quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Focaccia de batata doce sem trigo

Eu estou aqui me lembrando do último workshop de culinária funcional com duas divas dessa modalidade: a @nandap_carneiro idealizadora da marca LeveMe e posta receitas deliciosas no Instagram, e a Paula Martins do Viver Sem Trigo. E já pensando no próximo que farei. Só sonhando com as receitas maravilhosas que irei aprender.

Pensando nisso eu me lembrei da foccacia sem trigo, receita da Paula - Viver Sem Trigo, que eu testei em casa. Gente... maravilhosa! Nossa, estou com água na boca só de me lembrar.



Segui a receita a risca (coisa rara, porque eu sempre mudo alguma coisa). Mas como eu experimentei essa versão no workshop e achei divina, eu queria testar as minhas habilidade e ver se me sairia bem.

O que utilizei:

- 50 g de batata doce cozida com casca e amassada;
- 3/4 de xícara de água morna;
- 10 g de fermenteo biológico seco;
- 1 colher de sopa de açúcar demerara;
- 2 ovos;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 dente de alho amassado;
- 1 colher de chá de vinagre de maçã;
- 1 xícara de farinha de arroz;
- 1/4 xícara de farinha de linhaça;
- 1/4 xícara de fécula de batata;
- 1/4 xícara de polvolho doce;
- 1/2 colher de chá de goma guar;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1/2 colher de sopa de alecrim.


Como fiz:

Dissolvi o fermento biológico e o açúcar na água morna e deixei descansar até formar uma creme esponjoso. No meu caso eu coloquei dentro do armário, como estava calor, e em cinco minutos fermentou. Tá bom, vou contar aqui bem baixinho. Funcionou na segunda vez, porque na primeira foi um desastre. Eu coloquei em um pote pequeno e deixei muito tempo. O resultado foi uma lambança danada. Mas quem persiste sempre alcança e a segunda tentativa foi um sucesso.

Misturei todos os secos com exceção do fermento e o açúcar.

Bati levemente, com o garfo mesmo, o ovo, o azeite, o alho e a batata amassada. Acrescenteie o vinagre e misturei. Adicionei a mistura de fermento e, aos poucos, sempre mexendo, fui colocando os ingredinetes secos. Quando ficou uma massa consistente e homogênea eu polvilhei um pouco de alecrim.

Coloquei a massa em uma forma untada com azeite e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar (aproximadamente 20 minutos).

Depois foi só servir de entradinha com um pouco de azeite. Delícia! Fica fofinho, leve, cheiroso e muito saboroso.





Eu faço sucesso aqui em casa sempre que testo uma receitinha dessas duas poderosas da culinária.
Vale a pena conferir o site Viver Sem Trigo que está cheio de receitas maravilhosas, a página no Facebook Viver Sem Trigo, o Instagram @viversemtrigo e ainda ficar de olho na agenda de cursos. Vai que essas divas vão estar na cidade de vocês?


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Chris,
    Deve ter ficado mesmo uma delícia. Leva pouca batata doce. Adoro batata doce. E ficou bem fofinha. Estou aqui babando!!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo