Nesses quiosques foram servidos pratos típicos das Regiões do Brasil. Ou seja, cinco pratos, um para cada região do país.
No dia 24/08 eu resolvi levar a Sofia para um almoço totalmente inusitado tanto para mim, quanto para ela. Completamente fora da rotina:
- o local: na praça;
- o horário: dia de semana; (raramente as crianças, aqui em casa, almoçam fora nos dias de semana durante o período escolar)
- o sabor: nem sabíamos o que era pequi.
Eu não esperava que a Sofia fosse gostar do prato. Aliás, a minha expectativa era de que ela nem fosse querer experimentar. E me enganei completamente.
Primeiro a Sofia ficou superfeliz por me ver. Só aquela imagem dela correndo, sorrindo, com os braços abertos para me abraçar já teria valido a pena, mesmo que a minha filhota não comesse nadica de nada.
Mas ela se interessou pelo prato típico da Região Centro-Oeste, quis saber o que era pequi e o chef nos explicou com a maior paciência.
Mais um pouquinho de conversa e a Sofia conseguiria a receita com o segredo do chef e tudo o mais.
Bom, ela pegou o pratinho, olhou bem para o pequi (essa frutinha amarela), deu a primeira garfada e não parou mais. Comeu tudo! Adorou! Entre uma garfada e outra ela me perguntava sobre a Região Centro-Oeste. Onde fica, quais são os estados, o que tem de legal por lá e já aumentou a lista de lugares que quer conhecer.
A experiência foi tão boa que repetimos no dia do Arroz de Carreteiro.
Eu espero que no próximo Rio Gastronomia essa programação pelas ruas não só se repita como seja mais intensificada.
Que legal isso! Eu não gosto de pequi. Aqui o pessoal do interior é que gosta de pequi. Agora um arroz carreteiro é bom demais! Mas que é uma delicia experimentar novos sabores isso é!
ResponderExcluirBeijos
Adriana
É espetacular morar em uma cidade que nos oferece alternativas culturais e aproveitá-las. Você faz isso muito bem e eu a admiro por isso.
ResponderExcluirQue idéia legal esse evento...bom, acho que vc ficou sabendo de um evento gastronomico parecido aqui em SP né? infelizmente mta gente, e virou bagunça, mas gostaria que tivesse mais, para conhecer um pouco mais da culinaria brasileira =D beijos e boa semana
ResponderExcluirChris,
ResponderExcluirque linda esta iniciativa! Queria ter provado o famoso pequi!
Quem sabe um dia?
Beijos
Que legal Chris!!! Realmente uma iniciativa bem legal, pratos de várias regiões do Brasil pra experimentar! Claro que viajei no prato nordestino, já me deu água na boca, não sei porque! hahaha
ResponderExcluirMas fiquei impressionada com a Sofia, ela gostou de piqui??? Nossa, eu não gosto nem do cheiro! (claro que o chefão aí deve ter caprichado no sabor né?).
Beijos
Xuxu! Eu simplesmente amo galinha com piqui... sou goiana já viu né...
ResponderExcluiruma lindo dia pra vc...
bjks
www.blogdabiane.com
Muito legal e saboroso!
ResponderExcluirBjokas e tudibom!!!
oi chris...adoro experiências gastronomicas...as crianças aprendem muito...
ResponderExcluireu adoro pequi...comi em Goiás...que bom que Sofia gostou...
bela iniciativa...quanto custou o prato?
beijos e boa semana
cintia
Oii Chris, que iniciativa legal, super interessante, deu saudades do Pato Tucupi! adorei! bjooosss
ResponderExcluirAi ai Chris, vc é minha musa inspiradora, eu juro! Não canso de elogiar, pq vc não cansa de fazer esses programas suuuuuper legais e diferenciados!! Eu tenho q aprender a ser menos acomodada e ir atrás de coisas diferentes assim pra fazer. Amei a carinha dela comendo o prato inusitado... bem que eu queria, desconheço hhahaha. Mas o arroz de carreteiro, esse eu conheço bemmmmm, kkkk AMO! Bjocas querida.
ResponderExcluirUiaaaa! Confesso que tb nunca comi Chris! Mas eplo visto, o treco deve ser bom hein!?
ResponderExcluirBjo, bjo!
Eu experimentei a ganlinha com pequi e estava muito gostoso, mas quem mais gostou mesmo foi a Sofia. Fiquei boba dela comer tudinho.
ResponderExcluirbeijinhos
Amei...eu quero!!!hehehehe
ResponderExcluirTenham uma otima semana
HUmmmmmm arroz de carreteiro é tudo de bom né?! amo feijão tropeiro também... aliás acho que a nossa gastronomia brasileira é imbatível.. a única que tem cara de refeição de verdade!! e é tão gostoso ver os filhos comendo com gosto né... eu me realizo quando vejo meu filho comendo e achando gostoso!!
ResponderExcluirBjks pra vc!
www.maniadeinventar.com
hahaha amei!
ResponderExcluirAchei essa ideia sensacional e desconhecia por completo. Fiquei bem curiosa com o sabor do prato que vcs comeram e que a Sofia adorou e a última foto está show.
Chris, se algum dia eu for mãe vou querer ser que nem você é para as suas filhas! Eu acho o máximo!
Beijo, beijo!
She
Que coisa legal!! Sou louca pra provar a culinaria do norte,mas aqui não tem oportunidades.. uma pena! Fiquei mais curiosa ainda!! :)
ResponderExcluirBJs e boa semana,meninas!! ;)
Sabe que ultimamente ouvi falar muito nesse "pequi", fiquei com vontade de experiementar!! Por aqui tbm teve a semana da gastronomia, mas era só em restaurantes e o valor do prato era de R$ 34,90. Achei muito boa a ideia do Rio porque o lugar foi mais acessivel bem como o valor!!! Adorei o post.
ResponderExcluirQue legal esse dia inusitado na semana de vocês...adoro como vc gosta de quebrar a rotina com suas filhas, eu adoro isso também. São esses momentos fora da rotina que fazem o nosso dia especial. A comida da minha terra deve ter sido ótima, neh?? (Arroz de carreteiro). Bjos!
ResponderExcluirSair da rotina torna o dia mais alegre, e pelo visto, mais saboroso também.
ResponderExcluirE olha, carne seca com aimpim é tudo de bom.
bjus
http://verdadesdemae.blogspot.com
http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com
Esse nosso Rio é muito show.
ResponderExcluirKisses
Oi, Chris que bom que a Sofia gosta de experimentar coisas novas. Aqui em casa tenho que pedir, implorar e mesmo assim não adianta até com o molho ele implica. É sempre bom sair um pouco da rotina e ir passear ou sair pra almoçar com eles.
ResponderExcluirBjssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.