quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Felicidade a meu modo

Eu gosto de fazer as minhas leituras com calma, pensar no que aquele texto reflete em mim, que sentimentos afloram, o que penso a respeito do assunto lido, etc. Algumas vezes eu penso como seria o mesmo texto escrito por mim. Outras vezes até me arrisco a fazer um reconto. Foi assim com a crônica "A felicidade a nosso modo" da Martha Medeiros.   
                                          

Fui além de destacar os trechos que me chamaram a atenção.


Ao ler a lista dos desejos da Martha Medeiros eu fui pensando nos meus desejos naquele momento e rabisquei em um caderno. Sim, mesmo em época de modernidade e de vários aplicativos disponíveis, eu continuo carregando na bolsa o peso dos meus cadernos (e canetinhas coloridas também). Adoro!



Ontem, estava eu sem inspiração para escrever no blog, fui folhear um caderno do ano passado para ver se tinha alguma anotação para um post e logo nas primeiras páginas eu me deparei com a lista dos meus pequenos prazeres. Aquela que eu rabisquei ao ler as páginas 89 e 90 do livro "Trem Bala". 

Reli os meu pequenos deleites e me vi ali. Mesmo tendo sido rabiscados em janeiro de 2014, continuam atuais. São praticamente os mesmos.

Quero tomar banho no escuro, dormir sem hora para acordar em um dia de semana (mas estou às 6h35 escrevendo este post), conversar mais com as minhas filhas, ir ao cinema com o marido, ver mais exposições, caminhar de manhã cedinho, ver o sol nascer, viajar, rir com as amigas, fazer massagem uma vez por semana, beber mais água, dar uma pausa no meio do dia para uma leitura, fazer um prato especial pelo menos uma vez por semana, caminhar no Jardim Botânico no meio da semana, andar com calma mesmo estando atrasada, respirar fundo quando estiver irritada (ou seria melhor desejar não ficar irritada nunquinha da silva?), beijar muito (marido, filhas, família e amigos. Só para deixar claro. Vai que alguém entende que eu desejo montar uma barraquinha de beijos na quermesse, né?), tomar banho de cachoeira, chegar em casa e jogar os sapatos para o alto, acordar com sol brilhante, acordar com o barulho da chuva (se puder voltar pra cama, melhor ainda), receber aquele abraço apertado, dar aquele abraço apertado, tomar café da manhã com uma amiga, fazer um piquenique. Saborear cada dia.

Como disse a Martha Medeiros na crônica: "Trata-se de incorporar ao nosso dia a dia pequenos deleites que registrem nossa identidade. Os grandes prazeres são imperativos e comuns a todos (...). Os pequenos prazeres, ao contrário, nos individualiza, revelam a nossa maneira de estar no mundo. É o nosso jeito.".



Sei lá, escrever aquele que seria o último parágrafo me deu vontade de incluir na minha lista de pequenos deleites comer pão com mortadela. 


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Muito legal! Adoro a Martha Medeiros! Acho que as crônicas dela conseguem se conectar com a maioria das mulheres! E essa lista de pequenos prazeres é uma maravilha!! A verdadeira felicidade está nas pequenas coisas do dia-a-dia...
    Beijos!
    mamaedocura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lindo post! Esse livro marcou minha vida. Eu o li antes de virar livro, nas crônicas que Martha escrevia para ZH. Foi na fila de autografos da primeira edição de Trem-Bala que pude abracá-la.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Chris
    Hoje me bateu uma baita vontade de comer pão com mortadela defumada... agora, tardão... lá vejo aqui a tal vontade d enovo aguçada... rs...
    A tal da felicidade é mesmo fazer um pouco também do que a gente sente vontade e não fazer o mal a ninguém...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  4. Tem dias que também gosto de escrever minha lista de desejos. Um sanduba bem simples é bom demais. Na minha pequena lista está sempre que tenha tempo livre para ler um bom livro!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Chris sua linda, antes de escrever meu comentário já peço perdão!!! Vc acredita que achei seu presente embrulhadinho, uma cartinha fofa e um livro aqui numa caixa que era pra eu levar no correio em Janeiro de 2015? A cartinha dizia pra vc ter um 2015 maravilhoso... acho que me perdi em meio as provas da faculdade e acabei deixando aqui guardadinho. Essa semana vou resolver isso ta? Prometoooo gata!

    Bom vamos ao comentário do post...
    Primeiro adorei sua lista de coisas, também sou inspirada por palavras e por gestos de carinho... segundo que pão com mortadela é bom demais né não? rssss
    O importante é que os desejos vão se realizando aos poucos amiga, pq a vida é tão curta, tão dolorida, tão massante... esses pequenos desejos e realizações tem de existir. beijos amor

    ResponderExcluir
  6. Olá Chris,
    Dica do livro anotadinha por aqui.
    Gostei muito da sua lista, vou preparar uma pra mim também, é super gostoso depois ir marcando o que conseguimos fazer.
    Hoje meio que matei a vontade de pão com mortadela, só não foi completo porque a preguiça não me deixou ir na minha padaria favorita, rs
    Tenha uma linda semana.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Um post lindo e muito inspirador. Você sabe ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. Ah ha, esse pão com mortadela eu conheço. Tava bom, né?
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo