terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mãe Cobaia

Um pouco antes da Ana Luiza nascer surgiu a questão:

Vai furar a orelha dela?

Eu não era muito adepta de furar a orelha das meninas assim que nascem, pois achava que deveria ser uma escolha da pessoa usar brincos ou não. De qualquer forma fui buscar informações.

A orelha é uma cartilagem que tem menos enervações do que outras regiões do corpo. Por essa razão a dor ali é menor, porém não é inexistente. Soube também que as crianças pequenas sentem a mesma dor do que quando estão grandes, apenas reagem menos de que um adulto.
O risco de infecção existe e o ideal é furar apenas após os 2 meses e se a bebê  tiver tomado pelo menos as primeiras doses das imunizações, como as contra hepatite e a vacina tríplice bacteriana (DTP, contra difteria, tétano e coqueluche).
O brinco recomendado é o de ouro maciço e mesmo estes podem causar reações alérgicas. Também é importante ter cuidado com o tipo e tamanho da tarraxa para que não incomode nem machuque a pele do bebê.

Sendo assim decidi que eu não faria a minha filha sentir dor por uma questão de vaidade. Muito menos correria o risco de uma infecção. Também não queria ter mais uma preocupação nos momentos de choro. Além das questões: será que está com fome? Será que está com frio? Será que a roupa está incomodando? Será que está com a fralda suja? Será que está com cólica? Não queria acrescentar será que o brinquinho está machucando?

Mesmo com a decisão tomada voltei a considerar a questão por volta dos três meses mediante a tantos brinquinhos lindos que a Ana Luiza ganhou e a insistência da maioria:
- Mas você não vai furar a orelha dessa menina?

Chamei uma enfermeira em casa e antes de furar a orelha da Ana Luiza resolvi testar a habilidade da enfermeira em mim. Eu que tinha feito o meu primeiro furo em cada orelha com 10 anos e o segundo com 16 decidi fazer o terceiro.  E doeu! Foi o suficiente para eu confirmar a minha posição e nada de furar a orelha da Ana Luiza.
Depois de alguns meses tive uma reação alérgica, todos os 6 furos inflamaram. Acabei tirando os brincos e os furos fecharam. Então, pode dar inflamação sim!
Quando a Ana Luiza estava em torno de 6 anos quis furar a orelha e me questionou:
- Por que você não furou a minha orelha quando eu era bebê? Agora eu já teria a orelha furada e não ia me lembrar da dor.
É tá bom, eu podia ouvir isso mesmo! Expliquei o meu ponto de vista e pronto. 
A Ana Luiza desistiu de furar a orelha, tentou me culpar, mas falei que então a vontade dela de usar brincos não era tão grande assim.

Aí chegou a vez da Sofia e a mesma questão surgiu:

Vai furar a orelha dela?

Só que agora ainda tinha a pressão da Ana Luiza que achava que eu não deveria fazer com a irmã dela o mesmo que fiz com ela. Pode? Mas mantive a minha convicção de que a pessoa tem o direito de escolher se quer sentir alguma dor por vaidade e não furei a orelha da Sofia.

Agora, com 6 anos, a Sofia quis furar a orelha e me cobrou da mesma forma que a Ana Luiza fez:
- Por que você não furou a minha orelha quando eu era bebê? 
Expliquei os meus motivos e ela se manteve firme na vontade de furar a orelha.
Fomos nós para a farmácia. A menina cheia de coragem me perguntou se ia doer. Bom, resolvi testar a habilidade do farmacêutico em mim antes. Furei novamente aquele primeiro furo, dos 10 anos de idade, que havia fechado.


No milésimo de segundo que a pistola fura a orelha,  não dói. Porém no milésimo de segundo seguinte começa a arder e latejar. Uma dor suportável, tipo depilação no buço, que permanece por umas duas horas.

Feito o teste em mim expliquei para a Sofia que doía um pouco, só não comparei com depilação no buço, né? Ela se manteve firme, decidida, mãozinhas suando, mas determinada a usar brincos. Foi lá e furou a orelha. Chorou um pouquinho, mas ficou feliz, toda se achando de brinco.


Agora é só manter o mesmo brinco por 6 semanas e secar bem a área após o banho.
Hoje, 3 dias depois de ter furado, a minha orelha começou a coçar. Já estou passando álcool e espero que não inflame. Será que vou ter alergia de novo?
Mesmo com a nossa experiência a Ana Luiza não quis colocar brincos. Tudo bem, quando ela  quiser, se quiser, vamos lá e furamos. Aí eu refaço o segundo furo. Não basta ser mãe, tem que servir de cobaia.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

32 comentários:

  1. Nao e' mesmo facil tomar decisoes pelos filhos. No meu caso foi "ao contrario": minha mae tb so' furou a orelha minha e de minha irma para por brincos quando a gente ja' era grandinha...!!! Assim, decidi furar a orelha das minhas meninas (tenho duas) assim ainda recem-nascidas.
    Procurei uma ENFERMEIRA HABILITADA, com conhecimento em PONTOS DE ACUPUNTURA porque sabia que era preciso cuidar "desse ponto", e... FUREI! Quando querem, usam brincos, quando nao querem, os tiro! Foi bom no meu caso tomar essa decisao!
    Bjs!
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, Chris... comigo aconteceu o mesmo... Quando nasci, meu pai não deixou que me furassem as orelhas, mas não por e dar esse direito de decidir quando eu crescesse, mas para que eu não sofresse. "Furar as orelhas da coitadinha da criança, não !" Enfim, cresci e morria de vontade de usar brincos como as outras meninas... mas como toda criança, tinha medo de furar as orelhas. Só me decidi e criei coragem quando tinha 12 anos. Lembro bem... Minha mãe me deu o maior apoio e disse qua não ia doer nada...ou melhor... só um bocadinho... e assim foi... fiquei até admirada pois foi bem melhor do que eu esperava... Beijinhos e bom dia

    ResponderExcluir
  3. Que engraçadoooo rs
    Ficou muito lindo =D

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Chris, eu também optei por não furar a orelha da Júlia. Meus motivos eram "ligados" à acupuntura que teorizava uma provável relação com problemas na garganta pelo furo corresponder a essa área. Quando fez seis anos a Júlia me pediu para furar. Ela não me cobrou. Eu expliquei que deria e achei que ela sairia da farmácia somente com um orelha furada. Foi valente como as suas! ( e você) mas ficou com olheiras de tanta dor. Enfim, foi uma escolha dela. Beijo

    ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Chris, na minha família é quase um momento de tradição furar a orelha! Tem todo um ritual de presentear etc e tal... mas não sei bem como isso começou não! hahahahha
    Minha orelha foi furada ainda na maternidade, com Enry não precisei me preocupar com mais esse detalhe, mas se tiver uma menina, talvez entre na onda de furar logo, ou não! Nem sei! hahaha
    O fato é que eu já fiz mais furos depois de grande, com pistola, e tbm já coloquei piercing (já fui rebelde um dia! hahaha) mas não inflamou (no meu caso tomo cuidado no grau 10 pq sou alérgica) pq usava pomada e antisépitico três vezes por dia.

    Mas a Sofia ficou linda, e aposto que vc tbm, com mais um furo!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Rita, que coragem!

    Minha Debi teve as orelhas furadas na maternidade!

    ResponderExcluir
  7. Chris penso como voce, acho que a pessoa tem que ter o direito de decidir: se quer ou nao furar a orelha.
    Como ja comentei com voce, tenho alergia a quase tudo tambem, na verdade ainda nao descobri o que nao me da alergia na orelha. Qualquer coisa que eu coloque no buraco do brinco inflama e incomoda muito, pode ser ouro, prata, biju... mas nao me importo, para mim nao faz falta.
    A Sofia foi corajosa e voce tambem. E' isso ai, nao basta ser mae, tem que servir de cobaia.
    Abracos e otima semana para voces.
    Gra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela, Tente usar brincos da marca Studex, encontrados em farmácias. Eles são esterilizados e hipoalergênicos e vem lacrados, ou seja, ninguém provou ou mesmo tocou neles !! Os brincos são feitos em aço inox cirúrgico e banhados a ouro 24 k.

      Excluir
  8. kkkkkkk, morri de rir.. O que é a vida de uma mãe, por causa de um brinco: questionamentos, dúvidas, cobaia.. Vc é uma super mãezona, viu, Cris? Te admiro! beijos!

    ResponderExcluir
  9. Corajosa amiga Chris, definitivamente não teria essa coragem de servir de cobaia, mas admiro seu posicionamento. E dê os parabéns a essas meninas tão bem educadas.
    Bjos
    Lili
    www.jeppimentinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Legal vc ter furado junto o bom que agora ela está livre ,minha mãe não furou a minha orelha quando era pequena e eu não me conformava pois minha irmã tinha a dela furada e eu queria usar brinco um belo dia fui para traz da casa e furei sozinha com uma agulha e uma borracha viu só o perigo ?Sorte não ter inflamado né? Fura logo a orelha da outra crianças são imprevisíveis bjsss

    ResponderExcluir
  11. Tem que servir de cobaia mesmo, amiga!
    Quando a Lê quis fazer o segundo furo, furei primeiro que ela tbe.
    Eu tbe era bem alérgica e depois passou...
    Vocês ficaram mais lindas ainda!
    Beijao e um otimo feriado

    ResponderExcluir
  12. Ai Chris doeu em mim, pois lembrei quando furei os da Malu. A pediatra recomendou furar só após os seis meses. Mas eu estava tão ansiosa de vê-la com os brinquinhos e todos dizendo quanto mais cedo melhor, que furei quando ela estav com quatro meses. Eu também estav disposta a fazer o segundo furo. Mas não sei porque malu entrou na frente, foi com a pistola. Ela chorou muito e depois olhava para o farmaceutico e chorava de novo. que dó. Fazia direto a limpeza com alcool e fica vigiando e pedindo a Deus para não inflamar. Deu tudo certo. Ainda quero fazer o segundo furo rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Também penso como você Chris. Furar a orelha ou não é uma decisão do dono da orelha.

    Besitos

    ResponderExcluir
  14. Ih Chris, vc tocou num assunto que me fez refletir bastante agora.
    O que eu faria se tivesse uma menina? Furaria imediatamente ou esperaria?

    Realmente eu não sei. Só sei que quando era pequena arrancava todos os brincos. Minha mãe morria de medo de de repente eu rasgar meus lóbulos. Só voltei a querer usar brincos aos 12 anos. Depois fiz mais 2 furos em cada orelha. Ao todo 3 em cada.
    Aí veio a minha onda dos piercings... furei umbigo, nariz, sombrancelha, lábio, língua e no alto da orelha. Juro, era toda furada.
    Tirando os furos do nariz, língua e lábio, todos deram queloide.

    E era bizarro, se eu ficasse algumas horas sem o brinco, o furo fechava. Sou eletricista e fui fazer um teste numa empresa e fui sem os piercings na época e quando cheguei em casa os furos da língua, lábio fecharam.

    Achei sua decisão bastante certa.

    um beijo

    ResponderExcluir
  15. Chris:
    Minha mãe furou minha orelha quando eu tinha 7 anos e me lembro exatamente da dor. Quando descobri que estava grávida de uma menina, decidi que furaria a orelha dela ainda recém-nascida para que ela não se lembrasse.
    Ela não chorou, deu um gritinho e passou. É lógico que há todos os riscos que vc ponderou e, talvez, se eu soubesse que eram tantos, eu teria demorado um pouco mais.
    Mas, quanto à dor, sempre digo a verdade: dói, pode chorar se quiser, mas vai passar. Meu mais velho, 4 anos, toma vacina e tira sangue sem chorar e sai rindo (oi?) da sala de vacinação...
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu não quis furar a orelha da Beatriz por simples questão de escolha, acredito que isso deva partir dela, e por experiencia propria, dói de qualquer forma, até porque, se não houvesse a dor o bebê não chorava, certo?

    Eu furei minha orelha com 15 anos, até os 18 já tinha 4 furos na minha orelha. Uso alargador de 8mm em cada orelha (no primeiro furo) e hoje só o segundo furo de uma orelha permanece em funcionamento, e mesmo fazendo anos que não uso brinco nele, não fechou.

    Eu acredito que manter a decisão de escolha da criança é a melhor coisa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Chris, nós resolvemos furar após a vacinação de 2 meses e, mesmo com os cuidados de uso que falaste, há um outro detalhe para se cuidar: é preciso de tempos em tempos retirar para limpar os brincos e o próprio furinho da orelha, pois células mortas tendem a se acumular, ou até mesmo a pele cobrir a tarraxa.

    A Larissa teve um problema por causa disso, mas já era grandinha e em decorrência disso teve uma inflamação bem feia... De repente é legal falar com o pediatra da Sofia para ver o que ele aconselha para evitar que ela coce, especialmente sem ter lavado aos mãos e quando está longe de ti.

    Quanto a dor, eu senti muita quando fiz meus furos, isso já casada!

    Adorei a coragem da tua pequena! Beijos em vocês!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  18. Oi Chris é uma decisão muito difícil de ser tomada. Não lembro do meu furo, pois minha mãe furou minha orelha quando eu era bebê e acho que hoje em dia não teria coragem de furar de novo. Quando a coceira deve ser o brinco você precisa ver se você é alérgica, pois eu sou alérgica a alguns brincos principalmente os folheados. Já a minha mãe passa um pouco de esmalte incolor na orelha e melhora a coceira e a inflamação.

    bjsssssss, Dani.

    ResponderExcluir
  19. Oi Chris é uma decisão muito difícil de ser tomada. Não lembro do meu furo, pois minha mãe furou minha orelha quando eu era bebê e acho que hoje em dia não teria coragem de furar de novo. Quando a coceira deve ser o brinco você precisa ver se você é alérgica, pois eu sou alérgica a alguns brincos principalmente os folheados. Já a minha mãe passa um pouco de esmalte incolor na orelha e melhora a coceira e a inflamação.

    bjsssssss, Dani.

    ResponderExcluir
  20. Confesso que essa foi uma das piores decisões que tive que tomar quando a Ísis nasceu: furar ou não as orelhas dela? Eu não queria, mas lembrava de mim mesma questionando a minha mãe sobre o fato dela não ter furado novamente uma orelha que ficou com um rasgo (que me impede de usar determinados tipos de brinco hj) e resolvi furar. Chorei tanto! Horrível! Quando soube que o meu segundo era menino, sabe qual a primeira coisa que pensei? Ainda bem que não precisarei furar as orelhas desse! Há! Não que eu tivesse que, se fosse uma menina, mas aí vinha a outra questão: por que eu furei da primeira e não furei da segunda??? Ó céus!
    Beijos!
    Nine

    ResponderExcluir
  21. Chris,
    A Sofia ficou muito fofa de brinquinho. Muito charmosinha.
    Gostei de ver a sua coragem.

    beijinho

    ResponderExcluir
  22. Soso, você ficou linda de brinquinho!
    Já posso te dar o brinco que tenho aqui guardado.
    Bjus da dinda!

    ResponderExcluir
  23. Oi irmã,
    que maneiro que a Sofia furou a orelha!!!Quanta coragem! Fiquei feliz! É, eu era da turma que cobrava o furo na Ana Luiza, achava que ela não ia lembrar e que, se fosse escolha minha eu pediria para mamãe furar logo no dia que nasci...rsrsrs...
    Mas caramba, o seu furo está inflamando mesmo e de novo! (Dá pra ver na foto!) Orelha inflamada é um saco! Incomoda muito!
    Hoje eu acho que vc agiu certo com a Ana Luiza, porque percebi que existem pessoas como vc e minha amiga Paula que sofrem com alergia a brinco!
    Eu, graças a Deus, não tenho alergia não! Amo brincos!
    Beijos, irmã!

    ResponderExcluir
  24. Furei quando minha filha fez 2 semanas, hoje ela tem 2 anos!!
    Na época uma conhecida viu o brinco na orelha da minha filha e eXclamou: "nossa, isso é uma agressão!" E curiosamente ela bate na filha...mas só lhe dei um sorriso e mudei de assunto!
    Não me arrependi, porque ela adora brincos e sempre pede um novo, quando troco meu brinco ela fala: "quero trocar também, mamãe." Eu acho uma graça!!!!

    Mas adorei você testar antes!!!Hahaha...não basta ser mãe tem que participar, nas alegrias e nas dores!!!!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  25. Oi Filha,
    eu lembro quando você furou a sua orelha e colocou a argolinha de ouro.
    A Sofia ficou linda de orelha furada.
    Pena que a Ana Luiza não quis furar também.

    beijos da
    Vó Regi

    ResponderExcluir
  26. Oie...

    ixi, e se eu contar que já furei a orelha da Isadora, com menos de 2 meses? Pois bem, foi assim, eu tenho orelha furada, desde bebê e qdo resolvi fazer o 2o. furo lá com meus 16 anos, doeu muito pq minha orelha é gordinha, dai decidi q se algum dia tivesse uma filha, ou furaria de bebe ou não furaria de jeito nenhum, foi ai que conheci um site: furodeorelhinha.com.br, liguei, agendei, tiraram minhas duvidas, furaram a orelha da Isa e confesso que nas hora do click ela deu um berro, mas depois disso não resmungou mais, não ficou incomodada e não ficou vermelho, enfim, deu tudo certo e logo logo vou trocar o brinquinho. Continuo achando uma barbárie o ato de furar orelha e tals, mas confesso, ela ficou um charme!!!!

    beijos e sorte com seus furos!

    ResponderExcluir
  27. AMiga,

    você é muito corajosa e um exemplo a ser seguido.

    A minha sobrinha ficou linda de brinqueinho.

    Bjs. com carinho

    ResponderExcluir
  28. Que bacana sua experiência com as meninas Chris! Furei a orelha da Rafa com menos de 1 mês, eu não sabia de todos estes riscos. Uma tia minha que é enfermeira quem furou e nunca inflamou qdo ela era pequena, mas depois de grande alguns brincos deram alergia, e mesmo nem sempre usando os furos nunca fecharam.

    Eu tive a orelha furada bebê tb e tinha muitas alergias e os furos acabaram fechando. Refiz em casa, soziha, com brincos aos 14 anos. Doeu muito.

    ResponderExcluir
  29. oi meu nome e maria fernanda eu furei a orelha ainda muito pequena com meses ainda, mas quis fazer nesses dias o 2º furo lembrando hoje eu tenho 12 anos, eu fiz sem ninguem saber nao doeu muito fis com um brinco normal mas depois eu faleu pro meu vo e ele disse que era pra tirar na hora o brinco porque podia inflamar e podia ficar sem a orelha poruque eu nao tinha desinfetado na hora eu tirei o binco claro com medo né!! mas hoje é o segundo dia e nada aconteceu mas tbm parei de uasr o brinco nossa eu fiquei com muito medo né de perder a orelha mas se apertar na area doi muito pouco mas ja estou decidida que vou fazer um 2º furo pois este já fechou mas desta vez vai ser na farmacia é claro!!
    obrigado . bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi, que linda sua filha, eu também furei as orelhas mais ou menos com a idade dela e eu sempre perguntava para minha mãe pq ela não furava minha orelha, até um dia com a tia não aguentou e me levou na farmácia (depois de convencer minha mãe)e foi o dia mais feliz da minha infância, hoje não me arrendo apesar de ter alergia a bijuteria tenho uma coleção eu consigo usá-las passando base de unha no pino aí não irrita tanto eu tenho uma outra história muito legal sobre sobre brincos e minha infância se quiser ler é bem divertida está no meu blog eu deixo o link:
    http://simplesmente-lillian.blogspot.com.br/2012/03/brinco-de-madrinha.html

    bjos

    http://estilo-lillian.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Muito legal rsrs..
    Furei minha orelha pela primeira vez aos 27 anos de idade, acredita? :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo