segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Colônia de Férias, fazer ou não fazer?

Sempre tento conciliar as minhas férias para que eu saia um período no verão e outro em Julho. Mesmo assim, como o meu período de férias é sempre mais curto do que o das meninas, elas ficam um tempo comigo e o pai trabalhando. Aí sempre rola aquela pergunta básica: o que vou fazer com essas crianças em casa?

Quando a Ana Luiza era pequena nós a colocávamos na colônia de férias. Dos quatro aos seis anos ela fez colônia. Fez em clube uma colônia bem voltada para esportes, fez em outro clube uma colônia que mesclava atividades esportivas com atividades culturais, fez colônia na própria escola com atividades artesanais, brincadeiras e culturais.

A Ana Luiza gostava de ir para a colônia de férias. Não posso encher a boca e dizer que ela gostava, mas gostava. Fazia amigos, chegava em casa sempre contando uma novidade e não reclamava de ir.

Até que aos seis anos, depois de concluir um período na colônia, a Ana Luiza me perguntou:
- Por que eu não posso ficar fazendo nada nas férias? Férias não são para descansar? Então, nas férias eu quero viajar ou ficar em casa sem fazer nada.

Foi aí que eu pensei: realmente, férias são para a gente sair da rotina, descansar, ficar sem compromisso. A colônia, apesar de ser divertida e com muita brincadeira, é um compromisso com as brincadeiras sistematizadas com horário e duração determinados. Isso não combina muito com férias (passei a pensar assim).

A partir daí relaxei. Elas vão para a colônia se quiserem. E não tem problema algum ficarem em casa curtindo os seus brinquedos, o play, as atividades corriqueiras, ver um filme na TV, chamar as amigas para brincarem,enfim o que der vontade. Só não podem é ficar me ligando de hora em hora para saber o que fazer, né? Porque aí a mãezinha aqui pira.

E garanto que elas aproveitam bastante o período de férias com atividades caseiras como essas que postamos AQUI.

Das colônias que a Ana Luiza fez, a mais interessante foi a colônia da Escola de Educação Física do Exército, no Forte São João, na Urca. É uma colônia focada em esportes.Tem uma variedade inacreditável. A Ana Luzia fez vôlei, basquete, handball, atletismo, surf, pescaria, ginástica olímpica e muito mais. O visual do lugar é belíssimo e ainda dava para curtir uma praia ao término das atividades.


Ela sempre chegava em casa animada, contando dos amigos, das brincadeiras, dos jogos e dos esportes. Quando fez a pescaria o que ela mais gostou foi que todos os peixes eram devolvidos para o mar.

As colônias foram válidas, mas por enquanto estão suspensas por aqui.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. Ain que legal né flor!
    As crianças amam td isso!
    Chegam todos animados contando cmo
    foi o que aconteceu e cansadinhos..

    Adorei o post flor
    Aguardo sua visitinha.

    Beijinhos

    http://jeicinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris eu acho a Colônia de férias uma boa opção minha prima fazia uma de teatro que no final de semana havia uma apresentação e era bem legal. Acho que pra Ana Luiza agora que esta uma mocinha a vontade de ir para a colônia foi embora porque geralmente a colônia é direcionada para crianças.

    Bjsssssssssssss, Dani.

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris! Nunca deixei as crianças em colônia de férias mas essa do Exercito parece mesmo ser bem legal, né? E o visual da Urca é mesmo maravilhoso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris
    Concordo com a sua pequena, às vezes as crianças precisam descansar até das atividades divertidas.
    Mas preciso confessar que essa programação do Rio é o máximo. Aqui não temos isso. Meu filho ia adorar uma escolinha de futebol que tinha na beira da praia (acho que era Ipanema). Se eu morasse por aí ia amar tudo isso.
    Abraços grandes
    Alexandra do Destemperadinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris!
    Eu coloquei a Luana numa colônia uma vez, quando ela tinha uns 5 anos. Das férias inteira ela foi apenas 4 dias. Disse que era "tãaaaao chaaaato" rsrs. Concordo que férias é para viajar ou não fazer nada, ficar sem compromisso. A Luana SEMPRE vai para a casa da avó(minha mãe), e de lá parte para as outras programações que aparecem, como ir para a casa do pai, ir para a casa da outra avó, ir para a casa de uma amiguinha, enfim. Minha mãe é super criativa e paciente(tipo você, hehehe) e inventa mil programações. Ela tem 2 ateliers lá na Barra. Costuma juntar uma turma e ir para lá fazer piquinique, fazer artes, pintura, escultura, banhos de praia e de mangueira. Vou falar para ela, que quando ela for, para me avisar, ai se as meninas quiserem ir, te aviso. Esse ano vou ter 15 dias de férias com a Luana, depois ela vai pra Disney e eu pra labuda... Mãe sofre! rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Rs a menininha cansou da colonia de ferias...precisava de ferias so dela, sem habitos nem responsabilidades rs que engraçado! E assim voce mudou de ideias..mas de facto as colonias sao muito boas e divertidas demais...

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Chris,
    Eu adoro colônia de férias, participei de várias quando era criança, mas hoje devo reconhecer que as crianças também precisam de um tempo só pra descansar, afinal de contas, não é porque é só brincadeira que a gente não vai ficar cansado, né?
    Beijos
    Livia

    ResponderExcluir
  8. Chris acho o máximo colônia de férias, mas quem tem que curtir são os pequenos que vão, né...
    Então se a pequena quer descansar, deixa descansar....hehehe (espera ela começar a trabalhar pra ficar doidinha pra ir pra uma colônia de férias, rs)

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Aqui será o terceiro ano com colônias esportivas no inverno e no verão. As crianças adoram!
    Contei da nossa Imersão Cultural e Esportiva em julho aqui http://www.samshiraishi.com/colonia-de-ferias-em-ingles/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Chris!
    Estou com mtas saudades do seu cantinho!Mas agora tenho entrado pouco nos blogs.Pq estou fazendo um curso e estudando bastante.
    Hoje resolvi dar uma olhadinha nos blogs e vim visitar vc!!
    Obrigada pelo seu carinho!!!

    As crianças vão crescendo... e assim começam a ter suas próprias escolhas.
    Como vc é uma mãe super dedicada e criativa, tenho certeza q vai bolar algo p/ q elas fiquem numa boa em casa, de férias.

    Mil beijnhos p/ vcs!!

    ResponderExcluir
  11. Olá flor!! Concordo com a Ana Luiza, férias é mesmo pra não fazer nada. Ou melhor, fazer tudo sem compromisso e sem rotina!! É pra aproveitar!
    Nunca gostei de colônia de férias, nem pretendo colocar Bebel. Só se ela quiser!!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  12. Acho que sou protetora demais.rs
    Nunca tive coragem de deixá-los sair sem mim. Até que este ano vi uma colonia muito legal e queria mandar a Teté pra lá nas férias de Julho. Mas quem disse que ela quis? Elão quer ficar longe de mim por nada....

    beijos

    ResponderExcluir
  13. OI, Chris... Obrigada pela visita no meu blog e da Marthinha e obrigada tb pelo comentário... Eu e Maria Rita sempre passamos por aqui pra pegar umas receitinhas, só que eu faço algumas adaptações pra soja por causa da alergia da Maria ao leite de vaca. Sobre o post, como eu tive que antecipar as férias da Maria tô inventando como vc algumas atividades em casa msm com ela e dando algumas voltinhas, mas qdo ela tiver mais idade gosto dessa idéia de colônia de férias. Eu ia muito com meus irmãos e temos amizades ainda daqueles tempos. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Quepeninha a Sofia não quere fazer colônia .... Se ela fizessia ia gostar ...

    ResponderExcluir
  15. Chris, sabe que eu nunca tinha pensado dessa forma?! A Ana tá certa, férias tem que ser sem compromissos!

    Eu que sou da época em que férias era sinônimo de casa da vó, e como o Enry ainda é pequeno esse assunto ainda não rolou por aqui! Mas ainda não tenho uma opinião formada não, acho que pode ser útil, legal e educativo, mas não sei se gosto!
    Vamos ver o que o Enry vai querer né?!

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Eu sou SUPER a favor! Só não coloco Stella sempre pq aqui é pago por semana e carérrimo!!!! Não dá! Mas ela ama e eu tb! bjos Chris!

    ResponderExcluir
  17. Chris, ainda não sou um ser evoluído nesse aspecto,rsrsrs! Sou um grude com as crianças, mas sei que preciso começar a "soltá-las" um pouco mais. É uma experiência inesquecível e sei disso porque aos 13 anos fui para uma colônia de férias e vivi um dos melhores momentos da minha vida (senti-me o gostinho da independência, fiz amigos fantásticos, experimentei sentimentos maravilhosos...foi bom demais!).

    Enquanto não tomo coragem, vou amadurecendo a idéia...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. A Ingrid gosta de colônia de férias. Ela já fez quatro e as quatro colônias ela amou muito e se divertiu bastante.

    Bem... Eu só colocava a Ingrid na colônia quando ela me pedia, eu sempre deixei ela de férias mesmo!!! Descansando e brincando á vontade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. rsrsrssr...pira mesmo!!! Nem imagino ainda Aila em uma colonia de ferias...rsrsrs...mas logo logo chega a vez dela!! E a minha tbém!!!hehe
    Querida Chris, tudo bem por aí?
    Por aqui tudo se encaminhando muito rápido para o final do ano. Parece que as coisas vão mais rápidas no segundo semestre, não?
    Beijos amiga!
    Bela

    ResponderExcluir
  20. Aqui em casa houve o tempo das Colônias de Férias do Miraflores, depois do Forte, as do Clube, aí com os valores altos, transformamos em Colônia de Férias na casa da vovó, da madrinha(que tem piscina, pois mora em casa de condomínio com muita criança)....
    Mais para frente inventamos as colônias de férias com muitos DVD, karaokês, video-games....mas com atividades ao ar livre perto de casa, tipo patinete na pracinha,etc.

    Hoje já estou na fase de mamãe quero viajar com a familia do namorado!!! Mãe quero ir pra casa da minha madrinha (nos Estados Unidos!)...Já estou me sentindo com a tal síndrome do ninho vazio....as crianças crescem!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  21. Chris, eu adorava fazer colônia de férias e concordo com você, não deve ser forçado. A colônia tem muitas vantagens mas só se a criança quiser fazer, se a criaça quiser ficar em casa curtindo o dolce far niente não vejo problema.

    kisses

    ResponderExcluir
  22. Quando comecei a ler o post me fiz a mesma pergunta que sua filha. rs... Eu adoro ficar em casa, sem fazer nada. Ah, mas minha opinião não conta, afinal faz tempo que deixei de ser criança. rs...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Kita, que linda a Ana Luiza. Tão bom rever fotos dela pequena. Fico morrendo de saudades. Lembra daquela colônia de férias na base que você foi com o Cláudio? Vocês gostaram muito.

    beijinho

    ResponderExcluir
  24. Chris:

    Bom dia pra você e pras suas meninas!!!

    Passei pra lembrar que hoje tem "projeto 10 on 10", lá no Diário! Como você disse que queria participar, vim te avisar, tá?

    Entre na brincadeira com a gente, faça 10 fotos em 10 horas do seu dia 10 e veja o seu dia "normal" de uma forma especial!!!

    Bjos e bençãos.
    MIrys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    PS: depois eu prometo que volto com calma, pra ler e comentar! Adoro seus posts, mas estou super enrolada no trabalho...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo