segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aracaju com crianças - Parte I

Aracaju era a única capital do Nordeste que eu não conhecia. Não sei explicar bem o porquê da minha falta de interesse por essa cidade. Mas confesso que me surpreendi muito positivamente.

Aracaju é uma cidade linda, tranquila, aconchegante, bem organizada, limpa, sem engarrafamento, com um clima gostoso, por ainda ser uma cidade horizontal a circulação do vento é bem agradável. Não é à toa que Aracaju é intitulada de: "a cidade da qualidade de vida".


As opções de lazer são variadas e muitas são gratuitas, a começar pela orla da Atalaia que é uma enorme área de recreação com diversão garantida para todos os gostos e idades. Na orla estão disponíveis vários parquinhos para as crianças, todos limpos, arrumados, coloridos e gratuitos.


Eu não resisti e brinquei também.

O maior deles é o Mundo Maravilhoso da Criança. Nesse, além dos brinquedos gratuitos, tem alguns pagos e uma pista de minikart.


Nessa orla, que é um parque a céu aberto, também tem pistas para bicicleta, patinação, skate, corrida, quadras de tênis, vôlei, ou seja, esporte para todos os gostos.


Foram construídos lagos onde podemos fazer passeios de pedalinho, caiaques, observar os patos e gansos ou simplesmente relaxar, aproveitando a vista e o clima gostoso da cidade. Ficamos muito bem impressinadas com a quantidade de lixeiras disponíveis em toda a extensão da orla. Essas lixeiras são em formato de caju, coco e caranguejo.


Quando estávamos retornando para o Rio e sobrevoando Aracaju reconhecemos a área da orla da Atalaia onde estão localizados os lagos e o Oceanário.


O Oceanário é uma diversão à parte e uma parada obrigatória para quem está passeando pela orla da Atalaia.



Apesar de pequeno, o Oceanário é muito bem montado com várias espécies de animais. Logo na entrada tem um aquário enorme com meros gigantes, arraias, moreias, tubarão-lixa e peixes diversos. Animais que na natureza são predadores entre si vivem em harmonia graças a alimentação frequente. Aliás, uma boa pedida é fazer a visitação na hora da alimentação dos animais.


As tartarugas e os tubarões-lixa também são alimentados em seus respectivos tanques e podemos fazer carinho nos tubarões no horário pré-determinado. 


Ao todo são cerca de 60 espécies disponibilizadas em 18 tanques de águas doce e salgada. Tem um pequeno parquinho na areia para as crianas e as tradicionais cascas de ovos para tirarmos fotos. Nesse espaço as crianças também podem aprender um pouco sobre a preservação da fauna marinha. 
O Oceanário é mantido pelo Projeto Tamar e é construído tem formato de uma tartaruga marinha. Vale muito a pena a visitação. Nós fomos duas vezes nos quatro dias que ficamos em Aracaju.

A Orla da Atalaia é um espaço público que possui patrimônios históricos e artísticos tombados pelo Governo de Sergipe.



Durante as nossas andanças por Atalaia visitamos o monumento aos Formadores da Nacionalidade com esculturas de Tiradentes, D. Pedro II, Princesa Isabel, Getúlio Vargas, JK, Barão do Rio Branco, Duque de Caxias e José Bonifácio.

 


Na extensão da orla da Atalaia nós encontramos diversos restaurantes e opções de lanche. Não resistimos a famosa Tapioca da Tia e ao amendoim cozido com casca que compramos em um mercadinho.

Na Passarela do Caranguejo optamos pelo Cariri, uma tradicional casa de forró, com decoração típica e apetitosa comida regional com sabores do sertão, dos rios, do mar e dos manguezais. Dizem que em Aracaju nós comemos o melhor caranguejo do mundo.




Isso foi o que desfrutamos apenas na orla da Atalaia, que é a praia mais famosa de Aracaju e mais próxima ao centro da cidade. Vou fazer mais dois posts para contar as nossas outras aventuras em Aracaju.

Veja mais sobre a nossa estadia em Aracaju:

- Passeios em Aracaju;
- Praia e hospedagem.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

41 comentários:

  1. Linda Aracaju.Tantas coisas pra se divertir.E a praia, não foram?

    E essa tapioca, hmmmmmmmmmmm...deu vontade!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Aracaju é lindo!! Pelo jeito vocês se divertiram
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo! O Brasil é tudo de bom, não sei pq algumas pessoas preferem ir pro exterior. Eu ainda quero conhecer Norte e Nordeste do nosso país, principalmente se aqui for inverno, detesto o frio aqui do Sul. Bjs lindo passeio obrigada por partilhar!

    ResponderExcluir
  4. Oii Chris, que maravilha de viagem, minha mãe adorava Aracaju, ia sempre, eu não conheço, ou melhor, não conhecia, agora através dos seus posts irei conhecer, quem sabe qualquer hora irei até lá, são tantos lugares na lista, que seria preciso 7 vidas viu rsrsr bjooosss

    ResponderExcluir
  5. Que legal, estou procurando um lugar pra viajar com a familia... muito boa dica... vou pesquisar ;)

    ResponderExcluir
  6. Ah, o Brasil tem tantos cantinhos lindos, né? Adoooro!!

    Podia ter ido conhecer a Paula Lelis, que é mineira é tá morando em AJU, to doida pra ir só pra conhecer ela pessoalmente!! rsrsrs

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de conhecer Aracaju,na verdade eu adooooro viajar,mas meu marido não,então fica difícil.Mas adorei as dicas e as fotos.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Eu fui a Aracaju há muitos e muitos anos, mas das capitais nordestinas foi a que eu menos gostei. Nas mesmas férias fomos a Aracaju e Maceió e eu fiquei tão encantada com essa última que acho que "abafou" a primeira...rs

    Beijos
    Tati
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Adoro os passeios de vocês! Muita cultura para as meninas, e diversão pra toda a família! Amei as fotos e vou aguardar os outros posts...assim conheço um pouco mais do nosso país! Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana você mostrar uma cidade que é relativamente esquecida do cenários de rotas turísticas do nordeste. Deu vontade de conhecer! E as praias, são gostosas??
    beijos
    Flávia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Que legal! Vocês aproveitaram muito! Adorei as fotos e os programas, fiquei com vontade de conhecer esta tapioca hummmm adoro tapioca!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a viagem de vocês para Aracaju e o seu post tão explicativo. Adorei!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  13. Chris! E só por esse post já deu para ver que a diversão foi garantida! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. So de olha deu vontade de passera por lá.....querooooo...bjus

    ResponderExcluir
  15. Chris! ai que delicia de viagem! babei em todas as suas "andanças"...infelizmente não conheço o Nordeste do Brasil, mas sempre morri de vontade, assim que o meu pequeno estiver maiorzinho, Aracaju entra pra minha lista! bjsss #amigacomenta

    ResponderExcluir
  16. Chris eu fico muito feliz em saber que temos cidades assim no nosso país.

    ResponderExcluir
  17. Passei pela cidade, mas não conheci.
    Vou aproveitar seus posts para corrigir virtualmentee este fato.
    A festa marrom e rosa na floresta aconteceu.
    bju
    http://verdadesdemae.blogspot.com
    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Chris, Aracaju é tudo de bom!! Seus carangueijos, são especiais e o melhor do NE! Sua orla é magnífica! Lindas fotos e que bom que vc gostou de lá.

    mil beijos e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  19. Aaaaaaaaaiiiii Chris! Amei o post! Estamos com muuuitas milhas acumuladas kkkk e doidos pra viajar pra não perder née??? (olha a desculpa!)
    O marido vai tirar férias em dezembro... agora, Aracaju foi pra nossa lista!

    ResponderExcluir
  20. Chris, adorei!!! Engraçado que eu nunca tive vontade de conhecer Aracaju, mas vendo seu post, a cidade ficou super interessante!!! :) Ai, seu blog é uma enciclopedia de diversão para crianças!!!rs Beijosss

    http://www.lulueeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Não consegui ler mais nada depois da frase "a cidade da qualidade de vida" rs. Menina que delícia de viagem!!! Bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    ResponderExcluir
  22. A D O R E I...!!! Perfeito! Sabe que na minha primeira viagem ao nordeste, fiz amizade com uma moça no aeroporto e ela me disse que Aracaju é linda! Confesso que fiquei curiosa..mas ainda não fui...Parabéns pelo post e estou ansiosa pelos outros dois..rsrsrrs
    bjo gde
    dicasrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Chris
    Eu não conheço Aracaju, mas deu vontade, viu? Que orla linda!! Tããão diferente do que vemos aqui no litoral paulista!! rs
    Ah, e claro, adorei te conhecer hoje!!! :)
    beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu post, com fotos lindas e por terem aproveitado muito a viagem. Que bacana!!
    Preciso tomar vergonha na cara e sair do meu casulo... hehehe! Conhecer mais estas capitais maravilhosas pelo nosso Brasil, viu?!!
    Amei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. É uma capital que não conheço, mas que tenho muita vontade de conhecer. Parece ser uma cidade muito linda e acolhedora, todos que conheci que foram para lá ficaram encantados.

    ResponderExcluir
  26. Que delicia, não sei pq tbm foi um lugar que nunca pensei em ir, mas depois desse post, entrou pra listinha de lugar para ir nas férias :)

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adoro o nordeste, quero conhecer todo. Faltam alguns lugares e Aracaju está na lista!

    ResponderExcluir
  28. Oiee Chris,

    Eu também me surpreendi com Aracaju, a orla de atalaia é incrível, super kids friendly!!!

    Agora vou discordar de vocè num ponto: O caranguejo de aracaju não é o melhor...rsrsrs Particularmente achei um dos piores, pois é do estilo seco, não vem com molho... e dá muito mais trabalho para comer...

    Sabe qual é o melhor?? O do Ceará! :) :) Eu sei tô puxando sardinha, para o meu saco... Mas já provou o nosso?

    Beijos,

    ResponderExcluir
  29. É realmente fantástico! Amo esse lugar! Ótimas dicas!!
    #amigacomenta
    http://www.soumaeeagora.com

    ResponderExcluir
  30. Deu vontade de voar pra lá agora.
    Fotos lindas!!!
    Beijos*

    ResponderExcluir
  31. Chris que lindas fotos amo essa minha cidade linda! Parabéns pela maravilhosa viagem!!!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Chris que lugar legal também não conheço Aracaju afinal conheço poucos lugares, mas concerteza adorei principalmente por ter tanta coisa para as crianças se divertirem e não ficarem entediadas. Obs: As fotos ficaram lindas demais.

    Bjssssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  33. Que delícia hein???? É muito bom viajar!!! Conhecer pessoas e culturas novas, sem falar da comida da região!!!! Bom saber que Aracaju oferece tantas opções para diversão. bjão Camila Mamãe Viver Bem Bom
    http://viverbembom.com.br
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  34. Amei conhecer Aracajú pelo seus olhos, com certeza é um lindo para passear. Amo tapioca, e imagino que estava uma delícia. Bjs
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Estou me apaixonando por Aracaju , tudo muito caprichado , colorido alegre ,o cuidado com os animais expostos ,uma simpatia de cidade .Minhas bonecas adoraram .

    ResponderExcluir
  36. As meninas estavam felizes nessa viagem e a foto da arraia gigante é simplesmente o máximo ,parabéns vcs fizeram com que eu passasse a admirar Aracaju e querer ir lá .

    ResponderExcluir
  37. Christiana ,você viajam tanto mas essa cidade é muito fofa .Que deus permita que eu possa ir lá com os meninos um dia , beijos da Penha .

    ResponderExcluir
  38. Linda Aracaju!!!! Confesso que não tinha uma visão muito boa da cudade por coisas que ja ouvi falar, mas suas fotos e comentários até me deixaram curiosa para conhecer esta Aracaju lindaaaa que você está nos apresentando!!!
    Beijos
    #amgacomenta

    ResponderExcluir
  39. Adorei!! Lindas fotos!!!
    Pelo que vc nos contou Aracaju é tudo de bom hein?

    Bjs

    Gleysa
    http://demamaeursa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Belas fotos, ótimas dicas. Fiquei com água na boca!
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo