quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Viagem: Búzios com Criança - Entrevista

O nosso feriado foi por aqui e com muito estudo, pois a semana de provas está chegando. E como ninguém quer ficar em prova de recuperação, o melhor é se preparar.
Mas na verdade nós queríamos mesmo é ter ido para Búzios. Vou aproveitar para colocar aqui uma entrevista que respondi para uma revista, mas que acabou não sendo publicada.


Poderia nos contar, de maneira resumida, a experiência dessa viagem com o bebê?
Frequentei muito Búzios antes de ter as minhas filhas. Uma cidade badalada, cheia de charme. A Búzios que eu conhecia só acordava depois das onze, praia era a partir das duas da tarde e a noite iniciava após à meia noite. Uma cidade nada a ver para crianças, era assim que eu via Búzios. Até que a minha bebê foi liberada para ir à praia e eu não resisti, fomos para Búzios com uma pequena na bagagem. Conheci os outros turnos da cidade que encantou Brigite Bardot. As praias pela manhã são mais vazias e totalmente família. A Rua das Pedras no fim de tarde tem um charme especial, os bares e restaurantes são tranquilos e recebem muito bem a criançada. Até o Cine Bardot disponibiliza uma programação infantil de vez em quando. Foi uma experiência incrível ver Búzios sob a ótica de mãe, observar minha filha se divertindo nas praias. Perceber que tínhamos mais opções além de resorts e hotéis fazenda nos abriu um leque de oportunidades.  Entender que não precisamos de infraestrutura especial para viajar com bebês aumentou as nossas possibilidades de destinos, desmistificando algumas limitações que acreditávamos existir.
Por que o destino é uma boa opção para quem tem crianças até dois anos?
Búzios tem praias lindíssimas, a maioria de águas calmas onde as crianças podem brincar tranquilamente. Tem coisa que criança goste mais do que espaço, areia e água?
Búzios é uma cidade bem eclética, com um astral sem igual, uma orla maravilhosa onde podemos encontrar requinte e simplicidade, badalação e tranquilidade.
Quais os melhores passeios?
Quem vai para Búzios está em busca de praia. Esse é, sem dúvida, o melhor passeio da região. As melhores praias para curtir com as crianças são:
- O canto esquerdo de João Fernandes é especial para a criançada. Águas tranquilas, um restaurante que pode servir de suporte, árvores que fornecem sombra e algumas atividades aquáticas como pedalinho e banana-boat. 
Ana Luiza no canto esquerdo de João Fernandes - 2000

Sofia canto esquerdo de João Fernandes - 2009

- A praia de João Fernandinho é de uma beleza inexplicável, bem tranquila, com sombra, porém tem que se descer uma trilha pequena, o que pode se tornar um complicador para os pais-mulas carregados com as tralhas das crianças.

- As praias da Ferradura e Tartaruga são outras opções com os mesmos atrativos e uma variedade de quiosques que oferecem um cardápio bem praiano.

- A tradicional Geribá que é extensa, muita areia para as crianças brincarem e algumas ondas para serem puladas. Em Geribá não tem sombra natural.
Ana Luiza em Geribá - 2000
Alguns quiosques oferecem chuveiro com água doce

O passeio pela Rua das Pedras é cheio de charme do início ao fim. Até o sorvete mais simples fica com um toque de glamour.
Caminhar na Orla Bardot, margeando a praia da Armação, observando os barquinhos de pescadores se torna um passeio leve e descontraído com clima totalmente bucólico.
Ana Luiza na Orla Bardot em ocasiões distintas - 2000

No Post Búzios com Vó Regi tem momentos mais recentes de passeio pela orla de Bardot.
Apreciar a vista na igreja de Sant’Ana, no ponto mais alto da Praia dos Ossos é um momento inesquecível de relaxamento. Mas antes de subir até a igreja vale uma parada no atelier da Dona Ivone.

Ana Luiza no Atelier, na Igreja e Praia dos Ossos - 2000
Foi tão relaxante que o KK dormiu
Sofia no mesmo atelier e Ana Lu com a vó - 2010


Fazer um passeio no táxi aquático é diversão garantida para os pequenos. Pegamos o táxi na praia da Armação e seguimos até a praia de João Fernandinho com parada nas praias: Ossos, Azeda, Azedinha e João Fernandes.

No Post Búzios com Vó Regi tem momentos mais recentes de táxi aquático.

Também são oferecidos passeios de escuna pelas praias principais.
Lembre-se que bem perto de Búzios está a cidade de Cabo Frio com praias lindíssimas. As crianças se realizam no passeio de trenzinho que parte do Canal do Itajurú. Também dá para esticar até Arraial que tem outras opções de praias maravilhosas.

Prainha em Arraial e Praia do Forte em Cabo Frio - 2000

Para quebrar o ritmo de praia, praia e praia, vale conferir a programação infantil do Teatro Municipal de Cabo Frio que oferece frequentemente uma programação infantil aos domingos.

O que o destino oferece, em termos de infraestrutura e conforto, para mães e crianças até dois anos?
Búzios já possui alguns resorts. Apesar de serem poucos os hotéis com infraestrutura para crianças com parquinho, área baby e recreação, na maioria deles a criança é muito bem recebida. Quase todos possuem piscina e disponibilizam o acesso da mãe à cozinha, além de preparar comida especial para a criança quando solicitado.
Algumas dicas de hotéis:
- Sem infra para crianças, porém estas são bem recebidas:
Bahia Amarela em João Fernandes (http://www.bahiamarela.com/) 


Colonna Park Hotel em João Fernandes, com vista para a belíssima praia de João Fernandinho. Esse tem parquinho e piscina. (http://www.colonnahoteis.com.br/pt-br/cp-lazer.asp)

Pousada dos Reis, ótimas acomodações e localização. Disponibiliza translado para as praias. (http://www.dosreis.com.br/)

Com infra para crianças:
Pousada Conchas e Corais http://www.coraiseconchas.com.br/ na Praia de Geribá.
Serena Resort http://www.serenabuzios.com.br na praia de Geribá.

Restaurante.
Como em Búzios tudo fica charmoso, nada como aproveitar um PF com Glamour no restaurante Barbado localizado na entrada do canto esquerdo de Geribá. Um típico restaurante de pescador da região onde encontramos o PF (arroz, feijão, batata frita, maionese, farofa e carne/peixe ou frango) mais gostoso que eu já comi. O meu preferido é o de peixe, pois vem com um filé de cação sem comparação. Ótimo para oferecer uma comida caseira para a criançada. Eu caio na tentação e aproveito as sobremesas: delícia de abacaxi e pavê de bombom.

Os restaurantes, na sua maioria, estão bem preparados para receber os pequenos que se encantam com a decoração diferenciada.
Há serviços de emergências disponíveis no local? Há outros serviços que vale a pena destacar?
Há farmácias 24hs e eu fui preparada para, em caso de emergência, seguir para Cabo Frio.
Pode dar dicas adicionais de como aproveitar bem o destino junto com o bebê (o que levar na mala, cuidados no local etc.)
Como em todo local de praia e muito sol temos que lembrar sempre do protetor solar e boné. É bom levar o repelente também.
Eu levava na mala uma piscininha inflável que servia para a praia, para o lazer à tarde no hotel e para o banho. Os baldinhos para brincar na areia também são fundamentais.
Ter em mente que a criança precisa de bem menos do que nós imaginamos para curtir a viagem.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

29 comentários:

  1. Oi...
    Vim retribuir sua gentil visita e conhecer seu cantinho, Amei...Amei!!
    Com certeza estarei sempre por aqui.
    Volto com mais calma para conhecer outros post, pois gostei de tudo.
    Ah...Será sempre bem vinda na minha casinha!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Ei amiga quanto tempo...estou sempre por aqui e adorei suas respostas, isso facilita tanto o passeio com as crianças.

    Passa lá...bjus das beldades.

    ResponderExcluir
  3. Entrevista legal!Lindas fotos, boas dicas e Buzios é linda!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. hummm que delícia! Amei as fotos!
    Sou louca pra conhecer Búzios, realmente é muito linda!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Nossa tenho sonho de conhecer Búzios, as fotos ficaram lindas...amei tudo deste post...rs

    bjim queridas

    ResponderExcluir
  6. Imagino que não seja fácil ira à praia com crianças tão pequenas, mas a alegria delas com certeza é tão grande que vale a pena, né? rsrs Não conheço Búzios, mas amo praia!!!

    beijosss
    Taty

    ResponderExcluir
  7. Chris, que delícia de passeio! Não acredito que até hoje não fui conhecer Búzios. Morei no Rio, passei minha infância lá, mas nunca fui até Buzios. Que vergonha! Mas agora Búzios já está na minha wishlist para as próximas viagens!
    Beijos
    Livia

    ResponderExcluir
  8. Moro em Cabo Frio, e apesar de estar enjoada de praia, sempre acho lindo ver fotos daqui...ainda mais com as crianças! Linda foto da Maria Luisa comendo o milho...coisinha mais fofa Chris, pena que crescem tão rápido, já esta uma moça!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!!lindas fotos! Búzios realmente é uma delícia!bjs

    ResponderExcluir
  10. Búzios é uma delícia mesmo... E crianças na praia é uma coisa muito gostosa!
    Filhos lindos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Chris! Búzios é lindo demais. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Chris,

    Que ótimas dicas!
    Saudades de Búzios...nossas férias divertidas, com toda a família, antes de vir de mala e cuia para o Chile, foram lá.

    Morava em Niterói e é tão pertinho que um simples fim de semana lá era clima de férias.

    Bjs
    Cinthia
    @chileparacriancas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. VIM AGRADECER A SUA VISITA, E ME DEPARO COM ESSAS LINDAS IMAGENS... SÓ TINHA VISTO EM NOVELAS, ANTES,E NOS MEUS SSONHOS, É CLARO! HEHEHE...PRAIA, MESMO, SEMPRE VOU EM IMBITUBA, QUE É MINHA CIDADE NATAL. ESSE ANO, VOU PARA LAGUNA, FICAR Á BEIRA DA LAGOA, LUGARZINHO SIMPLES, MAS DELICIOSO... UM DESSES COLOCO UMAS FOTINHOS DE LÁ.
    BEIJOKINHAS LINDA!

    ResponderExcluir
  14. Chris que lindas as fotos, vcs se divertiram muito, adorei as dicas dos restaurantes bom de+!! Pena sua entrevista ñ ter sido publicada porque iria ser útil pra bastante mamãe!! ótimo fim de semana.
    Um beijo*

    ResponderExcluir
  15. Oi Chris td bem? Não conheço búzios é uma pena que você só colocou esse post agora porque há três meses atrás desisti de ir nas ferias do meu marido pra Búzios porque não tinha muitas opções para ir com o Daniel. Mas quem sabe no ano que vem. Valeu pelas dicas e vou lá dar uma olhadinha. Quanto a piscina inflável eu sempre levo e já comprei uma pra levar agora no mês que vem.

    Bjssssssssssssssssss, Dani.

    ResponderExcluir
  16. Chris, esta postagem é linda! Puxa, quanta lembrança boa!! Sabe que apesar de Aila ter apensa três anos já temos um bom numero de fotos e recordações!!!
    Parabéns pela linda familia!!
    Bela

    ResponderExcluir
  17. Oi Chris, até a Gi apareceu no blog, rs, rs. Adorei as dicas de Búzios, ainda não fomos lá com o Bê, mas tá na lista agora. Obrigada. Bjs, Gi

    ResponderExcluir
  18. Chris que dicas maravilhosas!
    Quando formos ao Brasil de novo, quero muito ir ao Rio.
    Sempre tive vontade de conecher Buzios, agora com suas dicas, vai ficar tudo mais facil.
    Abracos e otimo final de semana para voces.
    Gra

    ResponderExcluir
  19. Oi Chris, só vi seu comentário no Mãetamorfose agora... ando meio sumida da blogosfera! hehehe..
    Adorei o seu "inventando". Ah, e Buzios já fui com o marido! Sempre achei uma praia muito a dois, ou badalada. BOm saber que os pequenos são bem vindos por lá...

    Beijos e mais Beijos,

    Bruna
    www.maetamorfose.com

    ResponderExcluir
  20. Irmã amada,
    eu sofro tanto vendo essas fotos da minha passarinha bebê! Que saudade, gente? Pq eles crescem tão rápido?
    Amo Búzios!
    Beijos
    Tia Manu

    ResponderExcluir
  21. Chris,

    Adorei as fotos e a entrevista. Eu também adoro Búzios.

    Bjs,

    Eliane

    ResponderExcluir
  22. Que delícia!!! Como é bom recordar alguns momentos, né? Já estou com saudades da minha filhinha pequenininha.... Agora ela está crescendo, e não quer mais ser “agarrada” por mim... ai ai... é.. tá crescendo.


    Obrigada por compartilhar suas histórias comigo.

    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  23. Nossa que dicas ótimas! Amei as fotos, deu uma vontade de ir pra lá.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  24. Nossa amiga, me deu uma nostalgia enorme, uma saudade do tempo que iamos juntos quase todo final de semana à Buzios. Diversão pura! E é muito bom ver e saber que as meninas amam o lugar como nós! bjus

    ResponderExcluir
  25. Adorei, ver as nossas pequeninas, bem pequeninas...

    Bjs com carinho....

    ResponderExcluir
  26. Senti saudades dos nossos passeios!!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  27. kita,que bom que é ver as fotos da Ana Luiza pequenininha. Que saudade que dá na gente. Ela está cada dia mais linda.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Chris, que coisinha mais fofa a Ana Luiza pequenininha. Fiquei com saudades. Uma graça ela comendo o milho. Tenho muita vontade de conhecer Búzios.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Pepenha, Búzios é muito lindo. Eu gostava muito de quando vocês tinham a casa alugada lá e eu ia te ajudar. Gosto de ver você dando entrevistas e mostrando essas maravilhas que você sabe aproveitar bem.

    beijinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo