terça-feira, 3 de março de 2015

Risoto de Limão Siciliano com Salmão Defumado


O prato preferido da Ana Luiza é risoto. Não um risoto específico, mas risoto no geral. Então, eu estou sempre experimentando alguma novidade nesse assunto. 

Quando estávamos em Caraíva, a Ana Luiza jantou um risoto de limão siciliano que ela adorou e me pediu para eu tentar fazer quando chegássemos em casa. 

Depois de assistir ao filme "A 100 Passos de Um Sonho", que fala de gastronomia, eu fiquei inspirada e fui pra cozinha preparar um almoço especial pra minha filhota. E o que saiu? Um risoto de limão siciliano com salmão defumado.


risoto de limão siciliano


O que utilizamos:

- 160 g de arroz arbóreo;
- 1 litro de caldo de legumes; (aqui está o segredo de um bom risoto. Aconselho usar um caldo caseiro)
- 1/2 cebola média picada; (1 colher de sopa)
- 60 g de manteiga sem sal;
- 100 ml de vinho branco seco;
- 20 ml de azeite extra virgem;
- 30 g de queijo parmesão ralado;
- 1 colher de sopa de cream chease;
- 1 limão siciliano;
- salsa, cebolinha, sal e pimenta a gosto;
- 1 bandeja de salmão defumado. 



Como fizemos:

Raspamos a casca do limão siciliano sem atingir a parte branca e reservamos. Fizemos o suco com o limão siciliano e também reservamos.

Em uma frigideira de borda bem alta colocamos uma colher de azeite, 30 g de manteiga, uma cebola picada e deixamos "chorar". Acrescentamos o arroz e misturamos até os grãos ficarem brilhando. Colocamos 100 ml de vinho, sempre mexendo, e deixamos apurar. Assim que o arroz ficou quase seco começamos a adicionar o caldo de legumes que estava fervendo e acrescentamos a metade do suco do limão . Fomos colocando duas conchas de caldo por vez sempre misturando até o arroz ficar al dente.



No final do cozimento, aproximadamente 20 minutos após o início do processo, acrescentamos o restante do suco do limão, o restante da manteiga, misturamos e desligamos o fogo. Adicionamos o cream chease, o queijo parmesão, as rapas de limão, a cebolinha picada e misturamos.

Pra servir, nós forramos o prato com as fatias de salmão defumado e colocamos o risoto no centro. Decoramos salpicando um pouco de raspas de limão e cebolinhas picadas. Finalizamos com um pedaço de salmão, um tomate cereja e hortelã.

risoto de limão siciliano

Ficou muito gostoos e bonito. E o mais importante, a Ana Luiza gostou e se sentiu amada.

Temos outras receitas de risoto aqui no blog, basta clicar nos links abaixo:




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Realmente não parece ser um monstro de 7 cabeças, com um pouco de jeito acho que consigo fazer, isso é claro se minha mãe me ajudar, pois ela sempre tem umas dicas para fazer tudo, as vezes até penso que ela deveria ser chefe de cozinha. O prato esta lindo, dá até aguá na boca, que fooooooome que me deu.
    http://isanaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Genteeeeeeeeeee que lindo! amei! Nunca comi salmão defumado... :-)
    e Risoto lá me casa não é bem Risoto, pq marido não gosta do arroz arbóreo... faço sempre de camarão! mas eu tenho muita vontade de fazer! bjs

    ResponderExcluir
  3. Caraca Cris, a minha mãe precisa aprende c vc.

    ResponderExcluir
  4. Chris,
    que delicia esse risoto deve ficar! Adoro risoto. Mas não comi ainda com limão siciliano. Toque citrico é sempre bom. E esse salmão defumado, adoro!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Que lindo prato Chris! E que bom agradar os filhos... Fazerem com que se sintam amados e queridos é uma satisfação enorme... Você é expert na cozinha... parabéns! Sorte das meninas hihi

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo...coisa boa é ter mãe prendada! rsrsrrs
    Achei seu blog através de um outro blog que acompanho, parabéns e sucesso!

    www.cotidianomaterno.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo