quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Projeto #100em1 em 2020 - O que deu!




A cada início de ano fazemos planos, traçamos metas, desafios, idealizamos sonhos que queremos realizar. 

Um dos meus objetivos para era viajar mais, conhecer algumas capitais brasileiras, alguns países da América do Sul, fazer a viagem de 15 anos com a minha filha mais nova, e fazer alguns bate e volta por cidades próximas. Também tinha o projeto de conhecermos, eu e a minha irmã, de tomarmos café juntas uma vez por semana em cafeterias diferentes pelo Rio de Janeiro. 

Por isso quando me deparei com o "Projeto 100 em 1" eu achei que seria um ótimo estímulo. O projeto me ajudaria tanto a fazer os passeios que eu queria, quanto a postar mais no blog. Aceitei o desafio! E confesso que achei que seria molezinha. 

O Projeto consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano.

Lugares que contam: restaurantes, praias, parques, trilhas, teatros. Cinemas, exposições/ museus, etc. (aqui vale usar a imaginação e aproveitar para se aventurar em conhecer lugares que sempre sonhou ou aproveitar e conhecer alguns pontos da cidade onde mora). Sempre considerando lugares novos para nós. 

Vou dizer que comecei bem. Pelo ritmo do início do ano eu cumpria os 100 lugares antes do final do ano. Quem poderia imaginar o que estava por vir?



3 – Le Depanneur do Largo do Machado

Uma delicatessen que costumo ir perto da minha casa, porém inaugurou uma nova filial no bairro do Largo do Machado. Mais ampla, com outro visual e o mesmo cardápio. Foi gostoso sentar na área externa, contemplar a vista da praça, o vai e vem das pessoas, tomar um bom café da manhã com calma e ainda ler algumas páginas. Uma sensação temporária de calmaria e de que o tempo não estava correndo. 




7 – Pain Perdu no Leblon

Mais uma cafeteria com a minha irmã. O nosso projeto estava em andamento. Um encontro semanal para colocar a conversa em dia e experimentar novos sabores e novos ponto de vista. 




8 – Exposição “Força Precisão Leveza” no MAM
9 – Fazenda Samambaia

Uma das fazendas reminiscentes da Estrada Real, em Petrópolis. Com Casarão Colonial datado do início do século XVIII. Possui a Capela de Santo Antônio (belíssima) em estilo “rococó” do século XVIII, construída por Valentim da Fonseca, antes da fundação da cidade. E os jardins são um verdadeiro refúgio de encantamento. Os jardins da Fazenda da Samambaia foram realizados pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx em 1948.




11 – Planetário - NY

No nosso primeiro dia em Nova York, eu e a Sofia, chegamos ao  Hayden Planetarium, considerado um dos maiores dos EUA, por mero acaso. Ele não estava no nosso roteiro. Mas o Museu de História Natural estava. E foi assim que chegamos ao planetário, pois ele está localizado ao lado museu e tem acesso direto por dentro do Museu de História Natural. Um passeio superinteressante que nos surpreendeu bastante.  




14 – Estátua da Liberdade - NY





15 – DUMBO, no Brooklyn - NY

Um bairro charmoso e famosinho. Tipo um Santa Teresa aqui no Rio. Caminhamos, vimos as lojinhas charmosas, as cafeterias e lanchonetes, tomamos sorvete, comemos docinhos, fizemos fotos, contemplamos as fachadas, observamos e absorvemos a vibe do lugar. 




17 – National Mall - Whashington
18 – Museu Nacional do Ar e do Espaço - Washington

São muitos museus para se visitar em Washington. A gente fica até perdido sem saber qual escolher. O Museu do Ar e Espaço, localizado pertinho do Capitólio, é uma mais requisitados e famosos. Acho que por ser diferente em relação aos tipos de museus que encontramos mundo afora. 

O Air and Space Museum Nacional da Instituição Smithsonian, também chamado de NASM, possui uma enorme coleção de aeronaves históricas e naves espaciais. Criado em 1946 com o nome de Museu Nacional do Ar, a corrida espacial nas décadas de 1950 e 1960 levou à mudança de nome para Museu do Ar e Espaço.

Foi uma visita bem interessante. Deu para ter uma ideia de como os astronautas vivem no espaço, e ver de perto partes de um ônibus espacial de verdade!

Tem uma área com equipamentos antigos de voo que para mim foi bem divertida. Como meu pai é piloto de helicóptero, eu identifiquei várias peças que eu via na minha casa quando criança. E pensar que são peças de museu hoje em dia...






19 – The Frick Collection - NY
20 – The Vessel - NY

O famosinho The Vessel, prédio de escadarias interligadas, no bairro mais novo de Manhatan, o Hudson Yards. Bem instagramável! Eu estava doida para subir até o topo, curtir a vista e não me decepcionei.




23 – Hoboken - New Jersey

Sabe tipo Niterói que tem a melhor vista do Rio? Então, Hoboken tem a melhor vista de Manhatan. Atravessamos o Rio Hudson para ver Nova York de outro ponto de vista.

Hoboken é também a cidade de Frank Cidade do Frank Sinatra e da famosa confeitaria do Carlo’s Bake Shop, “Cake Boss” Buddy Valastro.

Nós fomos mesmo por causa da vista. Por isso no nosso foco foi o seu principal ponto turístico de Hoboken, o calçadão em homenagem ao seu filho ilustre, que fica em toda a Frank Sinatra Drive. Começamos o nosso passeio pelo Pier A Park e caminhamos até o Hudson River Waterfront Walkway, um píer que rende fotos lindíssimas de Manhattan.





29 – Deserto do Saara - Marrocos

Indescritível a emoção de pisar nas areias do deserto e ver o pôr do sol dali. Preciso de um post completão para tentar descrever tudo isso. 





Nesse ponto, com o projeto 100 em 1 indo de superbem, de repente, um vírus nos trancou em casa. A tela do computador passou a ser a nossa porta para o mundo. Até pensei que, diante do cenário, as visitas virtuais poderiam ser consideradas. Afinal não seriam apenas lugares novos, como uma experiência totalmente nova. 

Me aventurei por algumas visitas virtuais a museus, como o Museu L'Orangerie; o CCBB, Museu do Amanhã, o Museu Casa de Portinari em São Paulo, entre outros. Me aventurei de carro por ruas de várias cidades do mundo na página "Drive and Listen". Sinceramente, essas visitas virtuais serviram sim para me distrair na quarentena, mas nem de longe foram uma experiência completa. Longe de chegarem perto das emoções de uma experiência física, presencial. Então, o projeto 100 em 1 ficou parado. 

Depois de quatro meses e quatro dias completamente isolados dentro de casa, a nossa médica liberou para passeios no nosso carro, para lugares abertos em horários vazios, seguindo os protocolos de uso de máscara, higienização e distanciamento. Assim me aventurei em alguns lugares por perto. Fiz alguns bate e volta. 

35 – Parque Cremerie - Petrópolis

O parque funciona na antiga Crémerie Buisson - fábrica de queijos de Jules Buisson, fundada em 1845. Com mais de 40 mil metros quadrados, um espaço bem amplo e com algumas atrações. Nem todas estavam disponíveis por causa da pandemia e para evitar aglomeração. Caminhamos na área verde, visitamos o lago, comtemplamos a vista e a tranquilidade. 





O projeto andou mais um pouco até que voltamos ao isolamento. Logo, foi impossível completá-lo. Porém, diante das circunstâncias, olho para trás e até digo que foi bom.  

Agora é esperar a vida voltar a um ritmo normal, que essa pandemia finalmente seja controlada, e que possamos retomar o projeto. Aproveitar o mundo afora e a vida adentro. 



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

11 comentários:

  1. Esse ano o projeto flopou pra todo mundo né? O coronavírus é cruel não apenas para aqueles que lutam pela vida no hospital, mas também com o mundo todo que teve que se isolar e adiar planos.
    Ano que vem eu e meu marido planejamos entrar no projeto 100 em 1 a fim de que possamos sair da nossa zona de conforto e conhecer novos lugares, espero que dê certo e a vacina não tarde a chegar por aqui.
    A Vanessa do blog Parafraseando com Vanessa deu uma pausa no projeto para recomeçar depois da Pandemia. E apesar de tudo, acho que você foi muito bem no desafio :)
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, o Corona chegou para acabar com muitos sonhos. Desde o sonho de viver de muitas pessoas até os sonhos mais simples como esse de cumprir um projeto de passeios.
      Mas acho que ele pode nos trazer outros olhares. Vou continuar com ele.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Muito bom!! :))
    .
    Adeus 2020. Bem vindo 2021.
    .
    Adeus 2020. Bem vindo 2021________Desta vossa fiel amiga; Cidália Ferreira.
    Beijos e abraços a quem de direito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália.
      Muito obrigada pela companhia aqui no blog em 2020.
      Que 2021 seja um ano de muita saúde para o mundo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. nossa, conseguiu ver vários lugares. meu objetivo era conseguir mais clientes e ver se regularizava melhor a minha vida financeira. e infelizmente foi tudo ao contrário. todos, eu e os meus clientes nos vimos sem verbas para as contas mais básicas. eu voltei a adolescência e passei a precisar de ajuda pra pagar as contas, acho q o projeto mais intenso foi ser aceitar esse retrocesso. q venha 2021, q venha logo a vacina. se cuida. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita esse ano acabou com muitos planos e sonhos. Como falei pra Leslie desde sonhos essenciais como viver, como de se estabelecer, até sonhos mais simples como fazer passeios. Algumas vezes é difícil mesmo retroceder, mas necessário e pode trazer aprendizados e uma renovação de valores.
      Que 2021 venha com essa vacina e que possamos nos recuperar.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Olá,
    Esse projeto é muito lindo, eu só fico babando nas fotos e sonhando com o dia que irei visitar todos.
    Suas fotos estão um arraso. Que venha 2021 com uma nova chance para esse projeto dar 100%.

    Feliz 2021!
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Chris,

    Que bom que você vivenciou todas essas experiências! As fotos despertaram em mim o desejo de viajar (snif, snif), rsrs. Este ano veio frear muitos dos nossos projetos e nos submeter a situações que julgávamos impossíveis. Mas isso há de passar e nós haveremos também de viver aquilo que almejamos.
    Boas entradas e feliz e saudável 2021 pra ti e os teus amados!

    ResponderExcluir
  6. Chris, foram tantos lugares lindos, momentos vividos, apreciados, valorosos para você e sua família, então foi o melhor, fez outras coisas que também tiveram importância.
    Foi bom rever as fotos! Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo