quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Palácio Tiradentes

Mais um local daqueles que a gente passa diariamente, até observa a beleza da construção, mas na pressa do dia a dia acaba deixando pra lá. Poucos cariocas fazem a visita ao Palácio Tiradentes. 






Pois o prédio construído no estilo neoclássico e que hoje abriga sede da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) tem um programa para receber os visitantes e normalmente tem uma exposição temporária em cartaz por lá.

Um dia desses, eu resolvi dar uma trégua na minha pressa, respirei, subi as escadas e fiz a visita guiada que dura 20 minutinhos e é grátis.


Gostei bastante do que vi nas salas do palácio, no Salão Nobre e no Plenário da Casa.


Aliás, no corredor para chegar à entrada do plenário fica a mostra coletiva “Jardins Cariocas” com fotografias de parques e jardins do Rio que é bem legal. Já fiquei com vontade de sair de lá e ir caminhar em alguns desses jardins.

Bom, voltando ao plenário, no seu interior, a cúpula central com painel de vidro que representa o céu do Brasil na manhã de 15 de Novembro de 1889, dia da Proclamação da República, é linda e já vale a visita.


Mas eu me encantei mesmo foi com as oito pinturas decorativas ao redor de toda a sala. Quatro painéis mais largos que contam a evolução política do país, alternando-se com outros quatro painéis mais estreitos, que se referem ao processo de formação territorial do Brasil.

Começa com o Descobrimento do Brasil, esse painel estreito ao centro da foto.


Em seguida A Catequese, pintura que mostra os indígenas como selvagens e os jesuítas com vestimentas angelicais. Bem como era deturpada a visão mostrada da mossa história.


Finalizando com a Proclamação da República.


De quebra ainda fui dar uma espiadinha na exposição sobre o Chacrinha, mas confesso que me interessei mais pela sala em si.



Valeu a pena o passeio! Saindo de lá vale uma esticadinha até o Paço Imperial.

Serviço:
Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV,
acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº
Horário: De segunda a sábado, das 10 às 17 horas, domingos e feriados, das 12 às 17 horas.
Entrada gratuita

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. Lindo esse lugar. E as pinturas? Precisamos conhecer melhor a nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. A nossa cidade tem muita coisa legal que a gente nem conhece e nem imagina. É muito bom você colocar essas dicas no blog porque anima e incentiva a gente a conhecer.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo