quinta-feira, 25 de julho de 2013

Projeto 52 Passeios - Post #9 - Petrópolis - Cidade Imperial

Petrópolis é uma cidade da Região Serrana Fluminense que tem um clima gostoso, bastante vegetação, muita história e ainda fica bem pertinho do Rio. Um ótimo passeio para quem está pelo Rio.

Já tínhamos ido diversas vezes a Petrópolis com a Ana Luiza, mas ainda não tínhamos levado a Sofia. Aproveitamos as férias e o tempo bom e fomos dar uma voltinha por lá.

Já chegando à cidade nós ficamos encantadas com o Palácio do Quitandinha que foi construído em 1944 para abrigar o maior cassino-hotel da América do Sul. A construção é imponente e suntuosa, o jardim é lindo. Todo o conjunto impressiona. Atualmente tem como opções de lazer o boliche, patinação no gelo, passeio de pedalinho pelo lago e passeio a cavalo. Mas só ficar caminhando ao redor do lago e contemplando a beleza do local já é um ótimo passeio.

Petrópolis com crinaças

Passeio a cavalo em Petrópois

Saindo do Quitandinha fomos direto ao Museu Imperial que é a grande atração da cidade. O Palacete foi a morada de verão da família imperial. Ou seja, lá moraram príncipes e princesas de verdade. É muito interessante passear pelos cômodos observando as peças ligadas ao estilo de vida da monarquia brasileira e ficar imaginando como era naquela época. Lá estão expostas peças importantes da nossa história como a pena que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e as joias imperiais como a coroa de D. Pedro II. Tem também alguns objetos curiosos e divertidos como o "vaso sanitário" da época. Mas o mais divertido para as crianças é patinar com as pantufas. É que para circular pelo museu precisamos calçar umas pantufas especiais para a conservação do piso.

Petrópolis com crianças

O passeio pelo jardim do palácio é bem agradável.

Visitar a área onde estão expostas as carruagens também é outro momento de diversão e interesse.

O Palácio de Cristal é bem bonito. O interessante ali é imaginar como eram as festas e os bailes com as princesas vestidas em seus enormes vestidos.

Petrópolis com crianças

Passamos pela casa de Santos Dumont também conhecida como “Encantada”, a casa foi planejada por Santos Dumont e construída para ser sua residência de verão, no alto de um morro.

Outros pontos bem legais que merecem a visitação e garantem a diversão das crianças é a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Museu de Cera.

Depois de muito passeio a fominha apertou e resolvemos almoçar em Itaipava que oferece uma variedade enorme de restaurantes e lojinhas. A nossa escolha foi o Farfarello, um restaurante italiano que tem como atrativos, além da comida deliciosa, a cozinha em vidro que nos permite ver as massas sendo feitas e o jardim com a vegetação típica de Itaipava.

Onde comer com crianças em Itaipava

Momento Recordar é Viver:

A primeira vez que levamos a Ana Luiza em Petrópolis. Na verdade passamos um final de semana em Itaipava (que merece um post exclusivo) e fizemos o passeio em Petrópolis.

Jardim do Museu Imperial.

Museu Imperial

Palácio de Cristal

Passeio de charrete.
Petrópolis com crianças

Valeu muito a pena esse passeio. Com certeza ainda vamos voltar algumas vezes.

1. Oi Chris, q lugar lindo!
    Um dia ainda vou aí!

Bjoooooos

muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

2. QUE FOTOS LINDAS! ADOREI, PARECER SER UM CIDADE LINDA!
    BJOS
    TATTY

3. Que cidade linda! Chris, quero viajar muito com o Murillo, estamos trabalhando para isso! Adoro suas postagens sobre dicas de passeios, assim mostramos que o Brasil também é lindo para se conhecer né?
    Adorei!
    Beijos Ca
    #amigacomenta

4. Linda Petrópolis!! Já faz um tempo que não vou mas adoro... é aqui bem pertinho. Lindas fotos.

Carlah Ventura
    BLOG: Intensa Vida

5. Sou louca pra conhecer Petrópolis!
    Parece linda a cidade.
    Bjos

6. Não conheçopassei vontade agora!

blogdabiane.com.br

7. Chris que passeio maravilhoso! Eu tenho muita vontade de conhecer Petrópolis!

Bom final de semana, bjos

8. Oi amiga, minha mae ja foi em Petropolis e disse que era uma cidade linda. Tb adoro ficar imaginando como era a vida no passado nesses lugares, um museu que eu adorei no Brasil foi o JK em Brasilia. Ana Luiza pequenininha, que coisa mais fofa! Bjos

9. Eu queria ter ido com vocês. Adoro rever a minha passarinha pequenininha.

10. Querida Chris
    Que passeio mais maravilhoso que me proporcionou.Toda a vida sonhei visitar Petrópolis,mas,quando fui ao Brasil,mesmo passando quase uma semana no Rio,não deu.Obrigada pela partilha,pude ver tudo o que tinha interesse.
    Um ótimo fim de semana
    Beijinhos da
    Beatriz

11. Amiga, Petrópolis é uma cidade muito linda e agradável. Eu adoraria fazer esse passeio com vocês.

12. Que passeio lindo! Eu quero ir com os meus meninos e achonque eles vão gostar muito.

13. Esse passeio foi muito bom e eu até coloquei uma fotos no meu Facebok.

14. Cris, Petrópolis é muito maneiro e Terê também é. Mas essa calça vermelha da Ana Luísa é tudo!
    kisses

15. Chris, o Rio é repleto de lugares lindo e cheios de história. É muito bom conhecer um pouco disso tudo através de você.