segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como fica o coração de mãe ...

quando os filhos começam a criar asas?

As minhas meninas, cada uma em sua fase, estão crescendo, aprendendo se desenvolvendo. E como faz parte do crescimento, estão se soltando. E a cada vez que elas pedem mais linha na pipa eu me sinto cortando o cordão umbilical. É isso mesmo, não cortei o cordão umbilical apenas no parto não. Corto um pouquinho a cada dia, a cada nova etapa. São vários os pequenos cortes que faço enquanto as minhas filhas caminham em direção a se tornarem pessoas completas, independentes e autossuficientes. Nessa semana passada vivi mais dois momentos de dar linha na pipa e apertar o meu coração.

A Ana Luiza me pediu autorização para sair da escola com uma amiga e ir almoçar em um restaurante. Com o coração apertado, imaginando todos os perigos que existem nesse pequeno percurso, dei a tal autorização. Fiz isso por perceber que está na hora dela começar a dar esses passos sozinha. Fiz isso por confiar na responsabilidade dela. Fiz isso por acreditar que ela iria seguir as minhas orientações. Agradeci muito ser uma mãe da era do celular. Graças a ele pude acompanhar de longe a “aventura” da Ana Luiza e o coração apertado ficou feliz e orgulhoso de ver a minha pequena ficando grande. Fiquei feliz e orgulhosa imaginando a cena das duas, a Ana Luiza e a amiga, sentadas no restaurante, escolhendo o prato, pedindo para o garçom, pagando a conta. Fiquei feliz e orgulhosa, imaginando o sentimento de liberdade que a Ana Luiza estava desfrutando, tipo “se achando”, ao percorrer sozinha aqueles quarteirões. Até que, mesmo com o coração apertado, me diverti e desfrutei desse momento de liberdade da Ana Luiza.

Sofia chegando na sua primeira festa sem pai nem mãe


A Sofia teve a sua primeira “festa sem pai nem mãe”. Já passei por essa situação com a Ana Luiza e nem por isso o coração apertou menos. Nessa primeira vez que fui deixar a minha pequena sozinha em uma festa fiquei feliz por ela, por ver e sentir a felicidade dela. Mas o coração estava apertado pensando: e se ela se machucar? E se precisar de mim? E se, e se, e se... O pior, a festa era em uma casa e com piscina. Ai Jesus! E a vontade de ligar de meia em meia hora? Me controlei. E quando fui buscá-la fiquei mais uma vez feliz e orgulhosa de ver a minha caçula tão solta, alegre, correndo, integrada com os amigos, feliz da vida e segura de si na sua nova condição de menina que vai à festa “sem pai nem mãe”.
Claro que, nesses dois dias, quando elas chegaram em casa eu dei muito colo, muito beijo, muito cheiro, né? Afinal, mesmo com mais esse corte de cordão umbilical, com mais essa linha na pipa, elas são os bebês da mamãe (a Ana Luiza vai ficar danada comigo por essa declaração pagação de mico total.).
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

25 comentários:

  1. É Chris, faz parte. O coração dói e se enche de orgulho ao mesmo tempo.
    Eu agora to vendo minhas pequenas se vestindo sozinhas e ouvi com orguho a pediatra falando que crianças com 5 anos inda tem dificuldades em fazer o que elas fazem, mas ao mesmo tempo, elas agora dispensam minha ajuda e já querem escolher o que vestir #aos3 e isso me deixa tensa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai ai ai....
    Não quero nem ver quando a "minha hora" chegar!

    Como mãe sofre não é?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Chris, quando começaram as idas e vindas da Larissa e amigas dormindo umas nas casas das outras pensei o mesmo: está ainda mais independente. Isso começou entre os 6 e 7 anos.

    Às vezes ela já quer que a gente não participe de festinhas de aniversário, ou quer ir com colegas e depois nos encontramos por lá.

    Depois veio uma fase de "não quero que fiquem no pátio da escola comigo", seguida de, no fim da tarde um "deixa brincar no pátio e vocês conversam com os pais dos meus amigos"? - Umas contradições muito engraçadas! Na entrada é mico, na saída nossa presença é fundamental!

    Agora ela fará 8 anos e no final dessa semana tem a noite dos sonhos na escola, em que terão atividades durante a madrugada. A turma está ansiosa, mas vejo que há pais sofrendo, porque seus filhos nunca tiveram espaço para se sentir muito confiantes em sua capacidade de adaptação e os pais os tratam como se tivessem menos idade do que realmente têm.

    É importante para nossas filhotas e para nós mesmas vermos que o processo está andando como deve e que estamos acertando nessa nossa forma de educá-las, não é?!

    Afinal de contas elas voltam cheias de histórias para contar, desejam esse colo de que tu falas e querem repartir conosco suas experiências novas!

    Beijo, Chris e parabéns por poder confiar em 2 mocinhas que sabem o que querem porque têm tua orientação!

    Ingrid

    ResponderExcluir
  4. Ai Chris, só imagino a afliçao mesmo! São dois lados, né, a preocupação que temos e sempre teremos cada vez que cortarmos "um" cordão, mas ao mesmo tempo, a felicidade em poder fazer isso, em proporcionar esse vôo aos nossos filhos!

    Que bom que tudo deu certo e sim, viva o celular!!!!

    Eu ainda sou bem resistente, sabe, tenho muita dificuldade em liberar o Lucas para coisas assim. Hoje mesmo falei para a profe que ele não vai no passeio anual de fim de ano porque eu não vou poder acompanha-lo (será dia 7). A profe argumentou que era pertinho, era só pra turminha, mas mesmo assim, sempre fico com medo de acontecer algo e eu não estar por perto... Sei o quanto é fundamental "saber liberar". Mas é tão difícil né?!

    * Achei a Sofia uma linda que só! E como ela está grande!!!

    Fiquei feliz por vcs tres! Por mais este passo!

    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Nós temos que conter com isso. Lembro da primeira festa sem mim que a Ingrid foi, eu morri de saudades!! E olha que só foi 4h de festa, rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sei bem disso tudo...Passei por isso 4 vezes e agora com o Neno aqui em casa...Mas é preciso...Eles devem viver ... beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Dói mas é bonito demais vê-las crescerem, não é mesmo? Eu tb concordo com você - apesar de dar um apertinho no coração, saber que essas etapas contribuem para a autoestima de nossos filhos é reconfortante. Um grande beijo em vocês três, sempre tão unidas e respeitando o espaço de cada uma, a etapa e as características individuais.

    ResponderExcluir
  8. Olá Chris!
    Isso tudo é muito complicado para nós q sempre queremos ver nossas filhas crescer ao nosso lado,mas devemos confiar na educação q damos a elas,rezar e torcer,pois afinal somos mães e estamos para o q der e vier...
    Essa semana eu tb passarei por uma experiência dessas minha Isabelly irá viajar com a turma da escola para conhecer BH e eu tb por mais q eu queira ela perto de mim,sei q ela prescisa aprender e conhecer lugares dos quais não terei como estar por perto...
    Coração vai ficar apertado,mas vou conseguir e tentar ficar tranquila.
    Bjs e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  9. Irmã amada,
    Ana Lu vai ficar "boladona" com essa "pagação de mico" aí...rs...Sofia está cada dia mais linda! Coração de tia está apertado de saudade!
    Beijos
    Tia Manu

    ResponderExcluir
  10. A minha mãe sempre estragava minhas festas "sem pai nem mãe"... Ela sempre se oferecia para ajudar... rs

    ResponderExcluir
  11. Ai Chris...já passei por duas pequenas situações de dar asas ao Matheus..rs* para que ele fosse sozinho em uma festinha de aniver de um coleguinha da escola que deixei ele na porta da casa de festas e outra quando ele foi na noite do pijama...e me cortou o coraçãooo!Ahhhhh..eu não tô preparada para ver o Matheus sair tão rápido assim...
    É dificil,mas como a Tuka disse faz parte né?!
    Vou dar jeito de quando chegar a minha vez de saidas com os coleguinhas de providenciar um celular...hahaha..boa essa!
    O Matheus adorou o kit do Toy Story vamos concorrer!!!Uhuuu!!Torcendo!beijo para vcs e boa semaninha!
    P.S:Obrigada pela preocupação com o pequeno.Acho que é uma virose mesmo.Agora já não teve mais febre,está começando a comer melhor...Deus abençoe que ele cure logo.

    ResponderExcluir
  12. Chirs, estou na mesma fase que você. O orgulho que a gente sente de deixá-las realizar as coisas delas vem na mesma intensidade da nossa preocupação. Mas isso passa. Passa?

    Beijos

    Pri

    ResponderExcluir
  13. Chris,
    Deve mesmo ser um misto de orgulho e dorzinha no coração, né ?
    Ao mesmo tempo que ficamos felizes por vê-los tão crescidos, também vamos tendo a certeza que já não os controlamos a 100%. Mas fazer o que, né, amiga ? Um grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Ohhh como dói!!!Agente sofre,mas faz parte não é mesmo?A Bia está com 14 anos e sofro cada vez que ela pede alguma coisa rsrrse não quero nem pensar com o Arthur ...Mas também é muito bom saber que estamos indo pelo caminho certo,quando vemos as atitudes deles!!Bjks Chris

    ResponderExcluir
  15. Chris nem me fala em corte de cordão.. Estou me sentindo tão mal, vendo a minha pequena crescer e saber que logo, logo não amamentarei mais ela... Que sentimento de perda, mas eu mesmo tempo vibro com cada descoberta, com cada novidade...
    Imagina essa mãe aqui como ficará quando seu bebê for a primeira festa sem mim... AI MEU DEUS... me segura senão me fantasio de criança e vou junto... Já imagino ela falando... MÃE OLHA O MICO.... KKKKKKKKKKKKKK

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  16. vou ser hipócrita se disser que é assim mesmo e que é lindo .... meu coração gela só de ler estas palavrinhas e pensar que no proximo piscar de olhos e eu estarei na mesma situação .... vou aprendendo um pouquinho com vocês que ja estão na fase e anotando todas as dicas pq vai ser um segura coração a cada vez rsrsrsrs

    PARABÉNS AMIGA POR LEVAR ESTE MOMENTO DE FORMA SEGURA E FELIZZZ

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga, não sei como vai ser quando a Nathalia começar a dar uns passos rumo a independência, somos tão grudadas! Espero que demore, hehe!
    Bjs e parabéns pelas meninas super descoladas e independentes!

    ResponderExcluir
  18. Oi...Não consigo nem imaginar qdo chegar a vez das minhas... Veja meu blog http://pirulitas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Chris, lembro de quando #aos11 foi passar a tarde no shopping (para ir ao cinema e lanchar) com os amigos há algumas semanas. Foi um aperto de coração para mim e, descobri depois, o mesmo para as outras mães. Que exercício este de soltar e confiar, né?

    ResponderExcluir
  20. Ai chris que fofas!! elas devem estar se achando mesmo hehehe!! eu me lembro da primeira vez que saí sozinha, me senti o rainha da cocada preta kkkkkk!! muito bom aproveitar as fases dos filhotes viu!!! bjsssss!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ai Cris fico com o coração na mão só de pensar no meu com os amigos sozinho sem eu aiai rs.
    Imagino a sensação dela, que felicidade.
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Chris que lindo esse post.
    Porque as vezes e' tao dificil expressar em palavras nossos sentimentos com relacao a confianca, respeito e desprendimento.
    Adorei a expressao de soltar a pipa...e a alegria delas compensa tudo, sem dizer que tudo so deu certo (todas as orientacoes seguidas, aproveitaram e tal), porque vcs (pais) vem realizando um trabalho serio ha anos, regado de muito amor e limite.
    Parabens e obrigada por compartilhar conosco.
    Abracos
    Gra

    ResponderExcluir
  23. Chris, muito lindinha a Sofia na sua primeira festa sem pai nem mãe.

    kisses

    ResponderExcluir
  24. Kita, como a Sofia está bonitinha. Ela é muito charmosa. Eu acho muito cedo para essas festas sem pai nem mãe. Como avó fico com o coração apertado.

    beijos
    Vó Regi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo