terça-feira, 29 de novembro de 2011

Por que irmãs brigam? II

Eu tenho irmãs, impliquei muito, briguei muito. Vejo que os filhos das minhas amigas também se implicam e brigam. Leio nos livros que brigas entre irmãos é normal. Mas não adianta, não consigo lidar bem com essa situação. Quando vejo as minhas duas filhas, os meus maiores amores, se ofendendo, disputando, brigando, fico mal. Me irrito, fico triste, fico chateada. E justamente por achar que não sei conduzir bem a situação recorro frequentemente aos livros.

Nessa semana, após mais uma disputa entre as irmãs, recorri mais uma vez ao Içami Tiba, no célebre "Quem Ama, Educa!" descrevo aqui

6. ENTRE IRMÃOS

- "Nunca comparem um filho com o outro ou com qualquer pessoa. Cada um tem o privilégio de possuir identidade própria."
Ok, cumpro esse quesito.

- "Brigas são maneiras de buscar poder, autonomia, importância, individualidade. Os pais devem tratar cada filho de maneira diferente. Podem, ao mesmo tempo, premiar o que merece e não dar nada para o que não merece. Uniformizar castigos e prêmio tira o valor deles."
OK, cumpro esse quesito.


- "Brigas físicas não podem ser toleradas. Os pais devem interferir fisicamente na separação dos briguentos com um sonoro, firme e claro "parem com isso"."
OK, cumpro esse quesito. Às vezes, até sonoro demais.

- "Tentar descobrir o responsável pelas brigas para castigá-lo geralmente é impossível, pois todos têm argumentos bastante razoáveis de que são vítimas, e não algozes. A culpa é sempre do outro."
OK, cumpro esse quesito. Sempre digo que não interessa quem começou. Eu ficaria feliz em saber quem terminou.

- "Se um dos filhos estiver machucado ou com olho roxo, o que machucou deve assumir as consequências: fazer curativos ou compressas de água fria ou quente no outro. Castigos não resolvem brigas entre irmãos, mas assumir as consequências e compensar os danos pode educar bastante."
Aqui nunca chegaram a se ferirem, graças a Deus. Mas eu coloco de castigo sim. Vou tentar buscar que assumam as consequências.

A questão é que depois que eu me descabelo, dou um castigo para as duas, elas se unem e em cinco minutos estão assim:


 Dá para acreditar que poucos minutos atrás estavam se cutucando, beliscando, xingando, gritando paaaaraaaaaa e me enlouquecendo?

Aqui o post Por que irmãs brigam? I  Espero não chegar ao 9.999.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

29 comentários:

  1. Oi Chris!
    Essas briguinhas,implicâncias são mesmo um tormento na nossa vida.
    Aqui tb é da mesma forma.
    Às vezes qdo pego elas brigando recorro ao castigo e elas ficam abraçadas até 2ª ordem,pois detesto vê-las brigando e ofendendo uma a outra,acho q devemos ser firme e mostrar q uma não vive sem a outra,mostrando q a amizade começa em casa,são só as duas,então eu falo pra elas se entenderem afinal elas são irmãs e isso nunca vai mudar.Tento mostrar se uma delas não existisse,como seria?Afinal moramos longe de td e tdos e eu tive as duas perto para serem companheiras e não inimigas.
    Com isso sempre ameniza a situação,mas volta e meia tenho q interferir.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Chris, irmãs brigam porque o amor entre irmãos é um tipo de amor toooodo peculiar... Só depois que a gente cresce é que esse amor volta a ser "normal"... hehehehe
    Beijos
    Livia

    ResponderExcluir
  3. Tbém passo por isso Chris, e sei o quanto é horrível! Parecia que só aqui em casa existiam filhas implicantes...rs, me desculpe...mas me sinto aliviada em saber que não sou a única...rsrs.

    Cumpro a risca todos os conselhos, mas tem horas que chego a enlouquecer! Tem dias que é o dia INTEIRO gritos e implicancias no meu ouvido, uma agônia...rsrs.

    Muita paciÊncia e carinho para todas nós!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Irmãos brigam pq são diferentes uns dos outros, pq tem ciúmes, pq querem ser mais fortes, rs.
    Menina...eu brigava pouco com minha irmã. Com o mais novo não tenho uma lembrança de briga, sempre foi meu melhor amigo em casa. Mas com meu irmão 1 anos + novo q eu... Lembro de uma briga em que eu taquei meu tênis nele, mas voou num porta retrato de parede com uma foto de todos os irmãos... daí quebrou o vidro... ai, ai...
    Até pouco tempo atrás ainda brigávamos MTO! Só depois q saí de casa é q isso parou... Espero q naõ seja assim aí com vcs. Eu morro de amores por meu irmão! Mas ele me faz mta raiva tbm... rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. E o pior é que quando finalmente eu encontro um culpado pro conflito, o outro ou a (suposta vítima) acaba defendendo o "agressor", kkk e a louca da mãe aqui tem que "calçar a cara", e fazer o que , né?!
    Bjos, e a luta continua...rsrsr
    Liliane Pimenta
    www.jeppimentinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sei bem como é. Lá em casa sou a caçula de 4. E todos gostavam de implicar comigo. Mas passa...depois ficam as lembranças desse tempo bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris!
    Eu ando um pouco sumidinha daqui, mas não menos antenada...rs.
    Tb me indagava mto sobre esse assunto.
    Vivia a me perguntar, onde eu estava errando...coisa e tal.
    Acontecia a mesma coisa com minhas meninas, brigavam e daqui a pouco estavam juntas como se nada tivesse acontecido.
    Qdo ficavam doentes então, eram um grude só!
    Elas crescem e partem p/ o bate boca, melhora um pouco.
    Desde q a minha filha mais velha se casou, as brigas terminaram. Mas o ciúme ainda existe.
    Acho q irmãos/as, são assim msm.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. É amiga, irmãs brigam. Eu vi uma vez uma mulher (não sei se é mãe) dizendo que a mãe dela achava que as filhas combinavam a briga porque minutos depois estavam se abraçando e beijando

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi querida..Deixa la' isso faz parte e depressa passa..nao de demasiado importancia...Elas sao irmas la' se acabam por entender rs

    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu e meu irmao brigavamos demais, minha mae so dizia: podem se matar, so me avisem a data do enterro!! E hoje, somos melhores amigos, sou madrinha da filha dele e ele eh padrinho da minha filha. Coisas de irmao que brigam, mas se amam acima de qq coisa.

    ResponderExcluir
  11. Olá Chris!
    Aham, sobre este quisito não tenho nada a dizer: sou filha única e Luana idem. Sempre vi as brigas entre irmãos 100% do lado de fora, é uma situação que realmente não sei como funciona no coração. Mas acredito que sejam normais, pois as pessoas se desentendem (vc não se desentende com seu marido?rs), mas que com eles (irmãos) é ainda mais complicado, pois vc não escolhe seu irmão (vc escolhe seu marido), e muitas vezes pessoinhas tão diferentes tem que aprender a conviver, dividir com alguém tão diferente (um bagunceiro, outro não, por exemplo). Mas isso não diminui o amor entre eles. E a intervensão dos pais, quando feita com amor, como vc faz, só ajuda e estreitarem esses laços.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Essas brigas relamente é tormento... mas com amor tudo resolve... e nos devemos aprender com elas, pois os adultos ñ tem essa capacidade de ficar assim coladinho poucos minutos depois de uma briga.

    bjs
    Naty
    http://educandoocoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris, eu e meu irmão temos uma diferença de idade muito pequena, 1 ano e 2 meses. Fomos MUITO grudados na infancia e brigamos bastante tambem. Hoje temos uma relação otima cheia de boas lembranças. Acho que faz parte mesmo. Minha irmã é 10 anos mais nova que eu. Acho que fui bem chatinha com ela, pois ela era um bebe quando eu era adolescente, imagine ela tentando participar da minha vida!!! MAs hoje nos dados super bem tambem!

    Acho que no Brasil, irmnaos são criados bem juntinho e acabam brigando bastante ambem, mas desenvolvem uma relação de muita cumplicidade!

    beijo


    Pati

    ResponderExcluir
  14. Chris, eu também briguei muito com os meus irmãos e nós nos amamos demais. Essa relação entre irmãos é muito especial e as mães devem ficar bem enlouquecidas com essas brigas.

    kisses

    ResponderExcluir
  15. Irmãos brigam, se fossem primos, brigariam, e tios também (no caso, a Lara tem tios de 4 e 7 anos, que moram juntos com ela).

    Eu fico louca quando vejo meus irmãozinhos brigarem entre si, e quando tem a Lara no meio então... mas eu sempre prezo pelo diálogo para resolver a situação. Castigo vem às vezes, mas só uma repreensão funciona na maioria das vezes!


    Beijo! Já já elas aprendem a se entender sem precisar brigar! Até lá, nós é que nos desenvolvemos para poder aparatar brigas e discussões.

    ResponderExcluir
  16. Amo minhas irmãs e meu irmão.Somos sim hoje, capazes de tudo um pelo outro, tamanha a união, mas isso só se deu na vida adulta, a infância e adolescencia foi o tormento de minha mãe, pois assim como brigavamos e nos estápevamos no segundo seguinte erámos capazes de bater em quem quizesse encostar em um de nós...rsrs Isso valia para pai e mãe, nós nos defendiamos.Sabe eu acho legal ter irmãos, mas tive apenas uma filha, não sou como minha mãe se tivesse mais um enlouqueceria.

    Mas não esquente que não existe nada maior que amor de irmão que briga. A briga só existe por existir o amor. Esse que você conseguiu captar momentos após o desenrolar da tempestade....rsrs

    Mantenha a calma e pense que é apenas uma disputa saudável. Você vai sobreviver e elas ficarão mais felizes.
    Muita Luz e Paz

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Não são só as irmãs, os irmãos tb rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu e minha irmã vivíamos brigando e fazendo as pazes.... Ótimas lembranças e saudades de cada um desses momentos! Até das brigas!

    Beijos!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  20. Chris, nao sei se felizmente ou infelizmente, mas acho que briga faz parte do relacionamento entre irmaos, dizem ate que serve para fortalecer os lacos.
    Sei que nao e' facil mediar a situacao, mas algum dia voce ja tentou deixar elas se entenderem, sem interferir, para ver o que acontece?
    Minha vo fazia isso, no comeco quase nos matamos, mas depois aprendemos a lidar melhor com a situacao sem a intervencao de um adulto e resolviamos a situacao rapidinho, ja que nao tinha ninguem para ajudar.
    Nao sei se ajudou ou atrapalhou.
    Abracos
    Gra

    ResponderExcluir
  21. Ai Chris eu sofro muito com isso, o Arthur de 6 anos esta com mania de bater, a Bia de 12 e o Gabriel de 17 não o entende, acabam dando mais atenção ao Pedro que é o caçula, aí ele fica com ciúme, ele tem muito mais ciúme da Bia com Pedro do que nós que somos pais, vou te falar menina, está bem complicado, rs beijos

    ResponderExcluir
  22. A Sofia gosta de implicar com a Ana Luiza, ela chega até a se divertir fazendo isso. A Ana Luiza até que se esforça prá ter paciência com ela.
    Mas as duas se amam muito e sentem falta uma da outra. Estão sempre agarradinhas.

    ResponderExcluir
  23. ai meu Deus, nem imagino quando isso começará aqui em casa, e como eu reagirei ... socorro!
    bjs.
    andrea mamãe da manu e da mari
    manias de ser mãe.blogspot

    ResponderExcluir
  24. Oi, Chris

    Aqui também procurei ler vários autores, e desenvolvi alguns combinados com elas.

    Atualmente, é assim: se elas brigam, eu pergunto : querem que a mamãe resolva, ou vocês mesmas resolvem essa parada?

    Elas num instante ficam uns amores:

    _ Não, mãe, pode deixar que a gente resolve.

    Ambas sabem que comigo vai ser jogo duro.

    Depois te conto o que eu faço, hahaha (risada macabra).

    Ah, só pra constar, eu não bato nelas, não.

    Besitos

    http://ensineseubebe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Chris,
    irmãos são assim mesmo. ATé que a Sofia e a Ana Luiza não brigam tanto assim. Vou te contar uma coisa: sabe que elas brigam mais quando você está por perto? É um jeitinho delas chamarem a atenção.

    beijinho

    ResponderExcluir
  26. KIta, lembra como você brigava com a sua irmã? Eu lembro bem. Isso é assim mesmo. Aqui os meninos também brigam bastante. Coisa de irmãos, eles brigam mas se amam e a gente tem que ensinar a não brigarem né? Temos que ensinar a eles resolverem as suas coisas sem brigas. Conforme vão crescendo eles vão aprendendo.

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Era isso que eu me perguntava quando vocês brigavam.

    beijos
    Vó Regi

    ResponderExcluir
  28. tenho duas filhas uma de 22 anos e outra de 30 brigam muito dizem palavras ofensivas, e se deixo até se batem.estou cansada dessas brigas só tenha vontade de chorar qdo isso aconteçe. o q fazer?

    ResponderExcluir
  29. Chrisssss! São todos iguais ne rs? Adoro içami tiba, e tb cumpro os quesitos (embora as vezes eu padronize castigo, acho bem complicado isso) O fato é, a gente reclama, mas é ciclo da vida e a gente pode tentar amenizar e controlar, mas evitar briga de irmao acho bem dificil ne, afinal eles convivem muuuuito juntos e os conflitos acabam acontecendo, eu brigava muito tb com meu irmão, cabe a n;os tentar controlar e respirar fundo pra nao surtar demais ne kk, beijo querida, adorei o post, obrigada por indicar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo