quinta-feira, 19 de junho de 2014

Filha vai pra Califórnia! A mãe aguenta?!

Assim que eu fiquei grávida comecei a ouvir, ou melhor, comecei a prestar atenção em frases do tipo: "criamos os filhos para o mundo", "os filhos não são nossos, e sim do mundo", "o importante é criar os filhos para o mundo", etc. Frases que achei verdadeiras, que em alguns momentos soaram como poesias, outras me pareceram clichês e até cheguei a compartilhar mensagens como essa:



É que tudo isso me parecia meio distante, ainda faltava muito tempo para as minhas filhas serem do mundo, aliás, no fundo, no fundo, essas sentenças me pareciam mesmo teoria. A questão é que eu pisquei e elas, as frases, viraram realidade. 

Os 15 passaram rapidamente e como comemoração chegou a a tão sonhada viagem com os amigos, sem pai, nem mãe. Lá foi a minha menininha (se ela ler isso aqui vai morrer de vergonha) para a Disney




E eu como fiquei? Confesso que a minha felicidade foi maior do que a minha preocupação. Talvez por eu ser o tipo otimista, por confiar na base que dei para a Ana Luiza, por saber o quanto essa experiência seria boa para ela, ou por tudo isso junto e misturado. Mas a verdade é que fiquei muito feliz por ver a minha filha se realizando.

Tá certo que o coração aperta de saudades, mas ainda bem que hoje nós temos a tecnologia a nosso favor e com isso tive notícias todos os dias, além de ver algumas fotos no Instagram. Isso acalma o coração, tranquiliza a alma. Vai dizer que ver fotos como essa não faz toda e qualquer preocupação ficar pequena perto da felicidade de ver a alegria da filha?



Acho que passei pela primeira experiência com louvor, só acho, e já chegou a segunda vez da minha "pequena" querer ganhar mais um pedacinho do mundo sozinha e ter as próprias experiências. 

Dessa vez o sonho que está sendo realizado é:


E o que eu faço aqui? Eu tenho orgulho de ver a minha filhota correndo atrás dos sonhos dela, confio na base de valores que dei até hoje e torço para que eu possa confirmar que foi suficiente, fico grudada no celular aguardando notícias (já recebi mensagem avisando que já passou pela imigração e está no aeroporto de Atlanta esperando o voo para São Francisco) e fotos, muitas fotos é claro.

Sim, o coração está bipolar: em um instante está apertado de saudade e ansiedade, já no instante seguinte está expandido de tanta felicidade por ver a filha crescendo, aprendendo, conquistando, descobrindo um céu de possibilidades, voando, literalmente voando.

Como diz a Martha Medeiros na crônica "As mães e os filhos do mundo", no livro "A Graça da Coisa":
"O mundo é do tamanho das ambições dos nossos filhos. E do nosso amor por eles, onde quer que estejam.".

A MônikaMãe Bivolt, fez um post relatando o lado mãe no Sonho Disney que vale a pena ser lido neste link AQUI.

A crônica "As mães e os filhos do mundo" pode ser lida na íntegra na página Crônicas de Martha Medeiros, neste post AQUI.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

22 comentários:

  1. Boa viagem pra ela e o coração fica apertado, mas vale a experiência! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Ah enfim chegou a "primeira vez" rsrsr
    Felicidades para as duas, mãe e filha.
    Como você disse o coração fica bipolar .........
    Penso como você, filhos felizes e realizados, pais felizes.
    Mas .......... sempre tem um: se resolverem morar em outro país, e bem distante, aí a coisa pega rsrsr
    A saudade é maior que a felicidade!
    E vamos que vamos .............. criamos filhos por empréstimo e para devolvê-los para o mundo!

    Lindo seu texto.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Chris!!!
    Deve ser um aperto enorme no coração mesmo, mas se você deixou é porque sabe que isso é necessário tanto para ela quanto para você.
    Com certeza novas conquistas virão...
    Bjs, Pri
    maesemfrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Imagino o quanto vc deve estar em contradição: morta de saudades e de felicidades!!! Ela vai aproveitar e se divertir muito! Depois conta como foi. Adoro viagens!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Chris, imagino como seu coração bipolar de mãe está. Aliás acho que todo o coração de mãe é assim.
    Ingrid está aqui planejando a dela, e ao mesmo tempo que eu deixo ela planejar eu não quero para não me desgrudar dela. Mas entendo que vale a pena. A AnaLu vai aproveitar e se divertir muito e chegar com tantas novidades que toda preocupação vai embora
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sabe que sempre falo para minha filha mais velha (19 anos) que iremos contruir a nossa casa com uma suíte beeeeem grande para ela ficar pra sempre comigo, e ela só da risada e diz que um dia vai querer a casa dela... afff... eu sei e torço por isso, as a gente sempre ve eles como pequenos seres indefesos e não esses leões e leoas que se tornam! Filhos são do mundo e pais... são dos filhos... para sempre! O negócio é a gente acreditar e ter certeza de que eles estão sempre muito bem guardadinhos pelo batalhão de anjos que a gente manda junto pelas andanças deles pelo mundo! :)

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, que relato tão lindo e sincero. Eu acho que vou sofrer com isso no dia que tiver filhos pois sou mega possessiva. Mas com certez com a internet hoje em dia dá pra a gente ficar mais tranquila, vendo e meio que participando do que está acontecendo. Pede pra Ana Luiza escrever um post sobre a viagem quando ela voltar, seria muito legal! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eita, Chris
    Imagino sua mistura de sentimentos...Espero que ela aproveite bastante e volte mais feliz ainda!!

    Bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  9. Aguenta coração, não é fácil ver nossos filhos ganhando o mundo ... (fico com medo só de pensar no Matheus viajando sozinho, rsrsrs). Mas a base que você deu a ela com certeza é suficiente para que ela seja prudente e correta nas suas decisões e viagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Conheço algumas mães que não reagiriam como vc não... rsrs. O importante é que além da diversão, vai ser mais um aprendizado para ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Meu filho está indo fazer faculdade em São Paulo, sei que é logo ali e que de vez em quando estaremos juntos... Nos falamos toda hora pelo skipe, mas a saudades é grande mesmo a assim.
    No entanto é muito bom saber que os nossos filhos estão fazendo o que lhes dão prazer, e que para o seu futuro, essa experiencia será de grande valo... Afinal de contas, Toda mãe quer o melhor pro seus filhos.
    Mas, de vez em quando quando começo a esmorecer na luta para controlar a SUPER-MÃE que TODAS temos dentro de nós, eu logo lembro da frase que sempre me soou estranha, até agora: "A BOA MÃE É AQUELA QUE VAI SE TORNANDO DESNECESSÁRIA COM O PASSAR DO TEMPO."
    E assim com o tempo aprendemos a ser "DESNECESSÁRIAS", e nos transformamos em “PORTO SEGURO” para quando eles decidirem atracar.
    Desejo Felicidades para a sua filha, e que ela aproveite ao máximo essa experiência.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
     http://www.decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir
  12. Como não tenho filhos eu fiquei mais com inveja da sua filha do que solidária ao seu papel de mãe na história, é fato kkkk
    Brincadeira (tá, a parte da inveja da sua filha é verdade :)
    mas eu acho que vc está se saindo muito bem nessa 'prova'. E acho que sua filha tem sorte de poder sair de casa...e saber que vai encontrar um bom lar quando voltar.

    o que vai evitar ela querer ficar lá pra sempre, claro :)

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, isso acontece mesmo... uma hora acontece com todas as mães.
    Mas fica tranquila, tudo dará certo. Vc é uma ótima mãe e educou muito bem sua filha...
    boa viagem pra ela e fique bem!
    bjoka!

    ResponderExcluir
  14. Ai Chris, imagino seu coração de mãe....rs
    Como o tempo voa mesmo, a gente pisca e eles estão adolescentes.
    Mas vc esta certa, ao ver o sorriso da sua filha com as amigas, conforta e alegra o nosso coração.
    Continue assim, apoiando e sempre observando ate onde sua filha vai, se esta sendo honesta, segura e confiante, o resto a gente vai acompanhando e ensinando sempre.
    Mas acredite Chris, vc esta com sorte, pois já vi crianças fazerem viagens com 10, 11 anos... Que acho uma idade muito imatura... Mas a partir dos 15, já acho uma idade melhor, para iniciar as viagens em grupo, fora do convívio com a família.
    Aguenta coração, muita fé em Deus, que tudo dará certo.
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  15. A sua pequena (agora já uma moça!) está tendo uma oportunidade linda de conhecer este mundo enorme e tão cheio de diferenças!
    Passe um recadinho: Que ela aproveite o estado da Califórnia para tentar ver um pôr do sol magnífico no mar e ficar bem atenta. Quem sabe até consegue ver o "green flash".
    http://livrosviagens.blogspot.com.br/2014/03/green-flash-em-san-diego.html

    Que sorte a dela ter uma mãe tão descolada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Tudo bom?

    Estou passando para fazer uma visitinha e te convidar para dar uma passadinha no meu blo. Tá rolanod um sorteio! Passa lá!

    Beijos e uma ótima sexta!!
    A Mãe da Estela

    ResponderExcluir
  17. Oi Chris,
    coração de mãe nessas horas fica apertadinho né. Nem gosto de pensar qdo for a minha vez. rsss
    Mas que bom que vc está tranquila, apesar da saudade, mto legal sua relação com as meninas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. OI Chris, meus olhos encheram de lágrimas... pq é do jeitinho que relatou o coração um misto de sentimentos... ver a filhota saindo a vôos solos é desesperador e ao mesmo tempo encantador por tudo que ensinou a ela e que com certeza ela carregará sempre consigo mesmo estando distante de vc.
    Amei o post!
    Espero que qd chegar a minha vez eu possa agir assim como vc, bjss

    ResponderExcluir
  19. Nossa fiquei imaginando o seu coração super apertado. Coração de mãe é assim. Espero que quando chegar a minha vez, eu consiga agir assim, vou tentar. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  20. Querida Chris
    Correu tudo bem da primeira vez e vai correr tudo muito bem agora.
    Tem duas meninas! Vá-se preparando aos poucos,pois isto é só o começo.
    Muitas felicidades para si e para elas.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  21. Como me identifiquei com suas palavras linda.!!Milha gatinha foi pra Maceio /Alagoas e eu aqui observando atraves da net.tudo que ela faz.Mas acredito que eles crescem e tem que viver isso é importante que passem por esse periodo da vida conosco o mais importante.Sempre ficaremos de coraçao pequeno.mas quando observamos a felicidade estampada no rosto deles:pronto, passou toda angustia.!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo