... acho que nessa situação quem resolve melhor é o meu marido, rs. Vou lembrar dessa dica, nunca ia pensar nisso ;)

    ResponderExcluir
  14. Menina...vc contando ficou até engraçado, mas se fosse comigo talvez não conseguiria pensar com a clareza que vc pensou e fazer o movimento de primeiros socorros que vc fez de soprar pela boca e que foi o que resolveu tudo ainda bem!
    Só tenho que te parabenizar por fazer isso, me ensinar e mostrar como certas guloseimas podem ser perigosas!
    Meu filho de quatro anos colocou algodão no fundo do ouvido uma vez...e eu tive que puxar com pinça e suei frio!
    Que bom que viajaram e deu tudo certo!
    Beijos e te desejo uma ótima quarta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  15. Que sustooooo Chris, que bom que vc teve calma p pensar e tomar uma atitude realmente inteligente, nestas horas o desespero pode atrapalhar muito! Imagino a agonia dela tadinha! Ainda bem que passou! bjoooosss

    ResponderExcluir
  16. calma é uma bela dica e meleca sabor chocolate deve ser muito boa! Hhahaha
    beijo.

    ResponderExcluir
  17. Menina, que sufoco!
    Eu mantenho a calma nesses casos e procuro resolver.
    Mas depois que tudo acaba eu tremo na base ahah
    Mãe sofre!
    Meleca boa essa rsrsr depois de tudo passado .......
    Parabéns pela atitude.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. nossa hahaha boa dica! isso q é mãe heim!! adorei! recado mental d ñ esquecer disso kkk bjssss

    ResponderExcluir
  19. Putz, calma é tudo nessas horas, né?
    Mas que sacada essa de soprar a boca dela, hein! Que bom que tudo deu certo no final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca pensaria em assoprar na boca do liam pra sair, preciso urgente de um cursinho de primeiros socorros, morro de medo de não saber o que fazer!!
    O pior é que na hora o medo toma conta, voce tenta ficar calma, mas bate desespero, ainda bem que voce se manteve calma pra pensar e resolver o problema!

    ResponderExcluir
  21. Susto, hein? Que bom estar tudo bem. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda estou pensando em quantos dedos você tem, qual a elasticidade deles ... porque colocar dedos nos ouvidos, no nariz, levantar o rosto ... só nisso eu já tinha decidido ir embora!

    Chris do céu ... que susto! Me lembrou um dia que Sophia -essas Sophias- resolveu engolir uma bala!

    AInda bem que deu para viajar, Ana Luiza recuperou as roupas e Sofia já até está comendo chumbinhos e melecas, eca mesmo!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  23. caramba deve ter sido horrível essa situação, ainda bem que acabou tudo bem...bjos Luana
    www.segunda-viagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Calma é bom em qualquer circunstância, ajuda a pensar melhor. Que bom que vc conseguiu e deu tudo certo! beijos Flávia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  25. Menina, que máximo vc ter resolvido com calma!!Parabéns!Eu certamente não conseguiria...
    Graças a Deus filhora ficou bem!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Nossa Chris......fiquei apavorada..ainda bem q deu tudo certa e vc é a calma da familia.....kkkkk...bjus

    ResponderExcluir
  27. Me acabei de rir com essa meleca com sabor de chocolate...kkkkkkk.Depois da tempestade vem a bonança...rs.Que bom que acabou tudo bem e a viagem rendeu fotos belissimas.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  28. Essa Sofia sempre aprontando alguma novidade! Ela é uma fofa e levada.

    ResponderExcluir
  29. Stress e comédia num só post...e conhecendo todos os personagens da história, para mim foi muito real o seu relato amiga!
    Eu, quando pequena, coloquei um botão no nariz no dia de Natal e deu o que falar, história para uma vida!!!
    rsrs
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  30. Eu nunca imaginaria essa sua solução. Manter a calma em situações de estresse é minha especialidade, desde nova tinha essa vocação! rs Lembro da minha irmã menor, numa traquinagem, ter subido no vaso sanitário para pegar pasta de dente, e ter derrubado, pia, vaso, tudo em cima dela. Quando abri a porta do banheiro, em questão de segundos, consegui enxergar que não havia sangue em profusão, dai, calmamente, entrei sobre cacos de louça por tudo quanto era canto, peguei-a no colo e isolada do resto da família, que surtava, consegui ver que ela não havia quebrado nada, e só tinha um pequeno corte na perna. rs
    Que bom que no final, só ficaram lembranças e melecas com gosto de chocolate! rs

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pra vc, Chris!
    Vc teve tranquilidade e sabedoria, e por isso tudo não passou de um susto. Ufaaa! Imagino a aflição do momento... nossa... que situação!
    Eu não sei se teria a sua calma, mas com certeza meu marido se estressaria tb... hahahaha!
    Este sufoco vai entrar pra história da família... rs!
    Bjns

    ResponderExcluir
  32. Eu não sabia se ria ou chorava... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Depois que passa e acaba tudo bem, é que conseguimos nos divertir com estas situações inusitadas.
    Engraçado, acho que o desespero vem intranhado no gene masculino... rs
    Que bom que conseguiu manter a calma e pensar em uma solução, vou guardar comigo.
    bjus Chris e para a garota com meleca gosto de chocolate

    http://verdadesdemae.blogspot.com
    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Igual a avó em tudo , beijos da Penha .

    ResponderExcluir
  34. Que máximo ..... adorei , igualzinha a vó Regi que ia sempre para o Pronto Socorro , com milho na nariz, feijão ,bolinha de serpentina , eno ouvido também .................A Soso ainda vai engulir barabante e ficar segurando na boca para depois puxar ...Aguardem e verão !!!!!!!

    ResponderExcluir
  35. É gente, a genética não falha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  36. hahahahaha eu sempre sou muito racional, tem horas q eu até penso se as outras pessoas me acham muito fria, sabe?
    Mas toda vez q acontece uma coisa assim, é natural eu analisar e resolver e depois, se tiver havido sangue eu desmaio, se não tiver, eu choro e tremo e fico sem dormir mas, na hora, sempre fico calma e resolvo, engraçado, né? rsrs

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  37. hahahahahahaah meleca de chocolate é ótimo!
    Que légal esa palestra que vc assistiu!
    Eu tenho me adimirado de mim mesma, achei que seria mais escandalosa, mas não é que eu sou tranquila (pelo menos até agora). O Kairos tá com 2 anos e já teve uns acidentes, mas consegui manter a calma.
    O pai é que deu uma pirada de leve... que ele não "me leia" hehehe.
    bjo.
    #amigacomenta
    @mix_martins

    ResponderExcluir
  38. Desculpa Chris, mas devo confessar que morri de rir! Claro que na hora nao teve graça nenhuma né. Mas olha pelo lado bom... imagina voce contando isso pros filhos dela! Mas Parabens mesmo... eu tb nao sei se teria essa calma e essa atitude. Ufz. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  39. Chris! Parabéns pela calma! Eu como enfermeira não sei se teria a mesma tranquilidade!Já passei uns "bucados" aqui com meu bebe e até 911 eu chamei! hahaha logico que eu não me identifiquei, imagina a vergonha =S
    Tamy #amigacomenta

    ResponderExcluir
  40. Chris! Vc não imagina a quantidade de vezes que tivemos que chupar a meleca das crianças, sem bolinha memso, pq estavam se afogando ou não conseguindo respirar! E infelizmente sem gosto de chocolate! hehehe
    Isso é ser mãe!
    Bjão, gi
    www.kidsindoors.com

    ResponderExcluir
  41. Nossa que bom que vc conseguiu manter a calma ... e lendo o seu post (fiquei imaginando a cena, ou melhor tentando né, de tosos falando ao mmo tempo) fiquei rindo aqui, acredito que tbm na hora não deve ter sido nada engraçado, mas com certeza passado o susto vai ser uma daquelas que não poderá deixar de relembrar pra dá muita risada ... haha e a melhor foi ela comentando que a meleca estava com sabor de chocolate ...

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Nao e coisa de rir mais eu ri, depois do susto e engraçado ne de pensar ne?
    Eu geralmente em situações de panico costumo ficar calma bem diferente do maridao que entra em panico fica pilhado, rsrsrs
    Bjs

    Gleysa
    http://demamaeursa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Que susto hein?Eu sou muito apavorada, não sei como agiria...mas parabéns pela sua calma, com certeza é o que devemos ter nessas horas!Final feliz graças a Deus!
    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Nossa ainda bem que consguiu ficar calma, porque nestas horas é difícil pensar em alguma coisa com tantas pessoas falando ao mesmo tempo. Mais graças a Deus deu tudo certo, e conseguiram ir viajar... Bjs
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo