quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pintamos no mutirão #PintouRio450


Já fazia algum tempo que eu queria levar a Sofia para dar um passeio em alguma comunidade pacificada aqui do Rio. Acho que é uma grande oportunidade de apresentar outras realidades, outras formas de relacionamento entre moradores e parte da cultura da nossa cidade.

A oportunidade surgiu no final de semana passado a convite da Tintas Coral para acompanharmos de perto o grande mutirão de pintura #PintouRio450 realizado na favela Santa Marta (Morro Dona Marta) pelo “Tudo de cor para você”, um projeto sensacional que eu visitei em 2012 e contei no post "Tudo de cor para o Rio de Janeiro".

Foi lindo! A galera, 450 voluntários, estava feliz e cheia de disposição para ajudar ao próximo e fazer a vida na favela mais colorida. A concentração foi na quadra da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta.


Teve a participação do voluntário número 01, o tenista tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, dando show de carisma, gentileza e sendo um exemplo de determinação.


O mutirão #PintouRio450 foi além da pintura e parte dos voluntários se dedicou a uma ação de coleta de lixo pelos becos e escadarias da favela em parceria com o movimento ‘Eu quero o Santa Marta Limpo’, promovido pelo Coletivo Santa Marta composto por moradores e lideranças locais. E teve a presença do gari Renato Sorriso. Aliás, o depoimento dele, que é um símbolo carioca, foi emocionante e lembrou bem que o lixo é da comunidade. Somos nós que geramos o lixo.  


E nós estávamos lá, animados e empolgados para darmos a nossa contribuição.


Caminhamos pelas vias da favela que, após três anos de projeto "Tudo de cor para o Rio de Janeiro", é considerada a favela mais colorida do Rio de Janeiro.


Tietaram e se inspiraram na vontade de ajudar e fazer acontecer do ídolo.


E colocaram a mão na massa. As crianças deveriam participar da ação de limpeza e coleta de lixo. E elas começaram assim varrendo e limpando.


Mas não resistiram e quiseram deixar a sua contribuição em forma de cor, alegria e amor, ajudando na pintura da praça.


Felizes da vida, fizemos uma pausa na solidariedade para forrar a barriga e ter mais energia. O nosso almoço foi na Laje da Salete. E no cardápio? O famoso Baião de Dois que a Salete serve no Trailer da Salete - Rua Marechal Francisco de Moura, nº230.  

Foi muito bom as crianças experimentarem a simplicidade, o sabor, a simpatia e a receptividade das pessoas da comunidade. 


Já refeitos e recarregados, fomos dar mais uma volta, ver como andavam os trabalhos de pintura, coleta de lixo e replantio de mudas.


E claro que aproveitamos para visitar um dos pontos turísticos do Morro Santa Marta, a Laje Michael Jackson.


E fazer uma selfie com sorrisão de satisfação, porque fazer o bem faz muito bem.


Na saída deixamos o nosso registro para os 450 motivos para amar o Rio que está no muro, bem próximo à escadaria de entrada na comunidade.



Foi um dia muito especial, cheio de cor e vibração positiva. Com certeza saímos de lá melhores do que chegamos.

Essa iniciativa da Tintas Coral de pintar as casas (coloriu 319 imóveis da região), muros e praças da comunidade, além de proporcionar dignidade aos moradores e trazer consciência de preservação para a vida das pessoas que vivem ali, também incentiva o turismo com toda a certeza. Não tem como não se encantar com o colorido das casas, com os painéis artísticos e com o visual. 

Eu já fiz o Favela Tour e recomendo. E claro que já quero fazer o passeio mais uma vez para ver o resultado final do mutirão. Só sei que vou começar pela escada que ganhou cara nova. O artista alagoano Mancha, do coletivo carioca SerHurbano, deu cor e vida aos degraus.




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. Que maneiro!! Eu também ia adorar pintar!! Amo!!! Sofia e amigos estão lindos neste grande evento! Muito orgulhosa da afilhada!! Bjus

    ResponderExcluir
  2. Que maneiro!! Eu também ia adorar pintar!! Amo!!! Sofia e amigos estão lindos neste grande evento! Muito orgulhosa da afilhada!! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Cris, parabéns! Acho iniciativas assim fundamentais no processo de educação dos filhos! Lindo projeto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo