sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sobre ter opções e fazer escolhas

Esse post, a princípio, era para ser um "comentário resposta" do post Na hora do lanche com Panfi. Como ficou grande demais não coube nos comentários e virou um post.

Adoro receber comentários e os feedbacks são sempre bem recebidos. Principalmente por eu acreditar que todo feedback é construtivo. Eu, pelo menos, faço assim: dou feedback para quem eu tenho a vontade sincera de que o feedback acrescente algo positivo.

Normalmente respondo todos os comentários, que recebo aqui no Inventando com a Mamãe, no blog da pessoa que comentou ou no e-mail.
Normalmente apago os comentários anônimos sem assinatura.
Resolvi responder ao comentário anônimo por perceber a boa intenção e o cuidado ao deixá-lo aqui.
 
As comidas de baixa caloria são o dia a dia, são o normal. Eu procuro colocar no blog as coisas diferentes que fazemos. E quando o dia a dia tem um toque diferente eu publico aqui como já fiz: postei a dica de saladinha de legumes e verduras em forma de flor, frutas em forma de flor, como estimular a beber sucos, arroz cozido na água de beterraba e outras desse gênero. 

Temos, aqui em casa, o acompanhamento e orientação de pediatra e nutricionista que dentre as recomendações passadas está a orientação de, uma vez por semana, ter o dia livre no quesito alimentação. Está entre as orientações desses profissionais que esses itens como açúcar e bolos não são proibidos, devem ser consumidos com equilíbrio e são importantes para a saciedade e satisfação. São liberados dentro do contexto de como as demais refeições são feitas e a frequência dos exercícios físicos durante a semana. (as meninas fazem exercícios físicos 5x na semana. Eu vou e volto a pé do trabalho diariamente, e caminho na esteira). Os bolinhos, doces, chocolates e afins são permitidos inclusive para dar saciedade, satisfação e conscientização para as escolhas seguintes.
Aliás aqui em casa, para mim e apenas para mim, devido a uma questão no fígado, o que é proibido são as frutas. No meu caso, no horário da colação, a fruta é substituída por um sanduíche com queijo e presunto. Na sobremesa a fruta é substituída por um doce diet ou até um picolé Itália de chocolate.
 
Outro foco é a dinâmica da culinária em outros pontos de vista como o psicológico e o social.
Falei em algum local que a culinária aqui em casa funciona para os dois cenários que temos:


1) da pessoa gulosa (eu). O fato de fazer as receitas substitui o prazer de comer. Sempre que faço algo gostoso, diferente, divertido, por incrível que pareça, como muito pouco. 
Tornar a refeição um evento, desviar o foco do simples ato de comer para preparar o que vai ser comido, arrumar a mesa e degustar o alimento é, inclusive, uma técnica utilizada por endocrinologistas e psiquiatras para tratamento da gula e da compulsão. 

Esse é também o segredo dos franceses para ser um povo tão magro diante a tantas delícias. O foco deles não está em simplesmente comer, mas sim preparar um belo prato, apreciar uma bela mesa e apurar os sentidos (tato, paladar e olfato) ao degustar.

2) da pessoa que não come quase nada e não experimenta, que é a Sofia. O fato de fazer as receitas faz com que ela prove as coisas. Foi fazendo o cupcake de espinafre, por exemplo, que ela experimentou e passou a comer espinafre. Foi fazendo as receitas que ela passou a comer ovo, pois tinha nojo do cheiro. Hoje, a Sofia manuseia o ovo, separa a clara da gema e assim passou a experimentar o ovo em diversas formas. E por aí vai.

A culinária com as receitas diferentes do dia a dia ainda tem a questão social, do convívio, de receber visitas.
 
Me preocupo com a saúde física e psicológica. Me preocupo com a obesidade como com a anorexia. Me preocupo com qualquer desvio de comportamento.
Me preocupo com extremos, pois estes podem causar excessos.
Me preocupo em dar opções e ensinar a fazer as escolhas. 

Apenas um exemplo para ilustrar a questão de ter opções para escolher de forma livre e libertadora: quando estávamos em Gramado fomos à um Café Colonial, uma tradição da região e que, mesmo sendo um lugar de muita quantidade e pouca qualidade, vale a pena conhecer pela questão cultural e histórica. Diante de tanta variedade de pães, salgadinho, doces, bolos, queijos e frios, a Sofia estava livre para fazer as escolhas dela e fez um prato cheio de morangos e somente morangos. Acredito que isso aconteceu porque nada do que se apresentava ali era uma novidade para ela, nada era proibido, aquela não era uma oportunidade única de experimentar aquelas guloseimas. Ela estava livre da curiosidade e do mistério, livre da ansiedade. 


A Ana Luiza preferiu experimentar a comida alemã e fez um prato com salsichas. Escolheu a comida Alemã porque ela não conhecia e queria provar. E olha que as opções tentadoras eram muitas.

 
Acredito que com a brincadeira de culinária, lá em casa, aprendemos muito. Aprendemos a trabalhar em equipe, aprendemos a planejar, aprendemos sobre cooperação e organização. As crianças aprendem questões matemáticas, de química e português (conforme a idade). Aprendemos sobre alimentação, a importância de cada alimento, a colocação deles na pirâmide alimentar, a origem de cada um. Aprendemos a ler embalagens. Aprendemos acima de tudo a fazer escolhas.


Quem não tem opção não tem opções, não tem escolha.
Quem tem duas opções, tem a dúvida.
Somente quando temos três ou mais opções é que realmente temos a liberdade de escolha.
 

Ressalto que os bolinhos apresentados no post Na hora do lanche com Panfi são indicados pela nossa nutricionista como uma das muitas opções (ter variedade é importante para um boa alimentação e para a manutenção dessa boa alimentação a longo prazo) para o café da manhã e para a colação.

Agradeço de coração a preocupação, a atenção e a disponibilização do tempo para deixar a opinião aqui no blog. Toda opinião deixada de forma respeitosa será levada em consideração, pensada e repensada.
 
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

28 comentários:

  1. Não esperava nada de diferente de você Chris :)
    E anônima, não precisa falar no escuro. Tenha certeza que a Chris é tão educada como você.
    Jamais iria te agredir, te perseguir, ou algo assim.
    Acredite mais nas pessoas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Chris, comecei lendo o comentário/feedback, para depois terminar a leitura do seu post/resposta. Lembrei de todo o nosso aprendizado teórico e prático em gestão da técnica de feedback, e sua resposta foi perfeita, parabéns!
    Lembrei de uma frase do nosso querido JCC, ex-presidente da empresa em que trabalhamos juntas, em que ele dizia que "PERCEPÇÃO é REALIDADE" e nesse caso o que norteou o comentário foi uma percepção da sua realidade a partir de flashes capturados da leitura do seu blog, não sabemos com que frequência, com que abrangência. Eu, que te conheço há 13 anos, que acompanho a sua forma de criar suas filhas no dia-a-dia e sou seguidora diária do seu blog, sou testemunha de seus cuidados alimentares, do suporte com médicos e nutricionistas e especialmente com os cuidados com conscientização e escolhas. Aliás esse é um princípio que até norteia suas escolhas familiares de educação escolar para suas meninas. O alerta, pela percepção, foi válido, e as explicações foram perfeitas! Ética, respeitosa e inteligente a sua postagem, como vc! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  3. Chris, certamente é alguém que não te acompanha, que pegou um post no ar, e teve a infelicidade de não assinar. O que irrita é o anonimato. Poderia dar abertura a uma discussão tão legal né?! Mas vc como sempre soube conduzir sem sair do salto, parabéns por isso querida!

    Sabe que sou como vc?! Qdo me dedico fazendo, geralmente como pouquíssimo! A graça é justamente o preparo e as meninas se divertem!

    Bjão grandão!

    ResponderExcluir
  4. Querida, concordo com a Mari Hart, oque irrita é sem duvida o anonimato, se a pessoa fez de bom coração, se tinha realmente a intenção de ajudar e não es espizinhar, ela teria tido a dignidade de ao menos assinar, eu já fiz comentários que não foram bem vindos em alguns blogs, mas foram feitos de coração sem nenhuma intenção de ofender ou desagradar, dei minha opnião e só, a pessoa sabia quem eu era, deletou, me contactou e morreu o assunto, acho muito mais digno e adulto.

    E quer saber mais, a nega comentou isso porque vc não é magra, porque se vc tivesse corpinho de Gisele, isso não teria sido dito, esse povo tem mania de achar que toda mulher com curvas, toda mulher gorda (no meu caso), é assim porque come horrores, quando a realidade é bem outra, eu por exemplo mal como doce, mal tomo refrigerante, quer saber porque eu sou gorda, sou gorda porque como muuuuita comida hahahahha, porque gosto de pão e não gosto de exercicio, simples assim.

    A sua resposta foi linda, vc como sempre foi uma lady, eu teria deletado o comentário e ignorado hahaha

    Eu já te disse uma vez e te digo novamente, você é uma mãe maravilhosa, me lembra muito minha mãe, ela me criou assim com direito a escolhas, com opçoes, cresci sabendo que toda ação tem uma reação e o resultado dependia de mim, tenho 31 anos e todos os dias minha mãe me diz que morre de orgulho da mulher que me tornei, eu vejo isso no futuro das suas meninas, vejo mulheres lindas, bem educadas, criadas pro mundo, mas que nunca, jamais esqueceram de onde vieram! =)

    Beijocas, querida.

    PS:To esperando pra saber o final do "pretty little liars" hahaha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Chris!
    Foi uma atitude maravilhosa você ter respondido não só para essa pessoa, mas para todas que te acompanham e conhecem o seu trabalho.
    Que pena que existem pessoas com pensamentos tão pequenos, que sempre veem as coisas de outras formas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Chris!
    Olha, tudo que tem falta de equilíbrio é horrível! Qdo se tem crianças comendo SÓ o que é saudável, como se fosse possível, vemos mocinhas preocupadas demais com a aparência. Qdo se tem crianças comendo SÓ porcaria, temos mocinhas obesas e doentes. Ou seja: não há escapatória! hahahaha Acho que vc está certa qdo vc opta por mostrar as variedades que existem hoje na alimentação, mas priorizar o que é bom e saudável!
    Li o comentário anônimo e achei que tmb não foi desrespeitoso. Foi até uma crítica construtiva! Se assim o foi e eu como leitora achei, porque não se revelou né não?

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Chris, onde assino para vc reconhecer em cartorio? quando comento da alimentação aqui em casa tbm parece uma zona, pois não tem o dia da besteira, este pode ser domingo ou terça, o dia em que as crianças quiserem elas tem acesso e por saberem que sempre tem elas não tem o desespero de não ter nunca... mas no dia a dia a alimentação é equilibrada e saudável. vc está de parabéns em dar a oportunidade das suas filhas conhecerem o melhor que a vida tem, a opção de ter opção

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que é melhor? Que vc está criando filhas saudáveis e, melhor de tudo, FELIZES!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Chris,
    Parabéns pelo post e por todas as elucidações que fizeste o favor de dar à anônima.
    Quanto a nós que já te conhecemos ficamos ainda mais fãs!
    Sou fã do teu blog, das meninas e de como postas tudo com toda criatividade e carinho.
    Eu que sou gulosa (e não nego) fiquei com fome só de olhar as fotos do Café Colonial...imagina a essa hora da madrugada!

    Beijos e bom final de semana,
    Pri&Bia

    ResponderExcluir
  10. Oi, Chris não se estresse com esse comentário porque seu blog é demais, bem instrutivo e tem várias receitas que nos ajudam na hora de fazê-los comer. Concerteza a pessoa tava com inveja por conta da sua parceria. As criticas vão sempre aparecer o que importa é agente passar por elas como um aprendizado que se Deus que foi Deus não agradou quem somos nós?
    Não ligue é só inveja.

    Bjssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  11. Chris, eu vejo que você cuida com todo carinho possível e impossível da alimentação das suas filhas.
    E como você disse sem três ou mais opções não temos a liberdade de escolha.
    Sua filhas são lindas, saudáveis e felizes.
    Adorei o post!! Arrasou mais uma vez.

    Amo seu blog!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris!
    Eu li o post anterior e também o comentário...Não tive oportunidade de comentar, mas comento aqui agora. Primeiro: parabéns pela sua resposta a altura, com educação e percepção, pelo seu tato e paciência. Segundo: estou adorando acompanhar seu blog e a forma como você cria suas filhas e, mesmo que às vezes sua rotina seja diferente da minha, é algo que faz parte e nem por isso te critico.Acredito que de tudo que vemos por aí precisamos aproveitar o que serve pra nós e descartar o restante. Mas ainda assim, a crítica foi ótima, pois somente com ela você pôde mostrar pra todas nós o que realmente é educação e até mesmo respeito para com os seus leitores!ADOREI!Parabéns!

    Beijos,
    Tânia

    ResponderExcluir
  13. Chris,adorei o post resposta, triste ainda as pessoas acharem que terão credibilidade escondendo-se atrás do anônimo...
    A Lola falou tudo, equilíbrio dá o tom...
    A Calu uma vez fez um post falando sobre levar os filhos pra comer no MC e da experiência dela q sempre proibiu, filhos comendo como se fosse a última refeição...
    Enfim, vc foi educada e tirou as dúvidas, realmente vc coloca receitas saudáveis sim, o anônimo ñ te conheço...
    bjs,querida!!!

    ResponderExcluir
  14. http://www.nave-mae.com/2011/04/meus-filhos-comem-fast-food-e-os-seus.html
    Chris, aqui o post da Calu que rendeu vários comentários até anônimos tbém,rsrsrs

    Bjs, querida!!!

    ResponderExcluir
  15. Chris, amei a frase "quando temos três ou mais opções é que realmente temos a liberdade de escolha". Sua resposta foi ótima, educada e bem embasada! Concordo que se proibirmos todas as guloseimas a criança fica tão curiosa por aquilo que depois só quer saber das porcarias. O "segredo" mesmo é o equilíbrio, dosar as guloseimas e oferecer de tudo um pouco.
    bjao!

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post Chris!
    Como você disse: Quem não tem opção não tem opções, não tem escolha;
    Quem tem duas opções, tem a dúvida;
    Somente quando temos três ou mais opções é que realmente temos a liberdade de escolha.

    Com certeza é mais fácil falar que algo não presta do que ensiná-los a consumir com moderação, permitindo-lhes escolher. Esse tipo de postura não vale só para a alimentação, mas para várias coisas na vida. Ser mãe dá trabalho mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Chris, querida... Estás de parabéns.. Nem preciso dizer que sou sua fã, né... :) Com classe e delicadeza respondeste muito bem...
    Infelizmente a pessoa preocupada com a obesidade infantil, não teve a coragem de se identificar... Nem critico o comentário. Somente a forma como foi direcionado.. apontando seu blog como mal exemplo... Ah... Isso não mesmo... Descordo em gênero, número e grau Dona Anônima...
    Acho super interessante o que expões aqui e acredito que estás sempre preocupada com o bem estar de suas filhas.. Isso é muito claro... Acho lindo vocês na cozinha juntas.. Quero muito poder compartilhar esses momentos com a Laura.. E proibições só instigam a vontade...
    Mais uma vez parabéns... E espero um dia poder te conhecer pessoalmente... Obrigada pelo carinho sempre...

    Aliás a Lasanha de Pão é deliciosa. Fiz em casa.. Vou postar no blog.. ;)

    Beijocas no cuore
    Carol

    ResponderExcluir
  18. Ana China mencionou você em um comentário.
    Ana escreveu: "To por fora dos blogs,mas diante do ocorrido fui la conferir o post..e como sempre a Chris Ferreira arrasou,escrevendo super bem e educada...concordo com ela e c vcs todas...infelizmente gente invejosa existe,o lado bom da coisa é que com pessoas boas surte o efeito oposto..exatamente como ocorreu com a Chris!! :)"

    ResponderExcluir
  19. Eu concordo com você em genero, numero e grau.
    Sempre falei pro maridon: Quando estivermos na nossa casa, vamos comer saudavelmente, mas uma vez por semana a sobremesa vai ser daquelas que a gente come com vontade!!!
    E acho certo, como você disse, elas não tem afixão pelos doces, e nem aquele desespero!
    Não é novidade...
    Está apoiada, deixa esse anonimo pra lá, porque se ele nem coragem de se identificar teve, então ja é covarde começando daí!
    bjO

    ResponderExcluir
  20. Adorei a forma como você abordou a questão da liberdade de escolha na alimentação, baseado no principio de que nada precisa ser proibido, se estiver dentro de um equilíbrio saudável.
    Ainda mais quando se trata de crianças!
    Excelente post.

    ResponderExcluir
  21. Nossa amiga......vc respondeu super educadamente,,,amei sua resposta.....bjus

    ResponderExcluir
  22. Chris, adorei a sua resposta de forma clara, equilibrada e acima de tudo muito inteligente. Fiquei mais sua fã ainda.

    kisses

    ResponderExcluir
  23. Chris, pelo visto o comentário anônimo foi daqueles deselegantes ao extremo onde a pessoa julga conhecê-la por um ou dois posts e resolve censurá-la pelas escolhas que faz e/ou como cria suas filhas... Já vi, ou melhor, já tive a infelicidade de ler tantos desses... pessoas que, ao contrário do que você prega, nem sempre querem contribuir, afinal a crítica nem sempre é para ser construtiva, às vezes são agressões gratuitas e pré-julgamentos infundados. Por isso sinto muito se foi o caso aqui. Sinto mesmo, querida, porque testemunho seu empenho para educar da melhor maneira as suas meninas e oferecer a elas as melhores oportunidades e experiências possíveis, positivas, saudáveis, criativas e voltadas ao bem-estar.
    Receba meu abraço, viu?! Beijos. Ti

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. A sua resposta é de uma maturidade impressionante, Chris! Você tem a minha total admiração, não que eu esperasse algo diferente de você, já que te acho muito educada e centrada, mas ainda assim você conseguiu superar as minhas expectativas de sua resposta. Receba a minha admiração. A inteligência na resposta e o controle emocional fazem toda a diferença! Parabéns, além de ter dado uma aula, viu?! Mas uma coisa é certa a anônima/o anônimo não é seu seguidor, isso fato afirmado e confirmado. ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo cuidado e dedicação com a alimentação da sua família. Isso é muito importante para que as crianças experimentem todos os alimentos e tenham uma vida mais saudável, pois, é uma frase um tanto antiga, mas realmente somos o que comemos. Também tento cuidar da alimentação da minha filha, minha e do meu marido, somos uma equipe também, e nossa alimentação está muito melhor com o passar dos anos.
    Continue assim.
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  27. Não sou mãe, mas já fui babá por alguns anos e, creio eu, o problema não é a criança ter opções calóricas para comer e sim, quanto e quando ela come essas opções calóricas.

    Uma criança que tem uma vida ativa, seja com atividades esportivas, seja brincando muito com outras crianças, pode lanchar um doce, um bolo, uns biscoitos. E que mal tem ter lasanha pro almoço um dia ou outro se nos outros ela tem uma alimentação equilibrada? Nem toda sobremesa precisa ser uma fruta, mas também nem toda deve ser sorvete.

    Agora, como babá, o que posso dizer é que já conheci mães que, por ser mais fácil, só empurravam 'besteiras' pros filhos... No dia que elas tinham que dar o almoço,se ele não queria comer, brigavam mais davam iogurte, biscoitos... No fim de semana, mesmo a criança não almoçando direito, levavam pro McDonald's.

    Se o blog aqui post algumas receitas calóricas para crianças, que mal tem? Comida calórica não é crime, problema é só dar coisas cheias de calorias pras crianças ... Mesma coisa pra adulto. Problema é que muita mãe (e babás, e avós, e tias)que além de não cuidar do próprio peso/saúde descuida da dos filhos, e isso sim devia ser crime. Confesso que criança de 4, 6 anos gOrda, me da vontade de bater na mãe!
    Questão não são as dobrinhas no corpo dessa criança; são os desdobramentos que o excesso de peso trás no futuro dessa criança, não só na saúde, mas socialmente.

    Quem põe a alimentação na mesa de uma criança devia se responsabilizar por evitar muito constrangimento e aborrecimentos por causa da aparência desse futuro adulto.
    Eu, como sou obesa, sempre tive essa preocupação para evitar que as crianças que eu cuidei tivessem que passar pelas mesmas chateações e gozações pelas quais passeis.

    ResponderExcluir
  28. Chris, pelo que parece a pessoa não segue seu blog e se segue só vem aqui por acaso, pois se viesse mais vezes saberia distinguir aquele post dos demais.
    Como nutricionista me preocupo sim com a obesidade infantil, porém eu deixo um dia livre para a criança/adolescente comer um sorvete, bolachas ou algo parecido, pois só assim poderemos saber o que elas já tem em mente a respeito dos alimentos e como vc bem disse as crianças devem aprender a fazer suas escolhas, até porque quando nos pais não estamos por perto eles comem o que querem.
    Fico muito feliz pois percebo que suas filhas já aprenderam a fazer as escolhas certas, a Yasmin as vezes vai ao shopping e enquanto outros crianças pedem lanches do mac donalds ela pede subway, ela também come lanche do mac donals até porque os brinquedos são atrativos rsrsrs, mas o bom é ela saber que existe outros mais saudáveis e poder fazer suas escolhas.
    Proibir é besteira pois o proibido é sempre melhor.
    Outro dia postei fotos de um almoço mineiro com torresmos e batata palha no blog de culinária, quase fui apedrejada rsrsrsrs, imagine uma nutricionista postando isto, o que esperam é que eu post somente receitas integrais diet e light, mas esta não é a minha realidade, minha família come de tudo, porém com moderação.
    Você conduziu muito bem sua resposta ao anônimo, o bom tudo isto; quem não te conhecia passou a te conhecer melhor e eu que já te admirava assim como eu... passou a admirá-la ainda mais tamanha foi a educação com que explicou tudo.

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo