quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Exposição das Tochas Olímpicas

Com essa movimentação toda para os Jogos Rio 2016, agora que falta apenas um ano para vivermos mais de perto essa emoção, os assuntos esportes e Olimpíadas estão em alta aqui em casa.

Acompanhamos o Pan de Toronto, torcemos e nos empolgamos. Um momento que emocionou muito, como sempre, foi a abertura e ver a delegação brasileira entrando na arena. Outro ponto que despertou muito interesse foi a tocha. Primeiro por que o assunto ficou em alta pelo lançamento da Tocha Rio 2016 que é lindíssima, segundo porque uma das condutoras da tocha em Toronto se perdeu no finalzinho do caminho. Nada demais, mas o suficiente pra chamar a atenção.

Então, aproveitei todo esse burburinho em torno da Chama e da Tocha Olímpica, dois símbolos de muita representatividade dos Jogos, pois são o elo entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna, e fogo sagrado, tido como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo a celebrá-los em paz, para mostrar um pouco do que vimos na Exposição das Tochas Olímpicas.

A cada edição a cidade-sede cria a sua própria tocha com desenhos e formas que representam a cultura e a visão dos jogos no país.

- Barcelona 1992 - A tocha assimétrica de Barcelona, feita em alumínio cromado e banhada em ouro, pelo designer catalão André Ricard, com 1.200 gramas, está entre as três mais pesadas já fabricadas.

Foi em Barcelona que pela primeira vez pessoas de outras nações foram convidadas a carregar a chama Olímpica no país anfitrião. A tocha foi conduzida por mais de 150 pessoas de 50 países.




- Atlanta 1996 - A tocha do centenário dos Jogos Modernos foi criada por Peter Mastrogiannis e inspirada nas linhas da arquitetura clássica grega. As 22 hastes de alumínio representam o número de Jogos Olímpicos de Verão realizados até então. Traz também os nomes de todas as cidades sedes destes jogos inscritos no cabo de madeira. É a mais alta e a mais pesada de toda a coleção.


- Nagano 1998 - Para impactar o maior número de Japoneses possível a tocha dos Jogos de Inverno de Nagano percorreu três rotas: um percurso no leste, um no Pacífico e outro na região do Mar do Japão. Feita de alumínio, foi inspirada em uma tradicional tocha japonesa chamada Taimatsu. A forma hexagonal representava cristais de gelo e o exterior de prata simbolizava o inverno.
Teve como um dos objetivos ser mais ecológica, com queima limpa de gás propano.



- Sydney 2000 - Não tenho a foto! Foi inspirada no formato da Opera House de Sydney, a tocha tem três camadas que representam os elementos terra, água e fogo, e uma brilho azul que representa o Oceano Pacífico. Uma curiosidade interessante foi que  a corredora aborígene Cathy Freeman acendeu a chama no Estádio Olímpico e, dias depois, ganhou ouro nos 400m rasos.

- Salt Lake City 2002 - Mais uma tocha dos Jogos de Inverno. Esta foi produzida em prata e cobre no formato de gelo. O objetivo foi promover o slogan dos Jogos de Salt Lake: "Acenda o fogo interno". A parte emocionante do percurso ficou por conta de parentes das vítimas dos atentados de 11 de setembro que estavam entre as pessoas que carregaram a tocha.



Atenas 2004 - A tocha foi criada pelo designer grego Andreas Varotsos que inspirou-se nos Jogos Antigos, na folha de uma oliveira, árvore sagrada e símbolo de Olímpia. A intenção do desenho era que a mão, a tocha e a chama formassem visualmente uma espécie de fluxo. Foi a primeira tocha a percorrer os cinco continentes representados nos Anéis Olímpicos.


Turim 2006 - O design da Tocha dos Jogos de Inverno de Turim, na Itália, assemelha-se a um esqui e foi inspirada pelas montanhas, com a chama queimando no topo. Pena que ela ficou meio pesada, com 2 kg, e por isso foi um pouco criticada pelos carregadores.


Pequim 2008 -  A tocha em formato de pergaminho, decorada com os caracteres presentes na arte chinesa "sortudo" e "nuvem auspiciosa", foram usados para representar a harmonia. A tocha simbolizava uma Olimpíada verde, tecnológica e popular. Um revezamento ambicioso – percorreu 127 mil quilômetros nas mãos de cerca de 22 mil pessoas – percorreu cinco continentes e a China, incluindo cidades da Rota da Seda.





Vancouver 2010 - A tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, no Canadá, foi inspirada nas marcas deixadas por esquis na neve e no gelo, e pela paisagem canadense. O logo era um Inukshuk, que é uma pilha de pedras em formato humano feita pelo povo Inuit.


Londres 2012 - O formato triangular de cone da tocha dourada tem quatro motivações: três vezes que Londres sedia uma Olimpíada; trios de valores associados aos Jogos, como ‘excelência, amizade e respeito’; mote Olímpico ‘citius, altius, fortius’ e a visão dos Jogos Olímpicos de Londres: esporte, educação e cultura.




Feita de lâminas de liga de alumínio com oito mil furos, que representam os oito mil condutores da chama no Reino Unido. A tocha mede 80 centímetros, o que a torna uma das mais altas, mas também é uma das mais leves - com 850 gramas. Seu desenho e suas dimensões permitem que ela seja carregada por crianças. Até eu consegui pegá-la.




Sochi 2014 - A tocha, toda cromada com detalhes em vermelho, dos Jogos de Inverno que aconteceram em Sochi, na Rússia, foi a primeira a ter no seu percurso uma viagem ao espaço.



Rio 2016 - A mais linda, a mais esperada!



Tem a nossa cara! Toda a brasilidade e a carioquice representada nela.


Muito orgulho e emoção estar assim tão pertinho. Mas dela eu vou falar em um post exclusivo.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Oi Chris!
    Poxa que legal!
    Adorei o post!
    Amei conhecer um pouquinho mais sobre as tochas
    Eu n consegui acompanhar o Pan de Toronto :(
    Bb em casa, e ainda organizando a festinha de 01 ano dele... me fugiu da mente na verdade!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo