quarta-feira, 16 de novembro de 2016

1 semana = 7 saladas diferentes + dicas


O ideal é que se tenha salada na mesa todos os dias. Justamente por ser algo rotineiro, às vezes acabamos caindo na mesmice, apesar de as possibilidades de combinações de ingredientes serem praticamente infinitas. 

Outro ponto é que não é tarefa das mais fáceis fazer as crianças comerem saladas. E quando fica repetitivo, o risco de enjoar e perder a graça fica maior. 

Por isso que eu procuro fazer do prato da salada uma surpresa. Sempre bem colorido e com ingredientes diferentes. Pode parecer complicado ter que pensar em uma salada diferente a cada dia, mas não é não. 

O que eu faço para a salada ficar variada é procurar misturar sabores e texturas. Para isso a salada sempre tem muitas folhas, pelo menos um fruta para dar doçura, algum tipo de oleaginosa para dar crocância e algum legume. Para dar variedade, muitas vezes eu coloco algum tipo de queijo. 

Quem me acompanha no Instagram @inventandomamae viu as saladas que postei na última semana. De qualquer forma eu resolvi deixá-las reunidas neste post. Quem sabe alguém pode aproveitar as sugestões, né?

  • Salada de folhas e frutas - Levou alface, alface roxa, rúcula, carambola, morango, manga e nozes pecan.


Salada verde com carambola

  • Salada de folhas, ovo cozido e alfafa - folhas verdes, alfafa, cenoura ralada, cebola roxa, milho verde, tomatinhos, azeitonas e ovo cozido.

Dica de salada com alfafa

  • Salada de folhas e tangerina - alface americana, rúcula, hortelã, alfafa, tangerina, cebola roxa, tomate, azeitona e gorgonzola.
Dica de salada com tangerina

  • Salada de folhas e carambola - Teve folhas, ovo de codorna, palmito, champignon, azeitonas pretas, tomatinhos, nozes pecan e carambola.
Dica de saladas especias


  • Salada de folhas, cenoura e pepino - Folhas, tomate, cenoura, palmito, pepino, azeitonas verdes.
Dica de saladas para o almoço


  • Salada de folhas e aspargos - Folhas, muitas folhas, aspargos no azeite e alho, tomatinhos amarelo e vermelho, queijo feta, abacaxi e passas.
Dica de salada com aspargos


  • Salada de folhas com mamão - Alface, cebola roxa, tomate, mamão papaia cortado em bolinhas, ovo de codorna, milho e nozes pecan. Pena que a granola salgada acabou, porque ela seria usada para dar a crocância como se fossem croutons. Mas fica para a próxima.
Salada de folhas com mamão


Algumas dicas:

- folhas - eu lavo e seco bem. Uso várias, como alface, alface roxa, rúcula, agrião, espinafre, enfim o que tiver. As folhas tipo baby também deixam a salada bem gostosa e divertida. Algumas vezes misturo folhas de temperos também, como hortelã, por exemplo.

- Pepino - como solta muita água é legal colocar um pouco de sal e deixá-lo escorrer antes de colocar na salada. 

- Cenoura - pingar limão para que ela não escureça.

- Cebola -  para tirar a acidez é bom colocar em água fervente por um instante. Tem que ser bem rapidamente para não cozinhar, espere esfriar bem antes de colocar na salada para não escurecer as folhas.

- Frutas - algumas soltam muita água, como o abacaxi e o mamão que eu usei nesta semana. O ideal é deixá-los já cortados escorrendo em uma peneira e só acrescentá-los na salada na hora de servir. Se for usar maçã é legal pingar limão para não escurecer.

- Molho - pode usar apenas limão, azeite e sal. Aqui em casa a Ana Luiza e a Sofia comem as saladas sem tempero, pois foram acostumadas assim. Eu já gosto de variar um pouco o molho. Normalmente eu faço uma mistura de azeite, balsâmico, mostarda e alho. Algumas vezes acrescento o suco de uma fruta.

Algumas dicas de molhos com frutas para saladas nos links abaixo:

- salada rápida com molho de maçã;
- salada verde com molho de morango;
- salada de folhas com damasco e molho de manga;
- Molho vinagrete de caju;

Aqui no blog tem outras dicas de saladas. Vou deixar aqui a série de posts 1 semana = 7 saladas:




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

11 comentários:

  1. Hummmm q delicia, meus olhos se enchem! Eu até esses dias fiz uma assim toda decoradinha! Mas essas suas estão maravilhosas! Pinterestei viu! Delicia!

    ResponderExcluir
  2. Amei as suas sugestões de saladas, principalmente a de aspargos que eu adoro! Agora que está calor vou me inspirar nas suas dicas para preparar mais saladas kkk beijos, Fabi Fontainha

    ResponderExcluir
  3. Uma mais linda que a outra, e todas muito apetitosas. Mais que uma inspiração, uma sugestão de encher os olhos.

    ResponderExcluir
  4. Amei esse post. Saladas lindas e saborosas, e as dicas no final são ótimas!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas e vou guardar aqui pra fazer todas!

    Clau

    ResponderExcluir
  6. Chris, vc sempre muito criativa com alimentação. Mostrei pro marido essas suas sugestões e ele adorou a salada com tangerinas. Rs

    ResponderExcluir
  7. UAU!!!
    Inaugurou um lugar aqui no shopping que tem umas saladas ótimas. As suas são de encher os olhos tb!
    amei
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  8. Hummm que delicia, Chris!
    Acompanhei no Insta e adorei também.
    Peguei várias idéias e farei aqui também
    Post delicioso
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  9. Nesse calorão, adoro comer saladas! Adorei as ideias!

    ResponderExcluir
  10. eu não sou muito de salada, mas até deu vontade de experimentar.
    bjs,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amiga confesso que não sou muito fã de salada, mas essas são de dar água na boca. Aliás, acompanho o seu IG. Acho que vou me inspirar e começar uma dieta!

    www.arianebaldassin.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo