segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dá para ter amigos de verdade?

Essa é a pergunta da matéria de capa da revista Época dessa semana.


Uma matéria muito interessante e atual que tem a seguinte estrutura, segundo a jornalista Isabella:

- como as redes sociais mudaram nosso conceito de amizade e as relações sociais;
- não importa se real ou virtual todo mundo precisa de amigos: a importância da amizade;
- como conseguir a amizade verdadeira (de quem ficamos amigos (semelhanças, geografia, genética), as diferenças nas amizades entre homens e mulheres, em que momento da vida fazemos mais amigos, é mais difícil na vida adulta etc...).

A reportagem contou com diferentes perfis de pessoas abordadas, entre elas especialistas em sociologia e psicologia.

Eu junto com as meninas do Recanto das Mamães Blogueiras fomos abordadas como o perfil que defende a amizade virtual e que consegue manter uma amizade verdadeira através da web. Seríamos a prova de que nem sempre as relações virtuais são superficiais.

A entrevista foi realizada através de e-mail e por telefone. Esse fato movimentou muito o grupo do Recanto. Tivemos que rapidamente, através das ferramentas da internet, decidir quem iria responder de forma escrita em nome do Recanto, quem iria falar ao telefone com a jornalista, qual o enfoque e abordagem que daríamos, etc.

Isso tudo além de nos divertir demais, nos aproximou muito. Tivemos a experiência de um trabalho em equipe, de forma virtual, sem conflitos, com agilidade, divisão de tarefas e muita alegria. 

Eu e a Andreia Sales, do blog Cantinho do Sam, ficamos com a entrevista por telefone. Dentro do muito o que eu falei com a jornalista (trinta minutos de conversa para sair um linha na matéria, totalmente normal) e um dos enfoques que dei foi na oportunidade de conhecer pessoas diferentes, que normalmente não cruzariam o meu caminho, através das redes sociais e sobre a riqueza que isso é.

Os meus amigos próximos, que são muito importantes para mim, fazem todos parte de um mesmo círculo cultural, todos dentro de uma faixa etária próxima, com uma variação pequena de nível financeiro, de conhecimento e de interesses. Quase todas as minhas amigas próximas são mulheres que trabalham no mundo corporativo. A internet me abriu as portas para uma diversidade muito rica e que me possibilitou quebrar alguns preconceitos. Conheci mulheres de várias regiões do país, de diversas idades, com visões de vida completamente distintos.

Lendo a matéria na revista Época, que está ótima como um todo, ressaltei alguns pontos que confirmaram o meu ponto de vista sobre as amizades virtuais.

Gente, até na revista eu marco o texto e rabisco!

Mark Granovetter é um sociólogo americano

Outra identificação que eu tive com a matéria foi a questão da escrita. Eu comecei a escrever diariamente em um caderno por orientação da psicóloga como forma de "acalmar" os pensamentos. Hoje eu abandonei o caderninho e fico aqui no blog "acalmando" os meus pensamentos acelerados. E não é que na matéria nós fomos, justamente, o grupo de personagens que ilustrou a comunicação escrita através da internet.



Outra parte bem divertida foi tirar as fotos, que acabaram não saindo na matéria, solicitadas pela jornalista. A Ana Luiza fez as fotos e nós demos boas risadas com a situação.

 Fotos da minha fotógrafa favorita.




A matéria fala sobre a ciência de fazer amigos e de muita coisa que existe por trás desse assunto. Vale muito a pena a leitura.

E eu digo, dá sim para ter amigos de verdade sejam eles reais, virtuais, virtuais que se tornam reais e reais que se tornam virtuais.

Vejam também outros posts sobre a matéria:


- Post do Recanto das Mamães Blogueiras;
- Post da Marcella - Mon Maternité;
- Post da Andreia - Cantinho do Sam;
- Post da Cida - Compartilhando...
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

27 comentários:

  1. Eu vi a capa e estou louca para ler o conteúdo, mas acho sim que podemos e devemos ter amizades virtuais. Tem coisa melhor? São pessoas distantes (ou não) mas como vc mesmo disse não conheceriamos se não fosse a internet, pois as vezes são bem diferentes da gente.
    Com essas amizades virtuais aprendo a conviver com as diferenças de pensamento, de vivencia, de tudo. Acho bem legal e acabo aprendendo sempre mais. Além de preencher um tempo e não me sentir tão só no mundo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Adorei...vou buscar a matéria para ler.
    Penso como vc pois o blog me aproximou de pessoas que na realidade nunca teria a oportunidade de conhecer...mas ainda acho que o que nos aproxima são os similares...as pessoas que tem algo em comum conosco...nem que seja só a cor dos olhos ou do olhar...(ex.: sou feliz e as pessoas que me acompanham todos tem um olhar positivo sobre a vida - um olhar da cor que gosto...rsrs)

    Amei as fotos!
    Tenha uma ótima semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. estava pensando enquanto lia o teu post. o que é amizade?
    o que mudou na amizade com a internet, mas principalmente com o ritmo de vida atual?
    eu tenho amigas de 20 anos, que saimos juntas todos as semanas.
    tenho amigas de colegio, que falo somente as vezes, mas que mantemos este contato.
    tenho amigas dos blogs, amigos do face, amigos dos grupos de discussão de assuntos que me interessam, amigos que me acompanham no instagram e nem sabia que eram tão interessados pela minha vida.
    tem a familia amiga, as vizinhas amigas.
    e o meu maior amigo de todos: o meu marido.
    mas ja tive amigos que ajudei num momento dificl que nunca mais apareceram, e outros que me ajudaram em momentos dificies e tambem sumiram.
    tive amigos de festas e baladas, que desapareceram tb.
    na verdade tudo esta em o que se espera de um amigo. alguns dizem que amigo verdadeiro se conta nos dedos, mas acho que esta esperando muito de um amigo, nos dias de hoje, onde a correria é tanta, a pressão é tanta, que os amigos verdadeiros que se falava, que iam te salvar duma enrascada, nem sei se existem mais.
    enfim, da para fazer páginas e páginas de filosofia. beijos, mari

    ResponderExcluir
  4. Acredito que possa sim existir uma amizade além da virtual, mas é preciso tomar cuidado, não confiar logo de cara em uma pessoa que você nem viu pessoalmente.

    ResponderExcluir
  5. Legal demais essa matéria, com certeza! Vou querer ler tb...
    Acho q há alguns anos atrás as redes sociais atuavam bem mais fracas. Era só orkut e blog, mas as amizades eram mais selecionadas, havia um receio mto maior de conhecer sem conhecer as pessoas. Hoje em dia a coisa é bem mais ampla, a gente tem muitos amigos virtuais de todo tipo: aqueles q são amigos-irmãos, amigos-de-certas-horas, colegas, entre outros. Mas o fato é que vale a pena, sim. Dá pra ter amigos, sim, na era facebook. Não é fácil, algumas vezes vamos encontrar estórias forjadas, mas logo essas se desfazem e permanece a verdade, né? E é muito bom ter amigos virtuais, principalmente pela possibilidade de torná-las reais!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a reportagem. Esse assunto dá pano pra manga!!! Meus amigos reais mais intimos tem todas as caracteristicas que voce escreveu nesse paragrafo na qual me identifiquei total: "todos dentro de uma faixa etária próxima, com uma variação pequena de nível financeiro, de conhecimento e de interesses. Quase todas as minhas amigas próximas são mulheres que trabalham no mundo corporativo. A internet me abriu as portas para uma diversidade muito rica e que me possibilitou quebrar alguns preconceitos. Conheci mulheres de várias regiões do país, de diversas idades, com visões de vida completamente distintos." Fico muito feliz com minhas amigas virtuais, que parece que eu as conheço e moram no Parana, Sao Pauo, RJ, muito louco, to amando essa experiencia!!!
    Mas tem aquelas amizades de fb que curtem, compartilham suas mensagens só que se te encontram no supermercado não te cumprimentam, pode??? Escrevi demais :p Super post, beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Chris,

    Você me ensina a cada dia que sempre devemos olhar além do que vemos!
    Acabei de ler seu texto e estou aqui caraminholando algumas ideias pra escrever também, pois eu fiquei feliz e triste, vc entende? Por isso me calei até agora.
    Realmente virtuais e reais se confundem, pois passam a fazer parte de nós.

    Amo você!
    bjocas da Maricota!

    ResponderExcluir
  8. CHRIS ... seus textos são uma verdadeira aula! Aula de como ver a vida, de como ser uma ótima "prossional" na blogosfera; por isso você é o sucesso que é!

    Ter o privilégio de ser sua amiga, receber suas ligações e suas ajudas, não tem preço!

    Obrigada por tudo!!!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Muito interessante esta matéria. Realmente vivemos em um mundo onde nos falamos mais virtualmente do que pessoalmente. Mas acho que tem sim como ter amizades verdadeiras mesmo que virtuais.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Super interessante o tema, principalmente para nós blogueiras. Nós já conhecemos o mundo virtual, mas que ótimo que outras pessoas vão ter esta oportunidade através da matéira.
    bjus

    http://verdadesdemae.blogspot.com
    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito feliz por mais uma grande conquista do recanto!
    A matéria ficou ótima...
    Adorei suas fotos, como consegue ficar linda em todas??? Eu tiro umas 300 pra conseguir uma boa! Você ficou linda!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que legal Chris! Eu não tenho dúvidas que as amizades virtuais podem ser verdadeiras e duradouras, eu mesma fiz grandes amigas pela blogosfera! Também concordo que conhecemos pessoas diferentes, fora do nosso círculo, que dificilmente conheceríamos em nossos contatos pessoais. Adorei o assunto, quero ler a matéria toda!
    Ah, e adorei tb as fotos, ficaram lindas!
    bjos!
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Chris, eu li o artigo a respeito no Recanto e mais uma vez parabenizo todas vcs, a reportagem ficou ótima e suas fotos mesmo não publicadas ficaram muito boas, parabéns a Fotografa mirim, cada dia mais talentosa com o click! É muito bom construir amizades neste mundo criativo! Bjooosss

    ResponderExcluir
  14. Uau que matéria legal! sua fotografa está de parabéns!
    beijo,

    ResponderExcluir
  15. AMEI a proposta da matéria e o seu post. Bem, eu também penso que nem você e acredito totalmente nas amizades virtuais virando ou não reais, é tudo muito gostoso, igual como nas amizades reais. Mas Chris o que eu amei mesmo foram as fotinhos, que lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Você ficou bem em todas as fotos, carinha de feliz gostoso de ver. E a Ana Luiza dá show com a máquina!!!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  16. Estou doida pra ver a matéria! Inclusive hoje, esse é o assunto do programa da Fátima Bernardes. Amigos reais e virtuais. A internet nos possibilita essa troca e acho isso o máximo! Parabéns pela sua participação! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  17. O mais divertido de tudo e significativo foi a nossa união em prol de um objetivo em comum.
    Nós ganhamos muito.
    Beijinhos. !!!

    ResponderExcluir
  18. Adorei e eu tenho muitos amizades virtuais e acredito muito nisso!Adorei as fotos, ficaram show!Muito legal!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Você está uma gata nas fotos!

    Gostei muito do texto e da sua abordagem em relação a amizade. Até um tempo atrás eu tinha meus dois pézinhos atrás com essa história de amizade virtual, não adicionava nem no facebook. Comecei a mudar meu pensamento depois que comecei a participar da bc de esmaltes. Até então a maior parte das minhas amizades eram pessoas que curtiam as mesmas coisas que eu, o mesmo nível acadêmico, muitas pessoas que conheci através do blog dificilmente cruzariam meu caminho. Como iria conhecer mães tão fofas se nem filhos eu tenho? Sou feliz com os amigos que tenho, sejam eles do mundo real ou virtual. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Super interessante esta reportagem... e atualíssima, né?!
    eu posso afirmar tb que as amizades virtuais se tornam reais, pois a maioria das minhas amigas hj eu conheci via finado Orkut. E já viajamos ao exterior juntas, pra vc ter uma ideia dos laços que temos. É gente de Aracaju, de Pelotas, do Rio... e que se não fosse a internet, jamais as teria conhecido!
    Ahhh... já namorei tb com um cara que conheci na internet... hehehe! Mas isso já ficou no passado! Abafa...
    Lindas as fotos... todas!! Vc é super fotogênica... parabéns!
    Bjns

    ResponderExcluir
  21. Adorei participar disso tudo, pois nos uniu ainda mais.
    Adorei o teu post amiga.
    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  22. nossa muito bacana! e olha q esse é um assunto q s juntasse as amigas virtuais daria uma revista inteira! pq aprendizado é o q n falta! com certeza fiz muitas amigas virtuais tb, aprendi muito! ainda ñ vi a materia, espero em breve poder ver!!! sucesso! bjsssss

    ResponderExcluir
  23. Dá sim!! Dá pra ter amigas virtuais na era do facebook!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Tenho o privilégio de além de amiga virtual, ser amiga real há mais de 13 anos! Fico muito feliz em acompanhar sua trajetória de sucesso! Já adquiri meu exemplar da Revista Época, para depois garantir meu autógrafo!
    Parabéns ao Recanto das Mães Blogueiras e à querida Chris.
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  25. 30 minutos de entrevista e uma linha... rerere... é bem assim mesmo amiga. Vou defender a classe: tudo o que você disse ajudou na construção total do texto, na orientação da forma como a repórter direcionou os assuntos etc...

    Eu acredito em amizade virtual sim. E volta e meia digo pro marido que "fulana, minha amiga do blog, disse tal e tal coisa". Como não tenho saído muito e nem tido oportunidade de fazer novos amigos "reais" na nova cidade, me apego cada vez mais às amigas da rede. Uma delas veio me visitar e adorei!

    Um beijo querida!

    #amigacomenta
    www.manumamae.blogspot.com.br
    @emanoellew

    Manu

    ResponderExcluir
  26. Adorei a matéria ,acredito muito nesta amizade porém tenho um pouquinho de receio mais vale muito à pena toda forma de carinho e aproximação é válida sim...EU AMO MINHAS AMIGASNET

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo